Tudo sobre regar pepinos

Contente
  1. A necessidade de pepinos na água
  2. Qual deve ser a água?
  3. Frequência e hora do dia para regar
  4. Contabilizando o período de crescimento
  5. Métodos de irrigação
  6. Quando você deve parar de regar?
  7. Recomendações

O rendimento desta planta depende muito de quão bem a rega dos pepinos é organizada. Uma cultura que ama a umidade pode eliminar ovários quando há falta de umidade e apodrecer quando há excesso. Uma história detalhada sobre com que frequência e quando você precisa regar pepinos em campo aberto, sobre como organizar a auto-umidificação por meio de garrafas de plástico, ajudará você a descobrir.

A necessidade de pepinos na água

Entre as culturas de jardim, são os pepinos que podem ser considerados os principais consumidores de umidade. Esta cultura precisa de rega regular, mas não tolera o acúmulo excessivo de água nas raízes. Um padrão de aplicação de umidade mal estruturado pode levar ao fato de que o solo na base das hastes é compactado. O ar fluirá pior para as raízes, o pescoço começará a apodrecer, surgirão condições para o desenvolvimento e disseminação de doenças fúngicas.

A falta de umidade leva a outras consequências. Neste caso, os rebentos da planta ficam amarelos, secos e murcha. As raízes não fornecem nutrientes suficientes para os brotos. Na fase de frutificação, a falta de água faz com que os pepinos comecem a se deformar, adquirindo um sabor amargo.

O solo sob esta planta deve estar sempre ligeiramente úmido e solto.

Qual deve ser a água?

É necessário entender se é possível regar pepinos com água fria de um poço antes de transferir plantas para um terreno aberto ou para uma estufa. Os horticultores experientes sabem que é impossível resfriar demais as raízes, uma temperatura muito baixa leva ao fato de que as plantas se desenvolvem muito pior. Normalmente, você precisa regar os pepinos com água morna. Os indicadores de temperatura média do líquido de irrigação não devem ser inferiores a +20 graus. É desejável que a água seja aquecida ao sol, e sua fonte seja a chuva ou a umidade do poço.

Com períodos prolongados de aumento de temperatura, a rega torna-se mais frequente. O solo aquecido a + 30-35 graus deve ser resfriado para evitar o murchamento das folhas, retardando o desenvolvimento das plantas. Durante este período, a umidade é introduzida apenas na raiz, nas primeiras horas da manhã e da noite. Sua temperatura é mantida entre + 15-18 graus Celsius.

Frequência e hora do dia para regar

Um regime de irrigação bem estruturado é muito importante para os pepinos. Determine quantas vezes você precisa adicionar água (todos os dias ou uma vez por semana, à noite ou pela manhã), só é possível levando em consideração todos os fatores que acompanham o cultivo da planta. Para terrenos abertos, uma estufa e contêineres, sua própria programação é construída, especialmente no calor ou durante uma onda de frio. Além disso, existem recomendações sobre a melhor forma de organizar a rega dos pepinos imediatamente após o plantio, durante a floração e a frutificação.

Em climas quentes, mesmo as variedades mais despretensiosas requerem atenção redobrada - neste caso, vale a pena considerar a possibilidade de organizar este processo em modo automático.

Em campo aberto

Cultivar pepinos sem abrigo adicional é uma boa solução se as condições climáticas não implicarem em uma diminuição significativa nas temperaturas atmosféricas noturnas. Depois que as mudas ou mudas são transferidas para seu local permanente, elas são umedecidas conforme necessário com um regador. Normalmente, a rega não é necessária mais do que 1 vez em 5 dias, com base no cálculo de um consumo de água de 8-9 l / m2. Este modo é considerado ideal até que os pepinos comecem a florescer.

No futuro, as recomendações para organizar a irrigação em campo aberto serão diferentes.

  • Durante a formação dos ovários. Nesta fase, a água é aplicada em um volume de até 25 l / m2 em intervalos de 3 dias. Isso eliminará o aparecimento de um sabor amargo na fruta.
  • Em tempo quente para umidificar o ar, recipientes com água são colocados nos corredores.
  • Após chuvas fortes ou chuvas prolongadas, a rega não é realizada. Você precisa esperar até que o solo seque.
  • Perto do final da frutificação. Em agosto, a frequência de rega volta às taxas anteriores. Nesse período, a umidade excessiva do solo faz com que a planta desenvolva apodrecimento das raízes.

Ao colocar uma crista com pepinos perto de uma parede ou cerca, vale a pena monitorar com mais cuidado sua condição. O solo aqui perderá umidade mais rápido do que nas outras camadas do local.

Na varanda

No cultivo de pepinos em casa, não apenas as mudas são mantidas no parapeito da janela ou varanda envidraçada, mas também arbustos adultos pertencentes a espécies tolerantes à sombra. Variedades e híbridos autopolinizados, de maturação precoce, resistentes à seca, são escolhidos para o plantio. Na fase de muda, a rega é feita diariamente, a água deve estar em temperatura ambiente. Quando se utiliza iluminação artificial, esse procedimento é realizado duas vezes ao dia, de manhã e à noite.

Paralelamente a isso, é importante monitorar a condição do orifício de drenagem no recipiente. Se o excesso de umidade for drenado, reduza a frequência ou a quantidade de rega. Este regime é mantido até a transferência das plantas para o terreno aberto ou estufa. Vale a pena prestar atenção ao fato de que, embora continuem a cultivar pepinos na varanda, eles também terão que garantir uma rega regular. Basta adicionar umidade 1 vez em 3 dias, debaixo do mato pelo menos 2 litros de água. No calor, recomenda-se realizar a pulverização noturna adicional das folhas de um borrifador.

Na estufa

O cultivo de pepinos sob um filme ou material sob cobertura é praticado na maioria das regiões da Rússia. Condições climáticas difíceis simplesmente não permitem o plantio de plantas em terreno aberto. O regime de irrigação deve ser observado nessas condições.

  • No período imediatamente após o plantio as plantas se hidratam à medida que o solo na estufa seca. Bastante 4-5 litros de água por 1 m2 para cada cume.
  • Na fase de floração a frequência de introdução de umidade é aumentada. A rega é feita a cada 2-3 dias.
  • Na fase de frutificação, o padrão muda novamente. Água é adicionada a cada dois dias, 10 litros para cada 1 m2 de área.
  • Em dias quentes, a aspersão noturna dos brotos é adicionalmente realizada. O consumo de água chega a 3 l / m2. Você precisa realizar o procedimento após o pôr do sol.

Durante os períodos de chuva, a umidade não entra em uma estufa fechada. Os pepinos precisam de umidade regular, levando em consideração as condições do solo. Aqui você não deve olhar para o estágio da vegetação, mas para a verdadeira secura do solo na área ao redor das raízes.

Contabilizando o período de crescimento

Em diferentes estágios de desenvolvimento, os pepinos precisam de certa quantidade de umidade no solo. Na fase de ganho de massa verde, os brotos são mais sensíveis à fertilização. Durante a estação de crescimento, eles precisam de rega mais abundante. O aumento na quantidade de umidade chega a 2-2,5 vezes. Quanto à escolha da hora do dia para a rega, considera-se que o melhor período é o início da manhã ou o final da tarde. Nesse caso, os primeiros raios de sol não devem evaporar a água, deixando queimaduras nas folhas.

O tempo de rega à noite também é calculado individualmente. É importante que o sol já tenha se posto, mas o ar ainda está quente o suficiente. Neste caso, as plantas não perderão umidade entrando no solo. A rega à noite pode ser feita por aspersão ou irrigação radicular.

Métodos de irrigação

Você também pode regar pepinos corretamente de diferentes maneiras. Os métodos mais eficazes são considerados para fornecer um fluxo gradual de água às raízes, em intervalos regulares. Esta abordagem permite que você forneça umidade às plantas, evitando o transbordamento e a podridão das raízes. Os métodos de irrigação de solo mais populares merecem atenção especial.

Irrigação por gotejamento

Você pode implementar a irrigação por gotejamento nos canteiros ou em estufas onde os pepinos são cultivados por meio de garrafas plásticas. Os recipientes de água vazios de 1,5 a 5 litros cada funcionam como um reservatório. É possível organizar o fluxo de umidade diretamente para as raízes da planta, agindo de acordo com um certo esquema.

  • Preparação de consumíveis. Você precisará de uma recarga de caneta vazia e limpa e de uma garrafa de plástico com capacidade de até 2 litros.
  • Fazendo um conta-gotas. Ele é criado a partir de uma haste de caneta esferográfica. Uma de suas bordas está afogada por um fragmento inserido de um fósforo ou palito. Tendo recuado 3-5 mm desta parte, você precisa fazer um orifício no tubo de plástico com uma agulha em brasa. O diâmetro não deve exceder 1/2 da seção da própria barra.
  • Fabricação de reservatórios. A garrafa de plástico é selada com uma tampa. A parte inferior é cortada dela, sem separá-la até o fim. Logo acima da transição do gargalo para a forma do cilindro, um orifício é feito no corpo da garrafa ao longo do diâmetro da haste.
  • Instalação do sistema. A estrutura de irrigação é firmemente imersa no solo com um pescoço, uma haste é inserida no buraco e é desviada para a área da raiz do pepino. A água é despejada no reservatório, periodicamente suas reservas são reabastecidas.

Este é apenas um dos métodos através dos quais pode organizar o processo de rega. Você pode prescindir de um conta-gotas se cavar a garrafa no solo com o fundo, tendo feito furos na parede lateral em várias fileiras. Neste caso, o enchimento da reserva de umidade é feito através do gargalo.

Um gotejador suspenso ajudará a organizar a irrigação ao levantar os cílios acima do solo. É montada sobre um suporte e são feitos orifícios (3 a 5) na tampa. O fundo é cortado em 3 lados, criando uma proteção contra a entrada de sujeira. Resta pendurar a garrafa de cabeça para baixo, o mais próximo possível das raízes da planta, e depois enchê-la com água. Quanto menos freqüentemente o abastecimento de água é reabastecido, mais maciço o reservatório deve ser usado. Na cabana de verão, onde você consegue vir uma vez por semana, pode instalar garrafas de 5 litros.

Aspersão

A rega desta forma é realizada de cima, ao longo das folhas, e não pela raiz. A aspersão é usada para pepinos exclusivamente em climas quentes, à noite. É importante que as plantas após a rega não sejam expostas à luz solar direta, caso contrário, queimaduras nas folhas não podem ser evitadas. Para a aspersão, utilizam-se sistemas de pressão com espalhadores especiais ou regador com pequenos orifícios na ponta. A taxa padrão de consumo de água é de cerca de 5 l / m2.

A irrigação por aspersão é feita para compensar a perda de umidade das plantas durante o dia. No calor extremo, evapora-se dos caules e folhas, eles murcham, os frutos não recebem nutrição suficiente para o crescimento e desenvolvimento.

A aspersão deve ser semelhante à precipitação natural em intensidade. Durante o período de floração, ajuda a prevenir a queda dos ovários do pepino.

Jato direto

Ao cultivar pepinos em campo aberto, é mais fácil regá-los com uma mangueira ou regador sem divisória. A água é aplicada na raiz, mas não diretamente. Na crista, 2 ranhuras paralelas são feitas ao longo de todo o comprimento. A ranhura é suficiente para 5-8 cm. A rega é realizada da seguinte forma:

  • o bico do regador inclina-se para o chão;
  • a água quente é distribuída nas ranhuras;
  • a umidade é completamente absorvida;
  • o solo é afrouxado, fechando os sulcos previamente formados.

A irrigação direta de uma mangueira conectada a um poço ou furo não é recomendada. A água estará muito fria e isso pode danificar as raízes. Ao usar uma bomba submersível, este método de irrigação pode ser implementado a partir de um barril, no qual a água se aquece e se deposita por algum tempo. Neste caso, a ponta da mangueira é direcionada para a área da raiz. O método não é muito conveniente para racionar a irrigação, mas é bastante adequado para hidratar durante um período de seca severa.

Quando você deve parar de regar?

O tempo de rega das plantas deve ser selecionado levando-se em consideração as necessidades individuais de cada espécie. Nos pepinos, eles terminam no momento em que a temperatura média do ar durante o dia cai para +15 graus Celsius. Em clima frio, qualquer suprimento de umidade para as raízes leva facilmente à decomposição do pescoço. Você pode evitar isso parando de regar. Acredita-se que a maioria das plantas precisa ser removida da umidade antes do congelamento. Mas é muito mais importante, neste caso, monitorar o estado geral dos cílios. Como a planta não é perene, no final da temporada ela é simplesmente removida do jardim sem perdas. Com a preservação a longo prazo do clima quente, você pode esperar pela segunda onda de frutificação.

Em caso de calor extremo, as plantas são irrigadas por aspersão. Porém, se aparecerem nas folhas, ao mesmo tempo, sinais de oídio ou outra doença fúngica, o procedimento deverá ser interrompido. Neste caso, a rega por este método não pode ser realizada. Teremos que mudar para a irrigação por gotejamento, proporcionando riscos mínimos de alagamento das raízes.

No tempo frio, durante o período de frutificação ou floração, a rega não deve ser interrompida. É realizada com água aquecida a +55 graus, somente nos períodos secos e nublados. A água é aplicada estritamente na área da raiz.

Recomendações

A rega dos pepinos deve levar muitos fatores em consideração. O conhecimento de algumas sutilezas ajudará a organizá-lo corretamente.

  • Escolhendo a água certa. A melhor fonte de irrigação é a umidade da chuva. Tem maciez suficiente, não supersaturada com depósitos calcificados. Essa umidade vai garantir a preservação do equilíbrio natural dos minerais do solo.
  • Manter a temperatura ideal. Água muito fria é especialmente perigosa durante o período de florescimento dos pepinos e a formação dos ovários. A escolha errada da umidade para regar levará ao fato de que a frutificação não será capaz de esperar na hora certa. As flores vão cair.
  • Recusa de alagamento. O excesso de umidade provoca o desenvolvimento de doenças fúngicas. Quanto mais as normas de irrigação forem violadas, maiores serão os riscos de redução da defesa imunológica dos pepinos. O afrouxamento oportuno da camada superficial do solo ajudará a evitar a estagnação.
  • Levando em consideração o tipo de solo. Sandy passa água muito rapidamente. Esse tipo de solo requer umedecimento mais frequente. A composição argilosa do solo contribui para a estagnação da água. É melhor esperar aqui até que a camada superior esteja suficientemente seca.

Considerando todas essas dicas, é possível dar altos rendimentos aos pepinos cultivados, para reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças perigosas.

Para obter informações sobre como regar adequadamente os pepinos, consulte abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário