Como regar berinjelas?

Contente
  1. Regras gerais
  2. Qual deve ser a água?
  3. Volume e frequência de rega
  4. Dicas úteis

A berinjela é classificada como uma planta tropical. É importante que os jardineiros saibam exatamente como regar a berinjela. O procedimento é realizado com água morna aquecida ao sol. Preste atenção na composição do líquido. É inaceitável o uso de água dura com cal ao regar. Use uma chuva moderada ou uma que esteja estabilizada por um dia.

Regras gerais

Ao cultivar berinjelas, certas regras devem ser seguidas. Isso lhe dará a oportunidade de obter uma boa colheita na estufa e no campo aberto. Berinjela é caprichosa, ele gosta de regar abundantemente. No entanto, você não deve umedecer muito o solo. Nesse caso, a muda morrerá rapidamente, apodrecendo desde a raiz.

Além disso, o alagamento abundante contribui para o desenvolvimento de doenças perigosas.

Economizar água afeta negativamente o crescimento de um vegetal exigente e caprichoso. Nesse caso, o solo vai secar e o crescimento da muda vai parar. Haverá uma pequena quantidade de ovários nele. A falta de fluido nas frutas afeta negativamente. Eles se tornam menores, sem gosto. A rega das berinjelas deve ser adequada. Nesse caso, você deve conhecer certas regras.

  • Irrigue a cultura com água à temperatura ambiente. Não use frio. Caso contrário, isso levará ao desenvolvimento de doenças perigosas.
  • O procedimento pode ser feito de cima, evitando que líquido penetre na superfície das folhas. Se estiver calor lá fora, você pode queimar células delicadas. Regar em dias nublados contribui para o desenvolvimento de doenças perigosas.
  • Ao regar as mudas de berinjela, certifique-se de que o solo não esteja excessivamente úmido. Caso contrário, causará doenças perigosas, resultando na morte do vegetal fastidioso.
  • Certifique-se de ventilar a estufa antes de regar. Caso contrário, será difícil para as delicadas folhas respirarem. Eles começam a amarelar e cair.
  • Eles adoram mudas se adicionarem fertilizantes especiais ao solo durante a rega. Para isso, os fertilizantes são dissolvidos no líquido. Para 10 litros de água, 2-3 colheres de chá do produto são adequadas. Mexa bem o produto e regue diretamente sob a raiz. Se o fertilizante atingir as folhas, pode ocorrer a morte do vegetal.
  • Regue a colheita de manhã ou à noite após o pôr-do-sol. Se o tempo estiver quente lá fora, você pode realizar o procedimento duas vezes ao dia.

Mudas de berinjela devem ser regadas de certa forma, com diferentes quantidades de líquido. Com o transbordamento e a falta de umidade, as berinjelas crescem e se desenvolvem mal. Se você não seguir as regras estabelecidas, o vegetal fastidioso morre rapidamente.

Qual deve ser a água?

Não regue as mudas de berinjela com água fria. Caso contrário, isso levará ao desenvolvimento de doenças perigosas e à morte da cultura da berinjela. A água deve baixar dentro de uma semana. Para fazer isso, ele é colocado em um grande barril e aguardado. Antes de regar, encha um regador com líquido e regue diretamente sob a raiz para não cair nas folhas delicadas. Caso contrário, pode causar queimaduras e morte da planta. Ao regar manualmente, a planta geralmente é alimentada com a alternância de diferentes tipos de fertilizantes. Vale a pena diluir a amônia em água e mexer. A cobertura feita de verbasco ou excrementos de pássaros também é adequada. Com o tipo de procedimento manual, cubra o solo com cobertura morta. Para isso, recomenda-se o uso de casca triturada, serragem ou agrofibra (spunbond).

Em grande parte, o uso de uma mangueira de jardim é chamado de facilitação do procedimento. Isso deve ser feito com cuidado, mesmo que haja comprimento suficiente para chegar às camas. Caso contrário, isso levará ao aparecimento de podridão negra perigosa. A pressão excessiva levará à quebra da planta. Para evitar isso, um difusor especial é colocado na mangueira. Ao mesmo tempo, o jato é direcionado entre as fileiras, sob a raiz da muda. Para evitar danos às plantas ao deslocar uma mangueira pesada pelo território, recomenda-se instalar frascos de vidro nas bordas dos canteiros, deixando-os cair com a garganta para baixo. Recomenda-se também regar o vegetal por gotejamento. Para isso, uma fita especial para irrigação por gotejamento, disponível em todas as lojas de flores, é espalhada em todo o território. O uso desse método ajuda a estabilizar o fluxo de água e nutrir bem a cultura.

Esse método contribui para o fornecimento de umidade ao sistema radicular de cada muda na quantidade certa, independente da localização da fita. Para realizar a irrigação por gotejamento, conecte a fita ao sistema central de abastecimento de água. Você também pode equipar e trazer para o sistema de gotejamento um recipiente especial na forma de um barril ou tanque de metal. Eles são preliminarmente elevados a uma altura de 1 metro.

Ao regar desta forma, menos água é consumida, fornecendo o líquido pontualmente ao sistema radicular.

Volume e frequência de rega

Regue as mudas de berinjela com freqüência. Para não prejudicar as mudas delicadas, isso deve ser feito de maneira correta. Para cada arbusto adulto, recomenda-se adicionar um litro e meio a dois litros de água decantada com temperatura acima de 20 graus Celsius. Caso contrário, terá um impacto negativo na cultura. A planta pode adoecer e morrer. Quando as mudas são encontradas em campo aberto, elas devem ser regadas dependendo de uma série de fatores. Um ponto importante é chamado de estabelecimento de clima quente. Nesse caso, as berinjelas são regadas após 2-3 dias. Se o tempo não estiver muito quente, recomenda-se regar as plantas adultas uma vez por semana, evitando que o líquido penetre na superfície das folhas delicadas.

A rega de berinjelas em uma estufa é afetada pela regularidade da aplicação de umidade. Isso é feito dependendo de vários fatores, incluindo:

  • com que idade estão as mudas;
  • em que condições climáticas está a cultura;
  • qual é o estado do solo;
  • quais são as condições na estufa.

Recomenda-se que as mudas jovens sejam regadas com uma pequena quantidade de líquido. Para um arbusto com flor e frutificação, o volume de líquido é aumentado. O procedimento deve ser frequente e abundante. Quando os brotos tenros da berinjela acabam de aparecer, o procedimento raramente é realizado. É melhor regar as plantas emergentes após 3-5 dias com uma pequena quantidade de líquido. É impossível preencher a superfície. Caso contrário, isso levará ao desenvolvimento de patologias fúngicas perigosas, incluindo a perna preta. Esta doença perigosa se desenvolve rapidamente em solo úmido. Em um dia, isso levará à morte de todas as mudas. Mudas delicadas que acabam de aparecer na superfície devem ser regadas com cuidado, deitando-se água no espaço entre as fileiras. Na irrigação, a muda inteira deve ser deixada seca, do caule às folhas. Os jardineiros profissionais recomendam evitar inundar o solo durante o procedimento para evitar a formação de sujeira e o desenvolvimento de doenças perigosas.

Na irrigação do solo, mantenha a camada superior seca, só então regue novamente as mudas. Cubra a superfície da caixa de mudas com vidro transparente ou filme plástico. Os jardineiros recomendam abrir uma mini estufa todos os dias de manhã e à noite. Isso irá ventilar a cultura. Não despeje muita água para evitar danificar os caules e as folhas. Caso contrário, reduzirá significativamente o rendimento da berinjela. Regue a planta com moderação com um regador.

Após o desembarque

Quando as mudas crescerem o suficiente, elas devem ser transplantadas para um local permanente. Em seguida, regue abundantemente a cultura, mantendo a zona radicular úmida.Para isso, regue as mudas duas vezes ao dia, de manhã e à noite em dias de calor. Melhor pousar com tempo nublado. Neste caso, as plantas criarão raízes rapidamente. Quando as mudas criaram raízes, a intensidade da rega deve ser reduzida. Melhor regar a plantação em clima quente após 2-3 dias. Em condições secas, você pode aumentar ligeiramente a regularidade da rega, fazendo o procedimento uma vez ao dia, despejando meio litro de líquido morno e limpo sob o arbusto.

Durante a floração

Durante o período de floração, a rega das berinjelas é feita com o maior cuidado possível, umedecendo a superfície da zona radicular. Regue o solo com um líquido ligeiramente quente. Caso contrário, a planta pode sofrer choque devido à rega fria. Isso leva à queda de flores e ovários. Regue as mudas de berinjela com um líquido próximo à temperatura da camada de solo. Quando uma muda floresce, é preciso irrigá-la excessivamente. Para fazer isso, coloque até 2 litros de água embaixo de cada arbusto. Principalmente é necessário fazer o procedimento em climas secos e quentes.

Durante a formação do fruto

Os frutos são formados na berinjela a partir do final de junho. Em condições de estufa, isso pode acontecer um pouco mais cedo do que em campo aberto. No início da frutificação, recomenda-se regar abundantemente a muda. Use água morna durante o procedimento.

Quando os frutos aparecem, é recomendável alimentar as plantas paralelamente à rega. Isso promove mais aparência de frutas em cada berinjela e melhora seu sabor.

Dicas úteis

Em uma grande área do nosso estado, a berinjela é cultivada exclusivamente em casa de vegetação. No sul, esse vegetal exigente é cultivado em campo aberto. Para obter uma colheita abundante em qualquer caso, recomenda-se seguir as seguintes recomendações.

  • Regue as mudas com água que assentou por uma semana. Se não houver nenhum, um balde com líquido é aquecido e diluído em frio até atingir uma temperatura aceitável.
  • Despeje água exclusivamente sob o arbusto. Para isso, faça sulcos especiais na fase de plantio. Eles irão absorver água conforme necessário. É especialmente importante regar a cultura durante a floração e a frutificação.
  • Exclua a entrada de água na muda. Caso contrário, a berinjela pode quebrar. Além disso, a água queima quando atinge as folhas.
  • Para que o solo ao redor da planta não seque, os jardineiros profissionais recomendam cobrir a área com cobertura morta.

A berinjela é uma cultura exigente. Com os devidos cuidados, eles produzem uma colheita abundante de frutas. Para isso, recomenda-se regar as mudas em tempo hábil com água decantada e aplicar cobertura.

Para obter informações sobre como regar corretamente as berinjelas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário