Molhar morangos durante a floração e frutificação
Morangos grandes, suculentos e perfumados são o orgulho de qualquer jardineiro. Mas para obter uma colheita realmente de alta qualidade, você precisa tentar. O cuidado adequado é a chave para o sucesso, inclui muitas atividades, incluindo capina, alimentação, poda. E regar no complexo de todas as outras atividades é muito importante. Portanto, vale a pena descobrir como os morangos são regados durante a floração e a frutificação, como regar o resto do tempo.
Quantas vezes para molhar?
Para obter morangos doces e suculentos, ela precisa fornecer rega de qualidade. Você não pode prestar atenção a este problema de vez em quando. O regime de irrigação depende de muitos fatores que devem ser considerados. Você não pode dar uma receita, o que indicará quantas vezes para regar morangos de jardim. Depende de coisas como:
- condições climáticas da região;
- temporada;
- a localização das camas;
- composição do solo;
- variedade de morango;
- o período de desenvolvimento da planta.
Ao plantar arbustos na primavera, você precisa fornecer irrigação completa imediatamente. Nesse caso, você deve monitorar o solo e verificar se está suficientemente úmido, mas não com excesso. Isso é necessário para que a planta crie raízes com sucesso.
Antes do plantio, o solo deve ser bem umedecido. Depois que os arbustos são plantados de acordo com todas as regras, eles precisam ser regados. Além disso, na primeira vez, vale a pena olhar como está o tempo.
As plantas não podem ser derramadas, mas o solo seco também pode causar a morte dos morangos. Portanto, é melhor verificar o quão úmido está o solo de uma forma simples. Você precisa pegar um punhado de terra e moê-lo entre os dedos. Se pedaços de terra permanecerem em seus dedos, a terra está molhada. Se as mãos forem mantidas limpas, o solo está completamente seco e precisa de umidade. Esse controle é necessário apenas para a primeira semana, enquanto a planta enraíza, aí você pode navegar pelo clima.
Se estiver nublado e o sol nascer às vezes, basta regar uma vez a cada 4-5 dias. Desde que o tempo esteja quente, a rega deve ser feita a cada 3 dias. Depois da chuva, é claro, nenhuma rega é necessária. Mas acontece que a temperatura é tão alta e a seca dura tanto que é preciso regar todos os dias. Especialmente se aparecerem flores ou se os frutos amadurecerem nessa época. Verões extremamente secos e quentes são especialmente comuns nas regiões do sul.
Deve-se notar que os morangos precisam de rega regular tanto durante o aparecimento das flores, como na altura da formação dos frutos e quando a colheita amadurece. E então, quando a colheita já tiver sido feita. Até o início da geada, os morangos precisam de água, mas não tão abundantes. É um erro pensar que, se as bagas forem colhidas, você pode esquecer os morangos.
Durante o plantio de outono, os morangos do jardim também precisam de umidade. Mas principalmente as plantações de outono são típicas das regiões do sul. Os arbustos conseguem criar raízes antes do tempo frio e, posteriormente, os invernos da baga bem, e depois no verão dá a primeira colheita. Em regiões frias, o plantio na primavera é preferível. A vantagem deles é que o solo fica saturado de umidade depois que a neve derrete, e você não deve se concentrar nos procedimentos com água.
A rega também depende do tipo de solo existente no local. Se a planta tiver uma boa drenagem e o solo for solto e mais arenoso, a água não permanece nela por muito tempo. Portanto, a rega é necessária com mais frequência. Por exemplo, em dias muito quentes de verão, é dia sim, dia não. Desde que o solo contenha mais argila, o que significa que é denso e pesado, a água nele permanece por muito mais tempo.E, consequentemente, não é necessário regar com a mesma frequência que em solo leve. Ou seja, mesmo no calor, uma pausa de 2-3 dias não será crítica.
Outra nuance é a localização das camas. Se ficarem expostos ao sol o dia todo, o solo esquentará mais e a umidade evaporará mais rápido. Quando há sombra parcial, o solo permanece úmido por mais tempo. Uma adição como cobertura morta também desempenha um papel. Devido a isso, a umidade no solo é mais duradoura. O mesmo pode ser dito da agrofibra, que protege as camas dos raios solares e retém a umidade. Além disso, existem diferentes canteiros de morango - em campo aberto, em uma estufa, alta, vertical, em caixas, vasos de flores. É claro que em camas tradicionais, a umidade dura mais. Nas altas e verticais, a água sai rapidamente, o que significa que é necessário um controle mais rígido do nível de umidade.
Em uma palavra, se você reunir vários fatores, terá que decidir por si mesmo de quanta água os morangos precisam. O jardineiro deve levar em consideração todas essas nuances ao pensar sobre seu regime de irrigação individual.
Que tipo de água você deve usar?
Aqui, as opiniões dos jardineiros diferem. Alguns acreditam que a água de um poço é bastante adequada, outros regam exclusivamente com água sedimentada e outros ainda preferem economizar água da chuva. Portanto, não há uma única solução correta, todas as três opções são permitidas. Você pode ter que experimentar um pouco e observar as condições das plantas para encontrar o cenário de rega ideal.
O ideal é que a água seja limpa, sem impurezas químicas, sedimentada e quente. Essa água é considerada a mais correta, confortável, não causa estresse à planta. Acredita-se que a água fria seja mais propensa a causar o apodrecimento das raízes.
Deve-se ter em mente que regar com água gelada no calor é especialmente perigoso. Isso é estressante para a planta, a ponto de ela perder flores ou ovários.
A água da chuva em barris no local também é considerada uma opção viável. Aquece ao sol. É necessário apenas levar em consideração que qualquer água decantada deve ser limpa, e não atingir uma extensão que objetos estranhos e um odor desagradável possam aparecer nela. Portanto, os barris de água devem ser cobertos com uma tampa, deixando um pequeno espaço para o ar. Para regar os canteiros, você terá que tirar água de vasilhames e caminhar com um regador nos canteiros.
Muitas pessoas preferem regar os morangos com uma mangueira, porque é simples e cómodo, apesar de haver água fria. Além disso, é sempre possível ajustar a pressão da água conforme necessário e selecionar o modo apropriado. Porém, é mais conveniente controlar a quantidade de água despejada no canteiro se você irrigar as plantas de recipientes nos quais o deslocamento é indicado. Ao usar uma mangueira com água fria, é claro, será possível fazer a colheita, mas os especialistas dizem que regar com água morna e sedimentada melhora o sabor do fruto e aumenta sua quantidade.
Quanto ao certo inconveniente de regar de barris, aqui também se pode resolver o problema ligando uma torneira com mangueira ao barril. Assim, sempre haverá água morna e limpa no local e não haverá necessidade de andar com regador pesado nos canteiros.
Recursos de rega
É muito importante não só despejar a quantidade necessária de água limpa, mas também regá-la corretamente, pois qualquer erro pode levar ao murchamento da planta e até à sua morte. Os morangos são regados de manhã cedo ou tarde da noite, quando o sol está diminuindo. Em nenhum caso você deve regar as plantas no calor. E se na primavera, quando o sol ainda não está tão forte, a rega pela manhã pode ser feita às dez horas e a da noite às cinco, então no verão essas horas são alteradas. E é melhor terminar a rega matinal antes das oito da manhã e começar à noite depois das sete ou oito. A aspersão é usada apenas antes de as flores aparecerem. Além disso, é melhor regar suavemente na raiz e, se for necessário pulverizar com soluções de doenças e pragas, isso deve ser feito com muito cuidado.
Tanto a floração como o amadurecimento das bagas requerem muita água. Enquanto as bagas estão amadurecendo, os morangos precisam de mais atenção. Quando a safra é colhida, a frequência e a intensidade da irrigação são gradualmente reduzidas. Mas, mesmo assim, você não deve permitir tal situação quando o solo está completamente seco. Então você pode perder alguns dos arbustos.
Uma vez que os morangos são uma cultura que adora umidade, deve ser regada com cuidado, muitos jardineiros equipam um sistema de irrigação por gotejamento, acreditando que é melhor dedicar tempo a isso uma vez, mas a economia será óbvia. E a planta se beneficia mais dessa rega. Na estufa, a umidade é mais elevada, o que é propício à ocorrência de várias doenças fúngicas. Portanto, durante os procedimentos de irrigação, é necessário abrir as janelas e ventilar o ambiente e irrigar pela manhã.
Mas o mais perigoso, claro, é transbordar a planta. É quase impossível salvá-lo em tal situação, porque neste caso a raiz começa a apodrecer.
Se os morangos não foram regados por muito tempo e as folhas murcharam, você pode consertar a situação. Basta umedecê-lo o suficiente. Isso deve ser feito de manhã cedo ou à noite. A água deve ser derramada em pequenas porções. Primeiro, uma parte, depois de uma hora - outra, depois espere mais uma hora - e regue novamente. Assim, a planta absorverá a umidade em pequenas porções e reviverá.
Durante a floração
Quando na primavera, com os primeiros dias quentes, os morangos do jardim começam a se desenvolver ativamente e a acumular massa verde, eles podem ser regados usando seu método favorito - usando um regador ou uma mangueira. Se a água entrar nas folhas, não prejudicará a planta de forma alguma. Você também pode pulverizar com várias soluções com ingredientes benéficos que previnem o aparecimento de pragas e doenças. Mas depois que as primeiras flores começaram a aparecer, você precisa proceder com muito cuidado. São muito delicadas, por isso um jato forte de água pode derrubar facilmente as flores, e há o risco de simplesmente ficar sem cultivo.
Além do mais, nessa época, é preciso regar intensamente, pois a planta está se desenvolvendo, ganhando força. A fertilização e a rega são importantes. O afrouxamento do solo, também chamado de irrigação a seco, não deve ser negligenciado. É necessário que o ar, como a água, penetre até as raízes. Quando regada, a água é despejada sob o arbusto, levantando suavemente as folhas e flores, tentando fazer com que a água penetre no solo, mas sem perturbar as flores.
Morangos em flor são regados melhor por um sistema de gotejamento. Um metro quadrado durante a floração deve ter cerca de 15 litros de água, cada arbusto deve receber no mínimo 0,5 litro.
Durante a frutificação
Quando o morango amadurece e surge um ovário de frutos, a intensidade da rega não diminui e o princípio permanece o mesmo: a água é vertida por baixo do arbusto, sem tocar na parte superior da planta. Ao mesmo tempo, o excesso de folhas é retirado com cuidado para garantir o acesso do sol ao fruto e direcionar todas as forças da planta para os frutos, e não para as folhas. Não pule a rega para manter os morangos macios e suculentos. Ao regar, não direcione um jato forte sob a raiz. Ao mesmo tempo, a terra pode ser espirrada e cair sobre as bagas. É bom quando há palha ou fibra orgânica sob os morangos. Assim, o fruto maduro permanece sempre limpo e não há risco de que entre em contato com o solo e comece a apodrecer.
Quando os morangos do jardim dão frutos, os frutos amadurecem gradualmente, e esse período dura de duas semanas a um mês e meio, tudo depende da variedade do morango. Antes de regar os canteiros, é preciso colher os bagos que já estão maduros e só depois regá-los. Quando os frutos amadurecem, devem ser despejados 30 litros de água por metro quadrado. Ou seja, você precisa colocar um litro de água embaixo de cada arbusto. Claro, este é um valor médio, você precisa se concentrar no clima, solo e outros fatores.
Não se pode regar os morangos com água fria neste momento, é melhor trabalhar com regador e cuidar dos arbustos. É muito importante observar o equilíbrio da água neste momento. O solo não deve estar seco, mas em nenhum caso deve ser derramado. A baga pode apodrecer.
É muito importante soltar o solo durante o amadurecimento e não descurar este procedimento.
Além do mais, se antes não havia cobertura morta, você ainda deve colocá-la nas camas. Assim, a baga ficará mais limpa e a umidade durará mais. A serragem é boa neste caso. Eles não apenas retêm a umidade, mas também reduzem o crescimento de ervas daninhas. Isso também é muito importante, pois não basta abastecer os arbustos com água. A remoção de ervas daninhas e o afrouxamento são necessários. Esses procedimentos estão diretamente relacionados à irrigação. O afrouxamento ajuda a umidade a permanecer no solo por mais tempo. A remoção de ervas daninhas remove as ervas daninhas, que podem retirar umidade e nutrientes dos morangos e ocupar espaço extra.
Em nenhum caso você deve regar a baga no calor, especialmente irrigá-la. Existe o risco de obtenção de frutos sem sabor ou até perda parcial da colheita. Se você realizar todos os procedimentos de rega corretamente, escolher o modo ideal para o seu local, a baga será saborosa e bonita e a colheita será abundante.
O comentário foi enviado com sucesso.