Como regar pepinos ao ar livre?

Contente
  1. Temperatura da água
  2. Frequência e melhor hora do dia para regar
  3. Taxas e métodos de rega
  4. Dicas úteis

Cultivar pepinos não é tão problemático quanto parece. O pepino, como representante de uma das espécies mais termofílicas e amantes da umidade, requer muita luz, água suficiente e solo preto fértil.

Temperatura da água

Ao introduzir fertilizantes minerais e orgânicos no solo, o jardineiro ou o residente de verão garantirá que os pepinos recebam água na temperatura exigida em tempo hábil. Não basta despejar um balde - ou mais de um balde - de água em um galho (ou arbusto): ela deve estar em uma temperatura aceitável. Se a temperatura da água estiver abaixo de +16, o pepino receberá o chamado estresse do frio - oscilações bruscas de temperatura com resfriamento de 15 graus ou mais por um ou vários minutos. Esses experimentos retardam todos os processos nos brotos - o crescimento e a divisão das células vegetais que compõem o ramo verde podem parar, bem como a formação de flores, polinização e fertilização, a formação, crescimento e amadurecimento de pepinos.

Todas as sementes de abóbora crescem mal em temperaturas abaixo de +16: se flutuações de temperatura significativas forem fornecidas durante o dia (de +5 a +20 graus, por exemplo), isso afetará negativamente o crescimento dos pepinos. E mesmo a água relativamente quente, que é regada com plantações de pepino, esfriará em solo não aquecido em poucos minutos, e o chernozem úmido manterá o frio por muito tempo. Quando a terra aquece até +16, o efeito é fixado pela água, cuja temperatura não é superior a +30. A água não deve ser mais quente do que a mão de uma pessoa (36 graus) - este é o limite acima do qual não se pode subir. A temperatura ideal é considerada de 25-30 graus Celsius, a temperatura máxima possível é de 16-36, é aconselhável não abusar do último intervalo.

Você não pode regar pepinos com água superaquecida do calor do verão - se estiver quente ao toque, recomenda-se diluir até o limite desejado. O superaquecimento da água até 42 ou mais ocorre em recipientes de plástico e metal. Nessas condições, a maioria das plantas seria simplesmente escaldada.

O terreno aberto também pode superaquecer ao sol - durante esse período, você não pode regar, espere até o anoitecer.

Frequência e melhor hora do dia para regar

Pepino é uma espécie biológica do reino vegetal que cresce e cresce em condições de irrigação abundante e luz solar intensa. À sombra, a planta pode ficar "estéril" ou os pepinos crescidos podem ter um sabor amargo e áspero. Os pepinos são regados todos os dias - de manhã, antes do nascer do sol, ou à noite, após o pôr do sol. O número de sessões é de 1 ou 2 vezes, dependendo do clima.

Para poder regar os pepinos com mais frequência, tubulações são instaladas no local. Para manter um horário claro - por exemplo, no verão às 5h e às 20h - ajudará um sistema automático, que inclui um temporizador ou “despertador” de abastecimento de água disponível no bloco que controla a torneira por onde passa a água fornecido às camas de pepino.

Em tempo quente

No tempo quente, é aconselhável regá-lo duas vezes ao dia. Para reduzir o consumo de água, recomenda-se afrouxar o solo ao redor dos pés de pepino uma vez por semana - a água vai suavizando gradativamente os desníveis do solo, tornando-o suscetível a um rápido ressecamento, em poucas horas ou meio dia.

Regar quando o sol está em seu zênite, e fora, por exemplo, 35 na sombra, está estritamente excluído - mesmo a água fria superaquecerá em uma ou duas horas, e o canteiro do jardim se transformará em um banho de vapor devido ao solo quente . E regar com água superaquecida em um tanque (37-50 graus ou mais) certamente matará as plantas.

Durante o período frio

O clima fica relativamente frio no verão, quando o calor é substituído por nuvens densas e nubladas. A luz solar é então difusa e severamente limitada. O tempo nublado não prejudica os pepinos - se não houver chuvas constantes e contínuas por vários dias seguidos. Embora a água da chuva seja a melhor em qualidade e parâmetros (macia, acidificada, enriquecida com nitrogênio e oxigênio, sem impurezas prejudiciais, além de pequenas quantidades de emissões industriais e automotivas), tudo está bem com moderação.

O pepino "bebe" muita água - porém, quando o canteiro fica inundado por vários dias seguidos, a terra azeda e torna-se lama intransitável, as plantas sofrem com a falta de oxigênio, pois as raízes, como toda planta como um todo, deve respirar pelo menos um pouco. A água desloca uma quantidade significativa de ar e o crescimento de novos brotos é retardado. Os frutos secos de uma planta doente caem - independentemente de o pepino estar maduro. Com a chuva diária e regular, os pepinos não precisam ser regados. A chuva deve encharcar a camada de solo pelo menos até a profundidade da baioneta da pá. Se as chuvas são rasas, garoa e irregular, o solo não tem tempo para ficar saturado de água - é necessário regar uma vez ao dia. O tempo nublado impede o superaquecimento do solo. O mau tempo constante também afeta a produção de pepinos de forma muito negativa - as mudas aparecem com relutância e crescem na mesma proporção, os arbustos não atingem o nível de desenvolvimento desejado.

A raiz de pepino não absorve água tão rapidamente quanto, por exemplo, a raiz de abóbora - ela não aceita mais do que o necessário e o excesso de umidade pode causar seu apodrecimento. A melhor opção é que o excesso de água evapore. Se a estação das chuvas caiu em dias de floração, não espere uma colheita: as abelhas e os zangões não voam na chuva. Em maio, quando há muito menos dias quentes, há possibilidade de tempestades, a rega é feita apenas uma vez a cada poucos dias.

Taxas e métodos de rega

Após o plantio, as sementes de pepino (ou mudas de pepino) são regadas com uma pequena quantidade de água - apenas o suficiente para que o pequeno pedaço de solo em que a semente (ou a raiz de um espécime de muda) permaneça sempre úmido. À medida que crescem e criam raízes, os brotos jovens são regados com mais e mais água - começando com algumas colheres de sopa, eles são levados a um copo, uma garrafa de litro e assim por diante. Durante a floração e a frutificação, os pepinos são regados apenas com água sedimentada.

A temperatura ideal é de 25-30 graus. São consumidos até 5 litros por metro quadrado de solo - esta é a norma para pepinos antes da floração e durante o período de polinização ativa das flores. Durante o período de crescimento, o consumo de água aumenta cerca de 2,5-3 vezes - um pouco de água em excesso é necessário para que os pepinos fiquem suculentos e saborosos, sem amargor nas pontas. Desde meados de agosto, quando uma parte significativa dos pepinos ganhou seu peso e volume principais, seu amadurecimento exigirá um consumo de água de 3-4 l / m2, e a frequência de rega será de 1 vez por semana ou 10 dias.

Sob a raiz

É mais conveniente derramar água sob a raiz - seu consumo é reduzido. É necessário fazer círculos de pega que prendam a poça d'água em um só lugar e evitem que ela se espalhe por todo o solo. Em primeiro lugar, o solo na área da saída da raiz é umedecido. Gradualmente, a água deve escoar em todas as direções e camadas, atingindo até as raízes menores distantes da roseta radicular.

A rega correta na raiz é realizada usando um regador ou uma saída de mangueira conectada à bucha. A água não deve erodir o solo - deixe-a fluir em um jato fino, direcionando-a ligeiramente para longe da saída da raiz do arbusto.

É permitido abaixar o regador - "chuveiro" no círculo da haste.

Pelas folhas

De cima, sobre a folhagem, a rega é feita tanto naturalmente (na chuva) como com o auxílio de um regador acoplado a uma mangueira (chuveiro portátil). A pressão não deve ser forte - é impossível que os jatos de água atinjam os mesmos lugares por muito tempo, isso vai enfraquecer as folhas.

Os sistemas automáticos estão equipados com uma unidade de duche giratória de 360 ​​graus que pulveriza de forma ideal a água sobre toda a área de um jardim quadrado ou redondo. O umedecimento do solo é uniforme em todos os lugares. Grandes gotas de água se acumulam nas folhas, que fluem para o solo. A desvantagem da aspersão artificial é o alto consumo de água.

Irrigação por gotejamento

O sistema de gotejamento consiste em tubulações, divorciadas no local e conectadas à tubulação principal de um sistema de abastecimento de água ou a um tanque de sedimentação artificial (contêineres, bacia de drenagem, etc.). Perto de cada arbusto, um buraco microscópico é feito no tubo, de onde a água sai gota a gota. Ele desce até o ponto de saída da raiz, onde o solo é lentamente impregnado com ele. Em que o solo não é desgaseificado - permanece úmido o suficiente para o pepino crescer com rapidez e eficiência.

Um canteiro de jardim regado desta forma requer uma remoção muito mais rara de ervas daninhas - prioridade quando a irrigação é dada a espécies de plantas cultivadas e não silvestres. Você pode abrir o abastecimento de água e deixá-lo ligado indefinidamente.

Um ou dois dias antes de soltar o solo, o sistema de irrigação por gotejamento é suspenso - é impossível retirar a sujeira em que o solo alagado se transformou.

Dicas úteis

A necessidade de liquidar o líquido

Deixe a água parada antes de cada rega por pelo menos um dia. O sulfeto de hidrogênio (ao usar um poço no local) e o cloro (do abastecimento de água) devem ser completamente corroídos. Ambos são tóxicos para as plantas. O cloro, embora repele as pragas, inibe o crescimento das plantas. Os compostos à base de cloro (incluindo o organoclorado) contidos nas frutas entram no corpo humano e nos animais domésticos - ao comer frutas cultivadas em água com cloro.

O sulfeto de hidrogênio e o ferro, combinados com minerais e matéria orgânica do solo, formam um depósito de sal na superfície após várias irrigações. O ferro, dissolvido na água do poço na forma de óxido nitroso, é oxidado à ferrugem e precipita durante a carbonatação natural. Água corroída é de pouca utilidade - deve ser limpa. Com o tempo, algas verde-acastanhadas e lentilha-d'água podem se formar na placa enferrujada - é indesejável colocá-las nas camas, já que musgo e mofo começam nesse ambiente e as plantas ficam doentes.

A água deve ser completamente limpa de compostos de cloro, enxofre e ferro - só então ela se torna adequada para irrigação.

Controle sobre a regularidade e frequência da rega

Após o plantio, se você negligenciar a rega, poderá arruinar a colheita futura. Não espere pela primeira chuva, plante de acordo com o clima - quando a terra passar de úmida para úmida e se soltar facilmente. Se na sua região as chuvas na entressafra e na primavera são um fenômeno prolongado, é recomendável construir uma estufa para pepinos, tomates e outras culturas que requerem cuidados cuidadosos.

"Água Viva

É útil providenciar a produção de água "viva" (ativada, alcalina ou, como também é chamada, católito) - a partir de água da torneira comum que sofreu sedimentação. Para isso, um ativador que funciona segundo o princípio da eletrólise é adquirido ou feito em casa. O esquema de tal dispositivo é simples - qualquer pessoa pode repeti-lo. Água ativada é usada como um possível substituto para estimulantes químicos de crescimento de mudas e raízes. Vantagem - economia em produtos químicos usados ​​pela maioria dos jardineiros.

Água "morta" (anólita, ácida ou acidificada) não é usada para irrigação, mas para borrifar contra mofo, fungos e esporos nocivos. Se o método anterior não for seu ponto forte, não se esqueça de borrifar mudas de pepino de pragas.

Isso é feito imediatamente após a chuva (se possível) ou rega - quando a parte aérea (caule, folhas, ovários) fica seca devido à umidade da irrigação.

Para obter informações sobre a freqüência de regar pepinos em campo aberto, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário