Características de regar repolho

Contente
  1. Requisitos de água
  2. Com que freqüência você deve regar?
  3. Como entender que não há umidade suficiente no solo?
  4. Os caminhos
  5. Nuances de rega
  6. Combinação com curativos

A rega adequada é um pré-requisito para a tecnologia agrícola ao cultivar qualquer vegetal, incluindo repolho. Com irrigação adequada, não trinca, mantém uma aparência atraente e a palatabilidade atinge o seu ápice. Para obter uma colheita de qualidade, é necessário conhecer as características de rega de cada tipo de repolho.

Requisitos de água

Se as espigas crescem ao ar livre, é muito importante que a água para irrigação esteja na temperatura correta. Neste caso, a irrigação é realizada apenas com água sedimentada e morna. Assim, a planta vai se sentir confortável e vai encantar você com uma colheita completa. A água é despejada em recipientes especiais nos quais é aquecida até a temperatura desejada, e todo o excesso de impurezas afunda no fundo.

Para aquecer mais rápido o líquido no outono ou na primavera, use um recipiente preto, que atrai os raios solares. A temperatura do ar recomendada varia de 18 a 23 graus Celsius com um sinal de mais. Água com temperaturas abaixo de 12 graus afetará negativamente todas as variedades de repolho branco.

Quando questionados se é possível regar vegetais com água fria de uma mangueira, os especialistas respondem negativamente. Baixas temperaturas são prejudiciais para a planta.

Por esse motivo, a água de um poço ou poço não funciona. O repolho adora água e irrigação regular, mas apenas se for realizada sob certas condições.

Com que freqüência você deve regar?

Esta hortaliça prefere regas constantes, cuja frequência depende das condições meteorológicas, composição do solo, variedade da couve e outras características. Por exemplo, em climas quentes, a frequência da irrigação é aumentada para manter um nível de umidade ideal. Somente com um volume suficiente de água as espigas se desenvolverão adequadamente e a colheita será suculenta e aromática. Isso se aplica não apenas ao repolho branco, mas também à couve-flor. Somente com um suprimento de água suficiente, esse vegetal cresce bem e ganha a quantidade necessária de sucos.

O tipo de terreno afeta diretamente a frequência de irrigação das plantas crucíferas. Se houver clima chuvoso na região, a irrigação constante é impraticável. Se a descrição da variedade indicar que a plantação de vegetais precisa ser regada 2 a 3 vezes por semana, a frequência pode ser reduzida para uma vez por semana. Com chuvas constantes, a irrigação pode ser completamente abandonada. Em uma estação quente, a água do solo evapora rapidamente e os canteiros são umedecidos com mais frequência.

Imediatamente após a transferência das mudas para o campo aberto, elas são regadas a cada três dias com 8 litros de líquido por metro quadrado da parcela. Depois disso, a plantação é irrigada 2 vezes por semana, consumindo 12 litros de água por metro quadrado.

Ao cultivar variedades precoces de repolho branco, a rega mais intensiva é realizada no primeiro mês de verão. As variedades tardias são regadas abundantemente em agosto, nesta época ocorre o processo de formação das espigas. Todos os dias, a couve é regada à medida que se adapta a um novo local. A umidade contribuirá para a adaptação rápida e o desenvolvimento acelerado do sistema radicular.

Nota: Se a plantação de hortaliças não receber água suficiente, seu crescimento irá parar e aparecerão rachaduras na superfície.

Como entender que não há umidade suficiente no solo?

É possível determinar que não há umidade suficiente no solo pelo estado da planta. As folhas perdem a elasticidade, começam a amarelar e a murchar. As cabeças de repolho parecem letárgicas. O turgor da planta começará a voltar ao normal após a rega completa. As folhas começarão a recuperar sua forma e cor anteriores. Se o solo carece de nutrientes e oligoelementos, o repolho também parecerá lento. As cabeças de repolho diminuem de tamanho e mostram outros sinais de deterioração na aparência.

Ao restaurar o nível de umidade ideal no solo, é importante evitar o alagamento. Caso contrário, em vez de restaurar, a planta começará a escurecer e o sistema radicular apodrecerá.

O cultivo do repolho passa necessariamente pelo preparo do solo que permite a passagem do ar, nutre a planta de elementos úteis e ajuda a manter o nível de umidade desejado. A chave para um cultivo bem-sucedido está na preparação da mistura correta de solo. É comum preparar o solo no outono ou início da primavera. A opção mais comum é misturar uma parte do húmus com a terra do jardim.

Cada componente possui propriedades específicas.

  • O solo do jardim deve ser retirado da área onde os vegetais crescerão. Nesse caso, as mudas passarão por um transplante sem dor e se acostumarão rapidamente às novas condições. O terreno do jardim é necessário precisamente para adaptação.
  • A camada de grama está saturada com um grande número de microorganismos. O solo coletado perto de bétulas ou em matagais de urtigas é o ideal. Carvalho ou solo de salgueiro não funcionam. Um grande número de taninos tem um efeito negativo nas mudas.
  • As terras florestais são ricas em nutrientes e microrganismos.
  • A areia é usada como fermento. Não é adicionado mais do que 10% da massa total.
  • O composto e o húmus contêm muito nitrogênio. Este componente é necessário para construir uma massa verde espessa e saudável.
  • A turfa não só solta o solo, mas também ajuda a reter a umidade dentro, que é muito importante para o cultivo de repolho em climas quentes. A turfa é ácida, então você precisa reduzir a acidez do solo com cal ou giz.

O solo notificará sobre a falta de umidade pelo estado da camada superior. Ele racha e se torna áspero. A certa profundidade, a terra não seca, especialmente se houver água subterrânea nas proximidades. O processo de evaporação da água no solo ocorre devido à interação com as correntes de ar. O processo também é influenciado pelas propriedades do solo.

Os caminhos

A cultura de vegetais que amam a umidade é caracterizada por um sistema radicular raso e uma grande superfície de folha em evaporação. No processo de fixação de uma couve, a planta consome a maior parte do líquido. Durante este período, o nível de umidade do solo deve ser de pelo menos 80%. Hoje, três métodos principais são usados ​​para irrigar a área onde os vegetais são cultivados.

Ao longo de sulcos

A rega do repolho em sulcos através de uma mangueira deve ser feita depois que as plantas se acostumarem com o novo terreno e estiverem suficientemente resistentes. Esta opção não é adequada para cuidar de plantas jovens. Nesse caso, a irrigação radicular é escolhida para que a água não caia sobre as folhas. A irrigação por sulco é geralmente escolhida para terreno aberto.

A pressão da água da mangueira deve ser baixa. A rega de cima só pode ser feita à noite ou de manhã cedo para evitar queimaduras solares.

Aspersão

O método de aspersão consiste em regar a folha. Este método não é usado para plantas jovens. A principal vantagem é que a irrigação por aspersão é adequada para irrigar qualquer tipo de solo.

A tecnologia é parecida com esta:

  • primeiro você precisa instalar um sistema especial, que consiste em uma tubulação do tipo portátil e vários bicos;
  • o líquido é servido em pequenas porções, regularmente;
  • sob certa pressão, o riacho sobe e cai no jardim, imitando a chuva;
  • após a rega, é necessário afrouxar a camada superior do solo;
  • amontoamento é realizado conforme necessário.

A principal desvantagem deste método é o afrouxamento constante do solo. Sob a influência de jatos de água, a camada superior é compactada e coberta por uma crosta.

Irrigação por gotejamento

Esta opção se destaca das demais por sua alta eficiência e praticidade, mas ao mesmo tempo é bastante cara. Perfeito para estufas. O sistema de irrigação por gotejamento é instalado no caso em que não seja possível dedicar muito tempo ao jardim ou se você precisar cuidar de um grande lote de terreno.

Método de aplicação do sistema de irrigação:

  • instalação de uma estrutura adquirida ou auto-montada que consiste em uma mangueira e tubos;
  • ativação do sistema;
  • a água fluirá em porções moderadas diretamente para as raízes da planta.

Ao escolher esta opção, você não precisa afrouxar o solo constantemente. O sistema de gotejamento mantém uma estrutura de solo solta. Para irrigação, você pode usar água de nascente, chuva ou decantada da torneira. Esta instalação manterá um nível de umidade adequado sem permitir que o solo seque ou estagnação de umidade. Antes da formação das cabeças de repolho, o sistema fica ligado por 3 horas, nos horários subseqüentes bastam 2,5 horas de trabalho. O sistema é freqüentemente usado para a irrigação simultânea e o abastecimento da terra com substâncias úteis e microelementos.

