Regando berinjelas em campo aberto

Contente
  1. Com que freqüência você deve regar?
  2. Temperatura e volume da água
  3. Recursos de rega

Para uma boa colheita de berinjelas em campo aberto, é necessária uma irrigação de alta qualidade. A beladona precisa de mais umidade do que pimentas e tomates.

Com que freqüência você deve regar?

As berinjelas não têm um sistema radicular muito forte. Suas raízes estão na camada superior do solo e não vão a grandes profundidades, por isso são piores no transporte de água para a planta. A falta de umidade pode ser agravada pela queda dos frutos e até da folhagem.

A frequência da rega depende das condições climáticas, da quantidade de precipitação. A berinjela, em qualquer caso, requer irrigação regular, mas não despeja, como às vezes é feito em complexos de estufa.

Em solo aberto, a evaporação da umidade é muitas vezes mais intensa, especialmente se estiver quente do lado de fora. No tempo quente, uma crosta dura se forma na superfície da terra, o que impede a saturação da safra de beladona com oxigênio.

A cobertura morta pode ser uma solução - cubra os arbustos das plantas com feno ou agulhas secas.

Siga estas orientações ao irrigar berinjelas.

  • É indesejável irrigar a cultura por aspersão. A umidade estará na folhagem e causará doenças.
  • Despeje a água diretamente sob a raiz ou faça ranhuras entre os canteiros. A umidade não deve ser totalmente absorvida, até este momento e é necessário irrigar as linhas.
  • Se possível, projete um sistema de irrigação por gotejamento em seu jardim. É muito mais difícil realizar essa tarefa ao ar livre do que em um complexo de estufa.
  • Use água morna com a mesma temperatura do solo.
  • Por 1 sq. m de solo requer 7 litros de líquido. Aumente gradualmente essa quantidade para 15 litros.

A frequência da irrigação é influenciada por vários fatores:

  • condições climáticas;
  • características do solo;
  • o período de crescimento da planta, o grau de sua formação.

A frequência da rega é determinada individualmente, de acordo com as condições existentes. Não deixe que a camada superficial do solo seque, evite umidade excessiva na área da raiz - isso leva ao desenvolvimento de fungos e outras doenças. O alagamento é a razão pela qual as safras de beladona relutam em crescer em tipos de solo pantanoso.

Quando perguntado quantas vezes uma safra de beladona deve ser regada, é difícil dar uma resposta definitiva. A quantidade de irrigação depende do clima e da idade da berinjela. As mudas não precisam de rega frequente: basta uma vez por semana. Durante a floração, são permitidas regas mais raras e durante o período de emergência dos frutos, pelo contrário, mais frequentes. Verifique as condições do terreno antes da irrigação.

Afrouxe a camada superior do solo: se o solo embaixo estiver úmido, espere outro dia com irrigação. Depois de chuvas fortes, a rega pode não ser necessária por mais uma semana. A falta de umidade pode ser avaliada pelo estado da copa das plantas: neste caso, a folhagem murcha e se enrola em um tubo. Nessas situações, é permitido recorrer à pulverização, mas apenas ao fim da tarde, caso contrário a água que ficar na folhagem pode provocar queimaduras solares.

As plantas jovens precisam de irrigação pelo menos 1-2 vezes por semana, de preferência à noite. Na fase inicial da floração, é aconselhável diminuir a rega e, à medida que o ovário se forma, aumentá-la. Se a berinjela está crescendo em uma área bem iluminada e fica exposta ao sol ao longo do dia, é preferível irrigar pela manhã para proteger a folhagem de queimaduras.

Para obter uma umidade mais eficaz, afrouxe o solo ao redor das plantas antes da irrigação. Isso impedirá a penetração profunda de umidade e os rizomas podem ser saturados com ela ao máximo a partir da camada superior do solo.

Nas latitudes meridionais, onde é difícil prescindir da irrigação diária, a rega é feita à noite e a soltura pela manhã. A irrigação diária é necessária em climas quentes e áridos. Em regiões localizadas na faixa do meio, a umidade excessiva pode causar o fim da safra futura e da própria safra de beladona. Por isso, dependendo do clima, a quantidade de irrigação pode variar de 1 a 5 vezes por semana.

Antes de as mudas de berinjela florescerem, basta irrigar uma vez a cada 7 dias. Os arbustos jovens não precisam de muita umidade para endurecer. A irrigação adicional pode ser devido ao curativo superior.

Durante o período de floração, umedeça o solo 2 vezes por semana. Por 1 sq. m requer 12 litros de líquido. Em dias quentes, a frequência da irrigação aumenta em até 5 vezes. A rega regular é alternada com o curativo superior. No último mês de verão, à noite esfria, veja o estado da hortaliça e, se necessário, reduza a quantidade de irrigação.

Temperatura e volume da água

Os residentes de verão estão interessados ​​em quanta água é necessária para irrigar as berinjelas e qual deve ser a temperatura. Em média, são necessários 10-15 litros de líquido por 1 metro quadrado de área. Durante o período de frutificação, este número aumenta para 15-30 litros por 1 m quadrado.

Para umedecer as mudas, use água a uma temperatura de 24-28 graus. As mudas são regadas com água aquecida a 26-30 graus.

Recursos de rega

Uma abordagem competente para a irrigação de berinjelas que crescem em campo aberto garantirá seu desenvolvimento normal. Depois de plantar uma safra de beladona, evite irrigação excessiva.

Despeje o líquido sob os rizomas das plantas ou em ranhuras especiais feitas ao lado dos canteiros. Não abra as raízes - isso levará ao apodrecimento das plantas. Berinjelas irrigadas corretamente, você pode aumentar significativamente a produção.

A rega é melhor feita com um borrifador. Instale-o em uma mangueira com válvula de corte. Se possível, considere a quantidade de água usada para irrigação com um medidor.

Alguns moradores de verão usam tanques, cujo volume é projetado para toda a área dos canteiros de berinjela. Os recipientes são pintados na cor preta para aquecer a água sob a influência da luz solar. As mangueiras são conectadas por meio de uma união com uma válvula.

Regras fundamentais:

  • a safra de beladona cresce bem quando a umidade do solo é de 80-85%;
  • imediatamente após o plantio das mudas em campo aberto, elas são regadas com regador;
  • se chover, as atividades de irrigação são suspensas até o retorno do tempo seco;
  • em caso de calor excessivo, deve-se ter o cuidado de garantir que o terreno com a cultura da erva-moura não seque;
  • a cobertura morta do solo ajuda a reduzir a perda de umidade de trabalho.

Há moradores de verão que recorrem à irrigação por gotejamento para umedecer canteiros de berinjela. As fitas são colocadas diretamente na superfície do solo ou enterradas 7 a 10 cm cavando trincheiras. O sistema de irrigação é configurado uma vez. Depois disso, ela rega as hortaliças durante toda a temporada.

Uma das vantagens da técnica de gotejamento é evitar o encharcamento do solo em canteiros com lavouras de erva-moura. Graças a isso, é possível evitar a diminuição do rendimento. A frequência do abastecimento de água varia de local para local. Esses parâmetros são influenciados pela composição do solo. Esses indicadores são levados em consideração na escolha de um determinado sistema de irrigação por gotejamento.

A principal tarefa do equipamento é umedecer completamente a área de plantio. O uso de sistemas de gotejamento permite evitar tendências negativas no desenvolvimento da cultura da erva-moura. Quando um certo limite de umidade é atingido, o dispositivo começa a dispensar água para a berinjela.

A berinjela é uma cultura bastante caprichosa.Regá-los adequadamente garantirá uma grande colheita.

Para obter informações sobre como regar corretamente as berinjelas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário