Molhar morangos com água fria: prós e contras

Molhar morangos com água fria: prós e contras
  1. Posso regar e por quê?
  2. Então use água fria ou não?
  3. A justificativa para regar
  4. Possíveis consequências

A rega é a técnica mais importante na tecnologia de produção agrícola. Pode parecer que não há dificuldades nisso. Na prática, porém, existe um regime de rega específico para cada planta. Morangos também não são exceção a essa regra. A irrigação racional deve ser realizada com cautela, obedecendo estritamente aos padrões básicos.

Posso regar e por quê?

A primeira irrigação dos arbustos de morangueiro em épocas de seca é realizada no início da primavera, quando em alguns casos a temperatura atmosférica não ultrapassa os 15 ° C. Água com essa temperatura é percebida como fria. Para irrigação, mesmo em clima frio, é preferível usar água à temperatura ambiente ou, na pior das hipóteses, de 18-20 ° C.

No verão (principalmente em climas quentes), a rega de contraste não deve ser realizada. Por esse motivo, a rega é realizada no início da manhã, quando a diferença de temperatura entre a atmosfera e a água não é superior a 5 ° C. Água fria de poço, de poço ou água de nascente em sua estrutura é considerada a mais ótima para irrigar canteiros de morangueiro, mas pode levar à deterioração do sistema radicular e à ocorrência de doenças fúngicas.

Nesse sentido, antes de regar, reúna essa água em um recipiente e aqueça-a ao sol.

Então use água fria ou não?

Quando surge a escolha entre o murchamento das plantas e o estresse não muito forte, a resposta principal em tal situação será afirmativa, qualquer jardineiro sério preferirá o estresse. Ao contrário da crença popular, a irrigação com água fria não representa uma ameaça especial para os morangos, uma vez que floresce cedo. Na natureza, a planta é freqüentemente exposta a chuvas frias.

Atenção! Recomenda-se irrigar apenas não sob o sistema radicular em si, mas com uma distribuição uniforme sobre o leito, o que permite criar condições com a mesma concentração de água em todos os lugares.

A justificativa para regar

A possibilidade de regar a frio em situação desfavorável não significa que irá "salvar" sempre o jardineiro. Esta técnica só pode ser utilizada quando a planta necessita justificadamente de uma boa porção de líquido. A falta de tempo por si só não pode ser uma justificativa para a rega fria. Em qualquer lugar, mesmo em uma casa de veraneio muito pequena, algum outro trabalho é sempre executado.

Portanto, é aconselhável fazer isso da seguinte maneira:

  • colete a água em um recipiente;
  • entretanto, você pode trabalhar nas camas e no jardim;
  • espere até que a água fique quente;
  • regue a baga com cuidado e de acordo com as recomendações para uma determinada variedade.

Quanto maior o recipiente em que a água se deposita, melhor. A capacidade de calor do meio e dos materiais torna possível manter a temperatura necessária de forma mais confiável. O uso de um barril não significa que você definitivamente precisará andar com baldes. Já que você pode reservar um pouco de tempo e abrir uma torneira no recipiente, de onde você já pode esticar a mangueira. Os morangos, no devido tempo, irão recompensar o jardineiro / jardineiro por tão cuidadoso e sério cuidado.

Possíveis consequências

Qualquer rega de camas de morango deve ser feita com cuidado. A entrada de água nos próprios arbustos, e principalmente nas flores, é estritamente inaceitável. O maior perigo do uso de água fria é para o sistema radicular. No processo de formação e amadurecimento dos frutos, os morangos devem ser irrigados de forma que os frutos sejam mantidos secos, caso contrário apodrecem.A irrigação por aspersão ou gotejamento é a solução mais benéfica para os morangos.

No final do tempo frio, a irrigação do morango não pode ser realizada antes dos últimos dias de abril ou início de maio. Certifique-se de esperar que os arbustos descongelem e ganhem vida. Neste momento, o uso de água fria é inaceitável, por maior que seja a pressa. Certifique-se de esperar até atingir a temperatura ambiente.

além do mais deve-se ter cuidado para que as ervas daninhas não bloqueiem a passagem da água.

A rega muito intensa, em vez de resultados positivos, costuma ser prejudicial - a cultura fica aguada.

Para morangos, a água é fria, com temperatura de 15 graus ou menos. Pela aspersão, inclusive quando se utiliza água devidamente aquecida, evitam a floração na fase de floração. A irrigação com mangueira também é contra-indicada: um pouco de indiscrição, e em poucos segundos o sistema radicular será lavado. Para irrigação sob uma película preta de estufa, a tecnologia de gotejamento é recomendada. No primeiro ano de formação, a irrigação deve ser realizada de forma bastante intensa para que as plantas enraízem adequadamente.

O horário recomendado para irrigação é de manhã ou à noite. Antes de regar, é necessário verificar até que ponto a água aqueceu. Se isso for possível durante o processo de floração da planta, a irrigação deve ser abandonada. Se você realmente precisa regar os morangos, é preciso cuidar para que os pistilos não percam pólen.

O uso de água fria não apenas enfraquece o sistema radicular, mas também prejudica seu desempenho. A produtividade do morango diminui, tornando-se sujeito à agressão de microrganismos amonificantes. A qualidade dos frutos colhidos para o consumidor também está diminuindo, portanto, agrônomos altamente profissionais em nenhuma circunstância praticam tal abordagem.

Você pode descobrir quando e quanto regar morangos no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário