Que alto-falantes portáteis existem e como escolhê-los?
No início, o equipamento musical não podia ser carregado com você - estava rigidamente amarrado a uma tomada. Mais tarde, surgiram os receptores portáteis com bateria, depois vários reprodutores e, ainda mais tarde, os telefones celulares aprenderam a armazenar e tocar música. Mas todo esse equipamento tinha uma desvantagem comum - a incapacidade de tocar com volume suficiente e com qualidade de som realmente boa.
O alto-falante portátil, que começou sua marcha intensiva ao redor do mundo há apenas alguns anos, tornou-se instantaneamente um gadget extremamente popular, e hoje nenhum amante da música pode viver sem ele.
O que é isso?
O próprio nome de um alto-falante portátil, que muitas vezes também é chamado de acústica portátil, fala por si - é um pequeno dispositivo de reprodução de som, adaptado para funcionar em condições em que não há tomada por perto. O alto-falante de áudio moderno é chamado de sem fio no sentido de que não precisa de uma fonte de alimentação constante. Claro, isso não foi feito sem fios - o dispositivo precisa de recarga regular e também pode ser emparelhado com um smartphone por meio de um cabo para reproduzir arquivos de música.
Em que você pode usar o gadget sem conectar ao telefone - a maioria dos modelos é equipada com um slot para cartão de memória. Há alguns anos, essas pesquisas de sistemas acústicos focavam em drives flash, e não em telefones celulares. Em modelos modernos de acústica portátil, a ênfase está cada vez mais sendo colocada em atender plenamente a descrição da tecnologia como sem fio - a sincronização com um smartphone pode ser realizada tanto via Bluetooth quanto por Wi-Fi.
Dispositivo e princípio de operação
Do ponto de vista técnico, um alto-falante portátil dos primeiros modelos praticamente não difere de um alto-falante comum - é o mesmo alto-falante em um case rígido, com a única diferença de que a portabilidade a priori pressupõe a presença de algum tipo de fonte de energia autônoma na forma de uma bateria. É a bateria que é uma das partes mais importantes desta técnica - se estiver danificada ou simplesmente de má qualidade, o aparelho fica muito tempo sem funcionar sem fios, o que faz com que deixe de ser portátil.
Outro ponto importante é a fonte do sinal para reprodução. Os primeiros modelos foram emparelhados com um telefone móvel usando um cabo comum de 3,5 mm (o chamado mini-jack) e, portanto, dissemos acima que inicialmente não havia diferenças em relação ao equipamento de áudio comum, exceto pela bateria. Essa opção de transmissão de sinal era confiável e possibilitava a conexão com quase todos os telefones lançados após 2005, mas o próprio fato da presença de um cabo limitava moralmente a portabilidade do dispositivo.
Na verdade, o minijack começou a ser removido dos alto-falantes portáteis apenas nos últimos anos, mas há muito tempo não é considerado o principal meio de conexão de uma mídia.
Com o passar dos anos, a popularidade desse equipamento cresceu, os engenheiros descobriram muitas outras maneiras de obter acesso à memória. Tecnicamente, a solução mais simples, é uma das primeiras, é montar um slot para cartão de memória no minifalante, pois isso permitiria que você use o dispositivo independentemente do tipo de telefone que você tenha e de quanta memória ele tenha. Diferentes modelos usados (e ainda são relevantes) ou conectores USB ou slots para unidades flash menores. Ao mesmo tempo, nem todo mundo considera as duas opções idealmente convenientes, porque, na verdade, você precisa iniciar uma unidade separada e certificar-se de que haja sempre as músicas mais recentes lá.
Com o desenvolvimento dos smartphones, os desenvolvedores perceberam que ainda é necessário dar ênfase ao emparelhamento com dispositivos móveis., especialmente porque os últimos estão ultrapassando rapidamente os flash drives em termos de memória interna e suporte.
Inicialmente, o protocolo Bluetooth foi escolhido como base para uma conexão sem fio, que recebeu suporte massivo em telefones desde meados da primeira década do século XXI., mas tal emparelhamento, como de costume, tinha uma série de desvantagens, por exemplo, uma taxa de transferência de dados relativamente baixa e a impossibilidade de qualquer remoção significativa da acústica do telefone. Quando o Wi-Fi substituiu o Bluetooth (embora em muitos modelos eles ainda coexistam), os dois problemas foram quase completamente resolvidos - o som parou de ser interrompido inesperadamente e a distância em que o sinal permaneceu claro aumentou visivelmente.
Além das funções principais, a acústica portátil pode ter algumas outras propriedades, para o qual os desenvolvedores equipam a caixa com peças e conjuntos adicionais. O exemplo mais simples é um rádio embutido, graças ao qual mesmo um pen drive esquecido em casa e um telefone mudo não o deixará sem música.
Além disso, para facilitar o transporte, esse equipamento é frequentemente equipado com uma alça.
Visão geral da espécie
Embora a acústica portátil pareça ser um dispositivo extremamente simples, há uma série de classificações que permitem destacar grupos específicos na programação geral. Como já falamos acima sobre a estrutura geral e a obrigatoriedade de um locutor, esclareceremos que, de acordo com este critério, todos os locutores se dividem em 3 tipos.
- Mono. Isso inclui modelos com um único alto-falante que ocupa quase todo o volume do gabinete. Estes são alto-falantes relativamente baratos, uma característica agradável que pode ser um som realmente alto, mas ao mesmo tempo eles não podem se orgulhar de um som amplo e, portanto, são inferiores aos concorrentes.
- Estéreo. Ao contrário da crença popular, não há necessariamente dois alto-falantes - pode haver mais, embora a "direita" e a "esquerda" oficiais estejam realmente presentes, e até mesmo as maiores. Se houver mais de dois alto-falantes, alguns deles podem ser traseiros, ou seja, direcionados para trás. Esse equipamento já transmite a plenitude do som muito melhor, mas ainda vale a pena procurar essa posição do ouvinte em relação ao alto-falante em cada sala em particular, a fim de entender onde será fornecido o som da mais alta qualidade.
- 2.1. Alto-falantes caracterizados pelo uso de alto-falantes multi-tipo e multidirecionais. Eles são bons porque reproduzem até frequências baixas com alta qualidade, independentemente do nível de volume.
Eles também apresentam um som forte e pronunciado e são adequados até mesmo para uma festa pequena.
Entre outras coisas, existe outra definição que está diretamente relacionada à qualidade de reprodução. Muitos consumidores ficam felizes em comprar mini alto-falantes hi-fi, tentados pelo fato de que esse padrão de reprodução de trilha sonora é "próximo ao original". Com uma qualidade comparativamente boa do som produzido, deve-se entender que hoje esse nível nada mais é do que a norma, e o termo Lo-Fi, que denota som em uma ordem de magnitude pior, não pode ser aplicado aos equipamentos de reprodução de nosso tempo em tudo. Se quisermos buscar um nível de renderização de som realmente topo de linha, devemos prestar atenção aos modelos que operam no padrão Hi-End, mas você não deve se surpreender se eles acabarem sendo muito mais caros do que quaisquer análogos.
Se os primeiros modelos, talvez, não tivessem display, hoje a presença de uma tela é obrigatória - pelo menos para demonstrar o nome da faixa que está sendo tocada. A opção mais simples, é claro, é implementada na forma de um display monocromático comum, mas também existem soluções mais sérias com iluminação de fundo e suporte para várias cores. Modelos com luz e música podem ser considerados na mesma categoria - embora a luz seja emitida neste caso não pela tela em si, este também é um elemento de visualização. Uma boa caixa de som com música colorida sozinha, sem o uso de nenhum equipamento adicional, pode se tornar o coração de uma festa completa.
Em busca da atenção do consumidor, alguns fabricantes estão equipando sistemas de áudio portáteis com recursos que inicialmente não tinham nada a ver com eles. Hoje, por exemplo, você pode até comprar um alto-falante portátil de karaokê - um microfone é fornecido imediatamente com ele, que pode ser conectado por meio de um conector especialmente dedicado. O problema de exibir texto na tela, bem como localizar os arquivos correspondentes, é resolvido de diferentes maneiras em todos os lugares, mas na maioria dos casos um cantor amador terá que procurar um sinal de menos e aprender as palavras de cor ou abrir o texto no mesmo smartphone.
Finalmente, muitos modelos de acústica portátil, que, para os fins a que se destinam, deveriam ser usados longe da civilização, são fabricados adicionalmente protegidos dos efeitos negativos do meio ambiente. Em primeiro lugar, são impermeáveis, mas a proteção também pode ser projetada para evitar a penetração de poeira e areia. Os chamados alto-falantes inteligentes alimentados pela Internet estão na moda nos últimos anos. Até agora, apenas gigantes da Internet como Google ou Yandex os estão lançando. A peculiaridade reside no fato de que o controle desse equipamento é a voz, que retira faixas de áudio do sinal de streaming da Internet. As "capacidades mentais" do equipamento não se limitam a isso - pode, por exemplo, ler notícias ou receber consultas de pesquisa e dar-lhes uma resposta.
Você pode até falar apenas com um assistente de voz, e algumas das respostas serão úteis ou espirituosas, embora a tecnologia ainda esteja longe de ser o interlocutor ideal.
Projeto
Os alto-falantes autônomos podem diferir uns dos outros não apenas nas características da tarefa principal, mas também na "aparência". O corpo na maioria dos casos é uma "panqueca" espessa (redonda, mas não plana), ou uma oval volumétrica ou mesmo uma elipse com bordas arredondadas. Esse equipamento geralmente não tem cantos agudos - graças a isso, torna-se menos traumático, é mais conveniente carregá-lo e parece mais elegante. Em busca da atenção do consumidor, alguns designers mostram uma imaginação notável e fazem o caso na forma de imitação de uma pedra preciosa, ampulheta e assim por diante.
A presença de iluminação ajudará a mudar completamente a opinião do usuário sobre a aparência da coluna. Mesmo os modelos econômicos são frequentemente equipados com luz e música, mas a mudança de luz não tem nada a ver com o estouro da melodia - existem apenas modos condicionais, como oscilação rápida e nítida ou uma transição suave de sombras de um para outro . Em acústicas caras, a música colorida pode ser muito mais "inteligente" - embora a luz de fundo brilhe com cores aleatórias, a pulsação se ajusta claramente ao ritmo e à velocidade da faixa que está sendo tocada.
Modelos populares
É impossível determinar a acústica ideal para todas as ocasiões - alguém precisa do menor modelo sempre à mão e alguém está pronto para carregá-lo no porta-malas, se apenas a festa estiver em todos os lugares que você for. Da mesma forma, os pedidos de qualidade de som e recursos adicionais diferem, e o poder de compra é diferente. Por isso escolhemos vários modelos - nenhum deles é o melhor a priori, mas todos eles são muito procurados pelos consumidores.
- JBL Flip 5. O fabricante desta unidade é o criador de tendências no mundo dos alto-falantes portáteis e é ele quem possui a grande maioria dos modelos populares, mas escolhemos apenas um.Este alto-falante é relativamente barato, já que o alto-falante principal, embora grande, tem apenas um - é alto, mas não fornece som estéreo. Por outro lado, a sua grande vantagem é a presença de 2 radiadores de graves passivos, graças aos quais a técnica será apreciada pelos amantes das baixas frequências. Esse equipamento pode ser submerso na água por um metro - e continuará a funcionar de qualquer maneira. A conexão com um smartphone é fornecida por um moderno USB supervelocidade Tipo C. Outra função interessante é que você pode conectar 2 acústicas idênticas a um smartphone ao mesmo tempo, e então eles trabalharão juntos, fornecendo não apenas reprodução paralela, mas som estéreo.
- Sony SRS-XB10. E este é um representante de outro fabricante de equipamentos muito eminente, que neste caso decidiu surpreender não tanto pela funcionalidade e qualidade como pela compacidade. O aparelho acabou por ser muito pequeno - 9 por 7,5 por 7,5 cm - mas ao mesmo tempo tem um bom baixo se necessário e funciona sem recarga por 16 horas. E também não tem medo de chuva.
Você não pode ouvir este alto-falante muito alto sem distorção de som, mas também custa surpreendentemente pouco para o seu nível.
- Marshall Stockwell. Esta marca é muito mais especializada em equipamentos completos para shows, e poucos shows de estrelas do rock mundial podem passar sem seus amplificadores de guitarra. No entanto, os alto-falantes portáteis da linha também apareceram recentemente e são lindos à sua maneira. Este modelo, por exemplo, é bidirecional - tem 2 alto-falantes para baixas e altas frequências, o que significa que não haverá problemas em reproduzir todos os tons e som estéreo completo. Uma poderosa unidade de 20 W tem apenas uma desvantagem - seus criadores não cuidaram da proteção de forma alguma.
- Harman / Kardon Go + Play Mini. Talvez você nunca tenha ouvido falar dessa empresa, mas basta dizer que ela também possui a famosa JBL e muitos outros nomes não recentes no mundo dos equipamentos musicais. A unidade bidirecional tem uma potência verdadeiramente bombástica - 50 watts da bateria e até 100 durante o processo de carregamento, que talvez não seja sem fio. Devido a essas habilidades ensurdecedoras, o dispositivo acabou sendo bastante grande e inconveniente para o transporte, mas a qualidade do som aqui é simplesmente incrível.
- DOSS SoundBox Touch. Nossa classificação dos modelos mais vendidos seria falsa se incluísse apenas alto-falantes de fabricantes de renome mundial. Portanto, incluímos aqui uma amostra de uma empresa chinesa pouco conhecida, que poderá divulgar a marca já à primeira vista. Você não deve esperar um desempenho excelente de tal técnica - aqui a potência é "apenas" 12 watts e a faixa começa apenas em 100 Hz e termina em 18 kHz. Apesar disso, a bateria do produto dura 12 horas de uso com segurança, e pelo seu dinheiro é uma compra bastante prática para os amantes da música.
Como escolher?
Devido ao fato de que as caixas acústicas portáteis modernas geralmente possuem uma gama muito mais ampla de funções do que as caixas acústicas comuns, a escolha de tal técnica pode ser uma tarefa bastante difícil. Além do mais, não se esqueça de que cada unidade adicional afeta negativamente o custo da unidade, e se o potencial proprietário não planeja usar uma determinada função, então não há sentido em pagar a mais por sua disponibilidade. Ao mesmo tempo, não existem parâmetros insignificantes na escolha de tais equipamentos, e se sim, consideraremos todas as características.
O tamanho
À primeira vista, nada complicado - o alto-falante é portátil o suficiente para ser pequeno e leve. O problema é que um alto-falante verdadeiramente compacto a priori não pode ser tão poderoso quanto um que é várias vezes maior. Tendo investido pesadamente em tecnologia, o fabricante pode tornar o radiador de bolso alto o suficiente, mas isso resultará em uma perda de qualidade do som ou em um aumento significativo no preço do modelo.
Por esse motivo, a escolha parece simples: o alto-falante quase sempre será pequeno ou alto e com bom som. A maioria dos compradores tenta escolher algum tipo de meio-termo dourado - resta entender onde ele está no seu entendimento.
Qualidade de som
Como mencionado acima, o pequeno alto-falante é quase sempre mais silencioso e tem uma faixa de frequência mais estreita do que seu “amigo” maior, mas esta é apenas uma descrição muito geral das características do som. Na verdade, existem muito mais parâmetros, e se não houver uma diferença tão grande no tamanho dos alto-falantes, graças aos parâmetros adicionais, só o menor pode vencer.
Um dos principais indicadores ao escolher um alto-falante é a potência total de seus alto-falantes. Uma unidade realmente poderosa é capaz de "gritar" muito mais e não será difícil "gritar" qualquer ruído estranho. Para os amantes da música alta ou organizadores de festas em algum lugar da natureza, a potência do aparelho é de fundamental importância, mas seu crescimento, como a maioria dos outros parâmetros, tem o outro lado da moeda: um poderoso aparelho drena a bateria com mais intensidade. Existem duas opções: concorde com alto-falantes menos potentes ou imediatamente escolha uma coluna com uma bateria de grande capacidade.
A faixa de frequência também é de grande importância, indicando o quão alto os sons podem ser reproduzidos pelos alto-falantes da acústica. A maioria das fontes indica que a faixa que o ouvido humano pode ouvir está entre 20 Hz e 20 kHz., mas como cada pessoa é diferente, esses números podem ser diferentes. Na verdade, apenas os alto-falantes mais caros podem produzir os números declarados, mas se os indicadores não forem muito reduzidos, então isso não é grande coisa - mesmo assim, valores extremos são raros nas faixas.
A qualidade do som também é afetada pelo número de alto-falantes e quantas bandas eles têm. Claro, quanto mais alto-falantes, melhor - o som estéreo é sempre mais interessante, mesmo se todos os emissores estiverem localizados na mesma caixa, próximos uns dos outros. Quanto às faixas, podem ser de uma a três e, no caso delas, também se aplica a regra "mais é melhor". Em termos gerais, um alto-falante unilateral é uma solução adequada se você não está apenas ouvindo música, mas martelando o silêncio ouvindo rádio discretamente. Duas ou mais bandas já estão no nível que permite que você desfrute do prazer de ouvir.
Ao controle
Os modelos portáteis clássicos são controlados exclusivamente por botões em seu próprio corpo. Seu número varia significativamente dependendo de quantas funções são fornecidas pelos desenvolvedores. Cada botão é responsável por tarefas específicas. Nos últimos anos, os alto-falantes ativados por voz tornaram-se uma alternativa, crescendo rapidamente em popularidade. Eles têm um assistente de voz integrado das principais empresas de TI do mundo, que reconhece os comandos de voz do proprietário e os executa.
Esta técnica, via de regra, é mais funcional do que uma simples coluna - ela pode "google", ler informações de texto, ler contos de fadas ou notícias sob demanda.
Proteção
O equipamento portátil é conveniente para usar mesmo em casa, mas mais plenamente revela suas próprias habilidades fora das instalações. Alguns amantes da música carregam esse tipo de unidade com eles o tempo todo, junto com o telefone e, se assim for, um certo nível de proteção contra choques não interferirá. Para alguns modelos, mesmo uma queda no asfalto de uma altura da altura de um homem não é crítica - o desempenho da coluna permanecerá. Se você tem certeza de que a técnica cairá mais cedo ou mais tarde, é melhor se preparar para isso com antecedência.
Outro equipamento perigoso à espreita na rua é a umidade. Saindo de casa o dia todo, você pode nem imaginar que vai começar a chover no final da tarde, e a acústica nem terá onde se esconder. Para equipamentos resistentes à umidade, isso não será um problema. E também é adequado para levá-lo, por exemplo, em um navio.
Outros parâmetros
Pelo que não foi mencionado acima, a principal característica é a capacidade da bateria. Em modelos baratos, ele não brilha, mas no segmento mais caro existem samples em que a relação entre a capacidade da bateria e a potência do alto-falante é tal que você pode curtir música o dia inteiro sem recarregar. Além disso, se alguns alto-falantes, conectados a um smartphone por meio de um cabo, puxam a carga da bateria de um telefone, então a acústica com sua própria bateria poderosa pode fornecer o efeito oposto, como se atuasse como um banco de energia.
Também é geralmente aceito que quanto mais maneiras de se conectar com um smartphone ou tablet forem fornecidas na coluna, melhor. É compreensível - há apenas um conector para o mesmo mini USB no telefone, e com uma conexão sem fio você não pode retirá-lo, deixando-o sob o cabo que leva ao banco de energia. Se o dispositivo for potencialmente conectado a outro equipamento, uma variedade de fontes de sinal é bem-vinda. De acordo com a lógica acima, a presença de um conector USB, um slot para cartões de memória de formato popular e um rádio embutido também são considerados trunfos para um alto-falante de áudio.
Os modelos modernos, dentre os mais baratos, também possuem proteção contra interferências, o que é especialmente importante em uma cidade grande, onde o ar está muito poluído com sinais estranhos. Graças a esta oportunidade, o proprietário tem a chance de acariciar seus próprios ouvidos com um som perfeitamente claro.
Confira o próximo vídeo para uma seleção dos melhores alto-falantes portáteis.
O comentário foi enviado com sucesso.