Bombas para secar toalhas
As bombas aquecidas para toalhas são muito importantes na vida cotidiana. Conhecidas bombas de circulação, mini e outros modelos para toalheiro aquecido em apartamento. A instalação pode ser feita a partir de um riser de água quente, mas existem outras nuances. Também é importante considerar os parâmetros ao selecionar.
Visualizações
A minibomba do toalheiro aquecido (circulação) utiliza o modo de circulação natural do líquido. Presume-se por padrão que os tubos são colocados mais alto - acima do próprio secador. No entanto, este princípio gravitacional raramente é usado. Um esquema mais comum com um fluxo de circulação forçado. O resultado é uma distribuição mais uniforme de fluido em todo o sistema (e com ele o calor).
A produção de calor de dispositivos circulares de água pode ser de pelo menos 1, no máximo 4 kW. Como resultado, a maior diferença de aquecimento entre as partes da estrutura não excederá 2 a 4 graus. Para efeito de comparação: para mecanismos mais simples, este valor pode chegar a 10 graus. Mesmo para não especialistas, é óbvio qual decisão deve ser tomada.
Alguns modelos são fabricados com proteção contra funcionamento a seco.
Qualquer que seja o líquido que o dispositivo bombeie, onde quer que esteja, surgem situações de secagem periódicas. É essa ação geralmente chamada de funcionamento a seco. O equipamento funciona normalmente. Mas não pode bombear nada, porque não há nada para bombear. É imperativo engajar-se na prevenção de tal desenvolvimento de eventos.
E não, não é só que a energia ociosa será desperdiçada. Muito mais perigoso é que o motor irá sobreaquecer gradualmente e depois queimar. E a situação em que este incêndio não se espalhar para outras estruturas e partes do edifício ainda pode ser considerada boa sorte.
A proteção necessária é fornecida por automação especial.
Uma pequena bomba moderna (e outra e impraticável para anexar a um toalheiro aquecido) contra o funcionamento a seco pode ser protegida:
-
relé especial;
-
sistemas de controle de fluxo de fluido;
-
sensores de nível (combinação de um elemento flutuante com um relé de nível).
O relé padrão é um dispositivo eletromecânico. Ele monitora se há uma cabeça no circuito. Quando cai para um nível crítico, o circuito elétrico se abre. A bomba pára imediatamente. A resposta da pressão é fornecida por um diafragma.
Normalmente, a reação ocorre a pressões de 1/10 a 0,6 atm. O valor exato é determinado pelas configurações de fábrica. Normalmente, um relé típico é instalado em sistemas de alimentação sem um acumulador hidráulico. É mais correto em alguns casos usar um sensor de fluxo de pétala ou turbina.
Às vezes, a mesma função é atribuída a controladores eletrônicos.
Compromisso
Mas antes de escolher bombas para um toalheiro aquecido alimentado por um riser de água quente em um apartamento, você precisa descobrir por que, em geral, essa técnica é necessária. A bomba de circulação garante a continuidade do fluxo do refrigerante. É muito importante em curto-circuitos fechados. Com a seleção correta das bombas forçadas, você pode contar com o uso eficiente de equipamentos de aquecimento.
O que é importante, o equipamento de bombeamento permite selecionar arbitrariamente o local de instalação dos dispositivos de aquecimento, incluindo toalheiros aquecidos.
Critérios de escolha
Você pode escolher a bomba certa levando em consideração as características do material. Idealmente, o corpo deve ser de bronze ou latão. Esses materiais não corroem e se desgastam pouco. A roda de funções deve ser feita de polímero puro. O dispositivo pesa no máximo 5 kg e um comprimento total de 18 cm.
Já a potência da bomba deve variar de 25 a 75 watts. Quanto maior a distância até o riser, maior deve ser o impulso mecânico. As bombas da marca têm 3 taxas diferentes de operação, o que afeta a intensidade de aquecimento da bobina. E também você precisa prestar atenção ao tamanho do tubo do ramal. Deve corresponder exatamente ao tamanho do canal de conexão no toalheiro aquecido.
Deve-se ter em mente que mesmo as melhores bombas consomem eletricidade. Para reduzir seu consumo, é necessária a utilização de modelos com temporizadores e termostatos. É útil prestar atenção à largura de banda da versão. Todos os parâmetros básicos são indicados na documentação técnica.
No entanto, é importante comparar isso com análises independentes, usando-as para avaliar a reputação do fabricante.
Recursos de instalação
A instalação correta da bomba é estritamente no bypass. A autonomia do dispositivo pode ser mantida usando uma válvula adicional. Em alguns casos, é possível fechar o canal com um toque. Mas aí, quando as redes forem desenergizadas, deve ser desligada manualmente, caso contrário não funcionará. Devem ser instaladas 2 torneiras em ambos os lados do dispositivo, o que vai ajudar a garantir a circulação natural, realizar a manutenção preventiva e reparar a linha.
Às vezes, já existe uma bomba no toalheiro aquecido. Adicionar outra bomba significa que um relé térmico é necessário. Para melhorar o fluxo de trabalho, é necessário um fusível automático. É fixado a uma distância de pelo menos 0,5 m da secagem. A unidade da bomba pode ser montada na linha de retorno e no ramal de abastecimento; é desejável que na área selecionada a temperatura do refrigerante seja mínima.
Os acionamentos da bomba podem ser muito barulhentos. Este efeito negativo pode ser reduzido pela montagem horizontal. Ao mesmo tempo, a intensidade da vibração é reduzida. Mesmo que o dispositivo seja montado verticalmente, o eixo de rotação do rotor deve ser orientado horizontalmente. Outra nuance: filtros de lama devem ser instalados na entrada.
O comentário foi enviado com sucesso.