Com que freqüência e corretamente rega as cebolas?

Contente
  1. Requisitos de água
  2. É melhor regar de manhã ou à noite?
  3. Taxas e frequência de rega
  4. Métodos de irrigação
  5. Dicas úteis

Cebola verde sempre foi um alimento básico favorito na mesa. Contém muitas vitaminas e minerais, e esta planta também tem um sabor excelente. Mas sem os devidos cuidados com a cebola, é impossível obter brotos saudáveis ​​e saborosos, e regar é uma das etapas mais importantes no cuidado de quase todas as plantas.

Requisitos de água

A fim de trazer o máximo benefício para a planta, a melhor solução seria tomar água ligeiramente quente e estável... Se você regar a cebola com água fria ou da torneira, devido ao forte contraste de temperatura, ela ficará estressada o tempo todo - esse é o motivo do fraco crescimento da safra.

É importante que a água atinja a temperatura ambiente. (não inferior a 14-18 graus Celsius) cedo (à noite, se uma pessoa vai organizar a rega pela manhã, ou, pelo contrário, quando o sol nasce para a rega à noite). Para isso, é necessário encher qualquer recipiente com água (por exemplo, uma lata, um barril, um banho, entre outros) e deixar por um tempo.

Água muito morna ou, pior ainda, água quente também não adianta nada. Devido ao aumento da temperatura e da umidade do ar, criam-se condições excelentes para o desenvolvimento de podridão nas plantas.

No entanto, a rega com água ligeiramente acima da temperatura ambiente é necessária naqueles poucos meses em que há um crescimento ativo de brotos verdes e a formação de um bulbo. Após esse período, o crescimento das cabeças não ocorre, e elas começam a acumular substâncias úteis.

É melhor regar de manhã ou à noite?

As cebolas Batun podem ser regadas à noite, de preferência depois das oito ou nove horas, ou de manhã cedo, uma vez que a esta hora não faz muito calor. Ambos os métodos estarão corretos.

Durante o dia, durante o calor, não dá para regar a cebola. Por causa disso, você pode submeter a planta a queimaduras. Isso ocorre porque a água que cai sobre eles parece uma lente muito pequena. A luz do sol, incidindo sobre ele, é refratada e deixa uma queimadura na folha.

Taxas e frequência de rega

A frequência com que a terra precisa ser irrigada depende das condições meteorológicas. Em áreas onde chove o tempo todo e a umidade do ar é alta, não há necessidade de regar a cebola. O excesso de água afetará gravemente a planta, pode causar doenças fúngicas, bem como o apodrecimento do bulbo.

Se o solo não estiver suficientemente umedecido, isso fará com que a cebola pare de crescer ou se desenvolva mal. Depois disso, mesmo a rega intensiva dificilmente ajudará a planta de alguma forma. Aliás, é justamente esse prejuízo para a planta que torna seu sabor amargo e muito acentuado, o que, de acordo com suas características, a coloca ao lado de variedades silvestres de cebolas.

É necessário regar a planta com bastante água. Se tomarmos como exemplo um verão não muito quente com uma temperatura do ar constante, então deve-se regar várias vezes por semana e regar a cebola até que o solo próximo a ela esteja completamente úmido.

Se é necessário umedecer o solo ou se você pode deixá-lo sozinho por um tempo, pode-se verificar experimentalmente. Para fazer isso, você precisa agarrar um pequeno punhado de terra de uma profundidade de dez a quinze centímetros e apertar com força e, em seguida, abrir o punho. Se, após essas manipulações, grandes pedaços de solo permanecerem na mão, isso significa que há umidade suficiente. Se a terra se desfizer em pequenas migalhas, isso indica que a terra precisa ser umedecida.

Existe outra maneira que não requer mais o uso de força física. Você precisará pegar um bastão de madeira comum, colocá-lo a uma profundidade de quinze a vinte centímetros e removê-lo. Os pedaços de terra que ficam sobre ela significam que não há necessidade de regar. Se a peça estiver seca e praticamente limpa, é preciso regar a cebola novamente.

Nos dias em que o sol está brilhando lá fora e o tempo está abafado, as camas são regadas de cinco a seis vezes por semana. Nesse caso, a terra precisa ser bem abastecida com umidade (não menos do que quinze a vinte centímetros de profundidade).

Além disso, o tempo de umidade do solo depende da estação de crescimento:

  • imediatamente após as cebolas serem plantadas no solo, um balde inteiro de água pode ser necessário por metro quadrado;
  • quando aparecem os primeiros rebentos verdes (período no final de maio ou início de junho), esse número aumenta para dez a doze litros por metro quadrado;
  • em junho, quando a cebola começa seu desenvolvimento ativo, são necessários até oito a dez litros por metro quadrado;
  • no período em que as cabeças de cebola já se desenvolveram bastante, o volume de água diminui mais dois litros, no total, cinco a seis litros por metro quadrado;
  • no último mês antes da colheita, a rega é interrompida.

A rega deve ser feita corretamente: uma a duas semanas após o plantio e durante o aparecimento dos primeiros brotos verdes nos canteiros, você pode regar com um regador. Quando as cabeças da cebola começam a se desenvolver, deve-se interromper a rega de cima, pois o rápido fluxo de água estraga as raízes e existe até o perigo de a cabeça aparecer do solo.

Hidratar cebolas ao ar livre é um passo necessário para cultivar cebolas saborosas e saudáveis. Este método de cultivo é diferente da estufa, na segunda versão, a umidade da terra e do ar é fácil de controlar.

Em áreas abertas, a terra seca muitas vezes mais rápido, pois o calor do sol e a força do vento agem sobre ela.

Após o pouso

Diferentes tipos de plantio requerem cuidados diferentes.

Jogos de cebola - um tipo jovem de cebola que brota de cortes. São lâmpadas de tamanho muito pequeno. Este tipo de cebola pode ser plantada livremente e cultivada com o auxílio de sementes, ou adquirida em lojas especializadas.

Para que uma planta de alta qualidade cresça a partir de uma semente, primeiro você precisa escolher boas sementes. Os bulbos pequenos devem ser lisos, sem brotos, caso contrário, todos os oligoelementos e nutrientes irão para as penas, e alguns deles sob o solo não serão saborosos e não muito úteis. Antes de comprar, é importante ficar atento para a presença de rachaduras ou podridão. Este é um fator importante, já que esse tipo de cebola não dá uma boa cabeça. Ela terá uma chance muito maior de ficar doente, seu crescimento e desenvolvimento ficarão inativos e, no pior dos casos, a cebola apodrecerá completamente.

Um conjunto de alta qualidade não é muito grande, elástico, com uma pele uniforme e totalmente aderente.

Os bulbos costumam ser plantados em maio; nunca haverá uma data exata de plantio, pois depende das condições climáticas de uma determinada área. Em toda a Rússia, costuma-se considerar o final da primavera como a época do plantio da cebola, pois é nessa época que o solo é umedecido, exatamente o que a planta adora.

Sevok geralmente não é regado, mas plantado em solo já umedecido. Isso evita que as pequenas lâmpadas sejam arrastadas pelo grande fluxo de água. Assim, todas as sementes permanecem no lugar e as mudas criam raízes e ficam saturadas de nutrientes.

Depois que a semente se enraíza, a planta jovem é regada com um regador. Neste ponto, ao regar cebolas, é importante manter-se no meio do caminho entre o molhado e o seco e o solo. Além disso, é preciso entender que não apenas a grama e as flores se desenvolvem bem na primavera. Durante este período, bactérias nocivas também são despertadas.

O plantio de cebolas é feito de outra maneira - no nabo ou na cabeça.

Para isso, são feitos sulcos, cuja profundidade não ultrapassa oito a dez centímetros, e a distância entre eles é de mais de quinze centímetros.Em seguida, uma mistura de fitosporina é derramada sobre eles para remover a gordura da superfície. Você pode substituir essa solução por uma mistura solta (pó), adicionando uma colher de chá a dez litros de água, ou por uma pasta, diluindo uma colher de sopa dessa substância em dez litros de água.

A Sevok é plantada nas ranhuras processadas, mantendo uma distância de dez centímetros uma da outra. As cebolas são plantadas, cobrindo não só as raízes. Sevok precisa ser colocado muito mais longe. Essas etapas são projetadas para unir melhor a semente ao solo.

Além disso, a peça de trabalho é coberta com serragem, eles servem como um bom fertilizante e fazem um excelente trabalho de matar bactérias e micróbios. Em seguida, vem a camada de terra.

Usando este método de plantio, as cebolas são regadas por gotejamento ou entre linhas. A água precisa penetrar até a profundidade do bulbo e fornecer umidade ao solo.

Durante o período de crescimento ativo e formação do bulbo

Em junho, as primeiras penas verdes começam a brotar. Neste momento, a frequência de rega depende das condições meteorológicas. Por exemplo, se não chover, ao ar livre é suficiente umedecer o solo uma ou duas vezes por semana, enquanto na estufa você pode regar uma vez a cada dez dias.

