Tudo sobre cronômetros de rega

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Como configurar e usar?
  5. Como reparar?

Pessoas que possuem suas próprias casas de verão e administram uma fazenda estão interessadas no tema das novas tecnologias nesta área. Responderemos a uma das perguntas empolgantes e contaremos tudo sobre os temporizadores de rega.

O que é isso?

O cronômetro de rega é um dispositivo especial que se parece com um medidor de água. É possível pré-carregar o programa desejado que regula a programação de irrigação no plano de operação do dispositivo e, em seguida, monitorar o processo remotamente. Uma camada externa forte e impermeável é produzida para o dispositivo.

Quase todos os modelos de cronômetro de água são móveis, ou seja, não há necessidade de acesso à eletricidade. Portanto, você pode trabalhar com eles em qualquer lugar.

O princípio de funcionamento do temporizador para regar é o seguinte: o dispositivo é conectado ao abastecimento de água e uma mangueira é conectada à extremidade oposta do dispositivo através da qual a irrigação ocorre.

A principal parte de trabalho é uma válvula de corte. Quando o programa é iniciado, ele é aberto e a água sai pela mangueira. No final do trabalho, o orifício é fechado e o líquido não pode escapar.

Visualizações

Diferentes tipos de dispositivos diferem de várias maneiras. Para um determinado trabalho, é necessário um modelo individual. A seguir, vamos descobrir quais grupos principais são diferenciados e o que são.

Usado em negócios:

  • mecânico;

  • eletrônico com controle manual - são automáticos;

  • eletrônicos com controle programado - eles também são digitais.

A primeira opção é a mais simples. O tempo de desligamento pode ser especificado, mas você terá que ligá-lo sozinho.

O cronômetro não precisa de eletricidade - funciona com baterias.

O tempo mínimo que pode ser especificado é 1 minuto, o mais longo é 2 horas. O abastecimento de água é regulado por uma válvula de esfera.

Um cronômetro de rega mecânico é a opção mais econômica. Os custos são pequenos, mas será útil por muito tempo e com fidelidade.

A desvantagem é a falta de autoativação, bem como a incapacidade de conectar outros dispositivos.

Os cronômetros eletrônicos são dispositivos mais funcionais e modernizados. Se estamos falando de modelos automáticos, todas as etapas do trabalho são automatizadas aqui. E liga e desliga por conta própria, ou seja, é possível a rega automática e o abastecimento automático de água. Uma pessoa apenas obstrui os dados necessários e ajusta o sistema de irrigação. O dispositivo é alimentado por baterias. O tempo mínimo de funcionamento é de 1 minuto, o máximo é de 2 horas.

As vantagens incluem um preço bastante razoável e facilidade de programação. Mas, neste caso, também permanece impossível conectar outros dispositivos ao temporizador.

Os cronômetros eletrônicos programáveis ​​são os vencedores desta lista. Eles também funcionam com baterias, monitoram totalmente todo o processo de irrigação. A presença de uma pessoa próxima não é necessária. Até 16 tarefas podem ser adicionadas ao banco de dados de trabalho ao mesmo tempo!

As vantagens, é claro, são óbvias - uma grande variedade de funções, alta capacidade de fabricação, neste caso você já pode conectar outros equipamentos.

É claro que por tal tesouro, você terá que pagar uma grande soma. E também, para utilizar todas as capacidades do equipamento, é aconselhável estudar bem as instruções e compreender este assunto.

Todos os dispositivos acima funcionam com um mecanismo específico. Existem 2 tipos deles:

  • válvula solenoide;

  • válvula de esfera.

Os temporizadores de rega com válvulas operam até 0,2 atmosferas. Seu uso é possível se houver uma central de abastecimento de água.

Dispositivos com várias válvulas permitem que vários sistemas de irrigação funcionem ao mesmo tempo. Uma conexão de rede eletrônica é necessária para a operação. Um exemplo é um temporizador de dois canais, onde 2 linhas podem funcionar tanto para uma tarefa quanto para diferentes.

Alguns modelos podem ter um programa de trabalho de longo prazo. Se você precisar de um desses dispositivos, consulte o vendedor - qual é o melhor para levar.

Temporizadores eletrônicos com válvula esférica são usados ​​em pressões mais baixas - de 0 a 6 atmosferas. Eles são adequados para realizar tarefas em sistemas de gravidade.

Uma característica interessante de muitos cronômetros de rega é o sensor de chuva. Este dispositivo é capaz de informar o sistema de controle do equipamento sobre o nível de precipitação.

Tal sensor ajudará a prevenir umidade excessiva.

Como escolher?

Para que o aparelho realmente se mostre com força total no case, e não haja problemas de funcionamento durante o trabalho, vale a pena levar em consideração todas as nuances e sutilezas com antecedência. UMA o principal é que os equipamentos atendam às expectativas da pessoa e ao valor gasto na compra.

Então, tudo depende da escala e da frequência de trabalho que você está procurando por tal assistente.

Se apenas necessita de otimizar o tempo de rega, então a escolha de um cronómetro com mola é a melhor solução. Será muito bom economizar dinheiro com isso, e ele vai lidar com seu trabalho com força. O cronômetro é muito fácil de programar. Não necessita de energia elétrica. Uma pessoa só deve inserir dados no dispositivo na hora certa.

A versão eletrônica com controle mecânico é adequada para quem visita o campo a cada poucas semanas. Equipamentos para estufas, irrigação de jardins funcionarão bem se você quiser fazer a irrigação uniforme do território da mesma maneira.

Qualquer escolha de cronômetro funcionará para irrigação por gotejamento.

Um dispositivo com software é o sonho acalentado de qualquer pessoa que lida com sua casa de campo de verão. Ampla funcionalidade, controle automático absoluto - isso é o que o atrai tanto. Bem, o preço, em geral, não é engraçado, embora tudo isso pague em uma temporada, se você levar em conta a economia de gasolina e as viagens constantes.

Vamos responder à pergunta: qual cronômetro deve ser usado para sistemas de gravidade. Primeiro você precisa descobrir quais sistemas são gravidade. O conceito de "deriva" é usado com mais frequência na vida cotidiana. Isso significa que não há bombas de água permanentes. Nesses sistemas, a bomba fornece água apenas para o reservatório, que é elevado do solo até uma determinada altura. E então, devido à diferença entre as alturas do nível superior da água e o local de sua saída, surge a pressão que aciona o fluxo de água.

Na maioria dos casos, os temporizadores de rega são usados ​​precisamente em sistemas de gravidade, porque essa pressão é ideal para eles. Com taxas altas, na maioria das vezes eles não conseguirão trabalhar.

Dispositivos eletrônicos são usados ​​com mais freqüência, menos frequentemente os mecânicos. No primeiro caso, os dispositivos são controlados por meio de uma válvula eletromagnética ou de esfera.

Como configurar e usar?

Aqui estão as instruções para configurar e usar o temporizador de irrigação. Vamos descobrir como conectar o dispositivo.

Vamos começar com cronômetros eletrônicos programados mecanicamente. Para selecionar o modo de operação necessário e instalá-lo, vale a pena realizar uma série de ações.

  1. Primeiro você precisa desparafusar a tampa de plástico na parte superior. É totalmente transparente. Tudo deve ser feito com cuidado para não perder a junta de vedação.

  2. Além disso, usando a chave seletora esquerda, vale a pena definir a frequência de ativação do sistema. O período máximo é de 72 horas.

  3. E com o botão de alternância direito, definimos a duração da rega. O valor máximo possível é de 2 horas.

O conjunto com o próprio temporizador fornece um conjunto completo para conectar mangueiras e tubos de vários diâmetros.Use baterias AAA 1,5 V para carregar esses dispositivos eletrônicos.

A seguir, vamos nos concentrar em equipamentos eletrônicos com software. São dispositivos mais modernizados, portanto, a variedade de funções desempenhadas é maior.

Vamos analisar o procedimento de configuração do cronômetro.

  1. Primeiro você precisa remover a tampa de plástico. Os fabricantes o torcem com bastante força, então um esforço considerável deve ser feito.

  2. Pressione o botão Hora. Além disso, no quadro apresentado, indique a data e hora reais. Confirmamos nossas ações com o botão Set.

  3. Passamos a cada dia seguinte, martelamos o tempo e a duração da irrigação no sistema.

  4. Se desejado, é permitido pontuar 16 programas diferentes no sistema. Para fazer isso, pressione o botão Prog, insira todos os dados necessários. Confirmamos nossas ações pressionando o botão Definir.

Para que o cronômetro funcione de forma eficiente, as seguintes nuances devem ser levadas em consideração:

  • dividir a área irrigada em blocos distintos, levando em consideração as lavouras cultivadas;

  • cálculo hidráulico para o aproveitamento máximo da água;

  • características de traçar a colocação de sistemas de irrigação.

Como reparar?

As seguintes peças são necessárias para reparar ou montar o mecanismo:

  • faixa de irrigação;

  • canos para fornecer água às fitas;

  • Grampos e grampos para tubos;

  • válvulas;

  • joelhos giratórios;

  • unidades para conexão;

  • selos.

Todos esses itens podem ser adquiridos em conjunto ou separadamente. Pode fazer a reparação sozinho, mas em quaisquer condições, é preferível confiar a reparação do temporizador de rega a um profissional.

O temporizador de rega é um verdadeiro salvador para os jardineiros, um assistente no trabalho árduo e na economia de tempo pessoal. Com uma atitude cuidada, irá atendê-lo por muito tempo e com eficiência.

Tudo sobre temporizadores de rega, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário