Tudo sobre regar o jardim e o jardim

Contente
  1. Características de regar o jardim
  2. Água adequada
  3. Tempo
  4. Os caminhos
  5. Taxas e frequência de irrigação de hortaliças
  6. Como regar o jardim?
  7. Como combinar a rega com o tempero superior?
  8. Recomendações

Qualquer pessoa que cultive frutas em seu quintal deve saber como plantar qualquer uma delas, como cuidar dela e quais condições criar para um crescimento e desenvolvimento adequados. O componente mais importante do cuidado é a rega, sem a qual outras atividades não trarão o resultado desejado. Ao regar adequadamente o seu jardim e horta, você pode obter rendimentos grandes e estáveis.

Características de regar o jardim

Nos últimos anos, a dacha se tornou especialmente popular. Muitos estão tentando encontrar um lugar tranquilo e aconchegante para si, onde possam fazer uma pausa da agitação da cidade e cultivar frutas e vegetais orgânicos. Para cuidar adequadamente do seu jardim e horta, é importante entender o que cada planta precisa. Na falta de cuidados adequados, pode-se obter uma safra escassa da horta, com frutas pequenas e insípidas.

Há plantações que, com irrigação insuficiente, começam a desenvolver-se de forma incorreta, folhas, ovários e flores podem cair, flechas aparecem muito antes e os frutos adquirem dureza e amargor indesejáveis.

Para saber como regar uma determinada horta e cultivo no local, é importante levar em consideração a força do sistema radicular da planta, bem como as características de crescimento e desenvolvimento dos espaços verdes.

Água adequada

Para fazer uma boa colheita, é importante não só regar a área, mas também usar a água certa para isso. A maioria das plantações não tolera a aplicação de água fria, especialmente durante as horas quentes do dia.... Não é recomendável derramar água de um poço ou de um poço sob os arbustos sem pré-aquecer ao sol. Pode usar a água da piscina se estiver ao sol, e durante o dia o conteúdo tem tempo para aquecer até à temperatura normal. O mais favorável para regar os canteiros é a água com uma temperatura de + 20-22 ° C.

Não menos importante certifique-se de que a água está limpa... Nem sempre é possível usar líquido purificado, portanto, a água do rio ou dos sistemas de abastecimento de água deve ser purificada adicionalmente.

Nesse caso, a irrigação de uma fossa séptica é a solução mais adequada, uma vez que a água pode ser com água sanitária ou enferrujada, e as instalações de tratamento adicionais removem a maioria dos compostos indesejáveis.

Tempo

A hora de regar também é importante. Se você preencher as camas durante o dia, o solo vai absorver a umidade e imediatamente começar a secar ao sol. A formação de uma crosta dura não permitirá que o solo respire, o que significa que as raízes ficarão em solo duro e seco, dificultando o seu desenvolvimento e crescimento. Independentemente do tipo de umidade aplicada ao local, Existem dois períodos de tempo ideais em que é melhor regar as camas.

  • Manhã... Assim que o sol nascer, você pode regar o jardim sem inundar uma grande quantidade de água. É importante soltar o solo após o procedimento para que não seque.
  • Noite... Mais favorável para qualquer planta. Nesse momento, pode-se adicionar a quantidade máxima de água, pois à tarde, noite e madrugada, o líquido terá tempo de saturar totalmente o solo, umedecendo o sistema radicular.

Ao escolher o momento certo de rega, você pode ajudar as plantas do seu jardim a obter água, sol e nutrientes suficientes quando necessário.

Os caminhos

Qualquer residente de verão, planejando o cultivo de hortaliças, deve cuidar de algum tipo específico de introdução de umidade. Em alguns casos, você precisará de um dispositivo que forneça irrigação estável, mas você pode passar sem ele. Se não houver tempo e dinheiro para alguns produtos especializados, você pode despejar água sob o arbusto usando um balde, regador ou mangueira. Nesse caso é importante ter um abastecimento de água acumulando água da chuva em um tanque ou bombeando-a de um rio ou sistema de encanamento.

A melhor opção para irrigar um local é considerada um sistema de irrigação por gotejamento.... Às vezes, torna-se necessário instalar tubos para a temporada de irrigação, após o qual a fiação é removida. Em tal situação, você precisará de acessórios que lhe permitam enrolar facilmente os elementos do sistema de irrigação, criando a rede desejada de tubos ou mangueiras. A irrigação por gotejamento funciona melhor com o abastecimento de água da rede, quando existe uma fonte constante de água, em outros casos pode ser necessário alterar a opção de irrigação ou a fonte de energia do sistema.

Se a rega do jardim for feita com água de um rio, reservatório ou outro reservatório, uma bomba é um produto necessário, sem o qual a água não será fornecida ao jardim. Para limpar o líquido das folhas, lodo, algas, você precisa colocar um filtro e limpá-lo de vez em quando. Quando não há problemas com a disponibilidade de água, você precisa pensar em como regar o jardim. A opção mais simples que os jardineiros com canteiros pequenos escolhem é derramar umidade nos sulcos ou quadrados... Graças à mangueira, que é colocada em uma fileira específica, é possível alimentar o solo próximo às plantas até a profundidade desejada.

Para solos pesados, poços e cumes são considerados uma boa opção., graças ao qual a água se espalha não apenas ao longo do comprimento da linha, mas pode cair de uma linha para outra. Os controles também são adequados para organizar a rega de vegetais: pimentões, cebolas, pepinos, etc. Ao planejar a rega de acordo com este esquema, é necessário formar um retângulo que cubra várias fileiras e se conecte ao mesmo retângulo de um lado.

Regar com um regador é mais adequado para cuidar de plantas em uma estufa; em terreno aberto, é menos eficaz.

Diferentes culturas no país requerem não apenas um certo nível de irrigação do solo, mas também o nível de umidade do ar. Você pode aumentar a umidade borrifando com um pulverizador em áreas específicas.

Taxas e frequência de irrigação de hortaliças

Para que a produção de hortaliças na horta seja consistentemente alta, é importante traçar um cronograma de irrigação e cuidados para cada safra. O padrão para a frequência de umidade do solo e a quantidade de água aplicada sob o arbusto variam dependendo do tipo específico de vegetais.

Uma característica importante do cuidado é o cumprimento de regras estritas:

  • não regue nenhuma planta no calor;
  • certifique-se de afrouxar o solo após cada umidade do solo;
  • variar a quantidade de água dependendo do período de crescimento da planta;
  • determinação da frequência de rega para cada cultura;
  • use apenas água morna.

No verão, a temperatura ambiente pode variar dependendo da região, portanto, o número de regas será diferente. Em áreas quentes, é necessário umedecer o solo com bastante frequência - até várias vezes por semana - e certificar-se de que não seca, mas não fica muito encharcado. Em regiões com climas amenos e frescos, a rega pode ser realizada uma vez por semana. Para cuidar adequadamente de todas as hortaliças, é importante saber com clareza como a cultura é favorável à umidade, quando e como deve ser regada.

Tomates

A rega dos tomates varia de acordo com o método de plantio. Quando cultivado com mudas, é necessário adicionar água ao solo pelo menos oito vezes:

  • no processo de plantio de mudas;
  • no momento da definição do botão;
  • na época da floração;
  • na fase ativa de floração;
  • quando os frutos começam a se fixar;
  • no momento de crescimento e desenvolvimento ativo do feto;
  • no momento em que a cultura amadurece;
  • antes da colheita.

Para um bom umedecimento do solo, 35-40 litros de água devem ser despejados em 1 m² do canteiro do jardim.

Ao plantar tomates usando um método sem mudas, a quantidade de rega muda ligeiramente.

A taxa ideal é regar 7 vezes durante o período de crescimento da cultura:

  • após a fuga;
  • no momento da formação do botão;
  • quando os arbustos começam a florescer;
  • no processo de floração ativa;
  • quando o fruto começa a se formar;
  • durante o amadurecimento da fruta;
  • antes da colheita.

A quantidade de umidade introduzida no solo também é diferente. A taxa ideal para 1 m² é de 30-35 litros..

Pepinos

Regar pepinos é uma atividade muito importante, que possui características próprias dependendo da variedade do vegetal selecionado.

Se os pepinos chegarem cedo, eles precisam ser regados 7 vezes durante o período de desenvolvimento e crescimento:

  • quando várias folhas apareceram na planta;
  • quando os primeiros botões aparecem;
  • na fase de brotação ativa;
  • quando as flores começam a desabrochar;
  • durante o pleno florescimento da cultura;
  • quando os frutos começam a se fixar;
  • durante o período de frutificação.

Para umedecer totalmente o solo para pepinos, 25-30 litros de água devem ser despejados em 1 m².

Se pepinos tardios forem plantados no canteiro do jardim, o número de regas aumenta para 9:

  • quando várias folhas aparecem;
  • no momento em que os botões estão definidos;
  • na fase ativa de brotamento;
  • durante o início da floração;
  • no processo de cultura de floração plena;
  • 6-9 - em processo de frutificação.

Para garantir o crescimento de arbustos e um alto rendimento de pepinos, é necessário adicionar 25-35 litros de água por 1 m².

Abóbora

Para obter uma boa colheita de abóbora, é necessário umedecer o solo durante o plantio das sementes e, em seguida, adicionar 8-10 litros de água na hora do amontoado 1-2 vezes por semana. Assim que as sementes germinarem, não toque nelas por até um mês, após o qual a rega deve ser realizada em 1 a 2 semanas, dependendo do clima e das condições climáticas. A rega é interrompida um mês antes da colheita prevista.

Cebola e alho

Se a cebola for plantada com sementes no solo, então precisa ser regado 9 vezes:

  • durante a primeira fuga;
  • após 1-2 semanas;
  • no processo da segunda descoberta;
  • 4-9 vezes - no momento da formação do bulbo e seu desenvolvimento e até o momento da coleta.

A quantidade necessária de água para cebolas no jardim é de 25-35 litros por 1 m²... Ao cultivar alho, é importante organizar a umidade adequada do solo. Do momento em que aparecem os brotos no canteiro até a fase de formação dos cravos, é importante irrigar bem o solo uma vez por semana, acrescentando cerca de 12 litros de água por metro quadrado. Quando a cabeça do alho começa a crescer ativamente, é necessário aumentar a frequência de rega, segurando-os a cada 5 dias. Se o tempo estiver seco e quente, você pode irrigar o solo a cada 3-4 dias..

Você precisa interromper as atividades de rega uma semana antes de colher um vegetal sazonal ou um mês antes de colher alho de inverno.

Beterraba

Para uma boa colheita de beterraba você precisa regar pelo menos 5 vezes durante o período de crescimento e desenvolvimento da cultura:

  • após a fuga;
  • durante a formação de uma cultura de raiz;
  • 3-5 vezes - durante o crescimento da cultura da raiz.

Para que o solo sob a beterraba fique bem umedecido, é necessário colocar até 30 litros de água por 1 m².

Cenoura

Uma cenoura grande, saborosa e boa cresce no jardim com o cuidado adequado e oportuno.

Você precisa regar a cultura 5 vezes durante o crescimento e desenvolvimento:

  • após a fuga;
  • quando as raízes começam a ser amarradas;
  • 3-5 - no processo de crescimento ativo da cultura da raiz.

Para umedecer totalmente o solo, você precisa adicionar 25-30 litros de água por 1 m².

Pimenta e berinjela

Para uma boa colheita de pimentas e berinjelas e arbustos fortes e saudáveis é importante regar as plantas até 10 vezes durante o período de desenvolvimento e crescimento:

  • durante o plantio de mudas;
  • até o início da brotação;
  • 3-5 - em processo de floração;
  • 6, 7 - quando os frutos começam a se fixar;
  • 8-10 - no processo de frutificação.

A norma de água de irrigação para essas culturas é de 30-35 litros por 1 m².

Repolho

Se o repolho precoce for cultivado, então você precisa regá-lo 5 vezes:

  • dois dias após o desembarque;
  • 2-5 - a cada 7-14 dias, dependendo das condições meteorológicas.

A norma para essa irrigação será de 30 litros por 1 m².

Para o repolho tardio, o número de regas aumenta para 10:

  • durante o desembarque das mudas;
  • uma semana após a primeira rega;
  • 3-5 - quando uma roseta de folhas aparece;
  • 6-8 - formando uma cabeça de repolho;
  • 9, 10 - a formação de uma cabeça de repolho de pleno direito.

A quantidade de água para o repolho tardio pode ser de 35 a 45 litros por 1 m²

De outros

Muitos outros vegetais podem ser plantados na horta, mas os mais populares e procurados são as batatas.

Para as primeiras batatas, são necessárias 4 regas:

  • durante o aparecimento de botões;
  • em processo de floração;
  • 3-4 - no momento da tuberização.

Para batatas tardias, o número de regas aumenta para 6:

  • umedecer o solo para alimentar apenas batatas plantadas;
  • quando os brotos aparecem;
  • na época de brotamento;
  • durante a floração;
  • 5-6 - no processo de crescimento do tubérculo.

A taxa de irrigação para batatas é de 35-40 litros de água por 1 m².

Como regar o jardim?

O processo de regar um jardim difere significativamente de regar vegetais devido às peculiaridades do desenvolvimento das árvores e arbustos. Para que a horta cresça bem, não adoeça e dê uma colheita consistentemente alta e saborosa, é importante saber regá-la corretamente, quanta água aplicar e com que freqüência.

Árvores frutiferas

Para criar condições confortáveis ​​para o crescimento das árvores frutíferas, é necessário umedecer regularmente o solo sob elas. Recomenda-se irrigar com difusor ou regador, distribuindo uniformemente a água pelo tronco da planta... Despeje de 4 a 6 baldes de água sob uma árvore. Se for possível usar a irrigação por gotejamento, é melhor deixar a água aberta 2-3 horas por dia. Em condições confortáveis, a rega pode ser realizada 2 semanas ou um mês após o florescimento do jardim e 2 semanas antes da colheita.

As árvores jovens precisam de menos umidade - será suficiente adicionar 2-3 baldes uma vez por semana à temperatura normal do ar. Para um jardim adulto, a taxa aumenta significativamente e varia de 5 a 10 litros, dependendo da potência da árvore. A rega deve ser feita de manhã cedo ou à noite, quando o sol começa a se pôr.

