Tudo sobre regar alho

Contente
  1. Regras fundamentais
  2. Os caminhos
  3. Como regar em horários diferentes?
  4. Quando parar de regar e por quê?

A rega é um dos ingredientes mais importantes no cuidado do alho. Um papel importante é desempenhado não apenas pela frequência do procedimento realizado, mas também pelos dispositivos com os quais ele é realizado.

Regras fundamentais

Regar alho é permitido apenas nos casos em que quando a temperatura do solo é superior a +15 graus - caso contrário, o procedimento deve ser abandonado. Quanto ao próprio líquido, pode-se irrigar a cultura com água morna, que naturalmente aqueceu até uma marca igual a +18 graus. É mais conveniente pré-liquidar o líquido em um barril. A água fria é definitivamente proibida, independentemente de onde foi retirada: de um poço ou de um sistema de abastecimento de água. A mesma regra se aplica à variedade artesiana de gelo.

É mais conveniente organizar o procedimento de manhã cedo ou à noite, para não provocar queimaduras nas penas. É tarde demais, porém, você não deve agir, caso contrário a terra, seca até a noite, se tornará um ambiente ideal para a atividade de fungos.

Ao regar uma cultura, é necessária uma grande quantidade de água, mas é estritamente proibido enchê-la, porque um sistema radicular subdesenvolvido está localizado próximo à superfície e não é difícil provocar processos de putrefação.

Se a precipitação caiu na véspera, então, é claro, vale a pena abandonar a rega. Além disso, se as cabeças forem cultivadas para armazenamento de longo prazo, durante seu crescimento ativo, a frequência de umedecimento terá que ser reduzida para aumentar a qualidade de conservação.

A necessidade de regar a cultura depende do teor de umidade do solo. A maneira mais fácil de determinar esse indicador é usando um dispositivo especial - um medidor de umidade. Se o dispositivo apresentar menos de 70% de umidade, as plantas precisam de líquido.

Para determinar a condição do solo sem dispositivos adicionais, é necessário cavar um buraco de 15 a 20 centímetros de profundidade e remover um pedaço de terra dele.

Abrindo a palma da mão, você deve examinar cuidadosamente o seu conteúdo:

  • se aparecerem impressões digitais no caroço, significa que a umidade chega a praticamente 70%;
  • para 70-75%, o design de uma bola transparente também é característico;
  • terra em ruínas indica um indicador inferior a 60%;
  • finalmente, o aparecimento de água quando o caroço é espremido indica que o nível de umidade é superior a 80%.

Enquanto o solo está umedecido, vale a pena controlar o respingo nas lâminas das folhas.

É importante evitar jatos fortes, pois eles ferem as penas e os caules, o que, por sua vez, pode contribuir para diminuir a produtividade.

A entrada abundante de umidade nas camadas pode levar ao aparecimento de uma crosta, que se tornará um obstáculo ao fluxo de oxigênio para os dentes em formação. Para evitar tal situação, após rega e precipitação prolongada, é necessário afrouxar o solo, aprofundando a pá em 3-5 centímetros. O fato de haver alguns problemas com a umidade pode ser "dito" pela própria planta... Se o alho não tiver líquido suficiente, uma tonalidade esbranquiçada aparecerá em sua parte superior ou as penas se dobrarão levemente nas pontas. A umidade excessiva leva ao branqueamento do verde da cultura.

Separadamente, deve-se dizer que rega o alho de inverno, ou seja, aquele que é plantado para o inverno e amadurece na próxima estação. A necessidade de um procedimento neste caso é determinada dependendo das condições meteorológicas.Portanto, se choveu algumas horas antes da transferência da safra para o terreno aberto ou se está previsto para os próximos dias, então a irrigação adicional, é claro, não será necessária. Se o outono for seco, vale a pena irrigar um pouco a crista. Com precipitação constante, é importante evitar o alagamento e, se necessário, abrir sulcos que evitem a estagnação da água. Em princípio, na maioria dos casos, o alho de inverno não é regado pelo jardineiro de outono a abril-maio: todo esse tempo, a precipitação dá conta da tarefa.

Os caminhos

Você pode escolher entre três métodos para regar o alho de sua horta, cada um com seus próprios benefícios.

Manual

A irrigação manual é a maneira mais simples de manter os canteiros de seu jardim. Não requer a compra de aparelhos especiais, mas exige bastante tempo e esforço, e por isso é recomendado apenas no caso de crescimento de pequenos volumes ou se desejar organizar-se a atividade física adicional.

A rega manual é considerada barata e acessível. Não requer a aquisição de estruturas de rega, organização do abastecimento de água aos canteiros ou ligação à electricidade, mas é efectuada com regador normal. Porém, o jardineiro tem que se esforçar muito, e também se movimentar o tempo todo nas plantações, pisando nos corredores e evitando o aparecimento de poças.

Em princípio, uma desvantagem relativa pode ser chamada de que a quantidade de água despejada nas camas é extremamente difícil de dosar.

Pingar

A irrigação por gotejamento é subdividida em dois tipos: superficial (solo) e subsuperficial (subterrâneo). Se for escolhido um sistema de superfície para irrigação de alho, a água será direcionada através de tubos equipados com dispositivos dosadores diretamente para as plantas. Este projeto é colocado simplesmente na superfície dos canteiros próximos às plantações em desenvolvimento. A irrigação terrestre consome menos água do que a aspersão e também não provoca forte evaporação de umidade. Como os respingos não caem sobre os lençóis, não aparecem queimaduras neles.

Uma vantagem significativa é a capacidade de aplicar uma pequena quantidade de líquido nas camas em intervalos regulares.... Quanto às desvantagens da irrigação de superfície, devem ser mencionadas as dificuldades emergentes na manutenção do sistema. A tubulação precisará ser trocada a cada dois anos e os conta-gotas deverão ser limpos regularmente. Além disso, muitos jardineiros têm dificuldade em montar o sistema, posicioná-lo corretamente no jardim e, se necessário, fazer reparos.

A irrigação do subsolo requer a instalação de uma estrutura estacionária no canteiro do jardim, projetada para servir por vários anos. Funciona de forma semelhante à do solo, mas, como o nome sugere, tubos com paredes espessas são enterrados no subsolo. Além disso, estão necessariamente envolvidos emissores - dispositivos que evitam que as raízes do alho penetrem nos orifícios do sistema de irrigação. Este tipo de irrigação permite instalar o sistema uma vez e esquecê-lo por muitos anos.

A estrutura, que não interfere em outros procedimentos agrotécnicos, leva água e nutrientes diretamente para o sistema radicular da cultura.

No entanto, o dispositivo vai custar muito mais do que no caso de irrigação terrestre. Além disso, surgem grandes dificuldades em caso de avaria dos emissores.

Aspersão

A irrigação por aspersão permite que você pulverize água de uma forma que para que caia no chão com as gotas de chuva. Para organizar uma rega tão abundante, são necessários dispositivos especiais - latas de spray fixadas nas mangueiras. Este método permite direcionar uma determinada quantidade de umidade para cada planta, evitando "distorções" a favor de um ou outro exemplar.

O sistema móvel é fácil de instalar e remover. Durante o trabalho, não interfere nos demais cuidados e também possibilita, junto com o líquido, a distribuição de substâncias exigidas pela cultura, por exemplo, os agrotóxicos.

No entanto, várias desvantagens da aspersão ainda estão presentes. O acessório básico vai custar muito e então vai desperdiçar muita água, então não se fala em economia. A irrigação só pode ocorrer sob a influência de grande energia que cria uma pressão de água.

A qualidade do procedimento às vezes se deteriora sob a influência de um vento forte soprando gotas para o lado. Também não é considerado particularmente eficaz em solos pesados ​​ou em climas áridos e secos.

Também deve ser mencionado que é uma aspersão que pode causar algumas doenças ou provocar a mineralização das plantas. Isso se deve ao fato de que uma grande quantidade de vapor aparece na superfície dos canteiros, e esse vapor transporta os esporos de fungos e bactérias diretamente para as plantas.

Se muita água for direcionada ao alho devido à falta de desligamento automático, isso provocará a salinização da terra, o que, por sua vez, afetará negativamente o estado das plantas.

Como regar em horários diferentes?

O alho adora umidade e, portanto, precisa de uma boa rega desde o início da estação de crescimento.

Após o pouso

Na maioria das vezes, os jardineiros dão preferência ao alho plantado antes do inverno, que começa a germinar imediatamente após o derretimento dos montes de neve. Se a primavera for chuvosa, seria certo, pela primeira vez, abandonar a umidade artificial, confiando totalmente a tarefa às forças da natureza.

Normalmente, as medidas agrotécnicas começam na junção dos meses de abril e maio, embora muitas vezes o fornecimento de água de degelo seja suficiente quase até o verão. Desde o momento da emergência até a formação dos espigões no final de junho, a cultura requer irrigação muito abundante, cuja frequência é de uma vez por semana. Porém, se os dias forem secos, quentes e ventosos, é necessário processar as camas a cada três dias.

No início de maio, uma boa solução seria combinar irrigação com cobertura. Por exemplo, quando 3-4 folhas de alho aparecem, você pode adicionar uma colher de sopa de ureia a um balde de água e, depois de algumas semanas, dissolver algumas colheres de sopa de nitroammophoska na mesma quantidade. A umidade do solo todo esse tempo deve ser de 30 centímetros de profundidade, mantendo a taxa de 8-10 litros por 1 sq. m.

Também vale a pena mencionar que o alho primaveril, enviado a campo aberto na primavera, deve ser regado antes ou depois do plantio, o torrão de terra é umedecido em 15-20 centímetros.

Durante o amadurecimento

Desde o início de junho, o solo precisa ser umedecido com pelo menos 15 centímetros de profundidade. Cada irrigação deve ser acompanhada de afrouxamento para reter a umidade no solo. A taxa de consumo de fluidos no verão aumenta para 10-12 litros por metro quadrado, e a frequência do procedimento é baseada nas condições climáticas. Normalmente no calor atinge uma vez a cada 5-7 dias, e em tempo chuvoso - uma vez a cada 14 dias. No final da estação quente, o regime de rega com alho muda. O da primavera é irrigado da mesma forma que em junho - uma vez a cada 7 dias, e o do inverno é irrigado uma vez a cada uma e meia a duas semanas. O volume de líquido usado é reduzido para 5-6 litros por metro quadrado.

Também deve ser notado que a rega ao ar livre depende muito das condições meteorológicas. A irrigação em uma estufa é baseada nas condições do solo - ela é regada assim que seca. Como regra, os procedimentos na estufa são realizados com muito mais frequência.

Freqüentemente, no verão, a temperatura sobe acima de +35 graus e não chove por várias semanas seguidas. Nesse caso, a cultura pode e deve ser regada a cada 3-4 dias, sem esquecer a cobertura morta com feno, palha ou grama cortada do gramado.

Quando parar de regar e por quê?

Quando terminar de regar uma safra é determinado dependendo da finalidade para a qual ela é cultivada. Se a colheita for para armazenamento de longo prazo, eles param de regá-la 15-20 dias, e às vezes até um mês inteiro antes da colheita. Essa regra, aliás, é mais frequentemente usada para plantações de inverno que habitam canteiros de jardins. As cabeças que precisam de processamento adicional são regadas pela última vez cerca de uma semana antes da escavação.

O tempo para interromper a molhagem artificial das plantas pode ser ligeiramente modificado devido às condições climáticas, por exemplo, chuvas prolongadas ou clima muito quente. No segundo caso, a irrigação não é cancelada, mas reduzida de forma que uma vez a cada uma e meia a duas semanas a planta receba de 5 a 6 litros por metro quadrado.

Aliás, a coleta do alho primavera costuma ser planejada para o período de 20 de agosto a 10 de setembro, e do alho inverno - durante todo o mês de julho, portanto, no cálculo da última rega, recomenda-se focar nesses dados.

Também deve ser mencionado que após a retirada das flechas, é proibido regar a cultura para evitar o desenvolvimento de processos de putrefação.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário