Com que frequência e corretamente regar o pimentão?
A agrotecnologia correta de cultivo de pimentão doce permitirá que você obtenha uma excelente colheita. Esta é uma planta que adora condições de cultivo quentes. Jardineiros e jardineiros da Rússia central cultivam bem esta safra em um clima temperado em campo aberto. Os principais segredos são a rega adequada e o cuidado adequado.
Com que freqüência você deve regar?
Para cultivar pimentões doces, é necessário regar de acordo com as normas.
- Direcione a água do regador diretamente para o colo da raiz para que seja distribuída ao sistema radicular da planta de maneira direcionada. É necessário fazer um aprofundamento à volta do pimentão em forma de ranhura para que a água escorra imediatamente para as raízes.
- A rega deve ser feita em pequenas porções, excluindo a erosão do solo e a exposição das raízes das plantas.
- A principal condição para regar uma muda de pimentão doce é a capacidade de saturar o solo com umidade até uma espessura de 0,6-0,7 metros.
- É proibido permitir forte umidade ou secura do solo.
A frequência da rega durante a estação de crescimento do pimentão doce depende das condições climáticas do verão. Se o verão for quente e seco, é necessária rega abundante e frequente.
O sistema radicular desta planta está localizado na camada superior do solo, raso. É por isso a pimenta não tolera a seca, com a qual as flores e os ovários caem, o rendimento diminui. E com o calor, a água evapora rapidamente da superfície do solo. Além disso, as próprias mudas desta planta absorvem ativamente a umidade.
Antes de plantar mudas no jardim, deve-se regar bastante. Então, as mudas de pimentão doce parecerão vigorosas, desenvolver-se-ão mais rapidamente e murcharão menos.
É aconselhável plantar mudas desta cultura em tempo nublado. É necessário preencher os buracos para o plantio de pimentões doces com água. Espere até que a água seja completamente absorvida e plante mudas de pimenta. Depois disso, a rega pode ser omitida por 5 dias.
Após o plantio da cultura e até o aparecimento dos pedúnculos, a pulverização deve ser realizada uma vez por semana. Se o tempo estiver seco, irrigue as plantas 3 vezes por semana. Use uma mangueira com chuveiro. Se as mudas de pimentão ainda carecem de umidade, a quantidade de água é aumentada. A taxa média é de 13 litros de água por 1 m2.
O crescimento e a produção do pimentão dependem diretamente da irrigação adequada em qualquer estágio de desenvolvimento:
- quando aparecem as flores, rega-se na zona da raiz da pimenta, para não retirar o pólen e permitir a formação dos frutos;
- quando o ovário é formado, a rega é reduzida para 2 vezes por semana;
- durante a formação dos primeiros frutos e até o final da safra, a umedecimento é realizada uma vez por semana.
A rega dos pés de pimentão deve ser feita de um lado e solta do outro.
Da próxima vez, a água é trazida do outro lado, e o afrouxamento também é feito do lado oposto. Essa alternância de ações permitirá que as raízes das plantas dessa cultura se desenvolvam corretamente.
A hidratação completa do pimentão doce é feita com a introdução de curativos (na forma de fertilizantes orgânicos ou minerais). Microelementos úteis, dissolvidos em água, serão absorvidos mais rapidamente pelas mudas de pimentão e terão um efeito benéfico em seu crescimento e produtividade.
Na floração e no assentamento dos frutos do pimentão, deve-se fazer a rega das raízes. São realizados 2 vezes por semana. A taxa utilizada é de 11 litros de água por 1 m2. Durante a estação das chuvas, a rega é reduzida.
A hora certa para regar
É mais aconselhável regar as plantações de pimentão doce na horta no início do dia (antes do almoço). Quando as mudas de pimenta acabam de ser plantadas, elas são irrigadas em intervalos de tempo de 2 a 3 dias.
Durante os períodos quentes e secos, você pode aumentar a quantidade de água para hidratar o sistema radicular no início da manhã, antes do nascer do sol. É necessário que a umidade seja absorvida antes do meio-dia.
É impossível regar os arbustos de pimentão no sol escaldante - você pode prejudicar as plantas. Se gotas de água caírem nas folhas e caules das mudas de pimenta, elas, como as lentes, podem causar queimaduras nas plantas.
A rápida secagem da umidade ao sol contribui para a formação de uma película em forma de crosta no solo, que posteriormente se racha e as raízes das plantas secam, com a morte da muda do pimentão doce.
A melhor época para irrigar as plantações é de manhã cedo ou após o pôr do sol. O regime de umidade predefinido é favorável para a obtenção de uma colheita plena e rica de pimentões doces.
Temperatura da água
Para irrigação, é necessário o uso de água decantada com temperatura de 23-25 graus.
Se você usar água muito fria para regar os pimentões, eles vão parar de crescer e de dar frutos.
É um grande erro regar as mudas de pimenta com água artesiana e gelada. Os agrônomos sugerem: encha os recipientes com água e exponha-os ao sol para aquecê-los.
Os caminhos
O mais importante é escolher o método correto de regar os pimentões.
A umidificação pode ser realizada manualmente ou mecanizada por meio de bombas e motores.
Existem vários métodos conhecidos para hidratar o solo e as folhas de mudas de pimentão doce.
- Método de superfície. É usado em áreas com climas quentes e secos. Após o plantio das plantas em fileiras, é feito um sulco ao longo delas. Água é derramada nele e, em seguida, terra é derramada sobre ele.
- Irrigação por gotejamento (irrigação). Ele é usado apenas ao ar livre. O sistema de irrigação por gotejamento consiste em mangueiras conectadas a um filtro e câmara de gotejamento. Eles são trazidos para as plantas e a água lentamente (gota a gota) flui para as raízes. Com essa rega, a camada superior não é umedecida, mas sim uma cobertura morta.
- Irrigação do subsolo. Os tubos são colocados no subsolo (em terreno aberto). Qualquer água pode ser usada: água de poço e subterrânea. Passando pelo solo, é purificado por microorganismos que vivem no solo.
- Aspersão. Eles usam dispositivos de irrigação especiais conectados a mangueiras. A vantagem deste método é a rega simultânea de vários grupos de plantas. A desvantagem é a umidade irregular do solo. Não é adequado para climas quentes.
Qualquer jardineiro ou jardineiro escolhe o método adequado de regar e cuidar desta cultura, tendo em conta as condições meteorológicas e a qualidade do solo.
Aplicando essas dicas e truques, os residentes de verão e jardineiros são capazes de cultivar uma rica colheita de pimentões.
O comentário foi enviado com sucesso.