Alto-falantes de teto: características e variedades
No mundo moderno, a música se tornou parte integrante de cada um de nós, mas ouvi-la com fones de ouvido em casa nem sempre é conveniente, e bons sistemas acústicos ocupam muito espaço. Portanto, os amantes da música costumam se interessar por alto-falantes embutidos.
Os alto-falantes no teto não apenas liberam espaço, mas também mantêm o ambiente atraente sem sobrecarregar o interior. Além disso, no mercado moderno, você pode encontrar sistemas de alto-falantes integrados em uma ampla variedade de soluções de design, desde alto-falantes discretos até audiolyusters.
Todos são controlados por Bluetooth.
Apesar de ser compacto em comparação com os alto-falantes de chão, soluções de teto possuem um som muito bom... Além de apartamentos, esses modelos são frequentemente usados em instituições de ensino, shopping centers, metrôs e outros locais públicos.
Peculiaridades
A seguir estão os principais recursos dos alto-falantes de teto.
- Graças a esta solução, o som será espalhado uniformemente pela sala. Se compararmos os sistemas acústicos de teto e piso, então o último, por sua vez, prevê a necessidade de colocar fontes sonoras adicionais. Este ponto é especialmente importante se os alto-falantes estiverem localizados em salas grandes com uma grande multidão de pessoas.
- A maioria dos produtos embutidos no teto são completamente invisíveis a olho nu. Uma pessoa não vê os fios ou os próprios alto-falantes.
- Esta solução é leve e pequena., para que os proprietários não tenham que se preocupar com a segurança do teto.
- Se houver crianças pequenas em casa, você pode ter certeza que eles definitivamente não irão danificar o equipamento, uma vez que está configurado muito alto.
- Existe um grande número de modelos no mercado nas mais variadas formas e cores., graças ao qual até mesmo os compradores exigentes poderão escolher a acústica com base em suas preferências, design da sala e outros fatores.
- Existem alto-falantes em um estojo resistente à umidade que pode ser colocado no banheiro, sobre uma piscina coberta e em outras áreas com alto nível de umidade.
- Facilidade de instalação... Os proprietários podem consertar os alto-falantes no teto por conta própria, sem ter nenhuma habilidade de instalação. O processo de fixação é quase o mesmo que instalar holofotes.
Diferenças
Apesar de todos os modelos terem muito em comum, esses alto-falantes também apresentam diferenças em alguns parâmetros, que serão discutidos a seguir.
Por formulário
Produtos semelhantes são feitos em forma de círculo, oval e quadrado. No entanto, os mais comuns são alto-falantes redondos.
Por aula de som
De acordo com a classe de som, os sistemas de alto-falantes de teto são divididos em dois tipos:
- transmissão;
- baixa resistência.
Cada um deles tem seu próprio propósito.
Os alto-falantes da transmissão são mais freqüentemente encontrados em grandes salas de conferências ou salas de leitura, onde a ênfase está no volume e a qualidade da transmissão não desempenha um grande papel. O principal componente desse sistema acústico é um transformador que consiste em enrolamentos que dividem um sinal forte em vários sinais fracos. Esses alto-falantes são equipados com transformadores de 100 volts, portanto, a qualidade do som reproduzido é significativamente perdida.
Observe que os alto-falantes de tradução são conectados com pequenos fios de seção transversal (em paralelo). Mas a potência total de todas as fontes de som não deve ser inferior à potência do amplificador.
Os modelos de baixa impedância apresentam boa qualidade de som. Os alto-falantes são conectados com um cabo com seção transversal de 1,5 mm. Se houver necessidade de instalar alto-falantes a uma distância de mais de 30 metros, os especialistas aconselham o uso de fios com seção transversal de 2,5 mm.
Visão geral da espécie
Vamos dar uma olhada nos três tipos principais de alto-falantes de teto.
Alto-falantes suspensos
Os produtos são instalados apenas em uma base lisa. Eles são alto-falantes leves com um chassi aerodinâmico, para que se misturem harmoniosamente com qualquer design de interior. Na maioria das vezes, eles são montados em tetos falsos ou tetos falsos.
Lustres acústicos
Se os proprietários não ficarem satisfeitos com a opção acima e quiserem um sistema mais potente, você pode optar por lustres. Essas soluções são montadas no teto, os alto-falantes são inicialmente instalados no corpo do lustre. Todas as montagens e instruções de instalação necessárias estão incluídas.
Os mais comuns são os modelos de alta tecnologia.
Esses alto-falantes geralmente estão localizados em salas com tetos altos ou em áreas públicas. A grande vantagem é que esses lustres podem ser instalados até em tetos abobadados.
