Como regar rosas de jardim?
As rosas sempre enfatizarão favoravelmente a beleza de qualquer área de jardim. Uma opção ganha-ganha é decorar lindamente uma área de lazer ou apenas uma área local. Mas antes de plantar roseiras, você definitivamente deve aprender como regar rosas de jardim.
Que tipo de água é certa?
Para muitos jardineiros, as rosas do local são o orgulho, elas florescem durante toda a temporada, têm uma ótima aparência e são ótimas. Mas, ao mesmo tempo, eles são regados de maneiras diferentes. Ou seja, todos olhando para as suas plantações, ele mesmo é guiado pelo que a água é melhor para regar. Alguns regam as rosas com uma mangueira, outros usam um regador e ainda outros apenas despejam água de um balde debaixo do arbusto. Ao mesmo tempo, eles também usam água diferente - água fria da torneira, água decantada, água da chuva.
Isso não quer dizer que, de uma ou outra versão, as rosas ficarão ruins. Mas muitas pessoas têm uma pergunta: é possível regar rosas com água fria. As opiniões dos jardineiros sobre este assunto às vezes divergem, mas a maioria deles ainda pensa que para as rosas é necessário defender a água e aquecê-la ao sol. Estas flores adoram água quente. Devido ao frio, várias doenças podem ocorrer.
É melhor regar de manhã ou à noite?
Quem cultiva frutas, hortaliças ou flores sabe perfeitamente que não é recomendável regar as plantações durante o dia. Isso não vai dar em nada, as plantas podem se queimar, além de sofrer uma série de doenças devido a cuidados inadequados. Muitas plantas são regadas de manhã ou à noite, este é o momento ideal. Mas as rosas são muito suscetíveis a doenças fúngicas, por isso é recomendável regá-las de manhã cedo. À noite, a umidade estagnará e isso é completamente indesejável.
Portanto, o melhor horário é de manhã e bem cedo. Vale a pena acordar cedo e às 8 horas da manhã para terminar todos os procedimentos de água. Isso é especialmente verdadeiro nas regiões do sul, onde as temperaturas são muito altas no verão.
Regras de rega
Inicialmente, você precisa regar adequadamente as rosas do jardim após o plantio. O próprio buraco com o solo, para onde vai a muda, deve ser bem umedecido e, claro, abastecido com todos os fertilizantes necessários. Quando um arbusto é colocado em um buraco, o solo é despejado em cima, bem socado, mas ao mesmo tempo regado com cuidado, esperando que o solo absorva a umidade. Então a terra é derramada novamente, compactada e regada novamente.
Além disso, arbustos jovens em campo aberto requerem umidade constante. Isso ajudará as rosas a criar raízes com sucesso no site. Mas ao mesmo tempo, é claro, você precisa prestar atenção ao clima lá fora e verificar o nível de umidade do solo para não inundar as rosas pulverizadas. Para isso, basta cavar um pouco de terreno próximo às plantações e amassar um punhado na mão. Se a mão estiver limpa e seca, é necessário regar imediatamente. Se houver vestígios de terra molhada, as flores têm umidade suficiente no momento.
No verão, no calor extremo, as rosas não devem ser regadas, muito menos borrifadas. Assim, os arbustos só podem ser agredidos, queimar as folhas, fazer murchar os botões e provocar a ocorrência de doenças fúngicas, que muitas vezes são suscetíveis a rosas.
No início, no tempo seco, enquanto as rosas criam raízes, podem ser regadas a cada três dias, pela manhã. Quanto mais velhos os arbustos, menos frequentemente eles precisam de rega. Mas no primeiro ano, uma vez por semana, os arbustos devem ser regados na primavera e no verão. Então, você pode fazer isso uma vez a cada duas semanas e, em seguida, você precisa se concentrar em saber se está chovendo ou não.Normalmente, a água quente e estável é despejada diretamente sob o arbusto, mas você também pode fazer isso ao longo dos sulcos cavados perto das plantações.
Durante a floração, as rosas precisam de água para formar belos botões exuberantes. E para continuar a floração, também é necessária água. Mas tudo isso deve ser feito sem fanatismo, sem esquecer que sempre focamos no clima, na temperatura do ar, na umidade do solo e na estação do ano.
Nas regiões do sul, por exemplo, muitas variedades florescem até o inverno e até mesmo no inverno em temperaturas congelantes. Nesse momento, as rosas não são regadas, pois já têm o suficiente da umidade que as chuvas trouxeram. Em outras regiões, antes da geada, é preciso lançar bem o solo. Mas, claro, não apenas antes do frio, mas antes do início da geada. As flores precisam de água antes de irem para o inverno, a fim de conseguirem passar o inverno e acordar na primavera. Mas onde há geada, as rosas também são cobertas para o inverno.
As rosas são alimentadas periodicamente para um bom crescimento, formação de botões, um grande número deles, bem como para resistência a doenças. Como todos os curativos são diluídos em água, a rega deve ser calculada de forma a não umedecer demais o solo. Primeiro, as rosas são regadas (mas não tão abundantemente como se fossem regadas regularmente) e, em seguida, adiciona-se uma solução com molho. É preciso regar com cuidado, não ponha nas folhas novamente. A estagnação excessiva de umidade na planta é inútil.
A cobertura morta ajuda a preservar a umidade muito bem por mais tempo e, além disso, as ervas daninhas não crescem tão ativamente. Portanto, é melhor colocar serragem debaixo dos arbustos, fica bem debaixo de rosas e seixos pequenos.
Freqüência e taxas de água
Em termos gerais, eles adoram água. E na fase inicial de desenvolvimento dos arbustos, eles devem ser regados com freqüência. Mas não tanto que haja um pântano sob eles. A camada superior da terra deve estar apenas ligeiramente úmida. Regar uma vez por semana no verão é suficiente para um arbusto adulto. A frequência da rega depende diretamente do solo. Se for mais arenoso, a água passa rapidamente, neste caso é necessário regar com mais frequência. Especialmente no calor, duas vezes por semana você precisará fazer isso com certeza. Se houver mais argila no solo, a água retém por mais tempo. Isso significa que você não deve ser zeloso com a água, para que o excesso de umidade não se acumule nas raízes.
Ao plantar mudas, um balde de dez litros de água deve ser colocado sob cada arbusto. Posteriormente, as taxas irão aumentar à medida que o arbusto cresce. Para cada arbusto maduro, você precisa de dois ou três baldes. Mas você precisa derramar gradualmente e com cuidado. Primeiro, espere até que a primeira porção de água seja absorvida, depois mande a segunda porção para o solo e depois a terceira. Muitas pessoas organizam irrigação por gotejamento para rosas, o que também é muito bom. E se houver muitas rosas no site, faz sentido pensar nesse sistema. A água fluirá para as raízes de forma gradual e fornecerá água às plantas de forma eficiente.
E para manter a água quente, pode-se conectar a mangueira do sistema de irrigação a um barril de água, que estará sempre aquecido ao sol.
Métodos de irrigação
Quanto à irrigação, a aspersão raramente é feita no campo ou no jardim. Eles fazem isso, talvez, apenas para que as gotas d'água fiquem muito bonitas nas rosas, e para que a chuva seja suficiente para as flores. E você certamente não deve se deixar levar por pulverizar rosas com água pura.
As rosas muitas vezes precisam de cuidados e prevenção de pragas e doenças que gostam muito de infectar as rosas. Portanto, eles já recebem irrigação com soluções diversas. Mas eles realmente trazem benefícios, por exemplo, eles livram as rosas de pulgões e formigas, ajudam a lidar com a requeima. Para isso, é útil pulverizar as rosas com uma solução de fitosporina e, na primavera, é imperativo fazer uma solução com o líquido bordalês. Também faz sentido borrifar amônia periodicamente. Isso também irá prevenir várias doenças e nutrir as rosas. Esses métodos de irrigação são muito relevantes para as rosas. A água é despejada em um borrifador e ajustada para que seja um jato difuso e muito leve, mas de forma alguma forte.
Muitos jardineiros até retiram a ponta do regador e despejam água pela raiz para não cair nas folhas e nas flores mais uma vez, não adianta. As pétalas de rosa são tão delicadas que qualquer interferência externa grosseira pode perturbar essa beleza. Mas as rosas são colocadas no local justamente para isso, para que os veranistas possam desfrutar de sua vista deslumbrante, fragrância e obter emoções positivas.
Dicas úteis
As rosas são plantas maravilhosas. Para que sempre agradem aos olhos, cresçam saudáveis e bonitos, será útil seguir as recomendações mais simples.
- Você deve inspecionar cuidadosamente as plantas pelo menos algumas vezes por semana e, se possível, todos os dias (se elas estiverem no local ao lado da casa, e não no campo, onde você tem que aparecer com pouca frequência). Doenças e pragas dominam as rosas muito rapidamente. E para salvar as plantas, é preciso agir imediatamente.
- A inspeção também é necessária para o desenvolvimento de um sistema de irrigação. As plantas dirão se precisam de água. Botões caídos e folhas secas são um sinal de que as rosas precisam ser regadas.
- Se não foi possível regar as rosas adequadamente antes da geada, você não pode mais regá-las durante a geada, isso pode destruir as plantas. É preciso aproveitar o momento e esperar o aquecimento, para depois realizar todos os procedimentos de preparação para o inverno - poço de água (até dez litros por arbusto) e tampa.
- Ao aplicar fertilizantes, é necessária uma rega preliminar. Assim, todos os elementos serão bem absorvidos e não prejudicarão as plantas.
- Após a rega, é imprescindível soltar as plantas, tomando cuidado para que não se forme uma crosta no solo, que atrapalhe as trocas de ar.
Para obter informações sobre como regar corretamente as rosas do jardim, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.