Toalheiros aquecidos com conexão lateral
Não é segredo que o banheiro se diferencia dos demais pelo grande acúmulo de umidade em seu interior. Um toalheiro aquecido é uma opção excelente e econômica para fazer um secador de ambiente. Esse dispositivo permite secar rapidamente a toalha, daí o nome, e também contribui para um clima interno favorável.
Vantagens e desvantagens
Os toalheiros com ligação lateral permitem não apenas fazer uma ligação direta, mas também utilizar acessórios adicionais. Com este design, é imperativo fazer um saltador reto. Possibilita o uso do aparelho sem drenar e interromper o sistema de aquecimento.
Um toalheiro aquecido é frequentemente usado como fonte adicional de aquecimento. Ao escolher a opção descrita, é útil saber em que casos é aconselhável consultar a opção lateral. Via de regra, essas são as situações:
- quando é necessário simplificar o diagrama de conexão e ao mesmo tempo minimizar o número de acessórios;
- quando as comunicações estão localizadas na lateral da parede;
- quando for necessário organizar uma nova fiação aberta ou fechada;
- quando o sistema de bypass e o termostato estão instalados;
- em sistemas onde vários radiadores estão conectados ao mesmo tempo, em paralelo ou em série - não importa;
- com saída não padronizada de tubos de comunicação.
Vale a pena dizer que o toalheiro aquecido conectado lateralmente pode ser usado não só no banheiro. É uma espécie de radiador de aquecimento, graças ao qual é fácil manter o calor numa divisão ou outra divisão. Conecte-o a um riser de água quente e a um sistema de aquecimento.
Das vantagens desse tipo, deve-se observar:
- as paredes não são danificadas;
- você pode colocar o dispositivo antes do início e após a conclusão do trabalho de acabamento;
- a estrutura é montada no riser principal;
- não há necessidade de instalar um sistema de tubulação adicional.
A única desvantagem que vale a pena comentar é que o toalheiro aquecido é feito por soldagem. A vida útil do modelo depende da qualidade das costuras soldadas.
Esse detalhe deve receber atenção especial na hora da compra, para que mais tarde você não tenha grandes problemas ao romper um cano com água fervente.
Vistas por método de conexão lado a lado
Toalheiros aquecidos com ligação lateral podem ser hidráulicos ou elétricos, com ligações à esquerda e à direita. Tudo isso possibilita a instalação do aparelho em quase todos os ambientes, levando em consideração suas características de design. Também existem opções verticais e horizontais.
A saída lateral abre grandes possibilidades para o usuário. A conexão fica disponível para fiação oculta e aberta.
Ao usar água quente, é possível economizar energia, enquanto a secagem das toalhas é realizada rapidamente, mesmo na ausência de estação de aquecimento.
Dimensões e design
Todos os modelos do mercado moderno são divididos de acordo com uma série de parâmetros:
- por área;
- tendo em conta a capacidade calorífica;
- por design e formato;
- pelo material utilizado na fabricação do toalheiro aquecido.
Muitos especialistas argumentam que os toalheiros aquecidos são um produto padronizado e, em sua fabricação, utiliza-se um tamanho padrão de distância entre os elementos, mas hoje tudo é diferente.
Em busca de novas ideias e sugestões para os clientes, a maioria dos fabricantes passou a produzir modelos fora do padrão.
Quanto à capacidade térmica, tubos com diferentes diâmetros são utilizados no processo de produção de toalheiros aquecidos. São elementos com diâmetro de 32 cm, 40 cm e às vezes até 50 e 60 cm. Você pode combinar tubos de diferentes diâmetros, enquanto o usuário tem possibilidades ilimitadas na hora de decorar o ambiente.
O design e o formato têm desempenhado um grande papel ultimamente. As pessoas pararam de escolher designs clássicos. Nas prateleiras das lojas é fácil encontrar um toalheiro aquecido curvo em uma versão clássica ou em um modelo de estrutura complexa.
Graças à utilização de tubos de várias secções transversais, surgiram novas versões originais de toalheiros aquecidos. Graças a estes produtos, é fácil complementar o interior da casa de banho ou dar-lhe um toque especial.
