Com que freqüência e corretamente regar as cenouras?
Muitos jardineiros se dedicam ao cultivo de cenouras. Este processo é bem sucedido apenas com a irrigação regular da cultura. Apesar de a planta ser despretensiosa e, em princípio, até mesmo lidar com a seca, só é possível obter vegetais doces e fortes fornecendo-lhes regularmente a quantidade necessária de umidade.
Requisitos de água
Alguns jardineiros novatos acreditam erroneamente que no calor vale a pena regar as plantações com água gelada tirada de um poço. Não vale a pena fazer isso, pois mudanças bruscas de temperatura prejudicam significativamente a imunidade da cultura, tornando-a mais suscetível a doenças. Além disso, as raízes das plantas sofrerão estresse de temperatura, razão pela qual morrerão parcialmente ou sofrerão apodrecimento das raízes. A rega das cenouras deve ser feita com um líquido cuja temperatura corresponda à temperatura do ar. Nos períodos de calor, você pode irrigar as plantações com água um pouco fria, mas em dias nublados é necessário regar com água morna.
O líquido deve ser aquecido naturalmente. Para fazer isso, você precisa encher um recipiente grande, barril ou banheira velha e, em seguida, colocá-lo ao sol. Quando a água esquenta, resta despejá-la no regador ou bombeá-la para o tanque com uma bomba. A regra relativa à temperatura da água é relevante tanto para terreno aberto como para estufa. É melhor pegar água da chuva natural, coletada durante chuvas fortes, ou água de lagoa, e no caso de água da torneira, dar a oportunidade de repousar por 24 a 48 horas. Idealmente, é melhor evitar este último, pois geralmente contém cloro e outras impurezas. O líquido duro é amolecido pela adição de turfa ou cinza de madeira.
É melhor focar na faixa de temperatura de + 22 ° C a + 24 ° C, embora a cultura aguente com temperaturas líquidas de + 18 ° C a + 20 ° C provenientes da mangueira.
É melhor regar de manhã ou à noite?
Como muitas outras culturas, as plantações devem ser irrigadas de manhã cedo (embora às vezes seja permitido até a hora do almoço), ou tarde da noite (pelo menos depois de 17-19 horas). Regar no meio do dia fará com que a umidade evapore muito rapidamente e a planta simplesmente não terá o suficiente para as horas noturnas. Por outro lado, a combinação de luz solar e água pode contribuir para queimaduras. Se você ainda tiver que regar as cenouras à luz do dia, terá que fazer isso com o máximo de cuidado, evitando respingar nas folhas e nos brotos. Em dias nublados, a irrigação diurna pode ser realizada sem precauções adicionais.
Taxas e frequência de rega
A freqüência de irrigação das cenouras é determinada em função do período de desenvolvimento em que a cultura reside. É claro que com climas mais quentes e secos, a quantidade de irrigação torna-se mais frequente, e com clima chuvoso e nublado, diminui. Jardineiros novatos podem seguir um esquema aproximado, o que implica que em maio os canteiros são irrigados 7 vezes usando 5-7 litros por metro quadrado, e em junho a frequência é reduzida para 5 vezes, mas com vazamento de 10-11 litros por metro quadrado. Em julho, 4 irrigações com volume de 12 a 14 litros por quadrado serão suficientes para o plantio, e em agosto seu número deve ser cortado pela metade - até 2 vezes e até 5 a 7 litros para a mesma área.
Após o pouso
Para que as sementes de cenoura germinem com sucesso, elas requerem uma quantidade abundante de umidade, de modo que o solo deve ser umedecido antes e depois da semeadura. Na primavera, alguns dias antes do plantio planejado, os canteiros futuros são totalmente irrigados. Para isso, você pode usar água pura e uma solução de permanganato de potássio, que adicionalmente desinfeta o solo. Logo no dia do plantio, formam-se sulcos na superfície úmida, onde as sementes devem ser plantadas. Depois de cobri-los com terra, será necessário re-irrigar os canteiros.
O plantio deve ser regado com bastante frequência até que os brotos apareçam. Além disso, faz sentido também cobrir os canteiros com película aderente, o que criará um efeito estufa e, consequentemente, promoverá a germinação mais rápida da semente. De vez em quando, o revestimento terá que ser retirado para regar novamente as plantações, bem como providenciar a ventilação. Mantenha o filme sobre as camas até que os brotos apareçam na superfície. As plantas jovens devem ser umedecidas 2 a 3 vezes por semana, e ainda mais frequentemente se o tempo estiver quente.
Cada metro quadrado de plantio deve receber cerca de 4 a 5 litros de água, mas o plantio não deve ser alagado, caso contrário a cultura ficará infectada com uma perna preta.
Após a rega, deve-se realizar o afrouxamento da superfície do solo, o que evita a formação de crosta e garante um suprimento livre de oxigênio ao sistema radicular.
Durante o enchimento de raízes
No verão, já em algum lugar de junho, começa o derramamento das raízes. Usualmente, esta fase começa a partir do momento da formação de 4-5 folhas de pleno direito. Nesse momento, é correto diminuir o número de irrigações, mas aumentar seus volumes. Em média, cerca de uma vez a cada 1-1,5 semanas, cerca de 2 baldes, de 15 a 20 litros, terão de ser vertidos para cada metro quadrado. É importante que o solo seja ensopado a uma profundidade de 10 a 15 centímetros, mas que a umidade não estagnar.
A rega deve ser acompanhada de soltura do solo nos corredores. A falta de líquido fará com que a fruta encolha de tamanho e fique visivelmente pior. No entanto, o excesso de umidade também é prejudicial à cultura - neste caso, processos laterais feios crescem na própria cenoura e a raiz central morre. No futuro, as cenouras devem ser irrigadas regularmente, mas com moderação. Quando as raízes estão praticamente formadas, a rega é reduzida ao mínimo.
Antes da colheita
Aproximadamente 2 a 3 semanas antes da colheita, a lavoura é completamente interrompida para regar. Claro, se o tempo continuar quente e seco, então a regra muda um pouco - a última vez que é permitido irrigar as plantações é uma semana e meia antes da colheita. Se as cenouras ainda receberem umidade em excesso durante esse período, seus frutos podem rachar ou ficar encharcados e, subsequentemente, começar a apodrecer no armazenamento. Para evitar tais problemas, as cenouras molhadas retiradas do solo são secas em canteiros ou em quarto seco.
Alguns produtores preferem irrigar levemente o solo antes de colher as raízes para facilitar a escavação.
Métodos de irrigação
É importante para as cenouras que a umidade seja gradualmente absorvida pelo solo. Para conseguir isso, a mesma seção do jardim deve ser irrigada em pequenos volumes por 2 a 3 vezes. É melhor irrigar a cultura diretamente sob a raiz ou ao longo das ranhuras. Polvilhar também funciona, mas, neste caso, faz sentido se preparar para o aparecimento de uma mosca da cenoura. A maioria dos jardineiros prefere regar as raízes com um regador até que os brotos apareçam e, então, quando os brotos estiverem um pouco mais fortes, mude para regar com uma mangueira com uma leve pressão de água. Aliás, se o jardineiro tiver que se ausentar por muito tempo, é melhor que ele use a irrigação ao longo dos sulcos que têm um ligeiro declive, que são recobertos pelas copas das ervas daninhas.
Para o trabalho, um regador com um tubo longo e um pequeno bico com orifícios finos é o mais adequado. É bom se for removível - isso permitirá limpar e trocar a peça se necessário. Um regador permite distribuir uniformemente as gotas por toda a superfície dos canteiros, além de evitar que as sementes se espalhem e se acumulem. Ao usar uma mangueira, use o projeto correto com um spray na extremidade. Para aumentar a produtividade, alguns horticultores recorrem à irrigação por gotejamento, que, no entanto, requer a instalação de um sistema especial. A julgar pelas avaliações, esse método aumenta o número de frutas em 2 a 3 vezes, reduzindo significativamente a perda de tempo e a própria umidade. A irrigação por gotejamento permite que a água seja direcionada diretamente para o sistema radicular da planta, o que melhora o desenvolvimento da massa do fruto.
Uma combinação de rega e cobertura morta é considerada uma solução razoável. A presença de uma camada de cobertura morta permitirá manter a umidade pelo maior tempo possível, normalizar o regime de temperatura, combater as ervas daninhas e aumentar a fertilidade do solo. Mas o principal é que isso permitirá que você abandone o procedimento de afrouxamento e economize muito tempo, já que a crosta do solo simplesmente não pode se formar. A rega do solo coberto com cobertura de solo raramente é necessária, mas abundante. Serragem podre, agulhas, casca de árvore, aparas de madeira, palha e turfa são adequados como cobertura morta para cenouras. A espessura da camada deve ser de até 5 centímetros. Como mencionado acima, na ausência de cobertura morta, a irrigação deve sempre terminar com afrouxamento nos corredores e eliminação de ervas daninhas. Ambos os procedimentos são realizados somente depois que a água é finalmente absorvida pelo solo - ou seja, após duas horas. A ferramenta geralmente atinge de 3 a 5 centímetros de profundidade.
Dicas úteis
Para adicionar doçura aos vegetais de raiz, de vez em quando eles devem ser regados com uma solução fraca de sal de cozinha. A ingestão dessa substância aumentará o teor de caroteno na cenoura, o que, por sua vez, melhorará suas características. O sal é especialmente útil em misturas de solo inférteis e pesadas. A solução deve ser aplicada no final de julho e início de agosto, ou seja, na fase de formação das raízes. Para melhorar as condições do solo, bastará colocar duas colheres de sopa de sal em cada balde de água.
Para evitar processos de putrefação e ativar o desenvolvimento dos vegetais, será necessário diluir uma colher de sopa de sal de cozinha em 10 litros de água aquecida. Depois de misturar bem a mistura, ela deve ser distribuída ao longo das ranhuras. Para acelerar o efeito do sal, as camas devem ser regadas com água pura antes de regar com líquido salgado. O procedimento é permitido três vezes por temporada. Em geral, uma excelente solução seria combinar irrigação com fertilização. É importante que isso se aplique não apenas a misturas secas, mas também a soluções. Se for utilizado fertilizante líquido para alimentação, os canteiros são irrigados previamente e, se estiverem secos, a irrigação é realizada posteriormente.
Além do mais, substâncias úteis podem ser adicionadas à água destinada à irrigação. Assim, uma vez por semana, a cada 10 litros de líquido aquecido, vale acrescentar um litro de tintura de cinza de madeira triturada. Com o crescimento ativo da raiz e durante seu amadurecimento, costuma-se adicionar uma colher de chá de ácido bórico a cada balde de água. Todo mês o plantio pode ser regado com caldos de urtiga ou complementado com verbasco ou composto. Aliás, no tempo quente, alguns jardineiros preferem refrescar as pontas das plantações. Isso pode ser feito apenas à tarde, após o calor ter diminuído, usando-se uma unidade com bocal de "chuveiro".
Será útil para os jardineiros novatos se familiarizarem com os erros comuns ao cultivar cenouras e, então, fazer todos os esforços para evitá-los. Em primeiro lugar é importante para que as raízes não se desenvolvam em solo seco, caso contrário isso levará ao fato de que ficarão grosseiras e encontrarão um meio muito leve. Além disso, os vegetais ficarão amargos, o que certamente prejudicará a colheita. Se a terra estiver alagada, os frutos, em contraste com a parte aérea, retardarão seu desenvolvimento.A forma da raiz da colheita se deteriora e ela mesma pode começar a apodrecer, tornar-se mofada e infectada com todos os tipos de infecções. Para evitar consequências desagradáveis, as plantas devem ser irrigadas uniformemente, após o mesmo período de tempo, e a quantidade de água deve variar dependendo da época de cultivo e das condições externas.
Alguns jardineiros colocam erroneamente canteiros em uma colina, o que é categoricamente inadequado para cenouras. O vegetal deixa de receber uma quantidade suficiente de oxigênio e a umidade vai rapidamente para as camadas inferiores do solo, não fornecendo à cultura uma quantidade suficiente. No entanto, tal arranjo seria apropriado se os vegetais forem plantados em uma área com uma ocorrência próxima de água subterrânea, bem como em áreas úmidas.
Cultivar cenouras em uma estufa é basicamente o mesmo que cultivar um vegetal em canteiros abertos. A rega deve ser oportuna e moderada. No início da safra, é razoável orientar-se pelas condições do solo - assim que começa a secar, as lavouras são irrigadas. Em dias quentes de sol, regar arbustos jovens vale duas vezes por semana, gastando 3 a 4 litros de água por metro quadrado. Desde o início da formação das raízes, a rega é reduzida para semanal, mas 10-15 litros são consumidos por cada metro quadrado. O procedimento de irrigação deve ser combinado com o afrouxamento do espaçamento entre linhas e a remoção de ervas daninhas. A irrigação dos canteiros é interrompida duas semanas antes da colheita planejada.
Para informações sobre como regar as cenouras desde a germinação até a colheita, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.