Apesar das inúmeras vantagens, este método tem uma desvantagem significativa - o custo de instalação.

Nuances de rega

Existem certas normas para regar o repolho, que incluem recomendações de jardineiros experientes:

  • imediatamente após transferir as mudas para um local de cultivo permanente, você precisa irrigar as plantas todos os dias, de manhã e à noite. Na estação chuvosa, a frequência da irrigação é reduzida para uma vez a cada 2-3 dias;
  • ao regar pela raiz, consome-se 1 a 2 litros de líquido por cabeça de repolho;
  • cubra o repolho em climas quentes para reduzir a evaporação da umidade;
  • você precisa bater periodicamente no jardim para manter melhor a umidade;
  • se você hidratar a área corretamente, o repolho não vai rachar;
  • após um longo período de seca, os vegetais não devem ser regados em demasia, caso contrário, começarão a rachar;
  • a umidade estagnada é perigosa não só para a qualidade da colheita, mas também para o estado do sistema radicular; os vegetais não devem ficar na água por mais de 10 horas;
  • algumas horas após a irrigação, é necessário afrouxar o solo ao redor das plantas, retirando a crosta seca da superfície;
  • a frequência da irrigação é reduzida após o amontoamento.

Ao traçar um cronograma de irrigação, é imprescindível levar em consideração as condições climáticas. Via de regra, o repolho é regado com mais frequência nas regiões sul do que no norte e em outras áreas. Não só muda o número de irrigações, mas também a quantidade de água utilizada. Existem certos padrões - de 7 a 8 litros de água por planta ou 50 litros por metro quadrado do jardim (em períodos quentes e secos).

Apesar das recomendações, é importante monitorar o nível de umidade do solo e evitar o alagamento. A umidade afeta não apenas a saúde do vegetal, mas também a qualidade de sua conservação. As cabeças de repolho ficam soltas e perdem o sabor.

A hora do dia também é importante durante a rega. Durante o dia, você pode regar vegetais somente se eles não forem expostos à luz solar direta. O horário recomendado é de manhã ou à noite.

Em diferentes períodos

A frequência e a intensidade da rega devem ser ajustadas levando-se em consideração o período de desenvolvimento da kaputa. É importante manter o nível de umidade correto após o plantio de mudas em área ao ar livre. É transferido para solo úmido com um teor de umidade de pelo menos 80. Para que as condições sejam adequadas, o território é preparado preliminarmente. São consumidos de 10 a 15 litros de água por metro quadrado.

Em seguida, o repolho é irrigado 2 dias após o transplante. Agora eles usam não mais do que 2-3 litros por planta (ou 8 litros por metro quadrado do jardim). Além disso, a rega é realizada de acordo com o seguinte esquema - uma vez a cada três dias por um período de 2-3 semanas.

O segundo período especial vem após o fortalecimento da cultura vegetal. As plantas jovens, mas já adaptadas, são regadas com mais frequência. Cerca de 2 vezes por semana, os repolhos são regados com 12 litros de água decantada por metro quadrado (em condições climáticas estáveis).No verão, as regras mudam e, para que os vegetais não sequem, gasta-se 7 a 8 litros em uma planta.

O terceiro período é o processo de configuração dos garfos. É nesse período que se observa a formação acelerada da cabeça do repolho e o crescimento das folhas. Para manter o nível de umidade ideal, pelo menos 10 litros de líquido são gastos na planta. Além disso, os especialistas calcularam a taxa de acordo com o tamanho do local - 20-30 litros por quadrado, e no calor consomem de 40 a 50 litros. A quantidade de água usada pode ser ajustada dependendo da variedade selecionada e método de cultivo (terreno aberto ou fechado).

A rega deve ser interrompida algumas semanas (2-3) antes da colheita. Nesse momento, a rega só prejudica as plantas e tem um efeito negativo na aparência e na vida útil dos vegetais.

A água deve ser fornecida às raízes da planta regularmente, independentemente do estágio de desenvolvimento. A falta de umidade durante a formação das cabeças de repolho faz com que as folhas internas comecem a crescer ativamente e as externas comecem a quebrar. O aparecimento de fissuras neste caso é inevitável.