Quanto ao material de fabricação, os fabricantes estrangeiros oferecem produtos em latão e bronze. São esses metais os mais comumente usados. Mas deve ser entendido que em condições em que a água dura flui para a torneira, tais modelos entram em colapso rapidamente, portanto, não têm uma vida útil longa.
Para o nosso país, é aconselhável escolher toalheiros aquecidos em aço inoxidável ou preto. São eles que comprovam sua praticidade ao longo do tempo, independente das condições de operação.
Há outro ponto que deve ser levado em consideração. O refrigerante em um sistema centralizado é fornecido sob alta pressão, razão pela qual a área de fluxo do produto desempenha um papel importante. Quanto maior for, menos pressão atua sobre o metal de dentro para fora, caso contrário, você poderá se deparar com um martelo de aríete e, consequentemente, com a necessidade de reparos sérios.
Para banheiros pequenos, modelos com largura de 30 cm são adequados. Pode ser preto ou branco, possivelmente metálico. Recentemente, as opções para 600x600 mm, 500x400 mm começaram a ser adquiridas mais. Existem até modelos com prateleira. Na hora de comprar, vale atentar para outros parâmetros, por exemplo, a distância do centro, o tipo de cobertura.
Top models
O mercado de louças sanitárias oferece ao comprador uma classificação dos melhores toalheiros aquecidos, incluindo opções clássicas e melhoradas.
Na verdade, o formato desempenha um papel importante. "Cobra" e o clássico são os mais comuns, mas mesmo nessas variantes, você pode encontrar muitas diferenças. Eles consistem em:
- dimensões;
- distância entre elementos;
- tamanho da asa;
- o número de curvas disponíveis.
"Escada"
Se considerarmos do lado da popularidade, então este é o segundo tipo de toalheiro aquecido adquirido com mais frequência. Este projeto tem muitas vantagens, incluindo facilidade de colocação, muitos elementos que emitem calor para o ambiente. A eficiência de tal dispositivo é de alto nível.
Os produtos estão disponíveis em vários tamanhos no mercado. Existem pequenos e gigantes.
Em forma de M
O nome de tais modelos significa “bobina mínima”. Isso ocorre porque eles têm um pequeno volume de refrigerante e, portanto, a capacidade de calor está em um nível baixo. Os fabricantes trabalharam no design e no formato, tornando mais fácil encaixar toalheiros aquecidos da categoria descrita em qualquer interior.
Em forma de U
O preço baixo é típico para toalheiros aquecidos deste grupo. Esta é uma solução boa e econômica para uma pequena área.
De outros
Existem outras opções, por exemplo, soluções de design combinadas e individuais. Os últimos não são frequentemente encontrados com conexão lateral, mas ainda são encontrados.
O consumidor tem a oportunidade de escolher um modelo em forma de lira, redondo, com vigas e até mesmo com elementos móveis. Essas opções são mais caras porque têm uma aparência fora do padrão.
Você deve sempre lembrar que uma solução personalizada pode não ser tão fácil de conectar. O nível de praticidade dos modelos desta classe é inferior ao das demais. Se você parar de escolher esse tipo de equipamento, deverá primeiro consultar um encanador. É ele quem pode avaliar com sobriedade se a instalação do produto é possível em condições reais.
A categoria premium inclui designs sofisticados. É melhor usar esses toalheiros aquecidos em áreas grandes. Normalmente têm mais de 20 secções, pelo que o produto também é adequado para secar coisas.
Dicas de instalação
Para conectar adequadamente um toalheiro aquecido, você deve primeiro desenhar um diagrama. É permitido fazer ligações ao sistema de aquecimento em várias versões.
Conexão direta
A vantagem deste método é que não existe um grande número de acessórios. As válvulas de esfera estão localizadas na entrada e na saída. Se ocorrer uma emergência repentina, eles podem ser bloqueados de forma rápida e fácil.
Há também uma desvantagem significativa no método usado - não será possível ajustar a temperatura. Assim que a válvula fecha, o movimento do refrigerante para.
Portanto, é melhor usar o método quando houver um sistema autônomo ou se quiser reduzir o custo do processo de instalação.
Canal de desvio
Também é chamado de bypass. Com a instalação de um toalheiro aquecido, um jumper com ferragens também é organizado em paralelo. Guindastes são usados para ajuste e desligamento. Além disso, é instalada uma grua, exceto aquelas que ficam na entrada e na saída. Permite regular o aquecimento.
Se o produto tiver um design complexo, ele pode ser conectado por diferentes lados, enquanto a transferência de calor muda. É por isso que cada caso individual é aconselhado a ser considerado individualmente.
A conexão lateral será eficaz se várias condições forem atendidas. A inclinação dos ramais é de pelo menos 3 milímetros por 1 metro, o toalheiro aquecido é montado acima do circuito de retorno e não há laços nas entradas.
A conexão diagonal é considerada ideal, embora seja melhor trazê-la para o canto superior. A água que esfriou sai pelo canto inferior próximo. Esta trajetória exclui o aparecimento de zonas de estagnação.
Se durante a instalação o bypass foi estreitado ou deslocado, então existe a possibilidade de que o fluxo pare. O fluido para de se mover no exato momento em que a pressão no sistema é igual à pressão, o que é chamado de gravitacional. Ocorre quando há diferença na densidade dos líquidos e em suas temperaturas.
A seção de loop discreta e a tubulação longa são as principais razões. Você pode corrigir a situação - para isso, você precisará mover o toalheiro aquecido para mais perto da rodovia ou remover as áreas estreitas do sistema.
Se um produto de plástico for usado, a probabilidade de encontrar esse problema é menor.
A conexão lateral pode ser simples, pelos cantos ou por trás:
- no primeiro caso, utiliza-se uma porca de capa ou rosca externa - ideal para gaxeta aberta;
- aquecimento uniforme pode ser alcançado com uma junta de canto;
- se a pista estiver escondida atrás do acabamento, a última opção deve ser usada.
Quando o ramo é soldado diretamente ao riser, o bypass é considerado parte dele. É por isso que esse trabalho é melhor realizado por um especialista, uma vez que ações precipitadas podem levar a sérios problemas no futuro. Os encanadores costumam apontar o fato de que, com essa conexão, a água passa pelo toalheiro aquecido. É possível resolver o problema com uma bomba de gravidade. Quando a água esfria, ela desce e empurra a água quente para cima.
Para conectar um toalheiro aquecido a um desvio que não seja deslocado ou estreito, certas condições devem ser atendidas:
- o dreno de alimentação deve estar localizado acima do ponto onde o toalheiro aquecido está conectado;
- o riser de retorno está abaixo do ponto de conexão;
- os tubos de conexão têm uma inclinação de pelo menos 3 milímetros;
- o tubo não deve ceder e deve ter o tamanho exato;
- o diâmetro do tubo responsável pela conexão é de pelo menos 25 milímetros.
Sob nenhuma circunstância as válvulas de corte devem ser instaladas no bypass.Quando o desvio é reduzido, mas não polarizado, o sistema não funcionará corretamente. Esta é a principal razão pela qual o elemento sempre permanece frio. Vale a pena considerar apenas o feed principal.
Qualquer encanador profissional dirá que o problema com um toalheiro aquecido é sempre um erro de instalação. Embora o esquema de conexão lateral seja considerado ótimo, você pode bagunçar as coisas se não conhecer todas as sutilezas.
Entre os principais erros:
- o ponto inferior do produto está localizado abaixo de onde a saída de retorno está localizada;
- forma arqueada ou protuberante na curva superior.
No primeiro caso, o elemento instalado aquece apenas um pouco. Quando a água atinge a saída de fundo, seu movimento posterior é impossível. 100% no tubo pode ser encontrado ao estudar a sujeira que chega lá do riser. O resultado é a deformação do material interno e uma falha rápida. Na segunda versão, o acúmulo de ar nas tubulações, impossibilidade de operação posterior. Será necessária uma válvula de drenagem adicional.
O comentário foi enviado com sucesso.