Como fazer a irrigação por gotejamento com as próprias mãos?
O sistema de irrigação por gotejamento hoje é um dos mais eficazes e exigidos, pois permite economizar significativamente o tempo do morador de verão e melhorar o estado das lavouras no local. Além disso, isso permite que você libere uma grande quantidade de espaço no jardim, que geralmente é ocupado por mangueiras e outros acessórios. Um sistema de irrigação por gotejamento bem projetado permitirá que você se livre de todos os tormentos associados à rega das plantas, além de cuidar delas.
Deve-se notar que você pode criar um sistema de irrigação por gotejamento com suas próprias mãos, sem ter nenhuma habilidade técnica séria. No mercado da construção moderna, encontra à venda todos os componentes necessários que lhe permitirão obter à saída um sistema de rega eficaz e competente, que vai ao encontro de todas as necessidades humanas individuais.
Conhecendo seu dispositivo
O sistema de irrigação por gotejamento surgiu há várias décadas e em um curto período de tempo foi capaz de provar sua eficácia e eficiência. As vantagens de usar tal sistema eram tão impressionantes que imediatamente se espalhou por todo o mundo. Uma característica distintiva da irrigação por gotejamento é que a água é fornecida imediatamente às raízes das plantas, o que melhora sua irrigação e permite o máximo fluxo de água.
Hoje, existem duas formas de fornecer água: a primeira envolve despejar água na superfície do caule e a segunda é fornecer água para a área da raiz.
O primeiro método é considerado mais fácil de instalar, mas o segundo é mais caro do ponto de vista financeiro, pois você terá que gastar dinheiro em uma mangueira especial ou fita adesiva especial que é colocada no chão.
Além do mais, é necessário realizar uma grande quantidade de terraplenagem, o que nem todas as pessoas podem fazer. No entanto, é este método de irrigação por gotejamento que é considerado ideal em regiões caracterizadas por um clima quente. O fato é que colocar uma mangueira especial no solo facilita a evaporação de uma quantidade mínima de água, fazendo com que as plantas recebam o máximo de líquido possível. Devido às suas características de design únicas, o sistema de irrigação por gotejamento pode ser usado não só em hortas, mas também em estufas. É mais eficaz no processo de cultivo de hortaliças e frutas.
Existe também um sistema de fluxo por gravidade que requer um contêiner especial instalado a uma altura de um metro e meio. Além disso, tal sistema é caracterizado por uma pressão de água estável, bem como a presença de uma bomba e controlador.
Válvulas e medidores de pressão especiais garantem uma operação estável e sem problemas do sistema, para que as plantas recebam água no momento certo.
Algumas opções do sistema de irrigação por gotejamento incluem um cronômetro que liga o abastecimento de água por um período específico de tempo definido pelo usuário. Existe também um sistema mais avançado que é capaz de ligar e desligar a água em cada correia, enquanto determina a umidade do solo e a condição do ar.Os processadores especiais são responsáveis pelo desempenho de tais sistemas, cujo modo de operação é criado usando o painel de controle.
As características técnicas únicas do sistema de irrigação por gotejamento fornecem um grande número de suas vantagens, entre as quais podem ser distinguidas as seguintes.
-
A intensidade do trabalho é bastante reduzida. Se necessário, o sistema pode ser totalmente automatizado, sem que nenhum esforço seja necessário para garantir sua operabilidade.
-
A quantidade de água consumida é reduzida. Este resultado é alcançado devido ao fato de a água ser fornecida imediatamente à raiz, desviando de outras zonas.
-
A necessidade de afrouxamento regular do solo é eliminada. Graças ao fornecimento constante de água na quantidade necessária, deixa de se formar uma crosta no solo, não sendo mais necessário quebrá-la. É esse procedimento que costuma levar muito tempo dos moradores de verão, causando danos consideráveis às plantas.
-
A produtividade das safras agrícolas aumenta significativamente, a planta se desenvolve melhor. Esse resultado é obtido pelo fato de a água ser fornecida apenas para a área que mais necessita de líquido. Isso é o que contribui para a frutificação mais rápida.
-
Se necessário, usando esse sistema, você pode organizar uma cobertura de raiz eficaz, que também tem um efeito positivo no rendimento.
Deve-se notar que a eficiência econômica do uso de tais sistemas de irrigação já foi comprovada inúmeras vezes, mesmo no âmbito industrial. É por isso que hoje esses sistemas estão instalados em quase todos os lugares em estufas e hortas, o que permite não só economizar a quantidade de água consumida, mas também usar tecnologias avançadas da forma mais eficiente possível.
A única desvantagem séria de tais sistemas é que a água filtrada é necessária para seu funcionamento normal, o que acarreta custos adicionais.
Infelizmente, em chalés de verão modernos, é impossível encontrar água já purificada, mesmo que seja centralizada. É por isso que você precisará gastar dinheiro na instalação de vários filtros. Além disso, o sistema de irrigação por gotejamento precisa de manutenção regular. Será necessário soprar pelos canos e limpar as mangueiras, e verificar se o suporte está seguro e as mangueiras são capazes de transportar a água.
Fazendo um sistema a partir de um barril
Uma das formas mais populares e exigidas de criar um sistema de irrigação por gotejamento é fazer um sistema com um barril. Nesse caso, a água é fornecida por gravidade, ou seja, o recipiente entra por gravidade. Deve-se notar que em vez de um barril, também podem ser usados outros recipientes que podem ser preenchidos com água centralizada em rede ou podem incluir uma fonte natural de água. A principal desvantagem de tal sistema é que os recipientes podem ficar entupidos com algas, plâncton e outras partículas, bem como pequenas substâncias.
Não se esqueça que os barris são em sua maioria metálicos, portanto estão sujeitos à corrosão, o que leva ao aparecimento de pequenas peças metálicas na água, o que também pode prejudicar não só o sistema de irrigação por gotejamento, mas também as plantas. É por isso que recentemente, na maioria dos casos, na fabricação de barris, são utilizados materiais que são resistentes a diversos processos e não se deterioram sob a influência da umidade. Produtos de origem sintética são considerados materiais ideais. Por exemplo, plástico ou ferro galvanizado são a solução ideal.
Depois que o barril estiver cheio de líquido, é imperativo cobri-lo para evitar a entrada de folhas, detritos e outras partes.
O sistema capilar, criado a partir de barris e com o princípio da distribuição de água, poderá abastecer canteiros de tomate com água tanto ao ar livre como no jardim ou estufa. Além disso, você pode conectar o abastecimento de água e equipar o abastecimento automático, o que simplificará muito o processo de manutenção. Em estufas caseiras, projetar um sistema improvisado significa montar rapidamente um circuito e conectar o suprimento de água às plantas.
No processo de criação de tais sistemas de irrigação, é necessário estar atento ao volume do barril, que deve depender das necessidades individuais e das características da vegetação. Para para que o sistema criado seja capaz de abastecer totalmente o território com água, é necessário repor o abastecimento de líquido no barril. Uma opção é considerada ideal, em que um fluxo contínuo de água para o tanque é garantido.
A localização do barril também é importante. Idealmente, considera-se que está a uma altura de 2 m acima do solo para garantir o nível ideal de pressão. E a água deve ser filtrada e limpa para não entupir a mangueira e também não causar danos às plantas. Qualquer elemento do filtro pode ser usado para limpeza, que deve ser enxaguado regularmente. Uma excelente solução seriam os conta-gotas médicos, que podem se gabar de sua capacidade de trabalhar em condições de baixa pressão.
É a utilização destes componentes que é considerada a melhor opção no processo de criação de um sistema de gotejamento a partir de um barril.
No processo de desenvolvimento de tal sistema, muita atenção também deve ser dada à escolha de uma bomba submersível que fornece água para todo o local. A potência dessa bomba depende de quão grande a área será irrigada e de quanta água a bomba precisará destilar todos os dias. Se for necessário espalhar o tubo principal pela estufa, podem ser usados acessórios. As características de design exclusivo da irrigação por gotejamento permitem que o sistema seja preenchido com vários elementos eletrônicos automáticos, o que simplifica muito o processo de operação e minimiza a intervenção humana.
Rega caseira de garrafas
A irrigação por gotejamento "faça você mesmo" com garrafas de plástico é uma excelente alternativa aos caros sistemas de irrigação. A principal vantagem desse sistema é que ele é criado de forma extremamente rápida e econômica, o que o torna a melhor solução para uma pequena área suburbana.
Ferramentas e materiais necessários
Para que o sistema criado tenha a máxima eficiência e confiabilidade, será necessário preparar o seguinte conjunto de ferramentas.
-
Tesoura ou faca usada para cortar garrafas e fazer várias mangueiras de pequeno diâmetro.
-
O furador necessário para fazer um furo nas garrafas é uma ponta.
-
Garrafas plásticas. As opções de dois litros mostram a maior eficiência, no entanto, mesmo garrafas de cinco litros podem ser usadas, se necessário.
-
Fábrica de algodão.
Coleta e instalação
Para que o sistema de irrigação por gotejamento seja o mais eficaz possível, é necessário prestar muita atenção ao processo de sua criação. O primeiro passo é cortar o fundo da garrafa com uma faca e aparafusar o mais firmemente possível para garantir um alto nível de segurança. Devem ser feitos vários furos na tampa do frasco, cujo diâmetro não será superior a meio milímetro. Este ponto deve receber muita atenção devido ao fato de que o rendimento de tal sistema e sua eficiência dependem dele.
A solução ideal é enterrar a garrafa 4 cm perto da haste, além de colocá-la dentro de um pequeno pedaço de pano ou meia-calça de náilon para garantir que o buraco fique protegido de detritos. Se você colocá-los corretamente no fundo, não poderá se preocupar com a pureza da água no futuro. Outra forma de proteger o interior da garrafa de detritos é a utilização de um tecido de malha, que funciona como uma espécie de filtro.
Deve-se notar que o recipiente de plástico não só pode ser enterrado próximo ao caule, mas também acima da própria planta. Por exemplo, você pode pendurá-lo perto dos arbustos pelo pescoço.
As principais vantagens desse método são que eles fornecem proteção contra a entrada de sujeira na própria garrafa. Além disso, isso simplifica muito o processo de despejar água no recipiente.
Se esta for uma estufa bastante grande, ou se a área suburbana for caracterizada por uma área mínima, então você pode equipar ripas de madeira especiais nas quais será conveniente pendurar garrafas de plástico. Tal sistema será capaz de servir o maior tempo possível e proporcionará um rápido enchimento de líquido na garrafa, o que é extremamente importante para grandes áreas.
Montagem de tubos de polipropileno
Recentemente, os sistemas de irrigação por gotejamento, que são criados com base em tubos de polipropileno, tornaram-se muito populares. A eficácia de tais sistemas deve-se, em primeiro lugar, ao grande número de vantagens dos próprios tubos de polipropileno, entre as quais se destacam:
-
o projeto de tal sistema é leve, por isso é bastante simples desenvolver, instalar e usar um sistema de irrigação por gotejamento;
-
o polipropileno se caracteriza pelo baixo custo, o que permite criar um sistema semelhante para qualquer área suburbana, independentemente do orçamento do proprietário;
-
a criação de tal sistema dispensa o uso de determinados equipamentos e ferramentas, é graças a isso que qualquer pessoa pode desenvolver a irrigação por gotejamento de tubos de polipropileno com as próprias mãos;
-
as propriedades únicas do polipropileno fornecem proteção confiável contra a formação de condensação em tubos, o que não é de pouca importância para proteger as plantas de possíveis doenças associadas à alta umidade;
-
as paredes internas de tais tubos são tão lisas quanto possível, o que não permite o aparecimento de quaisquer depósitos, portanto, tais sistemas não requerem limpeza constante, e também podem se orgulhar de sua resistência à propagação de fungos e mofo;
-
o polipropileno se distingue por sua durabilidade; com uma abordagem competente, esse sistema de irrigação por gotejamento pode durar mais de 50 anos.
As características únicas de design de tal sistema tornam possível torná-lo automático ou semiautomático e totalmente manual. A última opção é a mais simples e econômica. Neste caso, o escoamento da água é feito abrindo uma torneira ou válvula especial. Depois que o solo e as plantas recebem a quantidade necessária de líquido, o fluxo de água para.
Já o projeto semiautomático para irrigação possui uma estrutura mais complexa, portanto, em alguns casos, é necessário recorrer aos serviços de especialistas para realizá-lo.
O abastecimento de água é feito por uma linha comum, que abre e fecha manualmente. Mas a própria resistência à água ocorre automaticamente, o que tem um efeito positivo na eficiência e no nível de consumo de água.
Todo o processo de monitoramento é feito por meio de sensores especiais que recebem informações sobre a temperatura do ar, umidade do solo e as transmitem ao controlador. É ele quem já toma a decisão de abrir água e dar líquido às plantas. As principais vantagens da irrigação automática são que você pode definir um cronograma para o sistema com base no qual ele irá irrigar.
A solução ideal para a realização de tal sistema é a utilização de tubos de polipropileno cujo diâmetro não ultrapasse 40 mm. Mas a linha principal, que é feita a partir dos mesmos tubos, deve ser um pouco mais grossa, com diâmetro de cerca de 100 mm.Se for necessário conectar tubos, é melhor usar acessórios de compressão, que são caracterizados por durabilidade e resistência máximas.
A principal vantagem no processo de criação de tal sistema é que você não precisará usar nenhuma ferramenta e todo o trabalho pode ser feito manualmente. Se o sistema de irrigação passar pela superfície do solo, esse processo levará um mínimo de tempo. A única coisa que precisa ser feita é retirar a mangueira da caixa d'água e encontrar o comprimento ideal para cobrir toda a área a ser irrigada.
Erros comuns
No processo de criação de um sistema de irrigação por gotejamento eficaz, as pessoas freqüentemente cometem erros que afetam negativamente a eficiência do sistema e sua longevidade. Entre os erros mais comuns estão os seguintes -
-
Tentar economizar água o máximo possível, resultando em abastecimento insuficiente de água. Dado o fato de que a irrigação por gotejamento é a principal razão para maiores rendimentos e crescimento, o sistema radicular precisa de umidade suficiente. Claro, tal técnica de irrigação é necessária para garantir o consumo efetivo de água, no entanto, em nenhum caso você deve limitar sua quantidade. E cada planta deve receber a quantidade necessária de líquido para evitar o resultado contrário. Por isso, é necessário selecionar os recipientes de forma que possam fornecer a quantidade necessária de água às colheitas.
-
Escolha errada do sistema de irrigação por gotejamento. É necessário escolher um sistema específico dependendo das condições específicas, das características individuais dos centros e da área suburbana. Se os tubos não diferirem em grande diâmetro, eles não podem ser usados para irrigação de grandes áreas. Além disso, deve-se prestar muita atenção à pressão do sistema.
-
Erros cometidos durante o processo de instalação. É por isso que é necessário seguir as instruções o mais claramente possível para que o sistema seja confiável e eficiente.
Dicas úteis
Para criar o sistema de irrigação por gotejamento mais eficaz em uma estufa ou jardim, você deve seguir as recomendações a seguir.
-
Antes da instalação, é imperativo criar um layout da sala, que incluirá o tamanho e a localização aproximada das plantas. Graças a isso, será possível escolher a mangueira ideal e pensar onde e como ficarão os recipientes de armazenamento do líquido.
-
Antes de selecionar um recipiente, é necessário determinar claramente qual volume de água será o mais adequado para o local e a melhor forma de encher o recipiente. Obviamente, se a estufa tiver uma grande área, será extremamente ineficiente fazer esse trabalho manualmente.
-
Sempre que possível, é melhor usar a água da chuva para irrigação, que é mais eficiente e benéfica para as plantas.
-
Determine com antecedência quais peças sobressalentes para o sistema de irrigação por gotejamento podem ser necessárias no futuro, compre e armazene-as no caso de falha do sistema ou de qualquer um de seus elementos. Isso garantirá um fluxo ideal e regular de água para as plantas.
Assim, o sistema de irrigação por gotejamento é um dos mais eficazes e demandados do mercado moderno.
Com a abordagem certa e competente, ele fornecerá à planta a quantidade necessária de líquido, o que tem um efeito positivo sobre o rendimento e a saúde das safras.
Existem muitas idéias sobre como organizar um sistema de irrigação por gotejamento no país com suas próprias mãos. Se você abordar esse assunto corretamente, poderá obter um sistema eterno na saída que fornecerá água para tomates, pepinos e outras culturas.
Como fazer a irrigação por gotejamento com as próprias mãos, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.