Como fazer melancias ao ar livre?
A presença de frutas e vegetais na dieta humana é um fator importante e necessário, portanto, a capacidade de cultivar essas safras no jardim por conta própria é considerada uma grande vantagem. Tendo grandes áreas disponíveis no campo ou no jardim, vale a pena considerar o cultivo de melancias. Uma baga grande e suculenta que agrada crianças e adultos, que não requer condições especiais de cultivo à primeira vista, precisa de rega e cuidados adequados em campo aberto.
Regras gerais
A melancia é uma cultura de melão que cresce em regiões com climas quentes de verão. Para obter uma baga grande, suculenta e doce, você precisa comprar sementes de alta qualidade, escolher a variedade certa e tomar todas as medidas necessárias para que as mudas germinem e cresçam em ótimas condições.
Ao planejar a organização de melões de qualquer tamanho, é importante preparar o terreno para futuras mudas e familiarizar-se com as condições em que as melancias são mais confortáveis. Como esta cultura é uma baga suculenta, regar é importante para ela, mas uma abundância de umidade levará ao desenvolvimento de doenças, por isso é importante saber claramente como e quando umedecer o solo.
Para organizar adequadamente a rega da melancia, você deve se guiar por certas regras.
- Ao plantar sementes ou mudas, a rega é realizada uma vez por semana. O solo deve ser umedecido em 20-30 cm.
- No processo de crescimento ativo da planta, é importante garantir que o solo esteja constantemente umedecido e não seque. Não alague muito o solo, pois isso pode causar o encharcamento do solo e há risco de desenvolvimento de doenças.
- Ao regar com um balde ou regador, você deve adicionar água diretamente na raiz. Deixe a água ao sol durante o dia para aquecê-la e regue os melões no final da tarde.
- Durante a cura do açúcar e a finalização do crescimento da cultura, não é necessário regar o melão. As raízes da planta já são longas o suficiente para absorver a quantidade necessária de umidade do solo, e o excesso de água deixará o fruto sem açúcar e desnecessariamente aguado.
Ao cultivar uma melancia pela primeira vez, é necessário estudar bem o esquema de cuidados com a cultura para se chegar a uma grande colheita de deliciosas frutas silvestres.
Qual deve ser a água?
Ao organizar a rega para canteiros de melancia, você precisa decidir sobre o tipo de umidade do solo. Existem 3 opções de como exatamente você pode fornecer água para o jardim.
- Regar com regador ou balde. Nesse caso, a água é despejada com antecedência e colocada ao sol durante o dia. Na hora da rega, o líquido deve estar na temperatura ideal. A água fria afeta negativamente o sistema radicular, retardando seu crescimento, e água muito quente pode causar queimaduras nas raízes e morte de mudas. A temperatura ótima é de + 20 ... 22 ° С.
- Organização da rega com mangueira, que é efectuada nas ranhuras previamente feitas entre as filas das mudas de melancia. Ao preencher esses sulcos, a água umedece gradativamente o solo ao redor das mudas. Nesse caso, não há nenhuma necessidade especial de monitorar a temperatura da água, uma vez que ela não vai até as raízes, mas hidrata o solo próximo à planta.
- Organização da irrigação por gotejamento para rega de melancias. Esta opção é a mais conveniente, pois a umidade entra constantemente no solo em pequenas quantidades, evitando que seque. Devido à quantidade muito pequena de água que é introduzida no solo por vez, não existem requisitos especiais para o seu regime de temperatura.
Tendo a oportunidade de escolher, vale a pena parar na rega gota-a-gota dos canteiros, pois esta é a opção mais cómoda e versátil de rega do solo para qualquer cultura. Ao regar com regador ou balde, é importante saber que a água não deve cair na folhagem, para não causar o desenvolvimento de doenças.
Ao molhar o solo com uma mangueira, vale a pena monitorar a quantidade de água aplicada no local - muita umidade fará mais mal do que uma rega mínima.
Volume e frequência de rega
Para cultivar melancias em campo aberto, é preciso escolher as sementes certas, preparar o solo para o plantio e organizar o cuidado adequado da cultura. O componente mais importante para o crescimento e desenvolvimento das melancias é a rega. É necessário ter conhecimento preciso da frequência com que o melão deve ser regado e de como fazê-lo corretamente.
Antes de organizar qualquer um dos métodos de irrigação, vale a pena decidir quanta umidade a cultura vai precisar. Isso pode ser entendido por alguns critérios.
- Depois de analisar a composição e estrutura do solo. Com solo arenoso e franco-arenoso, a água não vai durar muito tempo, portanto, a cultura terá que ser regada com frequência. Em solos argilosos, a água permanece por mais tempo e 1-2 irrigações por semana serão suficientes.
- É necessário determinar exatamente onde estão localizadas as águas subterrâneas. Com uma localização próxima, a rega será rara, se estiverem distantes, vale a pena cuidar da organização da introdução de umidade de alta qualidade e oportuna.
- Aplicar cobertura morta e soltar o solo após cada rega. Se o solo estiver solto, a umidade será distribuída de maneira mais uniforme sobre o canteiro, alimentando bem as raízes. Esta opção permitirá que você regue as melancias com menos frequência.
- Organização da rega em função da fase de crescimento e desenvolvimento. Em cada estágio da cultura do melão, você precisa adicionar uma quantidade diferente de água.
Tendo analisado corretamente as condições em que as melancias crescerão, atenção especial deve ser dada à irrigação nas diferentes fases do desenvolvimento da cultura.
Após o desembarque
Ao cultivar mudas por conta própria, é necessário preparar um recipiente separado para cada semente, a fim de evitar o plexo do sistema radicular de arbustos diferentes. Após o plantio das sementes em recipientes, o solo é regado diariamente. Para evitar o alagamento do solo, é importante fazer um furo no fundo do recipiente. A quantidade ideal de umidade, que é aplicada a uma semente, é considerada entre 50-500 ml.
Assim que as folhas aparecem, a rega é realizada com menos frequência. Para um broto verde, é normal adicionar umidade a cada dois dias. Assim que 3-4 folhas crescerem no arbusto, ele deve ser plantado em terreno aberto. A frequência da rega neste caso será a mesma e a quantidade de umidade durante este período aumenta significativamente. Cerca de 5 litros de água são despejados sob cada arbusto.
É importante monitorar a condição do solo: se não houver tempo para absorver toda a umidade da última irrigação, então a quantidade de água deve ser reduzida e novamente avaliar o estado do solo na hora dos próximos procedimentos de irrigação.
Nesta fase, é importante prestar cuidados de qualidade para que a planta ganhe rapidamente massa verde, cresça e tenha força para preparar os ovários.
Durante a floração
Quando os botões aparecem nas melancias, você deve se preparar para mudar o regime de irrigação. Assim que as flores desabrocham na cultura, é necessário aumentar a quantidade de umidade introduzida sob cada arbusto para 10 litros. A rega deve ser feita até 2 vezes por semana. Um critério importante será o clima durante este período. Com chuvas fortes, pode não haver necessidade de umedecer o solo e, no calor extremo, pode ser necessário aumentar os procedimentos de irrigação.
É importante saber que em caso de rega excessiva, a melancia sofre com o aspecto de flores estéreis e, em alguns casos, as flores podem até cair completamente. Para escolher a quantidade certa de rega e a quantidade de líquido aplicado, é necessário monitorar cuidadosamente a condição do solo no jardim.
Observando o equilíbrio da rega, é possível atingir um ótimo crescimento e desenvolvimento da cultura, a formação de bons ovários.
Durante a formação do fruto
O período de crescimento das próprias bagas também requer alguns cuidados e atenção, a quantidade necessária de água. Durante este tempo, a rega deve ser continuada, como durante a floração. Será ideal aplicar umidade duas vezes por semana em uma quantidade que é completamente absorvida na próxima etapa de irrigação. Até 10 litros de líquido são despejados embaixo de cada arbusto, é muito importante irrigar o solo, mas não umedecer as folhas e frutos da cultura. Para obter frutas doces e suculentas, é importante parar completamente de regar as melancias uma semana antes da data prevista para a colheita.
Para para que as melancias fiquem grandes e saborosas, e também não adoeçam, é necessário aplicar fertilizante debaixo do arbusto após cada rega. A alimentação correta e oportuna e o afrouxamento do solo ajudarão a fornecer efetivamente umidade e nutrientes às raízes, apoiando a cultura e permitindo que ela cresça e se desenvolva com eficiência.
Dicas úteis
Ao cultivar melancias, é importante saber exatamente quando adicionar umidade ao solo e quando reduzir sua quantidade. Para um bom crescimento da cultura, é necessário umedecer o solo em 30-50 cm para que as raízes se alimentem e cresçam ativamente. Para verificar se o solo está molhado, você pode enfiar um pedaço de pau fino ou um pino de metal nele - e estimar a que profundidade a pegada ficará molhada. De acordo com os dados disponíveis, é possível ajustar as medidas de irrigação.
Se não for possível medir a profundidade da umidade do solo, é possível avaliar sua condição usando uma bola de solo superficial de 5-10 cm de profundidade. Depois de digitar um punhado de terra na palma da mão, você precisa apertar e endireitar os dedos novamente. Se o solo se desintegrou, então está sobresecado; se for coletado em um caroço, então há umidade suficiente.
Ao escolher um lote para o melão, é melhor procurar solos arenosos que permitam uma boa passagem de umidade. Pior de tudo, essa cultura tolera solo argiloso e as áreas que costumam ser inundadas. É importante para o sistema radicular das melancias ter um solo estável no qual possam crescer ativamente, permitindo que a folhagem também se desenvolva.
A escolha do local de pouso também é influenciada pela iluminação do local - quanto mais sombras sobre ele, pior será o sabor das melancias.
Estas bagas crescem bem no sul, onde o clima é mais quente, mas não toleram bem a seca, por isso a organização da irrigação é uma tarefa primordial. O método mais favorável e conveniente de introdução de umidade é a irrigação por gotejamento. Basta ligar a água por uma hora todos os dias para nutrir uniformemente o solo. Este método permite que você coloque até 2 litros de água sob cada arbusto. Você pode ligar a água por 3-4 horas e umedecer o solo várias vezes por semana.
Cada residente de verão decide por si mesmo qual método é mais conveniente para ele. É melhor fazer atividades de rega de manhã cedo ou à noite. Não use água da chuva, pois pragas e patógenos podem se desenvolver nela. No caso de chuva demais para proteger a cultura, deve-se cobrir com papel alumínio para evitar o encharcamento do solo. Para manter a umidade no solo, para evitar o crescimento rápido de ervas daninhas, é recomendado cobri-lo com grama fresca.
O melão, no qual o solo é regularmente regado, alimentado e solto, dará a melhor, saborosa e abundante colheita.
Para informações sobre como fazer melancias ao ar livre, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.