Torneiras de canto para toalheiros aquecidos
Ao instalar um toalheiro aquecido, é importante fornecer válvulas de corte: com sua ajuda, você pode ajustar o nível ideal de transferência de calor ou desligar completamente o sistema para substituir ou ajustar a bobina. Um dos acessórios mais comuns e exigidos é a torneira angular. É usado para unir tubos em ângulo. Vamos descobrir quais são as vantagens e desvantagens inerentes aos guindastes de canto, falaremos sobre seus tipos e sutilezas de instalação.
Peculiaridades
Existem 2 tipos de válvulas de canto: válvula e esfera... Cada um deles tem certas características. Os acessórios de canto mais populares são os acessórios esféricos. Possui esfera com furo passante em forma de trava: quando estiver perpendicular ao eixo do fluxo, o fluxo do refrigerante será interrompido.
Anéis de vedação elásticos garantem alta estanqueidade do mecanismo.
As vantagens da estrutura da bola:
- um mecanismo simples que garante a confiabilidade e durabilidade do guindaste de canto;
- custo orçamentário;
- garantindo a estanqueidade absoluta, graças à qual os dispositivos podem ser utilizados até mesmo em sistemas de gasodutos;
- a capacidade de suportar indicadores de alta pressão;
- operação simples - para desligar o suprimento de refrigerante, você precisa girar a manivela ou a alavanca em 90 graus.
As válvulas de esfera angular também apresentam algumas desvantagens. Por exemplo, eles não são recomendados para serem usados para bloquear parcialmente a passagem do refrigerante. O ajuste do fluxo levará a uma falha rápida do mecanismo, pois sua estanqueidade será perdida. Um dispositivo quebrado não pode ser reparado.
Há menos demanda por torneiras angulares de válvula para toalheiros aquecidos. O seu princípio de funcionamento é simples: devido à engrenagem helicoidal, a haste com uma junta elástica é pressionada contra a sede com um orifício, fechando a passagem.
Para abrir a passagem para o refrigerante, você precisa girar a válvula de corte no sentido anti-horário até que ela pare.
Vantagens do projeto da válvula:
- a capacidade de ajustar a pressão do refrigerante;
- a capacidade de suportar alta pressão no sistema, seus saltos bruscos;
- a possibilidade de autorreparação da grua em caso de falha.
As torneiras de válvula têm desvantagens significativas. Isso inclui o rápido desgaste da gaxeta móvel, devido ao qual a estrutura deixa de fornecer estanqueidade. O mecanismo da válvula é mais complicado do que as válvulas de esfera. Por causa disso, é menos confiável e menos durável. Por causa dessas desvantagens, os dispositivos de válvula são frequentemente usados apenas onde são necessários para regular o fluxo do refrigerante.
O que eles são?
As torneiras de canto para toalheiros aquecidos diferem não apenas no design, mas também no material. O preço do produto, sua confiabilidade e durabilidade dependem disso. Os dispositivos são feitos de tais materiais.
- Bronze e latão. Esses metais não ferrosos resistem bem à formação de calcário, o que torna as válvulas duráveis. A única desvantagem significativa das válvulas de latão e bronze é seu custo mais alto em comparação com produtos feitos de outros materiais.
- Aço inoxidável. Distingue-se pela durabilidade, não é suscetível à corrosão, é resistente a meios agressivos. As incrustações gradualmente assentam nas torneiras de aço inoxidável, razão pela qual são menos duráveis em comparação com produtos de encanamento feitos de materiais coloridos.
- Polipropileno... É caracterizado pela fraca resistência, razão pela qual as gruas de canto feitas dela não são procuradas.
- Silumin... As válvulas de bloqueio feitas de silicone e liga de alumínio falham rapidamente.
Os fabricantes oferecem torneiras de canto para toalheiros aquecidos de várias formas e cores. No mercado interno, os produtos cromados e niquelados são procurados. Os dispositivos podem ser brancos, pretos, coloridos, brilhantes ou foscos - a escolha é enorme, então você pode escolher uma solução para qualquer bobina para estilos de interiores modernos e desatualizados.
Existem modelos quadrados, retangulares e cilíndricos à venda.
Os guindastes são fabricados em diferentes diâmetros. Os produtos mais populares são considerados "cromo" com um diâmetro de 1/2 e 3/4 polegadas.
Nuances de escolha
Ao comprar, você precisa prestar atenção às características técnicas da ponte rolante:
- diâmetro de seu furo nominal;
- Faixa de temperatura operacional;
- para qual pressão o produto foi projetado;
- que classe de estanqueidade da válvula é atribuída às válvulas de corte.
Os encanadores recomendam dar preferência aos dispositivos de latão e bronze ou aço inoxidável. É melhor recusar-se a comprar produtos de plástico - mesmo o polipropileno mais durável não pode durar tanto quanto o metal.
Ao escolher, você precisa considerar os seguintes fatores:
- forma - o modelo deve ser não apenas confiável e durável, mas também estético;
- Tipo de conexão - acoplamento, soldado ou flangeado;
- dimensões - antes de comprar, você deve medir os tubos e a distância nos cantos e da parede;
- tipo de controle de válvula - punho, borboleta, válvula ou alavanca.
É importante prestar atenção à cor da conexão. Por exemplo, se um toalheiro aquecido for feito em um esquema de cores escuras, você não deve comprar uma torneira branca - neste caso, ela parecerá deslocada.
Instalação
Para conectar um guindaste com suas próprias mãos, você precisará de:
- moedor (pode ser substituído por uma tesoura de metal);
- chave de boca ajustável;
- lerka;
- calibrador;
- FUM tape.
Para instalar as válvulas de corte, você precisa executar uma série de etapas.
- Drene o sistema.
- Corte uma seção da tubulação (no local onde o guindaste será instalado).
- Corte os fios nas pontas dos tubos do ramo com um raspador. Se os tubos forem de plástico, você precisa chanfrar, remover rebarbas e alinhar o formato da seção com um calibrador.
- Enrole a fita FUM (pelo menos 5 voltas). A vedação protegerá a conexão de deformação.
- Enrosque a torneira e fixe-a com uma chave ajustável.
- Verifique o aperto nas juntas. Se houver vazamentos, é necessário selar as juntas com um enchimento especial.
É necessário verificar periodicamente os pontos de fixação, pois a conexão roscada pode se desfazer e vazar. Ao desmontar a válvula, a vedação não pode ser reutilizada. Se você precisar desmontar o sistema, você precisará pegar uma nova bobina.
O comentário foi enviado com sucesso.