Levando em consideração o tipo de repolho

Outra característica da rega do repolho é levar em consideração o tipo de legume. Para obter uma rica colheita de repolho branco, é necessária uma quantidade suficiente de líquido, mas não só esta espécie adora água.

  • Os brócolis também preferem irrigação regular com bastante água. No cultivo, usam 15 litros de água por semana. O solo deve ser molhado até uma profundidade de pelo menos 45 centímetros para que as raízes recebam umidade suficiente.
  • No cultivo da couve-flor, são consumidos cerca de 10 litros em 7 dias. O volume pode variar dependendo das condições meteorológicas. Se o calor diminuir fora da janela, a frequência de rega é aumentada para 3-4 vezes por semana.
  • A rega sistemática com intervalos iguais entre os tratamentos é importante no cultivo de couve chinesa. Esta espécie está em maturação precoce. Ele prefere água quente fornecida por um sistema de sprinklers. Esta opção de irrigação irá eliminar a pulga crucífera do repolho. Esses insetos costumam atacar as hortaliças.
  • Outra planta que ama a umidade é a couve de Bruxelas. No processo de crescimento e durante a frutificação, a plantação é irrigada mais de 10 vezes. Jardineiros experientes recomendam fornecer irrigação profunda, consumindo até 8 litros de líquido por metro quadrado de terra. O consumo aumenta durante a formação dos vegetais e chega a 10-12 litros. Rega correta durante a estação das chuvas.

Cada variedade tem seu próprio tempo de maturação, que também influencia no cálculo da freqüência de rega.

  • Datas anteriores. Esta espécie precisa de água com mais frequência do que outras, especialmente no início do verão e durante todo o mês de junho. O volume máximo de água chega a 20-25 litros por metro quadrado. É importante manter a umidade em torno de 80-90%. Primeiramente, a rega é realizada 48 horas após o plantio e, no restante do período, a rega é realizada com um intervalo de 8 a 10 dias.
  • Variedades de repolho tardio e médio. Com o amadurecimento em massa dos garfos, as variedades com períodos de amadurecimento médio e tardio precisam de rega regular. Esse período cai em agosto e os níveis de umidade devem ser mantidos entre 75 e 80% no último mês de verão. A frequência da rega é a seguinte: a primeira vez que os vegetais são irrigados no dia do plantio, a segunda vez - cerca de uma semana depois, 3 e 5 vezes - quando se formam rosetas, 6-8 - quando se formam cabeças, 9 -10 - quando o repolho atinge o nível de maturidade técnica.

Combinação com curativos

A irrigação é freqüentemente combinada com cobertura. Os jardineiros usam tanto composições prontas quanto remédios populares. Cada componente possui certas propriedades que devem ser levadas em consideração.

Algumas opções de fertilizantes estão em alta demanda.

  • Muitos jardineiros usam amônia. Em cinco litros de água, 50 mililitros desse componente são dissolvidos, após o que as mudas são regadas pela raiz. Tal solução saturará o repolho com um conjunto de oligoelementos úteis e também desempenhará a função de um inseticida.Todas as pragas perigosas manterão uma grande distância do jardim.
  • O segundo componente mais popular é o iodo. No processo de formação das folhas e amadurecimento do vegetal, utiliza-se água misturada ao iodo. Para preparar uma solução, 5 gotas desta substância devem ser dissolvidas em 10 litros de líquido. Os canteiros são cultivados após precipitação ou irrigação.
  • A composição combinada demonstra um bom resultado. Fazer você mesmo é fácil. Para um balde de água, use 15 gramas de cloreto de potássio e uréia, além de 23 gramas de superfosfato.
  • Para preparar a próxima composição, uma colher de sopa de cinzas e três colheres duras de superfosfato são dissolvidas em um balde. O repolho à Pequim, que prefere misturas minerais complexas, responde notavelmente a essa alimentação.

Um grande número de fertilizantes prontos pode ser encontrado à venda. Antes de adicioná-los ao solo, é necessário dissolver o curativo em água até a consistência desejada. Ao usar qualquer um dos medicamentos, é importante seguir exatamente as instruções da embalagem.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário