Gotejador para irrigação por gotejamento
Gotejadores para irrigação por gotejamento - a capacidade de confiar a função de umedecimento do solo sob uma casa recém-plantada, jardim ou plantações de jardim à automação, por exemplo, durante férias ou viagem de negócios.
O que é isso?
A irrigação por gotejamento, ao contrário da irrigação a jato, reduzirá o custo da água para irrigação. Isso vale para os moradores de verão, cuja água do sistema de abastecimento de água é contada por metro. Cada litro de água consumido está sob o escrutínio do "serviço de abastecimento de água da cidade" local. O consumo de água é reduzido pela metade em comparação com a irrigação por mangueira convencional, incluindo irrigação por aspersão.
O objetivo do conta-gotas é fornecer água diretamente às raízes das plantas. Como resultado, todas as plantações de jardim receberão umidade uniforme.
Até um iniciante pode montá-lo e adaptá-lo para rega regular.
Antes de entrar no conta-gotas, a água é purificada por meio de um filtro doméstico ou especial. Isso permitirá que os dutos não sejam obstruídos por sedimentos. Independentemente da localização dos canteiros, o conta-gotas permite regar as plantações mesmo em encostas em socalcos de terras altas. O espaço entre as fileiras das safras cultivadas permanece seco e as ervas daninhas não crescem.
Visão geral da espécie
Os primeiros a ajudar o residente de verão vieram os dispositivos embutidos na mangueira - seu desempenho é bom com uma pequena área de irrigação. O sistema localizado dentro da mangueira substituiu o usado como plug-in. O prazo de validade do conta-gotas "intra-mangueira" é de pelo menos vários anos. É utilizada quando a mangueira se estende por um quilômetro ou mais, e o terreno apresenta uma inclinação significativa em relação ao horizonte, caracterizada por subidas e descidas prolongadas.
A precisão do gotejador de irrigação é alta. É possível regar vários arbustos ou árvores ao mesmo tempo graças à instalação de tês nos pontos de ramificação da mangueira. Por propósito, os conta-gotas são divididos nos seguintes tipos.
- Katif - usado para mangueiras flexíveis com espessura de parede não superior a 1,5 mm. A mangueira é bastante flexível.
- Supertyf - um tipo de dispositivo de alta precisão. Permite o uso de divisores.
Apesar da diferença de parâmetros, a instalação de ambos os tipos de conta-gotas leva pouco tempo.
Simples
Um sistema simples - uma mangueira com orifícios. Sua desvantagem é a operação instável à distância após 20 m da bomba.
A vantagem desse conta-gotas é que ele funciona a partir de um fluxo de água por gravidade (de um tanque reabastecido).
A suspensão de gotejadores simples a uma altura considerável - até o nível do tanque - levará à irrigação por gotejamento ineficaz ao longo de todo o comprimento do sistema.
Compensado
Esta subespécie serve para equalizar a quantidade de água (o número de litros por dia) em diferentes pontos de sua saída da mangueira. O fato é que plantações localizadas próximas e sem mecanismo de compensação receberão um excesso de água, e outras mais distantes - uma escassez, que afetará imediatamente seu crescimento e produtividade. Ao usar uma mangueira com comprimento superior a 20 m, a diferença na vazão de água no primeiro e no último metro será significativa.
O mecanismo de compensação é baseado em membranas que bloqueiam o lúmen para a passagem de água em alta pressão.
Este método permite equilibrar a perda de energia mecânica (cinética) da água que flui pela mangueira devido ao atrito do fluido contra suas paredes. O atrito, por sua vez, levaria a uma diminuição da pressão na extremidade da mangueira.Eles podem ser negligenciados usando este método de compensação pelas perdas de energia da água.
Cada produto é caracterizado por uma pressão mínima (em frações e unidades inteiras de atmosferas), abaixo da qual o funcionamento do percurso da água é impossível. Os limites dos valores são 0,3-1 atmosferas: esta pressão está presente na linha de abastecimento de água. Gotejadores compensados podem ser desmontados e limpos se for necessária manutenção.
Não gotejando
Gotejadores que não gotejam só funcionam quando a pressão de água mínima permitida é excedida. Eles precisam disso para uma dosagem precisa. Quando a pressão cai abaixo desta marca - por exemplo, quando o tanque está 2/3 vazio - o fornecimento de água é interrompido.
Marcas populares
- Definir "Colheita-conta-gotas" - dispositivos auxiliares para o sistema de irrigação por gotejamento. Ao adicionar gotejadores ao sistema principal, o jardineiro fornecerá irrigação pontual, assumindo o controle de todas as plantações em estufas e interiores. O comprimento da mangueira é de 4 m, não sendo necessário adquirir acessórios adicionais. O kit é durável.
- Ciclo de irrigação por gotejamento "Beetle Automatic" - um conjunto que inclui um mecanismo de bomba com um sistema de controle de cronômetro eletrônico, uma mangueira principal, ramais e uma câmara de gotejamento. Altura de instalação do tanque distribuidor - a partir de 1m Permite regar 60 arbustos ao mesmo tempo, plantados em 18 m2 de área ajardinada do local. O sistema é tolerante a falhas, usado em estufas e ao ar livre.
- Gardena 01373-20 - sistema para estufas até 24 m2. Modernizado com sistema de automação. Projetado para 40 arbustos. Fácil de montar, rega controlada, componentes de alta qualidade. Dispositivos de travamento e ajuste adicionais não são fornecidos, bem como uma unidade de programa - essas unidades funcionais são adquiridas em adição.
- Maçã Verde 20-071 - o dispositivo é projetado para pressão de água de até 10 atmosferas, irriga 20 arbustos ao mesmo tempo. Fornecido com adaptadores para canos de água. Permite definir um horário de irrigação na unidade do programa, com duração de até 2 horas, assumindo o controle da irrigação com uma semana de antecedência. Funciona com mangueira de 20m. É alimentado por baterias e acumuladores do mesmo tamanho padrão, equipados com indicação de descarga. A temperatura da água é de 4 a 40 Celsius. O kit precisa de limpeza periódica.
Instalação e operação
A instalação do tipo "faça você mesmo" e o uso de sistemas de irrigação por gotejamento são bastante simples. A auto-coleta envolve furos cuidadosamente na mangueira para permitir que a água escorra. Depois de preparada a mangueira, os conta-gotas são inseridos imediatamente. Será necessária uma força física perceptível para inserir os conta-gotas na mangueira. Uma mangueira solta fará com que o conta-gotas voe para fora da mangueira sob pressão.
O conta-gotas do sistema "Supertyf" envolve a pressão da conexão no tubo. Uma extremidade do tubo exigirá uma ponta separada para ser empurrada para o solo ao lado da planta.
Suportes separados são fornecidos ao usar um tubo adicional. Este sistema possibilita o uso de um divisor nos quatro lados. Cada um dos três lados é fornecido com outros tubos, assim, é possível umedecer simultaneamente o solo próximo a quatro arbustos.
A utilização de dispositivos externos com acopladores é o lote de vasos de plantas com capacidade total de 4 l / h. Este sistema também se aplica a flores plantadas em forma de pirâmide.
Conta-gotas medicinais são igualmente eficazes para regar plantações de estufas e vasos. Mangueiras de jardim e tubos de reforço de metal-plástico para instalar um sistema de abastecimento de água são usados como a linha principal.
Como fazer isso?
O sistema de irrigação por gotejamento mais simples, em alguns casos, nem mesmo requer uma instalação especial. O ar condicionado, operando no verão em plena capacidade, escoa um dia para um balde de água condensada no circuito da unidade externa. A mangueira de seu tubo de ramal é fornecida, por exemplo, para uma videira ou uma roseira que cresce perto da casa. A água condensada, como o destilado, é pura.Mas esses casos de uso de "ar condicionado" são raros.
Para calcular o sistema de irrigação automática antes de instalá-lo, calcule o comprimento total dos canteiros. Por exemplo, 10 leitos de 15 metros cada exigirão pelo menos 150 m de mangueira ou fita de irrigação.
Adicione a este comprimento uma pequena margem - alguns metros adicionais. Outras ações são as seguintes.
- Instale o tanque a ser enchido do abastecimento de água (ou do poço) na altura desejada - no início da estufa ou fora dela.
- Distribua mangueiras (ou fitas) sobre as camas... Os patamares já existentes servem de ponto de referência. Os conta-gotas são colocados perto das plantas.
- Instale plugues nas extremidades dos tubos para evitar a perda de água. Recomenda-se torná-los removíveis - isso permitirá que você limpe rapidamente o sistema de impurezas que se depositam ao longo do tempo.
- Conecte a mangueira ao tanque, monte o dispositivo de partida no tanque e programe a unidade de controle. O diâmetro da passagem de água do reservatório para a mangueira é de pelo menos 14 mm, esta última é conectada por meio de um adaptador de corte.
- Faça furos nos tubos para o abastecimento de água de gotejamento. Se o sistema incluir conta-gotas - "pinos" - instale-os próximo às plantas (um próximo a cada), conduza os microtubos dos divisores e saídas embutidas na fita.
Antes de iniciar o sistema, verifique a exatidão da instalação.
O comentário foi enviado com sucesso.