Bypass do secador de toalhas

Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Tipos
  3. Recursos de instalação

O desvio para o toalheiro aquecido é opcional. No entanto, cumpre uma importante função prática. Vamos falar sobre o que é essa parte, por que ela é necessária e como anexá-la no artigo.

O que é e para que serve?

Um toalheiro aquecido praticamente não difere de um radiador de aquecimento. É considerada uma das variedades da bateria, aliás, na maioria dos casos está conectada a um único sistema de aquecimento de um prédio residencial. Estruturalmente, o desvio é um jumper entre as seções das seções de tubo de entrada e saída no ponto de transição do transportador de calor para o dispositivo de consumo geral.

A principal tarefa do desvio é criar um canal de entrada de água contornando o sistema.

Quando aplicado a um toalheiro aquecido, a instalação de um desvio permite criar um fluxo de calor direcionado - isto é especialmente verdadeiro ao realizar trabalhos de reparo. O dispositivo permite, se necessário, reduzir a pressão no toalheiro aquecido. Ou seja, a instalação de um bypass possibilita a desmontagem da secadora sem a necessidade de desligar todo o riser de aquecimento.

É muito conveniente. Todo mundo sabe quantos problemas precisam ser resolvidos para fechar o sistema geral: apresentar um pedido às autoridades locais, aguardar a visita de um encanador e, geralmente, provar a legalidade de tal conexão. Para evitar todos esses atrasos burocráticos, você pode simplesmente conectar um toalheiro aquecido junto com um desvio entre os tubos direto e de retorno.

Além disso, o canal adicional permite distribuir uniformemente a carga hidráulica, ou seja, reduzir a pressão nos elementos estruturais do secador. Não é segredo que no sistema de aquecimento central, especialmente no momento do teste de pressão, a pressão às vezes vai além de 10 atmosferas.

Nem todo secador de diâmetro típico pode suportar tal carga - portanto, o desvio protege a estrutura contra quebras.

Mais uma vantagem pode ser observada. O bypass torna possível manter o aquecimento ideal. Isso permite que você forneça um modo de secagem eficaz e estabeleça um controle automático sobre ele.

Tipos

O material do qual é feito o desvio depende diretamente do sistema de abastecimento de água, ou seja, da composição dos seus principais elementos. Obviamente, o metal deve ser ligado ao metal e o polipropileno ao polipropileno.

O bypass é oferecido pelos fabricantes em duas versões: automática com válvula de retenção e sem válvula. O dispositivo com válvula é um sistema automatizado, funciona por meio de uma bomba. O princípio de seu funcionamento é que o aumento da pressão gerada pela bomba abre ligeiramente a válvula para a passagem desimpedida do refrigerante.

Se essa bomba for desligada, a válvula também fechará.

Um bypass sem válvula é um sistema em que a regulação da alimentação do meio de aquecimento é efectuada manualmente. Nesse caso, você precisa ter um cuidado especial. A mais leve sujeira no bypass pode fazer com que ele se quebre.

Recursos de instalação

O toalheiro aquecido pode ser conectado a um sistema de aquecimento central e a um elevador de água quente. Se ambas as opções estiverem disponíveis no edifício, o sistema de água quente é o preferido. Existem várias razões para isso: esse toalheiro aquecido pode ser aquecido durante todo o ano, mas você também pode conectá-lo a qualquer momento.Para isso, basta combinar com a administradora o desligamento temporário do riser e, em geral, o incômodo para obter uma licença de conexão é muito menor.

Se um sistema de abastecimento de água quente não for fornecido no edifício, a conexão é feita para o riser de aquecimento. Isso exigirá a aprovação da empresa gestora, bem como um plano de projeto. Para obtê-lo, é necessário adquirir um toalheiro aquecido, juntamente com um passaporte técnico, dirigir-se à comissão de habitação e apresentar a candidatura. Depois de obter a autorização, deverá encomendar um projecto e, de acordo com ele, efectuar a instalação.

A ligação será considerada concluída após os representantes da comissão de habitação aceitarem a obra.

O bypass é instalado com uma ferramenta especial. Você vai precisar de:

  • máquina de solda - com o método soldado de conexão do bypass;

  • um dispositivo para o desenho de roscas de tubos;

  • moedor - para cortar o tubo;

  • chaves, bem como chaves ajustáveis;

  • chave Phillips

  • alicate;

  • escovar.

A instalação pode ser realizada progressivamente ou paralelamente à linha do tubo de alimentação do transportador de calor. Menos comumente, o método de conectar as entradas correspondentes ao dispositivo para direcionar e retornar tubos é usado. Numa situação em que o riser está localizado a uma distância de 0,5-1 m da área de fixação do toalheiro aquecido, a ligação é feita através de um sistema paralelo - não há necessidade especial de bypass. Em todas as outras situações, um jumper será necessário.

Lembre-se de que quando o secador for progressivamente conectado ao riser de aquecimento, uma válvula de corte não deve ser conectada ao bypass. Portanto, ao instalá-lo, é correto utilizar um par de válvulas. Para os demais métodos de conexão, são instaladas três válvulas de esfera: no ponto de entrada e saída do toalheiro aquecido, e mais uma no próprio jumper.

Assim, o desvio é colocado entre a saída e a entrada do toalheiro aquecido. Independentemente da técnica de conexão (lateral, superior ou inferior), os tês serão necessários para a instalação.

Neste caso, a própria seção do tubo é fixada perpendicularmente ao resto dos tubos.

Nos sistemas dos modelos soviéticos, utilizavam-se exclusivamente elementos de aço, neles a fixação era assegurada por soldagem, nos últimos anos foi substituído por um desenho desmontável. Para uma vedação confiável das juntas dos fios, são utilizados materiais fibrosos, por exemplo, estopa.

O bypass é instalado de acordo com um certo esquema:

  • fixação de tees nas saídas de um único riser de aquecimento;

  • instalação de uma válvula de esfera em T na saída de saída da válvula de esfera com posterior fixação de um fragmento de tubo a ela, que forma o lugar do jumper;

  • prendedores para a extremidade externa do desvio na saída do T anexado ao tubo de retorno;

  • instalação de válvulas de esfera em tês de trabalho com sua conexão adicional às seções de entrada e saída do toalheiro aquecido;

  • é muito importante vedar completamente todas as juntas com selante de silicone.

Claro, ao usar um toalheiro aquecido no banheiro, é perfeitamente possível fazer sem um macacão. Mas isso acarretará muitas dificuldades, mesmo quando for necessário realizar a substituição usual das juntas. Além disso, criará o risco de sobrepressão.

Veja o vídeo para instalar um bypass em um toalheiro aquecido.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário