Como regar o milho?
O milho é uma cultura sensível à umidade. Esta planta precisa de umidade desde o momento em que as sementes são plantadas. A secura do solo, bem como a umidade excessiva, não devem ser permitidas. Irrigue o milho corretamente, o rendimento depende diretamente disso. Monitore a umidade do solo o tempo todo para melhorar o desenvolvimento das raízes e a produtividade fotossintética.
Taxa de rega
A mistura para envasamento de mudas deve estar úmida o tempo todo. Para isso, na véspera do plantio, é adicionado ao substrato um aquasorb (o chamado hidrogel). Ele é responsável por regular a umidade. Inchado, seus cristais primeiro selecionam a umidade e, em seguida, a transmitem para os brotos de incubação.
A frequência da irrigação ao usar o hidrogel pode ser reduzida de 3 a 5 vezes. É assim que as mudas de milho são cultivadas. Para fazer isso, use cassetes especiais. São equipados com suportes para que as raízes da planta não atinjam o solo pelos orifícios de drenagem. Caso contrário, elas "se agarram" ao solo e ao transferir as mudas dos cassetes, será necessário danificar todo o sistema radicular.
Como resultado dos danos, a taxa de sobrevivência diminuirá, o retardo do crescimento e um aumento no tempo de aparecimento das cabeças de repolho são possíveis. Mas todos os jardineiros se esforçam para fazer a colheita o mais cedo possível.
Portanto, eles se perguntam: com que frequência o milho deve ser regado após o plantio, quantas vezes por safra?
Especialistas em agricultura acreditam que o milho deve ser regado de acordo com a época de cultivo. Existem 4 períodos no total.
- Desde o momento da emergência dos rebentos até 7-8 folhas - aproximadamente 25 dias. As raízes ainda estão subdesenvolvidas e a planta possui umidade suficiente na ordem de 20-25 m3 / ha por dia.
- De 7-8 folhas para pastagem de panícula - cerca de um mês. É necessária muito mais água, cerca de 35-40 m3 / ha por dia.
- Do aparecimento de panículas ao engrossamento dos fios. Aqui, o milho está crescendo ativamente e precisa de 45-55 m3 / ha por cerca de 20 dias.
- De filamentos escurecidos a orelhas jovens. Este período dura 17-25 dias. A quantidade de umidade consumida por dia é reduzida para 30-38 m3 / ha.
O maior perigo para o milho é a falta de umidade do solo na fase crítica - na fase final do amadurecimento das folhas, todo o período de "formação da panícula" e "floração". No caso de uma seca que dura vários dias, o rendimento pode diminuir em 20% ou mais.
Para fechar a umidade nas raízes das plantas, eles recorrem à cobertura morta. Essa tecnologia é chamada de irrigação a seco. Negligenciá-lo significa diminuir a produtividade nos verões secos. Se o ano for seco, o milho não produzirá espigas suculentas. Mas essa cultura é recomendada para ser consumida justamente no período de maturação do leite, quando os grãos são recheados com suco delicado.
Harrow com muito cuidado, tente transformar o solo em "penugem". Afrouxe o solo entre as linhas o tempo todo.
A gradagem é necessária para o milho antes e depois da germinação.
Que água para regar?
Água quente é usada para regar mudas em cassetes. A adição de permanganato de potássio a ele é bem-vinda, enquanto o líquido deve se transformar em um tom rosa pálido.
Este componente contribui para a desinfecção da terra de bactérias patogênicas. Se você mergulhar a semente em água morna, ela chocará mais rápido, as mudas aparecerão 7 dias antes.
Água regular é adequada para irrigar plantas maduras.
Como irrigar corretamente?
A melhor maneira de regar o milho em campo aberto é por gotejamento. O encanamento com água é colocado a uma profundidade de 2-3 cm. A distância ideal entre os furos é de 20-30 cm.
O molhamento das fileiras de milho desta forma é uniforme e contínuo. A taxa recomendada de líquido para uma irrigação é de 35-40 metros cúbicos. m por hectare.
A irrigação por gotejamento ajuda a aumentar os rendimentos em cerca de 60%. São utilizadas técnicas de irrigação por aspersão, mas com muito menos frequência. Equipamentos de sprinklers desatualizados são usados em algumas fazendas domésticas.
Dê às suas plantas uma boa rega para manter as orelhas suculentas. Regue-os todos os dias, não deixe fissuras no solo. Mas também não exagere na hidratação. Se o período de amadurecimento da safra caiu em época de chuvas, afrouxe o solo incansavelmente. Isso fornecerá um bom suprimento de oxigênio para as raízes do milho.
Quando as condições acima relacionadas à irrigação forem atendidas, o cálculo correto da taxa de água de acordo com a estação de cultivo, saborosas espigas de milho em grandes quantidades serão uma recompensa para os jardineiros.
Cultive uma safra abundante de milho com o menor custo com irrigação inteligente.
O comentário foi enviado com sucesso.