Irrigação gota a gota de pepinos
A irrigação por gotejamento tornou-se recentemente cada vez mais popular entre os residentes de verão. Qual a vantagem deste método e como você mesmo organiza usando uma garrafa de plástico comum, leia abaixo.
Vantagens e desvantagens
A auto-irrigação por gotejamento de pepinos tornou-se recentemente cada vez mais procurada entre os residentes de verão. Isso ocorre porque há muitas vantagens em tal sistema de irrigação.
Em primeiro lugar, deve-se dizer que a irrigação por gotejamento pode reduzir o consumo de água em pelo menos duas vezes. Além disso, a maior parte da água chega ao solo durante a irrigação, o que permite que as raízes absorvam mais líquido. Para os pepinos, esta rega é uma das melhores opções, uma vez que esta planta requer rega regular e minuciosa para o seu desenvolvimento normal.
Outra vantagem dessa rega é a capacidade de incluir vários curativos úteis no processo. Eles, como a umidade, irão direto para o sistema radicular, suprindo totalmente o arbusto com os elementos e substâncias de que necessita, que no futuro terão um efeito benéfico no crescimento, desenvolvimento da planta e na atividade de sua frutificação.
Com essa rega, o solo não é lavado sob as raízes de plantio e, portanto, o perigo na forma de erosão do solo é significativamente minimizado. Além disso, é conveniente para o próprio residente de verão, uma vez que a cota de mão-de-obra manual com esse método torna-se mínima e, por sua vez, o processo de automação passa a prevalecer.
Se falamos sobre as desvantagens da irrigação por gotejamento, então a mais óbvia delas é o entupimento periódico dos conta-gotas. Mesmo ao instalar o filtro, a limpeza ainda será necessária. Além disso, os sistemas de irrigação por gotejamento são muito vulneráveis aos roedores, que podem facilmente estragá-los.
A vida útil dos sistemas de gotejamento é extremamente curta, o que também é uma grande desvantagem em termos financeiros. Normalmente, é cerca de 2 anos ou menos. Além disso, algumas de suas peças terão que ser substituídas periodicamente por novas, pois se desgastam rapidamente.
Que tipo de sistema poderia ser?
O sistema de irrigação por gotejamento pode ser adquirido ou pode ser feito manualmente. A última opção é mais econômica. Muitos fazem o seguinte: pegam uma mangueira e fazem pequenos orifícios.
Tal sistema não é adequado para todas as estufas, mas apenas para as pequenas, uma vez que apenas nessas condições é possível organizar a irrigação uniforme de todos os canteiros.
Além do mais, o sistema de irrigação por gotejamento pode ser feito de uma simples garrafa de plástico de um volume ou outro. Esses dispositivos caseiros geralmente são armazenados em estufas. Graças a eles, o solo absorve a umidade gradualmente, mas de forma constante e uniforme. Além disso, graças às condições da estufa, a água no recipiente estará quente, o que terá um efeito benéfico na condição dos pés de pepino.
Regras básicas de uso
Em primeiro lugar, você precisa seguir a regra básica, que é a mesma para qualquer método de regar as plantas: não umedeça nem seque demais o solo. Esses dois extremos estão repletos da ocorrência de várias doenças na planta, que, como resultado, afetarão negativamente o rendimento e a condição geral.
Não permita um nível de umidade superior a 75% na zona da raiz do pepino.
Recomenda-se calcular a frequência e o modo de irrigação com base nas características das condições climáticas locais, clima e características do solo. É especialmente necessário regar a planta com especial cuidado em condições de baixas temperaturas. Isso se aplica a ambas as culturas que são cultivadas em campo aberto e aquelas que crescem em estufa. Se o excesso de umidade for permitido durante esse período, existe o risco de doença fúngica.
Como fazer garrafas de plástico?
A maneira mais fácil é fazer um sistema de irrigação por gotejamento com as próprias mãos em casa. Um aparelho caseiro é fácil de usar e fabricar, assim como seu orçamento.
Até o pescoço
Este método é adequado para pepinos crescendo tanto ao ar livre quanto em canteiros fechados. É muito fácil construir esse sistema corretamente, e é por isso que muitos residentes de verão costumam usá-lo.
Então, Inicialmente, são feitos furos em uma garrafa plástica com volume de 5 litros, posicionando-os a uma distância igual uns dos outros. Uma fileira de orifícios é colocada 3 centímetros acima do fundo. Em seguida, outra fileira de orifícios é feita, que deve ser completamente paralela à primeira ou escalonada.
Quanto ao número de furos, depende apenas das características do solo. Se difere em densidade, então mais furos precisam ser feitos. Em solo solto, ao contrário, é menos.
Em seguida, a garrafa deve ser cavada no solo, posicionando-a com o gargalo para cima e enchendo-a com água. Não é necessário fechar o recipiente com tampa. Se você decidir fazer isso, um orifício deve ser feito na rolha para permitir que o ar entre na garrafa quando o líquido for consumido.
Garganta baixa
Este método de rega na garrafa é muito semelhante ao mencionado acima. A garrafa deve ser colocada com o gargalo para baixo, antes disso, tendo-se feito vários furos perto da garganta. Para encher com água, você deve cortar o fundo da garrafa. Após o preenchimento do "dispositivo" com água, a parte cortada deve ser devolvida ao seu lugar, pois isso ajudará a minimizar a evaporação do líquido.
Pendurado
Estruturas suspensas são mais frequentemente usadas no cultivo de plantas em condições de estufa. Não é difícil fazer esse sistema de irrigação. Para tal, terá de utilizar uma garrafa normal, em cuja tampa, com a ajuda de um furador, deverá fazer 2 furos de 3 milímetros de diâmetro. O fundo da garrafa deve ser cortado para que seja possível encher o recipiente com água. Os tubos devem ser inseridos nos orifícios da tampa - na maioria das vezes, eles usam os médicos comuns projetados para conta-gotas.
O recipiente deve ser instalado com o gargalo para baixo em uma estrutura especial que irá suportá-lo, ou simplesmente pendurado sobre um arbusto. Em seguida, os tubos devem ser direcionados até a base da parte do caule da bucha para que o líquido entre ali.
Configurando e verificando
Esses dispositivos apresentam um alto efeito, desde que você tenha selecionado corretamente o tamanho da garrafa. Então, um recipiente com volume de 1 litro é capaz de abastecer as plantas com água por cerca de 5 dias. Uma garrafa de 3 litros fornecerá umidade suficiente para o arbusto por 10 dias, e uma garrafa de 6 litros fornecerá cerca de 2 semanas. Ao mesmo tempo, lembre-se de que um contêiner é capaz de fornecer umidade para apenas uma bucha. No entanto, em canteiros pequenos e estufas, uma dessas garrafas costuma ser suficiente para várias plantas ao mesmo tempo.
Dispositivos de irrigação por gotejamento caseiros não requerem configuração especial. No entanto, antes de instalá-los, você precisa envolvê-los com algo como um pano ou estopa e verificar se insetos ou detritos podem chegar lá. Se tudo estiver em ordem com isso, o dispositivo pode ser instalado com segurança.
Ao instalar tais sistemas, deve-se ter em mente que as raízes dos arbustos de pepino estão localizadas muito superficialmente e, portanto, os recipientes não devem ser enterrados muito fundo, pois isso é inútil e ineficaz.
Para obter informações sobre como organizar a irrigação por gotejamento de pepinos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.