Sistemas de irrigação de jardim "faça você mesmo"

Sistemas de irrigação de jardim
  1. Equipamento necessário para irrigação
  2. Organização da irrigação por gotejamento
  3. Como organizar um sistema de irrigação subterrâneo?
  4. Como equipar a irrigação por aspersão?

A rega é parte integrante do cuidado da colheita. Como realizar o procedimento, cada um decide por si. Neste artigo, consideraremos várias maneiras de regar.

Equipamento necessário para irrigação

A rega do jardim pode ser feita com um regador normal. Este método é ideal para realizar o procedimento em uma estufa ou canteiros de irrigação, mas é muito trabalhoso. O procedimento de rega no país pode ser muito mais agradável com a ajuda dos aparelhos mais simples. Vamos considerá-los com mais detalhes.

Mangueiras

Normalmente, produtos de borracha ou mangueiras de PVC são usados ​​para irrigação e têm tamanhos padrão de meia polegada ou 3/4 de polegada. A diferença entre a última opção está em sua leveza e confiabilidade. Os produtos mantêm perfeitamente sua forma sob os raios do sol, não falham em temperaturas extremas abaixo de zero. É verdade que, neste último caso, eles não se tornam tão flexíveis como antes.

As mangueiras de borracha também são caracterizadas por sua durabilidade. A desvantagem reside na grande massa, o que leva a um aumento da carga durante a irrigação. Como resultado, a pessoa cansa-se rapidamente, pois tem que carregar uma grande quantidade de água.

Importante! A rega com mangueira pode danificar as plantas do jardim. Para evitar isso, garrafas de vidro são colocadas ao longo das camas, cavando-as profundamente no solo. Após o final da safra, os recipientes devem ser enxaguados, secos e armazenados.

A popularidade das mangueiras reforçadas está crescendo. Eles têm uma trança semelhante a uma espiral ou malha localizada entre as camadas. Tal dispositivo evita vincos, dobras.

Os modelos de escoamento são procurados pelos jardineiros, com a ajuda dos quais equipam a irrigação por gotejamento ou subterrânea. Na fabricação desses produtos, é utilizado um material poroso que pode passar água.

O produto perfurado difere pela presença de um grande número de orifícios. A água passa por eles. Isso é garantido por uma pressão especialmente criada no sistema. Uma mangueira perfurada é usada para transportar e instalar a estrutura do sistema pluvial.

Pulverizadores

O objetivo dos pulverizadores é distribuir uniformemente a água sobre o território da cabana de verão. Existem vários tipos de produtos especiais.

  1. O princípio de funcionamento de um ventilador é irrigar uma área fixa com a possibilidade de alterar a distância com um jato.
  2. O guarda-chuva assemelha-se a um guarda-chuva ao pulverizar jatos.
  3. Os produtos do tipo rotativo distinguem-se pela economia. Ao usar os acessórios, o ângulo de pulverização pode ser ajustado.
  4. A irrigação direcional é garantida ao usar a opção de impulso. Permite umidificar uma área de 40 metros quadrados.

Observação: a opção de pulverizador é escolhida em função do território da área suburbana. Para os pequenos, ventoinha, guarda-chuva ou rotativo são adequados. O pulverizador de impulso irriga um grande jardim.

Bombas

O uso de qualquer sistema de irrigação não está completo sem uma bomba. Eles são apresentados em grandes quantidades no mercado. Use cada bomba e item de filtro conforme apropriado.

  1. A popularidade do superficial está crescendo. Eles sugam água de uma profundidade de 8-9 metros. Com a ajuda deles, o líquido é bombeado de recipientes de diferentes tamanhos.Os designs são fáceis de transportar e usar.
  2. É possível usar submersível. Eles levantam água de grandes profundidades.
  3. Para regar a área com um pequeno recipiente, é necessário usar modelos de barril.
  4. Os recipientes são preenchidos com estruturas de drenagem. No entanto, eles não podem regar as cristas.

Existem também outros tipos de bombas. Entre os produtos apresentados, cada um encontrará a sua versão.

De outros

Para equipar um sistema de irrigação "faça você mesmo", geralmente é usado um sensor de umidade. É utilizado na fabricação de uma estrutura automática. O sensor ajuda a entender se vale ou não a pena regar a área em um determinado momento.

O uso de uma variedade de produtos de reforço é ótimo. Para fazer o trabalho, você precisa comprar acessórios, conexões, grampos, plugues e alguns outros acessórios.

Para facilitar o transporte de várias ferramentas e equipamentos de jardim, os profissionais aconselham a compra de um carrinho.

Não se esqueça de fazer também uma arrecadação para tudo o que você precisa para realizar os trabalhos na casa de veraneio.

Organização da irrigação por gotejamento

O dispositivo de irrigação por gotejamento fornece às plantas a quantidade certa de água. As porções são pequenas. Com o método correto, as raízes das plantas e o solo ao redor delas são umedecidos. A distribuição de água estabelece uma dieta ideal para as plantações. Eles não secam ou apodrecem, o que geralmente acontece durante o transbordamento.

Nem uma única gota de líquido é perdida se você mesmo realizar a irrigação por gotejamento de maneira adequada. Para realizar a tarefa, você deve selecionar apenas as ferramentas e materiais necessários. Depois disso, um design caseiro não é difícil de fazer.

O que é necessario?

Para montar o sistema, você precisa levar vários cachimbos ou garrafas plásticas. O próprio jardineiro escolhe o que é mais fácil para ele usar. Se a área for pequena, sugere-se o uso de mamadeiras. Para uma área grande, é melhor levar canos. Vamos considerar cada opção com mais detalhes.

Como fazer isso?

Para organizar a variedade das garrafas, use um balde de um litro e meio. Ele é pendurado sobre as camas com a garganta para baixo ou enterrado no solo. Anteriormente, vários pequenos orifícios são feitos na tampa e a água que se acomodou por vários dias é despejada no recipiente.

Os furos podem ser feitos com uma agulha aquecida. Normalmente, um frasco fornece nutrição para a cultura por 5 dias. O fundo desse recipiente é cortado, para que você possa facilmente reabastecer o suprimento de líquido.

Se o local tiver uma grande área, os jardineiros profissionais recomendam o uso de estruturas tubulares.

Durante a preparação, uma caixa d'água é enterrada no solo, várias tubulações são colocadas, conectando-as com adaptadores e conduzindo à principal fonte de umidade. No estágio seguinte, pequenos tubos são colocados com orifícios feitos em sua superfície.

Ramos especiais são feitos de tubos para cada planta. Normalmente, os restos de conta-gotas são usados ​​para esses fins. Eles permitem que as plantações sejam hidratadas enquanto fornecem nutrição.

Se você não quiser enfrentar um bloqueio, deve limpar a estrutura regularmente. Para isso, é instalado um filtro na entrada do tanque. Ele separa a água da sujeira e da areia. Um líquido absolutamente puro é fornecido às plantações.

Como organizar um sistema de irrigação subterrâneo?

Você pode organizar um sistema de irrigação subterrâneo com suas próprias mãos. Vários anos atrás, produtos semelhantes eram usados ​​para irrigar grandes áreas. Atualmente, um sistema de irrigação subterrâneo é usado no jardim e na casa de verão.

O método permite facilitar o fornecimento de água ao sistema radicular por meio de tubos em que são feitos orifícios especiais. Ao instalar tal estrutura, não há crosta na superfície. Isso evitará o afrouxamento do solo e a remoção de ervas daninhas.

Este método de regar o jardim é preferível devido ao facto de com ele não se dar comida às ervas daninhas, visto que a água é adequada para cada planta individualmente.

É possível montar um dispositivo conveniente sem despesas especiais.

  • Para fazer isso, pegue um número suficiente de pequenos tubos com um diâmetro de 3-4 centímetros. Pequenos furos são feitos na superfície dos produtos.
  • Cave pequenos orifícios com uma profundidade de 50-90 centímetros. Em seguida, coloque um filme de polietileno na parte inferior da fita. Essa medida ajuda a prevenir a perda de umidade.
  • Tubos com orifícios feitos na superfície são colocados sobre as fitas de polietileno. Em seguida, eles são levados para um recipiente de onde será fornecida água. Após o trabalho preparatório, os tubos são enterrados com uma quantidade suficiente de terra.

Raramente os tubos são instalados perto de árvores no jardim. No terreno do jardim, as estruturas são colocadas sempre que possível, o que garante o fluxo de umidade para cada planta.

Como equipar a irrigação por aspersão?

É costume chamar a água da chuva um método automático de irrigação. Ele é construído para simular a precipitação natural. Ao usar este método, o solo da raiz e a camada superior são irrigados.

Com a ajuda da aspersão, as plantações são naturalmente limpas de poeira e poluição. Isso permite que eles cresçam e produzam melhor. Normalmente, esses sistemas são organizados para regar o gramado.

Com este método, pulverizadores são colocados nos produtos. Eles podem fornecer irrigação adequada em uma área de 60 metros quadrados.

Para equipar um sistema de chuva, eles cavam no território de uma trincheira especial. Em seguida, os tubos são colocados com a instalação de sprinklers e a conexão da estrutura ao container. O abastecimento de água ininterrupto é realizado por meio de um controlador especialmente programado.

A última opção é difícil o suficiente para a implementação independente do processo. É melhor confiar o trabalho a artesãos experientes.

Regar o jardim manualmente é muito difícil. Esta opção pode ser usada em uma pequena área. Para grandes áreas, é melhor montar um sistema de irrigação especial. Isso garantirá um suprimento ininterrupto de umidade para as plantas e aumentará o rendimento.

A melhor opção deve ser escolhida dependendo das capacidades do próprio jardineiro e da área do local.

Você pode aprender como fazer a irrigação por gotejamento de um jardim com suas próprias mãos no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário