Tudo sobre regar as plantas com água fria
Toda a vida na Terra precisa de água. Frequentemente ouvimos que beber muita água é bom para a saúde. No entanto, quase todos os especialistas afirmam que beber líquidos gelados pode afetar negativamente a saúde. Poucas pessoas pensam seriamente se o mesmo pode ser dito sobre as plantas. Sobre que tipo de água (fria ou quente) você precisa para regar várias plantações, bem como como isso as afeta, leia este artigo.
O que você pode regar?
Quanto mais termofílica a planta, mais ela precisa ser regada com água morna. A maioria dessas plantas são vegetais. Isso inclui pepinos, vários tipos de pimentão, berinjela e outras culturas. Algumas bagas também são termofílicas, principalmente as melancias.
Regar com umidade fria (de um poço ou de um poço) tolera bem as safras de inverno. Isso inclui beterraba, cenoura e alho. Outra categoria de plantas que podem ser regadas com água fria são as que possuem um sistema radicular profundo.
A umidade, passando pela camada de terra, tem tempo de esquentar e não faz mais mal. Um representante proeminente é a batata.
Framboesas e morangos toleram bem a umidade fria. Água fria também pode ser derramada sobre os morangos. As plantas que toleram bem a umidade fria incluem sementes de abóbora, outras raízes e vários tipos de verduras. Estes últimos incluem agrião, alface, salsa, azeda, dzhusay e outros. Árvores frutíferas (ameixa, pera, maçã e assim por diante) também podem ser incluídas nesta lista. Se a rega ocorrer com uma mangueira, deve ser feita depois de cavar um sulco ao redor da árvore.
Vale lembrar também que é melhor regar com água fria, mas decantada. Os sais nele contidos depositam-se no fundo e o cloro evapora. Em alguns casos, a rega fria é usada como método de controle de pragas.
Que plantas não podem ser regadas?
As groselhas não toleram rega fria. Após este processo, a planta pode morrer quase imediatamente. Os pepinos adoram regas frequentes, a cada 3 ou 4 dias com água morna (aquecida) e sedimentada. A água fria pode queimar pepinos (especialmente durante o calor).
As rosas requerem uma abordagem especial - também não podem ser regadas com a umidade fria, da qual morrem. Ao mesmo tempo, a temperatura não deve ultrapassar 40 graus Celsius.
Com rega fria regular, as penas da cebola começam a amarelar. Como resultado, a planta morrerá.
É categoricamente inaceitável usar água fria para regar as plantas de interior ou plantar em uma estufa. O motivo é trivial - muitas vezes a maioria dos representantes dessas duas categorias são plantas tropicais, acostumadas apenas ao calor em todos os aspectos, inclusive em termos de água.
Algumas culturas nem sempre podem ser regadas com água fria - você precisa alternar a rega com a umidade assentada e fria. Estes são tomates, alguns tipos de pimentão. Principalmente negativamente, a rega fria pode afetar as mudas dessas plantas.
O que acontece se você cometer um erro?
A água para irrigação deve ser quente porque os nutrientes só podem se dissolver em um líquido a uma certa temperatura. Assim, quando irrigadas com água fria, as plantas não recebem mais nutrientes. Isso se torna perceptível rapidamente - imediatamente após a rega, as plantas podem parecer caídas e letárgicas.
Com a repetição regular deste procedimento, a planta vai soltar botões e flores murchas, mais tarde começará a lançar botões saudáveis com flores. Com o tempo, as folhas ficarão amarelas.
Como resultado, após a queda das folhas, o processo de apodrecimento do sistema radicular começará.
Um desequilíbrio nas temperaturas da água de irrigação e do solo pode levar à interrupção da vida normal dos organismos que vivem na superfície do solo. Como resultado, eles param de "trabalhar" no modo anterior e processam menos resíduos de plantas necessários para as plantas.
Para concluir, vale a pena mencionar o fato de que em nenhum caso se deve regar as plantas com água gelada. Depois de regar com essa água, mesmo as plantas que toleram bem a rega fria podem não apenas retardar o seu crescimento, mas também ficar doentes.
Apesar de às vezes isso passar despercebido, as plantas toleram muito pouco essas regas. Freqüentemente, a resistência a vários tipos de doenças e pragas nas plantas diminui. Começa a aceleração do desenvolvimento de doenças fúngicas e virais.
mas mesmo depois que a planta sofreu com a irrigação fria destrutiva, ela pode ser restaurada. Para salvar a planta danificada, é necessário transferi-la, se possível, para um local ensolarado e futuramente ter mais cuidado com o processo de irrigação. Também deve ser lembrado que regar com água fria em condições onde não há água (sedimentada, aquecida ou precipitação) ainda é preferível a nenhuma água.
E, neste caso, o menor dano dessa rega será pela manhã, com o menor contraste de temperatura.
Mas e quanto à água da nascente (0 graus) do derretimento da neve? Por que a planta e suas raízes não apodrecem e desaparecem?
O comentário foi enviado com sucesso.