Purslane e seu cultivo
Questões sobre a aparência de uma beldroega, onde plantar uma planta em um canteiro de flores e se é possível cultivar flores a partir de sementes surgem regularmente de residentes de verão que encontraram pela primeira vez a menção de uma cultura popular de jardim. Espécies perenes selvagens e representantes anuais deste gênero termofílico são encontradas com bastante frequência em jardins modernos.
Cuidar da beldroega em campo aberto é simples, e a alta decoratividade da flor permite decorar escorregadores alpinos, plantações mistas e individuais, emoldurar caminhos, combinando harmoniosamente as plantas subdimensionadas com a paisagem circundante.
descrição geral
Purslane é uma planta perene na natureza, muitas vezes cultivada como uma planta anual em sua forma de jardim. A cultura é termofílica, a América do Sul é considerada sua pátria. Também encontrado sob os nomes "danduri", "tapete", pertence à família Portulacov.
A beldroega selvagem parece uma planta herbácea com uma altura de 10 a 30 cm. Forma um sistema radicular fusiforme ramificado. Os caules são predominantemente rasteiros, bastante grossos e suculentos, castanhos. Os rebentos também se ramificam intensamente, cobertos por folhas verdes ovóides.
As flores de beldroega são muito diversas em suas cores, são elas:
- Branco;
- amarelo;
- escarlate;
- laranja;
- carmesim;
- Borgonha;
- marrom escuro.
Entre os cultivares, as variedades com uma corola simples e dupla são amplamente representadas. Existem variantes com pétalas de arlequim variegadas. A floração ocorre de junho a setembro. Cada botão floresce por 1 dia. Ao mesmo tempo, 2-3 corolas são formadas no caule, no final da floração, uma caixa de frutos com sementes dentro é formada. Em sua forma de crescimento selvagem, beldroegas não é considerada uma planta valiosa, muitas vezes é percebida como uma erva daninha. A planta não tem efeito decorativo suficiente, mas preenche rapidamente o espaço devido à sua capacidade de auto-semeadura. Na natureza, é mais comum na Ásia Central, Transcaucásia, América do Sul, na Rússia encontra-se no Extremo Oriente. Variedades ornamentais são cultivadas na China, Japão e países europeus.
Purslane é uma planta comestível. Comem-se as folhas e os rebentos colhidos antes do início do período de floração. São cozidos, cozidos em azeite e servidos como acompanhamento.
Visualizações
Beldroegas silvestres perenes têm pouco interesse para os jardineiros. Suas propriedades decorativas são mínimas, mas os brotos vegetativos comestíveis podem ser usados para alimentação. As variedades anuais (decorativas, brilhantes, varietais e terry) são muito mais diversas. Entre as espécies dignas de nota estão as seguintes opções.
- Jardim. Subespécie de crescimento selvagem com espessas placas ovais de folhas e hastes rasteiras, elevadas por uma exuberante roseta de até 60 cm de altura. A cor dos brotos é mais clara que a das subespécies cultivadas, a planta é considerada uma valiosa matéria-prima medicinal, suas partes jovens são comestíveis como acompanhamento ou tempero. Entre as variedades populares estão "Macovei", "Firefly", "Paradoxo".
- Flor grande. O visual mais espetacular, especialmente popular entre os jardineiros. As plantas não excedem 30 cm de altura, têm caules carnudos rastejantes.O diâmetro das flores variegadas chega a 50 mm, em dias de sol abrem-se, demonstrando toda a sua magnificência. Costuma-se semear este tipo de beldroegas, misturando variedades com diferentes tonalidades de pétalas em um canteiro de flores.
- Ampelny. Um híbrido caracterizado por brotos caídos alongados. Projetado para o cultivo em vasos suspensos em uma base perene ou ao ar livre em um ciclo anual. O arbusto cresce até 40 cm de diâmetro. Seus brotos são fortes e longos, e as flores podem ser simples ou duplas.
- Flor branca. Variedade arbustiva de até 40 cm de altura, apresenta alta taxa de crescimento. Floresce em um mês após a germinação. As inflorescências são sempre duplas, de cor branca como a neve pura ou creme delicado. Exteriormente, os botões exuberantes são um pouco rosados.
Cada variedade tem suas próprias características e vantagens. Para decorar o local e para a primeira experiência de cultivo, são adequadas as misturas de sementes, permitindo obter um tapete floral brilhante que combina plantas com diferentes tons de pétalas.
Aterrissagem
Purslane é mais fácil de plantar por sementes em recipientes e vasos, vasos de flores, bem como por semeadura direta em terreno aberto. Em estufas, a semeadura começa em fevereiro-março. É melhor colocar as sementes em um canteiro de flores após o aumento das horas do dia, em abril. Você pode plantar beldroegas em um vaso no parapeito de uma janela com fitolampos instalados quase em qualquer época do ano. O solo para a planta é selecionado não muito ácido, as misturas de turfa prontas não são particularmente adequadas para o cultivo de beldroegas.
É melhor fazer você mesmo o substrato com base no solo do jardim ou jardim e areia, adicionado em um volume de cerca de 20%. Todos os ingredientes são misturados e desinfetados no forno. Quando cultivado em vasos e vasos de flores, o fundo do recipiente é drenado com seixos ou argila expandida para evitar a estagnação da água. Por cima é colocada uma camada de solo, ligeiramente compactada, bem umedecida. As sementes são colhidas não recém-colhidas, mas descansando por pelo menos 6 meses. É ideal coletá-los ou comprá-los no verão para a semeadura na primavera.
A ordem de plantio de beldroegas neste caso será a seguinte.
- Fazendo sulcos com cerca de 0,5 cm de profundidade.
- Semeando sementes em intervalos de 10 mm. Eles são levemente cobertos com substrato de solo.
- Pulverização do solo.
- Puxando a capa do filme. Sob ele, as mudas são mantidas em temperaturas acima de 22 graus por uma semana.
Com o surgimento das mudas, o filme é retirado, continuando a manter a temperatura elevada. Ao semear no início do jardim, deve-se ter o cuidado de criar uma estufa antes do aquecimento. Até então, por 1-2 horas por dia, o filme é ligeiramente aberto para ir ao ar. O abrigo é completamente removido somente com o estabelecimento da temperatura atmosférica não inferior a +25 graus. Eles mergulham e desbastam as plantações após o aparecimento de 2 folhas verdadeiras. Não deve haver mais de 3 plantas por vaso. Eles são transferidos para o canteiro de flores quando o caule atinge uma altura de 20-30 mm.
Cuidado crescente
Em campo aberto (em um canteiro de flores, em um jardim de flores), a beldroega requer manutenção mínima. Mas ao cultivar em um vaso de flores ou em um vaso na varanda ou peitoril da janela, você terá que fazer mais esforço. Assim que a beldroega emerge, ela deve fornecer uma alta intensidade de luz para que os caules não se estiquem. Lâmpadas especiais ajudarão a cultivar lindas flores a partir de sementes, além de colocar recipientes com elas perto de fontes de luz natural.
Mudas de beldroegas crescem bem apenas em temperaturas atmosféricas acima de +10 graus. Ao mesmo tempo, é importante regá-lo e alimentá-lo com regularidade e abundantemente. As espécies perenes do inverno protegem necessariamente do frio.
É importante drenar bem o solo para que a água não fique estagnada nele, principalmente quando suas reservas subterrâneas estão localizadas nas proximidades. As flores não têm medo da luz solar forte, devem ser colocadas fora de áreas sombreadas, em áreas abertas.
Regar e alimentar
Purslane é uma planta que ama a umidade que requer irrigação semanal em tempo seco. Quando a precipitação natural cai em quantidade suficiente, a irrigação é realizada com menos frequência. Em um canteiro de flores, a cultura na maioria das vezes forma um denso tapete de cobertura, cobrindo o solo. Afrouxar o solo, capinar não é necessário neste caso. Deve-se ter cuidado com a alimentação também. Um excesso de nitrogênio e outros nutrientes no solo leva a um acúmulo abundante de massa verde.
Nesse caso, você não pode esperar a floração de jeito nenhum. Purslane cresce com sucesso mesmo em solos arenosos pobres, enquanto os botões são abundantemente formados em seus brotos. Mudas para mudas precisam de alimentação, ao contrário das plantas adultas. A primeira fertilização é feita no 14º dia após a colheita. É utilizado o nitrogênio, necessário para que a cultura ganhe massa verde. Antes da transferência para o terreno aberto ou do início da floração, os arbustos são alimentados com complexos minerais à base de potássio e fósforo.
Wintering
Crescer como uma planta perene na faixa do meio só pode suportar a beldroega do jardim. O resto das espécies são semeadas em um ciclo anual, colhendo sementes em cápsulas no outono após a floração. Em seguida, o local é desenterrado, os restos das plantas são descartados. Devido à alta capacidade de auto-semeadura na primavera, mudas de beldroegas às vezes são encontradas nos mesmos lugares.
Se você quiser manter os arbustos como adultos, eles podem ser cuidadosamente desenterrados junto com um pedaço de terra e, em seguida, movidos para vasos ou vasos de flores até a primavera. Colocá-los no parapeito da janela ao sul e bem iluminado ajudará a manter a floração no inverno.
Reprodução
A principal forma de reprodução da beldroega na natureza é generativa (auto-semeadura a partir de frutas em cápsula). São as sementes colhidas de forma independente ou adquiridas em embalagens que permitem obter novas plantas em um ciclo de cultivo de um ano.
Em regiões com climas quentes, beldroegas podem ser cultivadas como uma planta perene. Nesse caso, é propagado por estacas, cortando-as de um arbusto adulto. O fundo dos ramos obtidos é tratado com um estimulante de crescimento, depois são colocados em uma mistura solta de areia e terra até o enraizamento. Durante este período, você pode cobrir os cortes com um recipiente translúcido para protegê-los do vento e das intempéries. Após o aparecimento de brotos jovens e folhas nos galhos, você precisará esperar 2 a 3 semanas e, em seguida, transplantar a planta para um local permanente.
Doenças e pragas
Purslane não é uma das plantas que são intensamente afetadas por doenças e pragas. A cultura é naturalmente bem protegida de ataques de insetos. Mas com muita umidade do solo, as raízes podem apodrecer. Muito raramente, a cultura é afetada por esporos do fungo Albugo portulaceae. Germinando no tecido da beldroega, causa deformação dos brotos, mancha foliar. O tratamento e a prevenção de doenças são realizados com fungicidas químicos. Meios como Bordeaux líquido, sulfato de cobre são adequados.
Aplicação em paisagismo
Purslane, que pertence a plantas de cobertura do solo, é considerada uma das melhores decorações para parcelas de jardim. Os paisagistas utilizam-no na concepção de terrenos baldios, conferindo-lhes um efeito decorativo, cobrindo zonas com solos pobres. Em canteiros abertos sob o sol escaldante, ele se torna uma verdadeira salvação, trazendo cores vivas para a decoração dos territórios mais sem vida.
Criando um gramado espetacular intercalado com ervas silvestres, você pode prestar atenção às variedades de beldroegas turcas. Plantas com flores simples se encaixam harmoniosamente na estética de um escorregador alpino, um jardim rochoso. Em casa, as flores são plantadas como anuais em vasos e recipientes. Na cultura ampelous, eles são cultivados por replantio 1 vez em 4 anos, alcançando a brotação durante todo o ano.
Os paisagistas profissionais costumam usar diferentes tipos de beldroegas ao criar as idéias a seguir.
- Laconic emparelhados ou canteiros de flores individuais. Você pode plantar variedades monocromáticas ou usar uma mistura de botões amarelos e laranja, vermelhos e brancos.
- Composições em cascata.Aqui, um tapete sólido de plantas rasteiras é colocado em primeiro plano, emoldurando-o com colheitas mais altas.
- Elementos de zoneamento. Obviamente, beldroegas não são plantadas como sebes. Mas parece espetacular no enquadramento das bordas, decora harmoniosamente os caminhos.
Ao combinar diferentes tipos de plantas entre si, você pode obter um design de jardim harmonioso. Primeiros narcisos e tulipas, o flox ajudará a diluir o canteiro de flores. A mistura no gramado é formada por gramíneas e cereais. Anfitriões e arbustos de zimbro destacam-se elegantemente contra o fundo de um tapete sólido.
O comentário foi enviado com sucesso.