As uvas podem ser regadas durante a floração e quais são as consequências?
Cada vez mais, os jardineiros são fascinados pelo tema das uvas. Além disso, obter uma colheita bastante decente é fácil, mesmo para um iniciante. Você só precisa seguir as regras de cuidar dessa cultura. O cultivo da uva possui nuances próprias que devem ser levadas em consideração. Por exemplo, as uvas podem ser regadas durante a floração e quais são as consequências.
Por que você não pode regar?
Alguns jardineiros não respondem abertamente às condições de floração desta safra e, é claro, não ficam sem uma safra. No entanto, os cultivadores experientes, que seguem rigorosamente todas as instruções e se guiam exclusivamente pelas suas observações, têm 100% de certeza: regar as uvas durante a floração não é de forma alguma impossível, muito menos borrifar, alimentar, tratar e realizar quaisquer manipulações. Acredita-se que nesse período seja melhor, em geral, deixar as plantas em paz, apenas observando o que está acontecendo de lado.
Esta situação deve-se ao facto das uvas serem muito vulneráveis durante a floração. As inflorescências frágeis e delicadas podem ser facilmente danificadas, podem simplesmente desmoronar mesmo com um movimento descuidado. Por isso não se trata nem de tocar nos arbustos com as mãos, afastá-los, derramar água. Nada disso beneficiará as uvas. Enquanto floresce, só precisa de paz.
Mas quando as bagas estão formadas, a rega será necessária, mas também limpa. E você sempre precisa se orientar pelo clima, pelas condições do solo e pelas plantas.
Mas, é claro, existem situações anormais em que é necessário agir com base nas circunstâncias que surgiram. Vamos considerá-los com mais detalhes.
-
Se você garantir uma rega adequada antes da floração, este período pode ser experimentado sem dor para a planta. Mas em caso de seca severa, você ainda terá que fornecer umidade às uvas. Em seguida, basta regar com muito cuidado os arbustos com água morna, cavando pequenas trincheiras ao redor da plantação e despejando água ali. Nesse caso, você precisa tentar agir para que a umidade não entre nas inflorescências e nas folhas.
-
No caso de uma ocorrência repentina de qualquer doença perigosa ou de uma invasão de insetos, você não pode esperar muito tempo, você terá que agir. Caso contrário, você pode ficar sem colheita. Tanto as doenças quanto os insetos se espalham muito rapidamente, passando de um arbusto doente para um saudável, infectando todo o vinhedo. Portanto, os arbustos precisam ser inspecionados periodicamente para responder rapidamente. Nesse caso, você terá que borrifar com muito cuidado a solução de tratamento nas folhas, evitando as inflorescências.
Obviamente, os fenômenos naturais que podem causar danos não estão excluídos - incluem chuvas e ventos fortes. Mas isso já é difícil de lutar. A única coisa que pode suavizar o golpe neste caso são grades bem equipadas nas quais a videira será fixada com segurança.
Possíveis consequências
Se você ignorar o conselho dos jardineiros de que as uvas não devem ser tocadas durante a floração, você pode perder parte da colheita futura e, às vezes, existe o risco de ficar totalmente sem ela. O fato é que não importa o quão cuidadosamente você aja, a videira ainda vai se machucar, algumas das inflorescências podem simplesmente desmoronar.
Os casos não são excluídos quando a reação da planta é uma parada ou desaceleração no desenvolvimento. Isso acontece especialmente se durante o período de floração no calor, regar as plantas com água fria. Em alguns casos, as inflorescências podem cair.
Recomendações para rega adequada
Para que nada de ruim acontecesse, as uvas estavam suculentas e doces, trouxeram uma boa colheita, basta seguir as simples regras de rega.
-
Na primavera é necessário umedecer muito bem o solo para que essa reserva seja suficiente para a época de floração, quando as uvas não podem ser tocadas. Mas, ao mesmo tempo, é necessário controlar o nível de umidade para que não fique estagnado. A cobertura morta colocada sob os arbustos ajudará a manter o nível de umidade desejado.
-
Quando aparecem os primeiros frutos, a planta precisa de água para que os frutos sejam suculentos e doces. Mas a rega deve ser moderada.
-
Após a colheita, na véspera do inverno, as plantas precisam ser bem regadas. O solo úmido tolera melhor a geada. Se chover, essa necessidade desaparece.
-
Em qualquer época do ano, deve-se evitar água nas folhas e frutos durante a rega. É necessário derramar água exclusivamente sob o arbusto. É melhor fazer valas para isso, que devem ser preenchidas com água. Claro, nos casos em que for necessário tratar a planta, você terá que borrifar a solução medicinal nas folhas. No resto do tempo, esse procedimento não trará nenhum benefício.
-
Na maioria das vezes, jardineiros experientes aconselham a organização de um sistema de irrigação por gotejamento para uvas. Depois, e durante a floração, em casos de emergência, será possível regar os arbustos sem prejudicar os frutos futuros. Para fazer isso, você pode colocá-lo na superfície ou aprofundá-lo ligeiramente no solo cavando trincheiras. Todos escolhem a opção mais conveniente.
-
Outra nuance muito importante é que é melhor regar as uvas com água quente - a água fria pode provocar stress na planta, o que provoca várias surpresas desagradáveis, por exemplo, o aparecimento de doenças fúngicas.
O comentário foi enviado com sucesso.