Por que o toalheiro aquecido está vazando e como resolver o problema?

Contente
  1. Razões de vazamento
  2. Preparação de ferramentas e materiais
  3. Como faço para resolver o problema?
  4. Profilaxia

Os proprietários de casas confortáveis ​​muitas vezes enfrentam o problema de vazamentos de canos, e os toalheiros aquecidos não são exceção. Se mesmo um pequeno vazamento for detectado, é necessário determinar a causa do vazamento o mais rápido possível e tomar medidas urgentes para eliminá-lo.

Razões de vazamento

Não apenas os toalheiros aquecidos antigos podem vazar, mas também dispositivos bastante modernos instalados recentemente, e podem haver muitas razões para isso. A seguir são considerados os mais comuns deles, o que implicava uma violação da integridade das comunicações.

Afrouxamento de porcas de alargamento

Porcas soltas são uma das causas mais comuns de vazamentos. O enfraquecimento ocorre devido a processos de retração dentro do tubo, resultantes de mudanças de temperatura no transportador de calor.

Com uma queda acentuada na temperatura da água, os canos esfriam e começam a se estreitar. Como resultado, o aperto da conexão roscada é interrompido e o toalheiro aquecido começa a vazar na junção com o tubo.

As porcas também podem se soltar devido a erros de instalação quando o aperto foi executado incorretamente. Porcas mal apertadas ou excessivamente apertadas são frequentemente a causa de mau funcionamento em toalheiros aquecidos.

Processos corrosivos

A ferrugem costuma ser uma das causas dos vazamentos. A corrosão ocorre como resultado da influência de correntes parasitas dentro da rede, bem como devido à presença de oxigênio na água. A este respeito, mesmo os toalheiros novos aquecidos não são imunes à ferrugem e a fugas.

Juntas gastas

Esse motivo é o mais comum.

Gaxetas de borracha ou silicone gastas causam vazamentos na junção dos toalheiros aquecidos com as comunicações comuns em edifícios para aquecimento ou abastecimento de água quente.

Uma junta instalada torta também pode ser a causa do vazamento. As mais resistentes a altas temperaturas são as gaxetas fluoroplásticas, muito confiáveis ​​e com longa vida útil.

Aparelho defeituoso

A instalação de um toalheiro aquecido com defeito no banheiro causa um vazamento imediatamente após a instalação. Ninguém está segurado para a compra desses produtos, portanto, o recibo de pagamento e o passaporte do aparelho devem ser guardados até o final do período de garantia estabelecido pelo fabricante.

Erros de instalação

Muitas vezes, uma bobina perfeitamente utilizável começa a vazar devido à instalação inadequada. Portanto, para prevenir tais situações, a instalação de toalheiros aquecidos deve ser confiada apenas por profissionais.

Dano mecânico

Às vezes, as juntas começam a vazar como resultado de danos causados ​​por algum objeto estranho, por exemplo, ao fazer reparos no banheiro.

Tubulação incorreta

Ao instalar as comunicações, os tubos de água quente podem sair tortos e não corresponder às dimensões do toalheiro aquecido.

Devido à união irregular dos tubos, as conexões roscadas começam a vazar.

Isso também inclui o aparecimento de um vazamento no caso de erros na formação de nós rotativos.

Martelo de água poderoso

Freqüentemente, fortes choques hidráulicos ocorrem dentro do sistema de abastecimento de água, como resultado dos quais as conexões roscadas não resistem e vazam.

Preparação de ferramentas e materiais

Uma vez estabelecido o motivo do vazamento do toalheiro aquecido e decidido eliminá-lo você mesmo, é necessário preparar algumas ferramentas e materiais. Ao fazer reparos domésticos, você não pode prescindir de uma chave inglesa, novas juntas, uma faca de construção, composição de polímero, fita adesiva FUM, reboque e um agente anticorrosivo. Alguns vazamentos podem exigir soldagem a frio e selante de silicone.

Como faço para resolver o problema?

A maneira de eliminar um vazamento do toalheiro aquecido depende inteiramente da causa do vazamento e, em cada caso, a abordagem para resolver o problema será diferente. Independentemente da natureza do dano, a primeira e geral ação para qualquer reparo será o fechamento do acesso de água ao toalheiro aquecido.

Se o vazamento for causado por desgaste da junta, em seguida, uma camada de tinta é removida das porcas de união e desparafusada com uma chave ajustável. Em seguida, a conexão roscada é desmontada, a gaxeta desgastada é removida, uma nova é instalada e as porcas de união são apertadas. Em seguida, o abastecimento de água para o toalheiro aquecido é reiniciado e a qualidade do reparo é verificada. Na ausência de juntas de fábrica, você pode pegar um pedaço de borracha, colocar uma junta velha, circulá-la com uma caneta esferográfica e recortá-la. Se a gaxeta foi substituída recentemente e ainda há vazamento de água, a causa pode ser uma porca de capa solta. Para resolver o problema, basta apertar a porca com uma chave ajustável.

Se não houver porca de união na conexão roscada e a bobina for conectada aos tubos por meio de acoplamentos, o reparo é executado de forma um pouco diferente do que no caso anterior.... Com este método de conexão, é importante que as cavidades entre os fios sejam preenchidas tanto quanto possível com fita FUM ou estopa. Caso contrário, a água vazará para o espaço livre entre os tubos e o acoplamento e começará a pingar.

É muito simples realizar esses reparos com suas próprias mãos, mas ainda existem algumas nuances. Por exemplo, na ausência de experiência no uso de fita FUM, é melhor usar estopa. O fato é que é bastante difícil determinar a quantidade ideal de fita por olho.

Se você enrolar um pouco menos do que o necessário, a água escorrerá ao longo do fio. Se enrolar um pouco mais, quando o acoplamento for apertado, o excesso de fita será cortado e não será possível obter o aperto.

Portanto, na ausência de experiência em trabalho de encanamento, é melhor usar o reboque.

  • Um fio é separado da bobina total, cuja espessura é igual à profundidade do fio, e seu comprimento proporcionaria o enrolamento do fio em uma e meia a duas camadas.
  • O reboque é torcido, recuando de uma extremidade 5-6 cm, e eles começam a enrolar no fio na direção das voltas (sentido horário).
  • Ao chegar ao final, desdobre e enrole a segunda camada na direção oposta.
  • Em seguida, os 5-6 cm restantes são enrolados do centro do fio até sua extremidade localizada na extremidade do tubo.
  • O selante ou pasta Unipak é aplicado sobre a estopa e aguardar que o tecido do linho fique completamente impregnado.
  • No último estágio, a embreagem é enrolada manualmente na bobina e apertada com uma chave ajustável.

Outra razão para vazamento de conexões roscadas pode ser através de uma seção enferrujada da rosca sob o acoplamento. Em tais casos, não será possível lidar com os meios disponíveis e você não pode fazer sem desmontar a área danificada. Necessário chame um chaveiro o mais rápido possível e troque a área enferrujada ou todo o cano.

Às vezes, sob a influência de correntes parasitas, furos de alfinetes aparecem em bobinas não aterradas - fístulas. Se o tamanho deles não for muito grande e a água não pingar muito, você pode tentar fazer isso sozinho.

Para fazer isso, em uma loja de encanamento, eles compram um fio especial projetado para soldar pequenas fístulas. Em seguida, eles desligam e escoam a água do toalheiro aquecido, limpam a área danificada com lixa fina e desengorduram com acetona.Depois disso, uma tocha manual a gás é acesa, a área danificada é aquecida e a solda é encostada nela. O fio começa a derreter e preenche o buraco com metal líquido. As gotas em excesso são removidas rapidamente da superfície do tubo, sem esperar que elas endureçam.

Se o toalheiro aquecido estiver pingando no local da soldagem, então é improvável que seja possível eliminar o vazamento por conta própria, você precisará da ajuda de um especialista... Antes da chegada do chaveiro, você pode colocar uma braçadeira ou usar solda a frio, mas essas medidas são temporárias e não podem ser aplicadas de forma permanente. Um dispositivo com falha é substituído por um novo.

Se o toalheiro aquecido começou a vazar devido a um cálculo incorreto do ângulo de instalação ou devido a uma violação da geometria do liner, então nesta situação apenas o nivelamento do nível do tubo ajudará, e por um curto período de tempo - instalação de uma junta mais espessa.

Se a serpentina de água do banheiro estiver vazando constantemente, a causa provavelmente está em correntes parasitas, que causam o rápido aparecimento de ferrugem. Nesse caso, é necessário adquirir um novo dispositivo, triturá-lo o quanto antes e tratá-lo por dentro com uma composição de polímero. O problema de correntes parasitas é típico de casas antigas, portanto, os especialistas recomendam a instalação de toalheiros aquecidos "Lesenka" nelas. Tais modelos possuem proteção especial contra a formação de corrosão eletroquímica e não são suscetíveis à ferrugem.

Profilaxia

Um toalheiro aquecido atual é um fenômeno muito perigoso e, se nada for feito, podem surgir problemas muito sérios.

Um vazamento de água fervente pode ferir gravemente os residentes, bem como inundar os vizinhos abaixo.

Tomar medidas preventivas oportunas é a melhor maneira de evitar tais situações.

  • Se a qualidade da água da torneira for muito ruim, é recomendável instalar filtros de entrada.... Água com grande quantidade de impurezas tem efeito negativo nas tubulações e contribui para o aparecimento de vazamentos.
  • Deve-se prestar atenção especial ao funcionamento do sistema de ventilação do banheiro e, caso sejam detectadas falhas, as mesmas devem ser eliminadas imediatamente. Em uma área úmida e mal ventilada, os tubos sofrem corrosão rapidamente, independentemente do material de que são feitos.
  • A melhor opção para evitar vazamentos é instalar um dispositivo sem água - um toalheiro elétrico aquecido. Ao contrário do análogo de água, a bobina elétrica é independente da pressão na rede e da presença de um portador de calor nas tubulações. Pode ser usado durante todo o ano, independentemente das interrupções do abastecimento de água quente no verão. Além disso, a maioria das amostras modernas são equipadas com termostatos, o que permite que você defina a temperatura desejada. Ao sair de casa pode-se desligar a bobina elétrica para que não perca energia, e no período outono-primavera, quando o aquecimento central ainda não foi ligado ou já foi desligado, pode-se usar para aquecer o banheiro.

Necessita adquirir o toalheiro aquecido apenas em lojas especializadas, lembrando-se de consultar a documentação que acompanha e os certificados de conformidade... Recentemente, tornaram-se mais frequentes os casos de venda de produtos falsificados de marcas conhecidas de encanamentos, cuja qualidade deixa muito a desejar. Ao comprar, você deve inspecionar cuidadosamente o dispositivo quanto a defeitos e não hesite em pedir ao vendedor para retirá-lo da embalagem. Se isso não for feito, a probabilidade de comprar um produto com defeito é bastante alta e sua devolução custará tempo e nervosismo. Nesse sentido, é melhor comprar acessórios para encanamento de fornecedores confiáveis, que estão no mercado há muito tempo e valorizam sua reputação.

Para obter informações sobre o que fazer se um toalheiro aquecido vazar, consulte abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário