Tudo sobre a rega automática de um barril
Muitos proprietários de casas de veraneio e quintais querem saber como fazer com as próprias mãos a autogestão de um barril para um jardim. Esse sistema é fácil de manter e operar, ele permite que você dê às plantas umidade suficiente, mesmo na ausência dos proprietários por um longo tempo. A irrigação por gravidade para uma estufa a partir de um barril com um cronômetro e uma torneira é muito fácil de organizar com um mínimo de custos, enquanto a safra futura será protegida de forma confiável contra a seca.
Peculiaridades
Ao organizar a rega automática na estufa ou em todo o jardim, pode resolver o problema da falta de humidade natural durante toda a estação seca. Nesse caso, a água flui para as raízes das plantas de forma medida, por gravidade, seu abastecimento é feito em cronômetro, em horários estritamente previstos. A irrigação por gotejamento de barris e outros reservatórios foi inventada em Israel, onde a umidade fresca é especialmente valiosa em um clima árido e desértico. Não é surpreendente que o sistema de irrigação realmente funcione com sucesso, apresentando excelentes resultados nas condições da zona central russa.
Os sistemas autônomos de irrigação de barril são adequados para estufas de baixa densidade.
O princípio de funcionamento é bastante simples.
- A água é despejada em um barril ou vários recipientes interconectados. Dependendo do sistema, a altura de instalação dos tanques varia de 30 cm a 2 m.
- Um filtro está conectado na saída.
- É desviada uma linha através da qual é fornecida água. Tubos de saída de conta-gotas com orifícios feitos neles com um diâmetro de 3–8 mm são conectados a ele.
- Com pressão suficiente, a rega é realizada por gravidade. Caso não esteja, será necessário instalar uma bomba submersível para garantir a pressão de água necessária.
- A automação do sistema de irrigação é realizada por meio de controlador e cronômetro. O primeiro regula o modo e a intensidade do abastecimento de água. O segundo permite distribuir a rega tendo em conta as necessidades dos diferentes grupos de plantas - neste caso, podem ser vários temporizadores.
Uma característica distintiva dos sistemas de irrigação automática de um barril é o fornecimento de água por gotejamento para a zona da raiz. As plantas recebem a umidade de que precisam, enquanto não há risco de encharcamento do solo.
O consumo de água também permanece mínimo, o que pode ser relevante em períodos de seca ou quando é difícil organizar um abastecimento permanente de água. A vantagem de usar tanques para lodo é o pré-aquecimento do líquido no tanque, não havendo sobre-resfriamento das raízes.
Dispositivo
O esquema de organização da irrigação automatizada de barril é sempre elaborado individualmente, levando em consideração as seguintes recomendações:
- na zona de plantio de plantas grandes, a distância entre conta-gotas é de 40 a 45 cm;
- pepinos, pimentões e berinjelas são fornecidos com distribuidores a cada 30 cm;
- no plantio de verduras e raízes, a distância é reduzida para 10-15 cm.
É ainda mais fácil organizar um sistema de irrigação em uma estufa com plantações uniformes. Aqui, os tubos e gotejadores são colocados de forma equidistante. O cálculo do sistema é feito para determinar o comprimento exato das mangueiras, o volume e a pressão da água, uma vez que nem sempre é possível organizar a irrigação por gravidade. O número de dispensadores é necessariamente marcado no diagrama - ele corresponderá ao número de pousos.
O volume necessário pode ser obtido multiplicando os dados obtidos nos conta-gotas pela vazão da linha de abastecimento de água - isso vai determinar o número de tanques desejado.
Os acessórios incluem itens importantes.
- Barril. Para 1 m2 de área, são necessários cerca de 30 litros de água. Com base nisso, você pode calcular qual barril é necessário. Você pode instalar 2-3 contêineres.
- Filtro. Ele é instalado entre o tanque e a tubulação. Fornece uma triagem eficaz de pequenos detritos.
- Mangueira ou tubos para colocar a linha. A seção ideal é de 16 ou 22 mm. Para a instalação, você terá que comprar componentes adicionais: plugues, cantos. A linha e o barril são conectados com adaptadores.
- Conta-gotas. Eles podem ser de fita ou desenho tubular. Os sistemas profissionais utilizam doseadores em forma de bicos pulverizadores, colocados em orifícios da linha de abastecimento de água. São mais econômicos, duráveis, compensados e convencionais. O primeiro pode fornecer um determinado volume de líquido a qualquer pressão devido à presença de uma membrana e de uma válvula em seu design.
- Bomba de água. É necessário manter a pressão necessária no sistema para autogeração. Nas opções de controle manual, é utilizado um barril com torneira, o abastecimento de água é regulado com a participação de uma pessoa.
- Sistemas de automação. Estão disponíveis com um temporizador que regula a frequência do abastecimento de água e envia um sinal a uma válvula solenóide. Esses dispositivos são mecânicos e eletrônicos.
Esta é a lista completa de componentes utilizados na montagem de sistemas de irrigação automática a partir de barril em chalés de veraneio e lotes residenciais.
Os melhores kits prontos para instalação
É muito difícil escolher um kit pronto para irrigação por gotejamento no país. À venda você encontra opções italianas e chinesas, além de inúmeros empreendimentos de agrônomos nacionais. Entre o sortimento apresentado, quatro conjuntos já testados por jardineiros merecem atenção especial.
Delta 3L-KP18
Sistema turnkey completo com tudo que você precisa para uma instalação rápida. O conjunto inclui 60 gotejadores - de acordo com a quantidade de plantas, não requer manutenção e é projetado para uma área de até 18 m2. O fabricante forneceu proteção contra estouro, você pode expandir a área de cobertura conectando vários sistemas através de um adaptador especial.
Esta opção se distingue por um pacote de pacote muito rico - não há necessidade de comprar consumíveis.
Besouro Circular
Uma solução econômica para organizar a irrigação por gotejamento, incluindo tudo o que você precisa para conectar: de uma bomba a um cronômetro e tubos de gotejamento. O equipamento é projetado para estufas de até 18 m2. As vantagens do sistema são a facilidade de montagem, a cor preta das mangueiras, que protege contra o florescimento. O conjunto é suficiente para abastecer 60 plantas, uma versão estendida para 80 conta-gotas também está disponível.
Iniciar LCD AquaDusya
O conjunto com um nome incomum ganhou notas altas dos proprietários de lotes pessoais. Este modelo é universal, adequado para irrigação de canteiros de flores, árvores frutíferas e arbustos, plantações de bagas. O conjunto inclui um conta-gotas para 70 plantas, uma bomba, um temporizador e tudo que você precisa para conectar o equipamento.
O único inconveniente é a necessidade de instalação subterrânea da linha de abastecimento de água.
Gigant
Um sistema moderno projetado para uso em estufas ou ao ar livre. O equipamento é simples de montar e instalar e foi projetado para várias estações de operação. O sistema de irrigação é suficiente para 74 plantas, pode ser usado em estufas, terrenos abertos, estufas. Inclui filtro de água, conta-gotas, braçadeiras e suportes de montagem.
Na hora de escolher um kit, é importante estar atento ao tipo de abastecimento de água. Muitas opções são projetadas para alta pressão e requerem uma conexão de água. As opções adequadas são marcadas como sistemas de pressão constante.
Como fazer isso sozinho?
Qualquer pessoa pode fazer uma versão simples de um sistema de irrigação por gotejamento do tipo "faça você mesmo". Basta preparar adequadamente, selecionar todos os componentes de acordo com as características do sistema selecionado.
O kit mais simples pode ser feito seguindo uma sequência específica de etapas.
- Faça cálculos. Para todos os materiais, uma margem de 15-20% deve ser fornecida.
- Compre mangueiras ou tubos de PVC com um diâmetro de até 16 mm. Quanto menor for, mais lentamente a umidade fluirá para o sistema radicular. É melhor usar mangueiras opacas pretas ou verdes escuras - o crescimento de algas não é tão ativo nelas.
- Prepare os acessórios. É importante que sejam feitos de polietileno, não de metal. Partículas de ferrugem obstruem os bocais do sistema de irrigação, desative-o.
- Estenda a linha conectando tubos ou mangueiras entre si, levando em consideração o relevo do local. Recomenda-se preliminarmente fazer furos para os conta-gotas na distância selecionada. Normalmente, um passo de 30 cm é o suficiente.
- Instale dispensadores. Para áreas com declive, é melhor fazer uma compensação. Em qualquer caso, devem ser ajustáveis, com ajuste fino da transmissão. Para 1 estação, fitas de gotejamento com espessura de 0,2-0,25 mm são suficientes. Você pode usar dispensadores médicos convencionais em vez de dispensadores especiais.
- Coloque a válvula de esfera no barril fixada em uma altura. Se necessário, um orifício é formado sob ele. Em seguida, monte o filtro, conecte a linha ao tanque através dele. Conecte o barril ao abastecimento de água através da conexão. Se não houver tal sistema, você terá que preencher o líquido manualmente.
- Forme uma unidade de alimentação para misturar fertilizante com água. Ele contém o filtro, a mangueira e o injetor.
- Instale uma bomba para gerar a pressão de água necessária. Isso será necessário se a altura do cano não for suficiente.
- Anexe um cronômetro ou controlador ao sistema. Por meio dele, o processo de trabalho será automatizado. Loops de mola são suficientes para 24 horas de operação do sistema. Os eletrônicos têm maior autonomia.
Um sistema totalmente automontado pode ser iniciado, verificando seu desempenho e ajustado.
Instalação e conexão
O processo de montagem do sistema de autowatering no local com todos os componentes não é difícil.
- Instale o contêiner. A localização do barril acima do nível do solo depende não apenas do relevo suburbano, mas também do comprimento da rodovia. Sob o barril é erguido um pedestal de madeira ou metal, cuja altura padrão é de 150-200 cm, podendo o recipiente ser fixo.
- Prepare o tanque para operação. Conecte o enchimento automático instalando a conexão apropriada - é melhor levar imediatamente recipientes de irrigação ou opções de chuveiro em que tal opção seja fornecida pelo fabricante. Se você precisar de aquecimento elétrico de água, uma opção com um elemento de aquecimento é escolhida. Vários orifícios de ventilação devem ser perfurados em um cilindro selado com uma tampa para fornecer oxigênio.
- Instale a válvula de esfera. Ele está localizado no terço inferior do tanque, logo após o filtro. Durante a instalação, uma luva e um selo são usados para aumentar a estanqueidade.
- Montagem da rodovia. A parte principal do gasoduto tem um diâmetro maior, os ramais são menores. Usando acessórios, toda a linha é colocada e, em seguida, os bocais conta-gotas são montados. Nas peças de fábrica, os furos para as mesmas já são fornecidos. Caseiro terá de ser você mesmo equipado com os componentes adicionais necessários.
- Um controlador ou cronômetro está montado. Para trabalho autônomo, é preferível optar por painéis solares ou substituíveis. Se você tiver uma conexão apenas com a rede elétrica, terá que esticar um cabo para o aparelho elétrico.
- Execução de teste. Após a conclusão da instalação, o barril é enchido com água, se necessário, o líquido é aquecido a uma temperatura segura para as plantas. O sistema é inicializado com uma inspeção de toda a linha e conexões para detecção de vazamentos.Se a pressão estiver muito baixa, você deve considerar conectar uma bomba.
Um sistema de irrigação automatizado pronto pode ser operado offline. Em caso de ausência prolongada dos proprietários, recomenda-se atenção especial ao abastecimento ininterrupto de água à cisterna.
Recomendações de uso
A irrigação por gotejamento é uma maneira confiável de economizar água sem comprometer a qualidade da irrigação. Mas devido ao pequeno diâmetro dos componentes usados aqui, o sistema entope periodicamente. Para restaurar seu rendimento, a limpeza é necessária: mecânica, manualmente. Uma atenção especial é dada diretamente aos conta-gotas - eles são desmontados, livres de contaminação.
Se aparecerem vestígios de ferrugem na água, verifique as conexões e acessórios. É muito fácil substituir peças de metal por peças de plástico sem perder a resistência da conexão. Um filtro danificado também não é um problema. Temporariamente, você pode colocar uma inserção de espuma no lugar. Limpe-o semanalmente.
Para evitar que partículas estranhas e detritos entrem no sistema de irrigação por gotejamento, é necessário equipá-lo com uma tampa vedada. Nesse caso, não há necessidade de temer um possível bloqueio.
O sistema de irrigação por gotejamento é uma instalação sazonal. É totalmente desmontado na queda, encaminhando o cano e as tubulações, além de outros componentes para armazenamento. Recomenda-se lavar o sistema com antecedência e, em seguida, colocá-lo em uma embalagem compacta. Portanto, o complexo de irrigação sobreviverá com sucesso ao frio do inverno.
Para obter informações sobre como conectar a irrigação por gotejamento em uma estufa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.