Após cada rega, você precisa afrouxar o solo ou cobertura morta para garantir a umidade mais longa possível no solo sob a árvore.

Plantas ornamentais

A rega das culturas ornamentais vai depender do tipo de planta, é necessário levar em consideração:

  • características individuais da cultura;
  • escolha o tempo de rega ideal;
  • cuidar de safras resistentes à seca e à umidade;
  • adicione a quantidade certa de água na temperatura certa para uma planta em particular;
  • determinar a frequência de rega em função das necessidades da planta;
  • regar com cuidado para garantir o crescimento e a saúde adequados da colheita.

A maioria das plantas ornamentais precisa ser regada durante o plantio, na época da emergência dos botões e durante a floração. Qualquer fase ativa de crescimento e desenvolvimento requer a introdução de água e nutrientes no solo... A quantidade de umidade deve ser determinada individualmente, levando em consideração as preferências de solo, clima e planta.

Arbustos

Se os arbustos forem plantados em suas casas de verão, eles podem ser regados com um regador ou autowatering. A opção mais cómoda e económica é a segunda via, graças à qual se pode humedecer suficientemente o solo e fazê-lo com a frequência necessária em determinadas condições e para determinados arbustos. Ao espalhar os tubos ao redor do arbusto, você pode embeber o solo a uma profundidade suficiente para alimentar totalmente a planta.

Se a rega for feita com regador, pode-se aplicar água pela raiz, desde que seja facilmente acessível. Caso contrário, é feito um sulco com uma profundidade de 10-15 cm ao redor do arbusto, onde a água é despejada. É melhor regar os arbustos à noite com água quente estabilizada. Cada arbusto tem sua própria taxa de irrigação, mas é recomendável hidratar o solo em média uma vez por semana.

Como combinar a rega com o tempero superior?

Todas as plantas precisam não apenas de umidade, mas também de nutrientes que as ajudam a crescer bem e a se manter saudáveis. Dependendo da composição do solo, é necessário fazer uma pequena quantidade de aditivos ou quantidades significativas deles.

Para tornar o processo de cuidar do jardim mais conveniente, recomenda-se combinar a rega e a fertilização.

  • A primeira fertilização é aplicada no final da primavera.: espalham-se até 200 g de ureia debaixo das árvores ou colocam-se cerca de 4 baldes de húmus e rega regularmente.
  • A próxima etapa, quando é necessário aplicar fertilizantes, é o momento após a floração das árvores.... A fertilização com nitrogênio é introduzida no solo, seguida da irrigação. Recomenda-se escavar o topo do solo próximo à árvore até uma profundidade de 10 cm para esses procedimentos. Após a conclusão da obra, é necessário devolver o solo ao seu lugar ou adicionar serragem e cobertura morta.
  • A próxima alimentação deve ser realizada no momento da frutificação.... Os fertilizantes são aplicados sob as árvores como no primeiro cuidado: uréia ou húmus.
  • Durante o crescimento do fruto, é necessário fazer mais um tempero de cobertura., cuja composição será diferente: fósforo e potássio, que darão a força necessária às raízes para o desenvolvimento de toda a árvore. Você deve ter cuidado com esta química: a taxa de fósforo para uma árvore é de 25 g para cada ano de vida e de potássio - 20 g.
  • A última fertilização junto com a rega é feita no outono, quando a árvore se prepara para o inverno.... Nesta altura, é possível depositar os nutrientes necessários e a quantidade de humidade, que será suficiente para o período de invernada e primeiras semanas de primavera.

Recomendações

Ao organizar a rega de frutas e vegetais em uma casa de veraneio, é necessário levar em consideração muitos fatores, sem os quais não será possível cultivar plantas saudáveis ​​e obter uma boa colheita. O processo de plantio e cultivo de hortaliças, árvores frutíferas e arbustos é significativamente diferente, portanto a organização de sua rega deve ser diferente.

Antes de plantar tudo em abundância no local, você deve começar com alguns canteiros de legumes e uma pequena horta. Será difícil para um residente de verão novato cuidar de todos os vegetais e árvores frutíferas, então você precisa começar aos poucos... Tendo dominado os fundamentos, tendo familiarizado com todas as características do crescimento e desenvolvimento das culturas, tendo lidado com os tipos de solos, com as condições meteorológicas, tendo escolhido as plantações mais desejáveis, pode começar a cultivá-las.

Na hora de organizar a irrigação, é importante escolher o momento certo para o procedimento, aplicar água morna, fazer um esquema de irrigação para cada cultura e ajustá-lo de acordo com as condições. Com os devidos cuidados, irrigação e fertilização em tempo hábil, a colheita não o deixará esperando.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral de um sistema simples para regar seu jardim.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário