Variedades de sistemas de irrigação e seus dispositivos

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Tipos
  4. Projeto
  5. Montagem
  6. Cuidado e manutenção

Os sistemas de irrigação - manuais e automáticos, gotejamento e chuva - estão ganhando popularidade. A instalação, operação e conservação de equipamentos de irrigação para o inverno no local não requerem esforços significativos. Ao mesmo tempo, os sistemas de irrigação da horta e do jardim, do relvado e do campo desportivo podem facilitar significativamente o trabalho manual, reduzindo o tempo de tratamento das plantas.

O que é isso?

Dentre as medidas agrotécnicas, o processo de saturação das plantas com umidade ocupa um lugar especial. Organizar corretamente este processo, reduzindo o custo da mão de obra manual, é perfeitamente possível em um site de qualquer área. Um sistema de irrigação é um tipo de estrutura técnica e de engenharia usada para fornecer água a partes individuais de uma horta, jardim, gramado ou campo esportivo. Pode ser paisagística ou agrícola, assentada na superfície ou com a ajuda de utilidades subterrâneas.

Na verdade, isso nada mais é do que um sistema de abastecimento de água em miniatura, usando recipientes do tipo armazenamento como fonte de umidade.

Os sistemas de irrigação incluem os seguintes componentes:

  • linhas de oleoduto;
  • equipamento de bomba;
  • válvulas solenóides hidráulicas ou válvulas de fechamento mecânico;
  • elementos de filtração;
  • conta-gotas, bicos (para alguns sistemas);
  • sensores e outros tipos de automação;
  • acessórios de fixação;
  • tanques de armazenamento de água.

Componentes adicionais são usados ​​em redes agrícolas. Esses sistemas são equipados com estações de bombeamento, filtros de cascalho e injetores dosadores de fertilizantes. As linhas de abastecimento de água consistem em tubos que podem suportar uma pressão de água significativa.

Visualizações

Todos os sistemas de irrigação se enquadram em 3 categorias principais. Dependendo do método de controle, os equipamentos de irrigação podem ser automáticos, manuais ou combinados, combinando componentes mecânicos e eletrônicos em seu design.

A escolha do equipamento é baseada na extensão das propriedades, na localização dos canteiros, na frequência de visitas ao local.

Automático

Um sistema de irrigação deste tipo é conectado a uma fonte de água sob pressão ou a um reservatório. Pode fornecer umidade às plantas por gotejamento ou usando bicos de pulverização, adequados para montagem em superfície e embutida.

Existem três diferenças principais de outros sistemas de irrigação.

  1. Cronograma de ativação programável. Você pode definir não apenas a intensidade da pressão, mas também a frequência do abastecimento de água.
  2. Uso de bombas submersíveis ou de superfície. Eles são selecionados com base no tipo de contêiner.
  3. Usando sensores adicionais. Você pode definir os parâmetros para ligar em um determinado nível de secura do solo, corrigir outras alterações. Alguns sistemas podem ser monitorados remotamente.

O uso de elementos de automação permite fornecer equipamentos de irrigação com maior eficiência. Eles excluem o consumo irregular de água, ajudam a garantir seu abastecimento ideal de acordo com uma determinada programação ao longo de várias linhas ao mesmo tempo. Esse equipamento é adequado não só para cuidar de canteiros ou estufas, canteiros de flores em uma casa de verão. Comprovou-se perfeitamente como componente de um campo desportivo, jardins e paisagens de parques e áreas públicas.

Manual

Este tipo de sistema de irrigação dificilmente pode ser considerado eficaz, mas ainda é popular entre os fãs de chalés de verão. É relevante para operação em áreas pequenas. Ele pode ser usado para fornecer umidade para compactar estufas, vários canteiros próximos, canteiros de flores. Tal sistema de irrigação envolve o uso de uma mangueira conectada a um sistema de abastecimento de água, o líquido é fornecido com pressão constante de uma torneira ou recipiente.

As vantagens de tal solução incluem apenas sua simplicidade e acessibilidade. Existem muito mais desvantagens:

  • ingestão irregular de umidade;
  • a formação de uma crosta secante no solo;
  • água estagnada na superfície;
  • alto risco de queimaduras de plantas.

Combinado

Este tipo de sistema de irrigação permite o controle manual do abastecimento de água. A válvula ou outra válvula de corte abre e a umidade é fornecida à tubulação. Esses sistemas têm a capacidade de ajustar a pressão. O duto sempre tem uma pequena seção transversal, é enterrado no solo e é conectado ao guindaste por adaptadores flexíveis.

Sprinklers dos seguintes tipos estão conectados a tais sistemas:

  • pulso;
  • setor;
  • pêndulo;
  • circular.

Os sistemas de irrigação semiautomáticos também podem ser fabricados na forma de um irrigador com um método de distribuição de umidade por gotejamento. São fornecidos com tubos flexíveis, nos quais são feitos orifícios com válvulas, que sob pressão de água permitem a saída do líquido.

Esta versão do equipamento combina a simplicidade da irrigação manual e a possibilidade de dosar a umidade fornecida.

Tipos

Pelo tipo de desenho, todos os sistemas de irrigação são divididos em vários grupos. Os sistemas da estufa e do jardim, das camas na casa de campo, diferem no dispositivo e no método de distribuição de umidade. As estruturas de engenharia profissional para a agricultura envolvem a colocação subterrânea de comunicações. Para uma casa de verão, uma versão mais simples de equipamento de irrigação é adequada - uma de superfície.

Ele fornece o abastecimento de água ao solo por meio de uma mangueira. Furos podem ser perfurados para distribuir a umidade de maneira mais uniforme. Mas, em geral, esses sistemas não são muito eficazes, aumentam significativamente os riscos de interromper o fornecimento de umidade às raízes. A melhor opção neste caso é combinar a irrigação de superfície com outro equipamento de irrigação. Os sistemas a seguir são considerados os mais populares.

Subsolo

Esses sistemas de irrigação envolvem colocar equipamento de irrigação sob a camada principal do solo com uma profundidade de cerca de 30 cm. O duto é equipado com pequenos orifícios que distribuem uniformemente a umidade para o sistema radicular das plantas. Esta opção de assentamento é adequada para arranjos em áreas com vinhas, árvores e arbustos, estufas em que não é feita a recuperação do solo. Também é possível plantar plantações anuais no topo de tal canal de irrigação permanente, levando em consideração a localização da rota.

As vantagens da irrigação subterrânea incluem:

  • cuidado pouco exigente;
  • fácil acesso de oxigênio ao sistema radicular das plantas;
  • redução no consumo de água;
  • a capacidade de fornecer umidade do tanque.

A instalação subterrânea de sistemas de irrigação é adequada para áreas com falta de umidade. Nesse caso, seu abastecimento local é a melhor solução. A instalação de um filtro na entrada da tubulação ajuda a minimizar os riscos de entupimento dos orifícios.

Esses sistemas de irrigação são colocados verticalmente, com saída para a superfície. O líquido é fornecido às raízes de uma única plantação por meio de uma mangueira ou regador. Ao mesmo tempo, a umidade é distribuída de forma mais uniforme, vai direto para o destino. A taxa de irrigação pode ser variada levando em consideração as características da zona climática.

Com um grande número de plantações do mesmo tipo (vinha, etc.), você pode conectar os ramos à rodovia automatizada conectando-os entre si.

Chuva

Os sistemas de irrigação deste tipo envolvem o fornecimento de umidade à área ao redor da planta. É realizada em um determinado ângulo, semelhante à precipitação natural. As funções de pulverização são realizadas por instalações especiais - aspersores e aspersores localizados acima do solo ou estendendo-se dele durante o período de abastecimento de água. Eles são instalados de acordo com um determinado esquema: levando em consideração a faixa de pulverização de líquido, a área do local. O equipamento é adequado para cuidar de gramados, canteiros de flores, gramados.

As vantagens dos sistemas de sprinklers incluem as seguintes características:

  • umedecimento gradual do solo;
  • a capacidade de regular a frequência da rega;
  • nenhum dano à estrutura do solo;
  • abastecimento de água não só às raízes, mas também às folhas;
  • remoção de poeira e insetos nocivos.

O equipamento de irrigação deste tipo pode ser personalizado de acordo com parâmetros individuais. No cálculo, fatores como a intensidade da umidade da pulverização, bem como a capacidade do solo em absorvê-la, devem ser levados em consideração. O líquido não deve estagnar na superfície.

Esses sistemas também têm desvantagens. Os pulverizadores perdem a uniformidade da pulverização em ventos fortes, quedas de pressão da água na linha.

Pingar

Um dos sistemas de irrigação mais populares em regiões áridas é a irrigação por gotejamento. Asseguram a minimização do consumo de água, possibilitando o seu abastecimento local (sem alagar as raízes). A umidade é fornecida às usinas em pequenas porções por meio de uma fita especial conectada à rodovia central. É ideal se o sistema de irrigação por gotejamento inclui um controlador e elementos automatizados que fornecem ativação por hora. Para irrigação 24 horas na ausência de eletricidade, as opções de gravidade são usadas, em que o tanque de armazenamento está localizado a uma altura acima do solo.

As correias de gotejamento são fáceis de entupir e precisam ser limpas periodicamente. O resto do sistema é tão fácil de usar quanto possível. Os elementos tubulares são facilmente colocados em canteiros, em estufas, e permitem a saturação da umidade na zona radicular sem borrifar nas folhas e flores. Os conta-gotas são colocados localmente, conectados a uma linha comum.

Projeto

O cálculo preciso de todos os componentes para organizar os sistemas de irrigação permite evitar erros na preparação e aquisição de materiais. Para começar, é criado um desenho que inclui:

  • o layout dos dutos;
  • pontos de sua conexão e entrelaçamento;
  • áreas de localização das válvulas.

Com base na localização dos elementos, o comprimento total da pista é calculado. É melhor fazer um desenho com referência à planta do local, com divisão em zonas separadas.

Ao colocar elementos individuais de sistemas de irrigação, você deve levar em consideração suas características. Por exemplo, Os sprinklers são instalados afastados do seu raio de ação um do outro, no sentido oposto - exclui-se assim a formação de zonas "cegas".

A taxa de irrigação diária também é levada em consideração. Para cada tipo de planta, ela tem a sua. Por exemplo, para um gramado, você precisa de 5 a 10 l / m2, dependendo da zona climática e da temperatura ambiente. Este indicador é multiplicado pela área do local que necessita de umidade. Os dados obtidos serão correlacionados com o desempenho do equipamento, a duração de sua operação.

Além disso, na fase de projeto, os diâmetros dos tubos são calculados. A opção mais comumente usada é 32 mm para irrigação de duas zonas ou 25 mm para irrigação de quatro zonas.

Montagem

Sistemas de irrigação prontos, completos com todo o equipamento necessário, podem ser facilmente instalados no país com suas próprias mãos. Para isso, basta a montagem e ligação da rodovia a uma fonte de abastecimento de água. Nesta capacidade, não só os poços ou poços têm bastante sucesso, mas também os reservatórios localizados a uma altura suficiente.

Para tubos, é melhor optar por opções de plástico que não reagem com fertilizantes e pesticidas. A superfície deve ser feita de material opaco, subterrâneo - suportar cargas significativas.

Consideremos passo a passo a instalação do sistema mais simples com aprofundamento.

  1. Obras de escavação. De acordo com o plano de comunicações, uma trincheira com a largura de uma baioneta de pá é cavada. Sua profundidade é selecionada na faixa de 30 a 70 cm, sendo imprescindível formar um pequeno declive natural até o ponto de fundo do local. Isso facilitará o escoamento da água no final da temporada.
  2. Preparação de tubos e conexões. O ideal é levar não metal, mas plástico. Os tubos são colocados em uma trincheira, com uma cruz ou T conectada à linha principal, válvulas de controle são montadas - separadas para cada seção. As curvas podem ser feitas com conta-gotas ou sob sprinklers, aqui o diâmetro da linha pode ser reduzido para 25-32 mm.
  3. Montagem do sistema. É necessário conectá-lo, isolar as seções de montagem com vedações. Em seguida, as torneiras são conectadas à linha, se necessário, é instalado um equipamento automático.
  4. Tentativas. A água é colocada no sistema de irrigação. Ao mesmo tempo, sua estanqueidade é monitorada, a operabilidade de todas as unidades e elementos é verificada. Os problemas identificados são eliminados.
  5. Conclusão do trabalho. A trincheira está cheia de terra. Se for planejada uma desmontagem subsequente, você pode simplesmente instalar bandejas ou grades sobre os tubos, como nos esgotos pluviais. Nesta versão, será muito mais fácil fazer a manutenção do equipamento de irrigação.

Com este método de aprofundamento do sistema de irrigação, qualquer tipo de spray pode ser conectado. É uma solução econômica e conveniente que não requer manutenção complexa.

Sistema de subsolo

A construção de sistemas de irrigação subterrânea é realizada na fase de plantio de uma planta. Um buraco de plantio mais amplo e profundo é cavado para acomodar o equipamento. Em média, suas dimensões aumentam em cada direção em 25-30 cm.

Então você precisa realizar 4 etapas.

  1. Preenchendo o fundo com uma camada de entulho. Uma "almofada" de 200 mm é suficiente.
  2. Colocação do tubo. Ele está localizado verticalmente, afundando 7-10 cm na camada de entulho. O segmento deve se projetar 100-120 mm acima da superfície do solo.
  3. Aterro do solo. Uma camada de cerca de 10 cm é suficiente.
  4. Instalando o plug. Ele é colocado na ponta do tubo saindo do solo.

O sistema acabado é usado para o fornecimento local de umidade ou é montado em uma única rede conectada ao tanque e ao equipamento de bombeamento.

Sprinklers

Este tipo de equipamento pode ser instalado permanentemente ou permanecer móvel. A primeira opção envolve o assentamento de tubos superficiais ou enterrados com a formação de curvas verticais nos locais de instalação dos bicos. Os aspersores são colocados sobre esses elementos, quando a água é fornecida, eles garantem a sua pulverização.

A irrigação portátil é montada com mangueiras flexíveis. É melhor escolher produtos à base de PVC ou elastômero termoplástico. Pulverizadores são instalados nas extremidades dessas tubulações, e a própria linha é conectada ao reservatório e controlador para abastecimento automático de água. O sistema é implantado de forma fácil e rápida, não precisa ser preservado para o inverno.

Cuidado e manutenção

O equipamento de irrigação localizado no local requer atenção do proprietário. No final da temporada do jardim, durante o período de dormência, quando as plantas perenes não precisam de umidade, elas são preservadas. Consiste na remoção completa da umidade da tubulação. Se houver dreno ou torneiras de drenagem, basta abri-los.

Caso esses elementos não sejam fornecidos no sistema, a sequência de ações será a seguinte:

  • drenagem da água do tanque de armazenamento - as torneiras são deixadas abertas, caso contrário, no gelo irão simplesmente rebentar com a pressão;
  • desativar o controlador do sistema - você não precisa desconectá-lo completamente, porque a maioria dos modelos tolera facilmente o inverno;
  • drenar a água da bomba, retirar a bomba e enviá-la para armazenamento em local aquecido, um tampão especial na parte inferior da caixa ajudará a drenar a umidade;
  • a purga das tubagens é efectuada por um compressor de ar.

Tendo preparado o sistema de irrigação para o inverno, pode recusar-se a desmontá-lo, garantindo um arranque fácil da unidade de irrigação na primavera.

Veja abaixo a instalação do sistema de irrigação.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário