Tudo sobre regar batatas
Muitos residentes de verão cultivam batatas em seus jardins. Para fazer uma colheita rica no final da temporada, a planta precisa ser fornecida com cuidado de qualidade. Uma atenção especial deve ser dada à rega, uma vez que nenhuma planta pode viver sem ela. Leia abaixo sobre como regar corretamente as batatas em campo aberto e por que você precisa fazer isso.
Eu preciso regar e por quê?
É necessário regar as batatas, é bastante sensível à humidade e às suas mudanças bruscas. Isso se deve ao sistema radicular da planta. As batatas têm raízes fortes, mas podem penetrar no máximo 30 centímetros no solo. Por causa disso, a planta não consegue se fornecer a quantidade necessária de umidade. Se o solo for umedecido em cerca de 5 a 7 centímetros de profundidade, você não precisa se preocupar com a planta como um todo.
Na maioria das vezes, uma planta pode obter o líquido necessário durante a chuva, mas se não ficar por muito tempo e não for esperado, e o tempo estiver seco, então a rega é de grande importância. Isso se aplica a todas as variedades de batatas: cedo e tarde. Porém, exagerar na água, é claro, não vale a pena. O solo não deve estar seco, mas o excesso de umidade só pode prejudicar as batatas.
Para saber com certeza se você está regando corretamente, é recomendável prestar atenção ao estado dos arbustos.
Então, se você cometer erros ao regar, isso afetará a aparência da planta. Se houver falta de água, o arbusto de batata começa a desacelerar visivelmente no crescimento, e suas folhas brilham e caem. Ao mesmo tempo, a planta não floresce, seus botões não se abrem e o caule começa a secar e enfraquecer. Se a batata para de crescer devido à seca, no futuro, tendo recebido a quantidade necessária de água, ela pode não continuar a se desenvolver. Isso pode fazer com que os tubérculos de batata pareçam desiguais e com maior probabilidade de serem deformados.
Este não é o caso com o excesso de água. No entanto, tal situação não pode ser permitida, uma vez que está repleta de tubérculos podres e infecção da planta com várias doenças fúngicas. Para entender que você está dando muita água às batatas, primeiro você deve prestar atenção à folhagem da planta. Torna-se aguado e a parte inferior das folhas, que fica perto do solo, pode começar a escurecer e aparecer manchas perto do caule. Você também pode observar a propagação ativa da infecção fúngica.
Em geral, as batatas podem parecer uma fruta completamente seca, mas elas têm vegetais ricos que precisam ser abastecidos com água para garantir que processos como o metabolismo e a fotossíntese estejam indo bem. Além do mais, os tubérculos, que à primeira vista parecem secos, também precisam de umidade. Eles contêm muito suco. Com a falta de água, a copa de uma planta, que gosta muito de água, começa a puxar das raízes os nutrientes de que necessita, o que posteriormente torna os tubérculos pequenos e murcha.
Em geral, certas variedades de batata podem crescer bem sem a rega adequada em solo seco. As informações sobre isso devem ser especificadas para cada variedade separadamente. Neste caso, deve-se levar em consideração as condições climáticas locais no verão, as condições do solo e a abundância de precipitação.
Se necessário, você pode recorrer à cobertura morta do solo com palha para isso, o que ajudará a manter a umidade no solo. Além disso, se chuvas são observadas com frequência na sua área, neste caso, você só pode fazer isso afrouxando o solo sem regar. Tudo o que você precisa fazer é misturar solo úmido e seco para que fique bem encharcado.
O afrouxamento contribui para a aeração do solo e também permite que as raízes da planta extraiam os nutrientes necessários do solo.
Cronometragem
Após o plantio da batata, não é necessário regar, já que normalmente nesta época o solo ainda está saturado com a umidade remanescente após o frio. Portanto, você pode esquecer de regar uma planta até que suas mudas cresçam 10 centímetros. Quando a massa verde começa a crescer ativamente, você precisa começar a regar.
Deve-se ter em mente que a umidade é especialmente importante para a planta durante a estação de crescimento, que começa 2 semanas após o plantio, bem como durante a formação das primeiras inflorescências, quando surgem os tubérculos e quando a massa de batata cresce.
Após 5 semanas do aparecimento dos primeiros rebentos, as batatas começam a sentir falta de humidade, necessária para fortalecer as raízes, formar botões e frutos. Deve-se prestar atenção especial à irrigação da planta durante o período de floração. Nesse momento, as batatas consumirão ativamente o líquido. Assim, para cada arbusto de batata, pode levar de 4 a 12 litros de líquido - o valor depende apenas das características climáticas da sua região e das condições meteorológicas nela existentes.
Frequência
A frequência das regas e a sua taxa dependem exclusivamente das condições meteorológicas e das características climáticas da região. Freqüentemente, apenas uma rega é necessária em intervalos de 10 dias, e apenas 8-12 litros de água serão suficientes. Se houver estiagem, então a quantidade de líquido deve ser aumentada, mas não exagere, caso contrário corre-se o risco de inundar muito a planta.
Na fase de formação do tubérculo, em condições favoráveis, a quantidade de água é aumentada em alguns litros e a rega é feita com uma frequência de 1 a 2 vezes por semana.
Em uma estação particularmente quente e seca, na ausência de chuva, a rega deve receber atenção especial. É necessário regar com mais frequência durante esses períodos, pois a água evapora várias vezes mais rápido no calor. Às vezes basta uma rega na frequência de 5 dias, mas em alguns casos é necessário regar com mais frequência - para não exagerar na água, olhe para o solo: a sua camada superior deve estar saturada de líquido. Neste caso, a rega é efectuada à noite ou de manhã.
Separadamente, deve-se dizer sobre as primeiras batatas, que requerem condições especiais. Essas variedades crescem mais ativamente e a falta de água as afeta de forma destrutiva. É necessário regar essas batatas com mais frequência, mas a quantidade de líquido deve ser reduzida. Para um cuidado mais eficaz, é necessário recorrer ao uso de fertilizantes para que a planta receba todos os nutrientes de que necessita.
Qual deve ser a água?
Ao regar as batatas, considere a temperatura da água. Não pode ser retirado imediatamente frio do poço, pois isso afetará ainda mais a resistência da batata a várias doenças.
Antes de regar, geralmente é coletado em um recipiente com antecedência e deixado ao sol para aquecer.
Visão geral dos métodos
Grooves
Este método é usado com mais frequência na fase intermediária de crescimento até o final da formação do fruto. Envolve o enchimento de canais profundos com água - os sulcos localizados entre os canteiros de batata, e o bloqueio das entradas para evitar que a água se espalhe por todo o local. Depois de alguns dias, o solo deve ser solto em locais erodidos. A única desvantagem deste método é um consumo bastante alto de água. Porém, com essas regas, você não pode ter medo de que a planta fique com pouca umidade.
Raiz
Este método de irrigação pode ser classificado como clássico. É mais adequado para pequenas áreas plantadas com batata.Esse método permite que o residente de verão controle a quantidade de água de cada arbusto com as próprias mãos, a fim de fornecer a quantidade certa de umidade. Trata-se de molhar a planta pela raiz com uma mangueira ou regador. Nesse caso, deve-se tentar fazer com que a água não caia sobre as folhas.
Em grandes jardins, essa rega raramente é usada.
Pulverização e gotas
A irrigação por gotejamento de cima ajuda a economizar bastante água, é considerada uma das mais práticas e ao mesmo tempo natural. Para essa irrigação, utiliza-se um jato fraco de água, uma bomba especial e um aspersor, que auxiliam na dispersão da água. É melhor preparar uma "chuva" de intensidade média com pequenas gotas - para isso, um spray com um diâmetro de orifício não superior a 1-1,5 mm é o ideal. As gotas grandes e a forte pressão da água podem ajudar a romper as delicadas placas das folhas.
A aspersão não lava o solo e não prejudica as raízes da plantação. Com essa irrigação, é importante atentar para o afrouxamento do solo, caso contrário no futuro existe o risco de desenvolvimento de fungos e diversas doenças, o que levará à diminuição da quantidade de colheita.
Seco
Esse método implica em afrouxamento e amontoamento constantes do solo, o que permite aumentar sua aeração e saturá-lo de ar. Além disso, o afrouxamento tem um efeito benéfico nas raízes da plantação e melhora seu estado em geral.
Normalmente, os canteiros são perfurados após a primeira irrigação, cobrindo a parte coberta da planta com solo. Isso deve ser feito três vezes antes do início da floração. Ao final dessa fase, é necessário soltar o solo entre as fileiras, tendo o cuidado de não agredir os tubérculos em formação.
Não é recomendável parar de umedecer o solo com irrigação a seco. Esse método é, antes, um acréscimo ao cuidado e contribui para o surgimento de uma boa colheita.
Como regar adequadamente em diferentes estágios?
Após o pouso
Na primeira vez depois de plantar batatas, não é necessário regá-las, especialmente se você plantou em solo úmido. Mas além disso, quando uma planta começa a se desenvolver e os botões se formam, ela começa a exigir umidade. A rega é necessária imediatamente após as mudas atingirem cerca de 10 centímetros de altura. Normalmente, a primeira rega da batata ocorre cerca de um mês após o plantio, ou seja, por volta do início de junho. Ao mesmo tempo, recomenda-se combinar o top dress com a primeira rega para fornecer à planta jovem os nutrientes necessários e fortalecê-la, o que contribuirá para um aumento da imunidade e resistência aos ataques de vários insetos nocivos.
Durante e após a floração
O aparecimento de botões indica que tubérculos começaram a aparecer e se formar na batata. Normalmente, a essa altura, a parte do solo da planta deve estar totalmente formada e, ao mesmo tempo, a superfície de evaporação da folhagem deve aumentar, razão pela qual a planta precisa de mais umidade. Se houver chuvas fortes na sua área, não se preocupe, caso contrário, deve-se prestar muita atenção à rega. Em tempos normais, não secos, cerca de 3 litros de água devem ir para um arbusto.
Se a planta carece de umidade durante a fase de brotamento e amadurecimento dos tubérculos, então, eventualmente, a floração pode parar abruptamente, e toda a safra de batata será pequena e deformada externamente, devido ao fato de que a batata vai gastar todos os seus recursos no recrutamento e manutenção da vegetação. massa ...
Observe que você não deve permitir o excesso de umidade durante este período. Por causa disso, a formação de botões pode parar e os caules cairão. Nesse caso, é preciso interromper o abastecimento de água do plantio, cortar as pontas, que perfazem cerca de um quarto de todo o comprimento do caule, e colocar cinzas no solo, depois soltá-lo e amontoar os arbustos.
Se falamos de períodos de seca, então a quantidade de água usada para irrigação terá que ser aumentada. Neste caso, recomenda-se cobrir o solo com cobertura morta, utilizando para isso feno seco ou palha.Após a coleta, recomenda-se não apenas retirá-lo, mas enterrá-lo no solo, o que servirá como adubo adicional para ele.
Após a floração, não é recomendável regar abundantemente os arbustos, pois o aumento da umidade pode levar ao desenvolvimento de doenças como a requeima.
A cobertura durante este período também não é necessária. Normalmente, nesta época, diferentes produtos químicos são usados para eliminar as pragas. Seu uso deve ser interrompido pelo menos dois meses antes da colheita.
A rega da planta deve ser interrompida cerca de 2 semanas antes da colheita. As copas começarão a murchar nesse período, mas ainda não é possível pegar o regador ou a mangueira, pois a umidade neste momento pode contribuir para o apodrecimento dos frutos ou sua germinação. Quando a parte verde da batata secar, você pode começar a colher.
O comentário foi enviado com sucesso.