No futuro, ao cultivar cebolas, é recomendável despejar água durante todo o período de crescimento da planta (se as cebolas forem cultivadas em casa de vegetação, é importante levar em consideração a temperatura do ar no ambiente). Se os números no termômetro excederem quinze a vinte graus Celsius, a rega é feita com muito cuidado. A média é de três litros de água por metro quadrado.

Se no verão a temperatura sobe para 25 graus Celsius ou mais, a freqüência de enriquecimento do solo com água aumenta, aproximadamente uma vez a cada quatro a cinco dias, e a quantidade de líquido é de três a quatro litros por metro quadrado.

Antes da colheita

No meio do crescimento da cebola (isso ocorre antes da colheita), a frequência e o volume do fluido de rega são reduzidos ou interrompidos por completo. Neste ponto, os verdes são colhidos, se necessário.

Se o propósito do cultivo era o próprio bulbo, a planta era deixada até que as penas estivessem completamente secas. Isso é feito para que todos os elementos necessários retornem dos topos à raiz.

O objetivo da irrigação de uma cebola já cultivada é manter o bulbo que brinca totalmente livre do excesso de umidade. O método mais eficaz é "regar entre as linhas".

A superfície do solo deve ser afrouxada de vez em quando para saturar as raízes de oxigênio e ao mesmo tempo não danificá-las.

Métodos de irrigação

Existem várias maneiras de irrigar cebolas, mas não se esqueça que para cada época e para diferentes plantios de bulbos existe um método diferente.

  • Irrigação com regador. Este método é adequado para molhar brotos verdes, mas não pode ser usado para regar o plantio em nabos (gotejamento ou irrigação entre fileiras seria mais adequado aqui).
  • Com uma mangueira... Uma maneira conveniente que se enraizou entre os residentes de verão. Na verdade, você não deve regar a cebola assim. Em primeiro lugar, por causa da água gelada e, em segundo lugar, por causa do fluxo agressivo, que pode lavar o bulbo ou danificar a raiz.
  • Irrigação por gotejamento. O método mais suave pelo qual a água entra no sistema radicular imediatamente. Tem um efeito positivo em qualquer tipo de sementeira.
  • Irrigação entre filas. Para implementar este método, pequenas depressões são cavadas perto dos canteiros e preenchidas com água. Assim, o sistema radicular da planta fica saturado de umidade. É verdade que esse método tem uma desvantagem - a camada superior da terra terá que ser constantemente afrouxada.

Dicas úteis

Algumas ótimas dicas de jardineiros experientes certamente tornarão a colheita mais rica e as cebolas mais saborosas.

Em que tipo de solo plantar cebolas também é importante. Solo seco e arenoso significa imediatamente falha. A colheita, talvez, será, apenas muito pobre... O solo deve ser bem umedecido e a camada fértil da terra deve ser profunda o suficiente. O solo deve ser constantemente fertilizado.Além disso, esta planta adora lugares planos e iluminados pelo sol. Um solo ligeiramente ácido é o mais adequado.

Após cada umedecimento do solo não é necessário, mas recomenda-se que seja realizado um afrouxamento não muito profundo., cerca de dois centímetros e meio de profundidade, especialmente se a cebola crescer em solo argiloso ou argiloso, caso contrário, os canteiros podem ser enterrados sob uma camada forte de uma concha impenetrável. Não permite que o ar passe para o solo, para as raízes, o que torna a capacidade da planta de absorver nutrientes em si mesma visivelmente pior. Junto com o afrouxamento, os jardineiros estão removendo as ervas daninhas dos canteiros.

É importante notar que ao despejar a cebola pelo método de gotejamento, você pode esquecer com segurança o processo de afrouxamento.

Como mencionado acima, a melhor hora para regar as cebolas é à noite ou de manhã. A irrigação com água no calor de plantas como cebola e alho, durante o dia sob luz solar intensa, levará à perda de quase cinquenta por cento da umidade necessária para a planta; ela simplesmente evaporará. Isso se deve ao tipo de cebola, ela cresce verticalmente para cima e suas penas são varas finas. Todos esses fatores não criarão um efeito suficiente para proteger a superfície da Terra dos raios incineradores do sol.

Para obter mais safras, jardineiros experientes aconselham: inicie um caderno e desenhe um pequeno gráfico nele, com o qual você pode regar as raízes das raízes em campo aberto e afrouxá-las de acordo com o cronograma. Assim, a terra nunca ficará seca e sempre pode estar saturada de oxigênio.

Para obter informações sobre como regar cebolas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário