Como e de que fazer uma coluna acústica com as próprias mãos?

Contente
  1. Dispositivo de coluna
  2. Do que pode ser feito?
  3. O que você precisa para a fabricação?
  4. Estágios de trabalho para criar
  5. Dicas úteis

O amplificador de baixa potência embutido com "bipes" não é suficiente. Às vezes você quer muito mais do som do "smartphone". É para isso que servem os alto-falantes amplificados. E como e de que fazer um alto-falante com as próprias mãos?

Dispositivo de coluna

O alto-falante de chão mais simples é uma caixa ou caixa na qual um alto-falante de alcance total ou vários alto-falantes de alcance estreito estão localizados. Nenhum crossover é necessário para um alto-falante. Dois ou mais - são consistentes no espectro (sub-banda) das frequências de áudio. Para melhorar a resposta de baixa frequência, a coluna tem um reflexo de graves - um canal com uma seção transversal circular, no qual as frequências mais baixas são refletidas.

Além dos alto-falantes, filtro crossover e bass reflex, o alto-falante ativo contém um amplificador e uma fonte de alimentação para ele, localizado em um compartimento fechado na parte traseira.

Um dos alto-falantes estéreo está ativo (contém um amplificador, uma fonte de alimentação e uma saída para outro alto-falante). O segundo é passivo (dirigido). Em vez de um cabo destacável, uma conexão sem fio via Bluetooth é organizada entre os alto-falantes - isso permite que você leve o alto-falante para qualquer canto da sala sem puxar um fio entre ele e o segundo.

Os alto-falantes portáteis, além da comunicação via Bluetooth, são equipados com dispositivo para leitura de dados de pen drives e cartões de memória, um receptor FM simples com configuração de leitura, faixa de LED com música colorida (ou matriz com linha rasteira) e uma série de outras funções. Eles geralmente são equipados com uma alça de transporte.

Do que pode ser feito?

Em casa, o gabinete do alto-falante é feito de quase tudo. Os seguintes são usados:

  • um caso de um rádio de carro com defeito;
  • uma caixa de um cubo brilhante em que a luz de fundo se apagou;
  • a coluna "ovo" é feita de papel enrolado em várias camadas e impregnado com cola (por exemplo, epóxi);
  • sobras de laminado ou parquet - após o pavimento ter sido repavimentado;
  • Aglomerado, material MDF, cartão, madeira natural;
  • para alto-falantes portáteis, um tubo de PVC (ou polipropileno) de maior diâmetro é adequado - como aquele usado na condução de um canal de drenagem entre pisos para banheiros de toda a casa;
  • contraplacado - tenha cuidado ao serrar: facilmente lasca e racha, dobra com o tempo.

    Tendo decidido o material de suporte do corpo, cuide do resto dos detalhes e consumíveis.

    O que você precisa para a fabricação?

    Além do material com o qual o caso é feito, o falante ativo precisa de:

    • uma banda larga ou 2-3 alto-falantes de banda estreita;
    • fonte de alimentação pronta ou caseira;
    • amplificador de potência de áudio pronto ou caseiro;
    • fio ou cabo comum;
    • fio de enrolamento;
    • tubo de plástico de diâmetro adequado;
    • colofônia, solda e fluxo de soldagem;
    • selante adesivo;
    • cola epóxi ou cantos de móveis.

      Das ferramentas de que você precisa:

      • alicate;
      • cortadores laterais;
      • chaves de fenda planas e onduladas (um conjunto de chaves de fenda é mais adequado);
      • serra para madeira;
      • lima ou cinzel;
      • broca manual e conjunto de broca.

      Para agilizar o trabalho, use uma ferramenta elétrica: uma furadeira elétrica, uma esmerilhadeira (são necessárias rodas de corte e amolador para madeira), uma chave de fenda e um quebra-cabeças.

        As funções de uma furadeira também são realizadas por uma chave de fenda ligada em alta velocidade.

        Estágios de trabalho para criar

        Para fazer uma coluna retangular ou cúbica com suas próprias mãos, você precisará fazer corretamente uma caixa (caixa) na qual os componentes eletrônicos estão localizados. Para justificar, siga o desenho.