Alto-falantes embutidos
Essas colunas, por sua vez, também são divididas em dois grupos: abertas e fechadas. Os modelos fechados são montados em caixa especial, e os abertos não preveem a presença de caixa e podem ser instalados discretamente em tectos falsos ou suspensos.
Se o sistema acústico for adquirido para banheiro ou sala com piscina, os especialistas recomendam optar por produtos em caixa estanque.
Se os proprietários decidirem instalar alto-falantes abertos no apartamento, o quarto precisa ser à prova de som, caso contrário, o som ficará distorcido e ressoará.
Os alto-falantes de teto de última geração geralmente têm interruptores de passo que permitem que os proprietários personalizem o dispositivo com base nas características da sala. O emissor é ajustável, eles podem ser instalados no ângulo desejado e o alto-falante é coberto com uma malha decorativa.
Dimensões (editar)
Os menores alto-falantes de teto são considerados alto-falantes de 4 polegadas. Eles se encaixam perfeitamente em tetos falsos, a parte externa está escondida sob uma grade decorativa, que pode ser pintada na cor do teto. Esses produtos são frequentemente instalados em banheiros.
Melhor qualidade de som vem de alto-falantes com diâmetro de cerca de 6,5 polegadas. O equipamento básico da maioria dos modelos inclui uma grade branca, no entanto, grades em outros tons estão disponíveis por uma taxa adicional. Esta acústica adapta-se perfeitamente a tectos de ripas e gesso cartonado.
Se a qualidade do som é acima de tudo para você, os especialistas recomendam escolher alto-falantes de 8 polegadas. Esses modelos são usados ativamente em sistemas de home theater.
Observe que é proibido instalá-los em uma base frágil.
Como escolher?
Considere os seguintes critérios ao escolher alto-falantes de teto.
- Poder do alto-falante... Se a sala for pequena (até 17 metros quadrados), 70 W de potência serão suficientes. Se a área da sala for de 25 m, serão necessários alto-falantes de 100 W. Em salas de conferências, os alto-falantes geralmente são instalados com uma potência de 150 watts ou mais.
- Design de interiores. É importante que a técnica se encaixe harmoniosamente no design geral da sala. A grade do alto-falante e o teto devem ser da mesma cor.
- Umidade do ar interno. Se o sistema de áudio for instalado na cozinha ou no banheiro, é melhor optar pelos modelos em caixa à prova d'água.
- Observe que se os tetos forem muito altos, então, os dispositivos de baixo consumo de energia podem não dar conta de sua tarefa.
- Decida para que finalidade você precisa de alto-falantes embutidos. Se você planeja usar um sistema de home theater, os especialistas recomendam a instalação de um alto-falante adicional no chão para som surround.
Regras de instalação
Conforme mencionado anteriormente, a instalação de alto-falantes embutidos tem muito em comum com a instalação de holofotes, mas a sequência de trabalho apresenta algumas diferenças dependendo do tipo de teto.
Se você planeja construir alto-falantes em um teto tenso, a base de montagem deve ser instalada antes de instalar a tampa extensível. Você também pode usar gesso cartonado, plástico ou madeira compensada.
A seguir, passo a passo, consideraremos a instalação de alto-falantes a partir do exemplo de um teto falso.
- A área da base deve ser 2 cm maior do que a área do próprio alto-falante em cada um dos quatro lados. O corte é executado de forma que não haja cantos vivos e as laterais sejam lixadas.
- Em seguida, o uso de um quebra-cabeça é feito furo para instalação da coluna.
- A próxima etapa é prender a base resultante ao teto da base usando suspensões. Observe que a base e a futura capa extensível devem estar no mesmo nível. Certifique-se de rotear os fios do alto-falante antes de instalar a fita de PVC.
- Em seguida, você pode começar a instalar um revestimento elástico. Sente cuidadosamente a base através da lona e coloque o anel térmico neste local. Ele vem em tamanhos diferentes e é adquirido com um sistema de alto-falantes.
- Em seguida, a parte interna do anel deve ser cortada... É neste orifício que os alto-falantes são montados. São aparafusados à base com parafusos auto-roscantes e fechados com uma grelha decorativa a condizer com a cor do tecto.
A instalação da acústica em um teto de gesso cartonado também não é difícil.
- Após pré-selecionar a localização dos alto-falantes, todos os fios necessários devem ser colocados sob o teto da base.
- O próximo passo é montar o quadro. Perfis adicionais são necessários no local de instalação das caixas acústicas.
- Além disso, através da parede de gesso, o próprio sistema acústico é instalado na base, e sua parte visível é coberta com grades decorativas para combinar com a cor do teto.
A instalação de alto-falantes de teto é discutida no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.