Escolha e instalação de um suporte para um toalheiro aquecido
Quem não está familiarizado com a alta umidade no banheiro, principalmente se for usado por uma família de 4 a 5 pessoas. A solução para esse problema é uma bobina, popularmente chamada de toalheiro aquecido. O design é notável em todos os aspectos: praticamente não ocupa espaço e é universal em sua finalidade - aquece o ambiente, seca a umidade e as toalhas.
Tipos de fixadores
O conhecimento das características e características técnicas dos toalheiros aquecidos (bobinas) ajudará a determinar a escolha dos suportes. As bobinas no banheiro têm diferenças estruturais e também diferem não apenas nos materiais de que são feitas, mas também na forma. Na hora de comprar as peças necessárias, é preciso focar nos parâmetros do banheiro, bem como se há conclusões, quantas são. O kit, via de regra, contém fixadores projetados para o peso do radiador cheio de água.
Existem dois tipos de toalheiros aquecidos.
-
Modelos de água. Estes são os modelos ligados ao sistema de aquecimento. Infelizmente, a sua desvantagem é que só funcionam no período de outono-inverno, quando o aquecimento está funcionando nos apartamentos.
- Estruturas elétricas. Estão ligados à rede eléctrica, autónomos, activos em qualquer altura do ano, mas a sua manutenção custa muito mais para os proprietários que têm de pagar pelo consumo adicional de energia eléctrica.
Como já mencionamos, o fabricante prevê a presença de fixadores na embalagem, mas não são tão raras as situações em que é necessário comprá-los separadamente. Qualquer encanador confirmará que a necessidade deles surge com frequência, então sua gama é bastante diversificada - existem suportes para ambos os tipos à venda. Esses fixadores atendem aos padrões GOST estabelecidos:
-
o suporte é simples;
-
suporte telescópico;
-
suporte destacável;
-
suporte de uma peça.
Ao mesmo tempo, a escolha dos fixadores é fácil graças aos esforços dos fabricantes que calculam cuidadosamente o peso das bobinas e produzem fixadores-suportes adaptados a eles.
Colchetes
Diante da abundância na construção civil e demais armazéns, a instalação dos radiadores nos banheiros tinha que ser feita sem consolas, recorrendo a ganchos de ferro em forma de consola fixados na parede, e não tinha um aspecto esteticamente agradável . Além disso, este método de instalação pouco fez para se justificar - a estrutura "andava" devido à frágil fixação. Os suportes modernos não são apenas confiáveis, mas também desempenham perfeitamente funções decorativas, todos eles são fornecidos com os tamanhos mais comuns de 25 a 32 mm.
Vamos ver como eles são feitos.
-
Prateleira de montagem. Esta é a base do suporte, o ponto de fixação na parede com dois ou mais parafusos auto-roscantes. O número de hardware mais de dois às vezes é necessário para melhorar a confiabilidade.
-
Perna. É uma peça de conexão que une a prateleira de montagem com o anel de retenção em uma única estrutura. A altura padrão das pernas é de cerca de 5 centímetros, já que é suficiente para instalar corretamente o sistema de aquecimento na parede. No entanto, existem modelos telescópicos que permitem ajustar a altura da perna com um elemento móvel.
-
Anel de fixação. Outra peça necessária instalada na perna do suporte. A trava é instalada na bobina, o que elimina completamente o movimento não planejado do dispositivo.
Não se esqueça - quanto maior a estrutura, mais pontos de fixação serão necessários para garantir uma distribuição uniforme da carga nos suportes do mancal.
O fabricante calcula cuidadosamente a correspondência entre o peso dos radiadores e a capacidade de carga dos vários modelos de suporte. Aqui estão os tipos mais comuns de fixadores.
-
Destacável. Este é o nome dos fechos desmontáveis, com os quais é efectuada a instalação de uma resistência de parede, composta por 2 peças. Um deles é fixado no tubo, o outro na parede, após o que a estrutura é conectada em um único todo. Com isso, obtém-se a melhor opção, proporcionando uma desmontagem cuidada, em que a superfície da parede não seja afetada.
- Não destacável. Este já é um produto monolítico. A instalação é a seguinte: o suporte é colocado no tubo e, em seguida, instalado na parede. É mais difícil montar montagens de uma peça do que as contrapartes compostas.
- Telescópico. Já foi mencionado acima sobre a vantagem de modelos deste tipo devido às suas características de design. Os fechos telescópicos são caracterizados por um tubo móvel com um anel de retenção fixo. É esta solução que o ajudará a alterar facilmente a profundidade do espaço entre a parede e o radiador. Este tipo de montagem é necessário para a instalação de modelos elétricos.
Ao escolher os colchetes, você precisa se lembrar da conveniência do fluxo de trabalho que está por vir - que seja um design dividido. É mais fácil e rápido instalar um radiador. Normalmente, braquetes universais podem ser selecionados para as bobinas quando não há desejo de trabalhar com os clássicos.
E também durante a compra, você deve se lembrar dos diâmetros, calcular com antecedência a distância necessária da parede ao radiador, levar em consideração os indicadores anticorrosão, já que o aparelho ficará localizado em um espaço onde a umidade é constantemente aumentada .
Apoio, suporte
Refere-se a montagens de uma peça. Os elementos são capazes de suportar uma carga impressionante, o que garante uma fixação confiável. Seu desenho é um anel monoliticamente conectado à perna, por isso é muito difícil trabalhar durante a instalação de um toalheiro aquecido. O suporte é feito de aço inoxidável e praticamente não é usado hoje.
Materiais de manufatura
Os suportes são feitos de aço inoxidável e latão. Os fabricantes de latão são cromados ou niquelados.
Isso aumenta a qualidade e as características estéticas dos produtos, cria uma camada protetora contra os efeitos dos fatores negativos - umidade, mudanças de temperatura.
Dicas de instalação
A funcionalidade e a durabilidade do toalheiro aquecido dependem em grande parte da qualidade da instalação.
-
Para uma operação confiável da bobina, os especialistas recomendam o uso de válvulas de esfera na junção da estrutura articulada com os bicos. O algoritmo para instalar um toalheiro aquecido com um tipo de aquecimento de água requer a desconexão de todo o riser. Por causa disso, segue-se inevitavelmente uma diminuição da temperatura em toda a entrada. A presença de guindastes permitirá que você se envolva na instalação sem desconectar o riser e sem pressa desnecessária. Além disso, eles são necessários se você precisar drenar a água devido a bloqueios de ar.
- Recomenda-se inserir a bobina no sistema de abastecimento de água quente no verão, novamente devido à necessidade de desligar o riser comum durante o tempo frio. Elementos feitos de materiais diferentes não podem ser usados em um projeto. Isso pode ser seguido por consequências fatais na forma de processos corrosivos que se manifestam rapidamente.
- Não se esqueça das juntas de Teflon - usá-las nos locais de encaixe evita muitos fatores negativos.
- No caso de edifícios de apartamentos, é mais correcto adquirir produtos de marcas nacionais, visto que correspondem aos padrões GOST adoptados no nosso país e vão certamente caber nas tubagens instaladas pelas nossas construtoras.
Além do acima exposto, você precisa prestar muita atenção aos parafusos e buchas autorroscantes, que definitivamente serão necessários para a montagem de um radiador e a instalação de fixadores.
O fato é que eles têm um propósito diferente e capacidade de suportar diferentes cargas:
-
parafuso auto-roscante simples - 3 kg;
-
a cavilha "borboleta" é capaz de suportar uma carga de até 10 kg;
-
para bobinas grandes, hardware mais poderoso será necessário:
-
até 15 kg é capaz de suportar o pino roscado com um parafuso auto-roscante;
-
as cavilhas "Hartmut" e "Umbrella" com parafuso podem suportar até 35 kg.
As cargas indicadas são características para uma fixação, e como existem pelo menos duas delas nos radiadores, então em drywall, por exemplo, pode-se fixá-las com buchas Umbrella e Hartmut.
O comentário foi enviado com sucesso.