        1. Marque e vi o tabuleiro (pode ser de madeira serrada) nas bordas pré-fabricadas, a partir das quais o corpo é montado.
        2. Painel frontal para alto-falantes (e o bass reflex, se o projeto permitir) faça orifícios ao redor da circunferência. Retire o fragmento a ser removido da placa perfurada em um círculo, processe as bordas com uma lima ou esmeril. Insira os alto-falantes (e um pedaço de tubo de reflexo de graves) para verificar o nível de nivelamento deles.
        3. Aparafuse os alto-falantes por seus loops de montagem na borda frontal... Insira um pedaço de tubo em vez do bass reflex. Sele todas as lacunas com selante ou "Momento-1".
        4. Monte a parte principal da caixa: conecte as bordas superior, inferior, lateral e traseira uma com a outra usando cola epóxi ou cantos... No caso de utilização dos cantos da fenda, recomenda-se vedá-la com selante ou plasticina. Alguns realizam a selagem com o auxílio de “Moment-1” ou cola epóxi - neste último caso, a coluna ficará “indestrutível”.
        5. Siga as etapas 1 a 4 para a segunda coluna... É mais conveniente e rápido fazer as duas malas nos mesmos dias.
        6. Quando o corpo principal estiver pronto, corte a sétima peça do corpo - a parede interna separando a fonte de alimentação e o amplificador do compartimento acústico (som). O fato é que a re-reflexão do som a partir da abundância de bordas nítidas de detalhes prejudica o desempenho do alto-falante em baixas frequências. Para o caso da segunda coluna, não é necessária uma partição - é passiva e não requer fonte de alimentação. É possível que, em vez de um amplificador estéreo, cada alto-falante use seu próprio amplificador mono. Cabe a você colocar uma fonte de alimentação comum (potente) em uma das colunas ou ter a sua própria (menos potente) para cada uma delas.

          O corpo foi concluído. Para montar o componente eletrônico, faça o seguinte.

          1. Conecte o amplificador e a fonte de alimentação ao divisor interno.
          2. Conecte a fonte de alimentação e o amplificador juntos - a energia será fornecida à entrada de energia do amplificador.
          3. Conecte um alto-falante (se houver) a uma das saídas do amplificador. Para o segundo (alto-falante passivo), faça um orifício para o conector de áudio, conecte este conector ao segundo canal do amplificador estéreo.
          4. Faça um orifício para o conector de entrada de áudio no painel traseiro, conecte o conector inserido nele à entrada do amplificador.
          5. Corte o conector de alimentação de 220 volts na parede traseira e monte este conector nele. Conecte o conector de rede à entrada da fonte de alimentação.
          6. Isole todas as juntas soldadas com selante, cola quente, fita adesiva ou fita adesiva.
          7. Se houver vários alto-falantes, você precisará de bobinas de crossover e capacitores adicionais que formam circuitos oscilatórios com o primeiro. Os alto-falantes de três vias com a ajuda de um filtro distinguem claramente entre as frequências altas, médias e baixas para diferentes alto-falantes.

            Siga os passos abaixo para fazer um crossover.

            1. Corte algumas peças de um tubo de plástico com o diâmetro necessário. Você não pode usar um tubo de metal-plástico - ele vai transformar a bobina em uma fonte de um campo eletromagnético, além disso, serão necessários recálculos e medições adicionais da indutância em um multímetro especial.
            2. Corte e esmerilhe as bordas laterais para bobinas.
            3. Lixe os pedaços de tubo nos pontos de ligação. Cole as bobinas juntas usando cola hot melt, "Moment-1" ou cola epóxi. Espere a cola secar e endurecer.
            4. Com base na descrição do layout da coluna, Enrole o número necessário de voltas do fio de esmalte com o diâmetro correspondente.
            5. Monte as bobinas no defletor ou na parte traseira do alto-falante. Eles são fixados tanto com adesivo quanto com parafusos auto-roscantes com arruelas (cada bobina é presa em três pontos atrás de uma das bordas). Também é permitida a fixação central com parafuso auto-roscante ou parafuso com arruela de plástico / metal maior que o diâmetro externo do tubo. Essas arruelas são usadas para suspender eletrodomésticos e armários nas paredes por meio de pinos.
            6. Conecte as bobinas aos capacitores - de acordo com o diagrama na descrição. Você deve obter um filtro passa-banda completo.

            A função do filtro é destacar as frequências superior, média e inferior: os "tweeters", "satélites" e o alto-falante-subwoofer funcionam em conformidade.

              Isso garante que o som seja natural. O número de filtros - para frequências altas, médias e baixas pode ser igual ao número de alto-falantes (ou o número de alto-falantes em um alto-falante menos um, dependendo do circuito).

              Do papel

              Não é tão fácil fazer uma coluna de papel comum quanto parece. Você vai precisar de cola contendo um endurecedor - ela está impregnada com as camadas de papel. O epóxi é mais adequado para isso - bobinas e placas de circuito impresso geralmente são feitas dele (o material se assemelha ao getinax). Faça o seguinte.

              1. Para uma coluna quadrada, marque e corte as folhas de papel usando o gabarito de cada uma das paredes. Nas folhas de onde a borda frontal da caixa acústica é colada, corte os orifícios para as caixas acústicas e a saída do bass reflex. Na parte traseira, há orifícios para conectores de áudio e um conector de alimentação.
              2. Dilua e aplique um pouco de cola epóxi na primeira demão. Cole duas camadas de cada lado e deixe secar.
              3. No dia seguinte, cole as terceiras camadas de cada uma das paredes. Adicione um todos os dias. O intervalo entre as etapas pode ser reduzido de um dia para várias horas para acelerar o processo. Mas, neste caso, a qualidade pode ser prejudicada. Repita essas etapas até que a espessura das paredes da futura coluna chegue a pelo menos 1,5 cm. Em vez de papel, você pode usar papelão grosso.

              Quando as paredes das caixas acústicas estiverem prontas, monte e conecte as caixas acústicas e outras peças de acordo com uma das instruções acima.

              A desvantagem é que a uniformidade e a precisão são importantes ao colar as folhas, caso contrário, a estrutura levará para o lado. A vantagem do método é a utilização de papel de revistas e jornais velhos, papelão (exceto ondulado, com vazios no interior).

              O corpo redondo vai acelerar o processo: um rolo de papel é enrolado em um pedaço de cano com uma grande abertura, encharcando na direção do trajeto. Tape a linha de início de enrolamento. O desenvolvimento parece interessante, no qual uma tira de folha metálica desempenha o papel de uma bobina de voz e uma folha de papel desempenha o papel de um difusor. Faça o seguinte.

              1. Coloque um pedaço de fita metálica ou fita dupla-face com papel alumínio em um pedaço de papel. Disponha as bobinas de forma que não se toquem.
              2. Guie as pontas da fita ou folha em direção à fonte de som.
              3. Coloque um ímã sob uma folha de papel, conecte o gadget e ligue a música.

                Você não obterá muito volume - o amplificador do gadget está com potência muito baixa. As frequências médias e baixas serão adicionadas ao som “farfalhante”. Alto-falantes potentes usam um design multicamada - uma membrana eletrostática, projetada para alta potência do amplificador.

                Do pneu

                Uma coluna de pneu não pode ser comparada em termos de concordância e resposta de frequência com sistemas retangulares de marca ou caseiros. A rigidez das paredes é insuficiente - baixas frequências húmidas de borracha e ebonite devido à elasticidade excessiva. Um sistema de som estéreo precisa de um alto-falante grande - o diâmetro dele deve ser fixado no pneu, mas não deve cair para dentro. O outro lado do pneu é coberto com compensado ou uma placa feita de outra madeira, colocando uma fonte de alimentação e um amplificador sobre ele.

                O pneu em si não deve conter buracos, buracos - mas as rachaduras na superfície não afetam a qualidade do som.

                O design ficará mais perfeito na execução, parte da qual na lateral da caixa de som é fechada com um anel de madeira cortado do mesmo contraplacado.O alto-falante não é fixado no pneu em si, mas em um anel de compensado, que pode ser conectado na parte traseira, onde fica a parede em branco de compensado, por meio de parafusos ou pernos longos. Esta coluna pode ser rolada ao longo da estrada. Mas contém apenas um alto-falante, pois é difícil colocar dois ou mais em um espaço plano e confinado. O amplificador, fonte de alimentação e filtros estão localizados na parede traseira.

                Do Pringles pode

                A opção mais simples, mas incomum - alumínio, papelão, latas de plástico e óculos são usados ​​como alto-falantes, fazendo slots e inserindo um smartphone neles... Mais "avançado" - coloque um alto-falante de diâmetro adequado em uma lata de chips ou vidro. O princípio de qualquer um desses alto-falantes é baseado no fato de que o som, refletido nas paredes, ganha volume adicional. Mas sem um amplificador e um alto-falante de alta qualidade, você não obterá um som bom, brilhante e bonito. Fazer um alto-falante com um alto-falante apontando para cima de uma lata de chips Pringles é semelhante a qualquer projeto que use um pedaço de cano de esgoto de PVC como corpo.

                Da garrafa

                Qualquer garrafa de plástico ou vidro serve. O plástico é mais seguro para cortar e furar. Para o vidro, são necessárias brocas de diamante e uma coroa, e o processo em si é realizado sob a água por uma questão de segurança. Faça o seguinte.

                1. Use uma coroa para fazer um orifício para o alto-falante na garrafa.
                2. Faça os orifícios de montagem para os parafusos auto-roscantes. O inversor de fase será um gargalo aberto ou orifícios perfurados adicionalmente com uma coroa menor para um pedaço de tubo de plástico.
                3. Despeje o selante nos orifícios e instale o alto-falante com os fios pré-soldados. Aperte os parafusos. Você não pode parafusá-los "secos" no vidro - a garrafa vai quebrar e se espatifar.

                  Não use garrafas de vidro temperado - não pode ser processado e irá se quebrar imediatamente em pequenos fragmentos cúbicos com bordas opacas.

                  De fones de ouvido

                  Uma coluna de fone de ouvido é uma opção na qual, em vez de uma cabeça dinâmica, que não foi projetada para um volume decente a uma grande distância do ouvinte, qualquer alto-falante moderno é usado. O espaço do fone de ouvido é drasticamente limitado para acomodar o amplificador e a bateria da fonte de alimentação. Em tal coluna, um pedaço do mesmo tubo de PVC é usado. No entanto, quando a coluna é passiva, o processo é bastante acelerado. As instruções passo a passo são as seguintes.

                  1. Desmonte os fones de ouvido e remova as cabeças com membranas deles.
                  2. Insira os alto-falantes em seus lugares. O alto-falante é escolhido o mais fino e plano possível.
                  3. Conecte os fios que anteriormente forneciam tensão de RF às cabeças do diafragma.
                  4. Fixe os alto-falantes com parafusos autoatarraxantes.
                  5. Feche (se possível) as inserções de malha.

                  É possível transformar fones de ouvido em alto-falantes se eles fossem inicialmente grandes o suficiente - eles cobrissem os ouvidos completamente. Se os alto-falantes não inserirem completamente, não feche e use um substituto equivalente, fabricado como segue.

                  1. Remova as cabeças de membrana dos fones de ouvido.
                  2. Faça orifícios na parte inferior do vidro de plástico ou papelão que são ligeiramente menores em diâmetro do que as próprias cabeças.
                  3. Insira e cole as membranas.

                  Esta opção é muito fácil de fabricar. A desvantagem é que o volume do som não ultrapassa 30 decibéis. Este som é comparável a um transmissor de rádio, é usado em salas onde há pouco ruído externo.

                  Essas acústicas são mais cômicas - não foram projetadas para uso profissional. Alto-falantes completos precisam de alto-falantes. Se não fosse possível inserir alto-falantes de pequeno porte em vez das membranas dos fones de ouvido, a estrutura cilíndrica que você já conhece é adequada como base.

                  1. Na parte de trás dos fones de ouvido, corte um orifício para o ímã na parte de trás do alto-falante. O orifício deve ser muito maior do que o próprio ímã - apenas a estrutura de suporte lateral permanecerá da caixa do fone de ouvido.A parede posterior (externa) do fone de ouvido será cortada completamente.
                  2. Cole com cola quente ou "Momento-1" o fone de ouvido com um pedaço de tubo de PVC recém-cortado.
                  3. Coloque a fonte de alimentação (ou bateria de íon de lítio com controlador flutuante) e o amplificador dentro do tubo. Você obterá uma coluna ativa.
                  4. Da mesma forma, faça uma base para outro fone de ouvido, coloque o alto-falante nele. O resultado é um alto-falante passivo. Em aparelhos de som, apenas um dos alto-falantes está ativo.
                  5. Remova o cabo de áudio do alto-falante passivo, soldar um plugue padrão de 3,5 mm a ele.
                  6. Corte no alto-falante ativo o mesmo conector para conectar o passivo. Conecte uma das saídas estéreo do amplificador a ele. O segundo - para a dinâmica do alto-falante ativo diretamente.
                  7. Corte outro conector no alto-falante ativo - para conectar uma fonte de som externa (por exemplo, um smartphone), conecte-o à entrada estéreo do amplificador.
                  8. Conecte a fonte de alimentação à entrada para ele no amplificador.
                  9. Verifique se todas as peças e conjuntos estão presos com segurança, feche ambos os alto-falantes com um tampão de vedação.

                  Se os alto-falantes forem alimentados por bateria, em vez da fonte de alimentação, conecte a bateria ao controlador de descarga e o próprio controlador aos terminais de alimentação do amplificador. Conecte o controlador de carregamento à bateria cortando seu conector nas paredes redondas da coluna ativa. Se você precisar de uma conexão sem fio, adquira e instale uma placa de áudio Bluetooth no alto-falante ativo.

                  Dicas úteis

                  • Antes da montagem final dos alto-falantes, testar o seu trabalho, ou seja, a qualidade do som. Deve corresponder ao calculado. Faça um cálculo acústico da sala.
                  • Solda, monte os eletrônicos apenas com a alimentação desligada: isso evitará sua falha se o ferro de solda acidentalmente tocar dois ou mais fios finos localizados nas proximidades.
                  • Você pode melhorar o som usando um labirinto de som em vez de um inversor de fase. Preste atenção nas estruturas em que este labirinto está. É feito de fragmentos de uma caixa de cabo ou partições adicionais dentro.
                  • É mais sensato gastar tempo e usar materiais, componentes para sistemas melhores. Quer você seja um audiófilo ou não, uma boa qualidade de som por um valor mínimo (10 vezes menor) compensará com juros. As colunas funcionarão por mais de uma dúzia de anos.
                  • Escolha alto-falantes de marca, cuidado com as falsificações.
                  • Um amplificador, ao contrário de um bom subwoofer, custa até 100 vezes menos. Nos últimos 20-25 anos, os chips UMZCH caíram de preço. Escolha um amplificador de acordo com a potência do alto-falante - tanto ele quanto o alto-falante devem ser compatíveis.
                  • Certifique-se de consertar um grande radiador no poderoso microcircuito amplificador. Caso contrário, o amplificador, após trabalhar por 40 segundos ou um minuto, desligará até que o microcircuito esfrie até a temperatura ambiente.
                  • Preencher as áreas livres no interior de cada parede da coluna com material de amortecimento - vai se livrar da ressonância. O amortecedor só é adequado para alto-falantes sem reflexo de graves.
                  • Em colunas não padronizadas (de uma garrafa, um pneu, uma caixa redonda embaixo de qualquer coisa) um radiador passivo - um alto-falante com dois difusores ajudará a aumentar ligeiramente o nível de baixas frequências.
                  • Se as finanças permitirem, use alto-falantes: eles criam o efeito da presença do ouvinte na sala, e não apenas transmitem som de alta qualidade. Atrás deles está um alto-falante de áudio composto, onde um subwoofer comum de baixa frequência é usado - e satélites multicanais são conectados a diferentes saídas de alta frequência.
                  • Após a montagem da coluna, faça seu acabamento externo - vai se encaixar no design da sala.

                  Como fazer um sistema de alto-falantes faça você mesmo, veja abaixo.

                  sem comentários

                  O comentário foi enviado com sucesso.

                  Cozinha

                  Quarto

                  Mobiliário