Tudo sobre melancias

Contente
  1. Regras gerais
  2. Que tipo de água é certa?
  3. Volume e frequência de rega
  4. Métodos de irrigação
  5. Dicas úteis

O que é uma melancia senão a baga mais deliciosa? É difícil não amar este produto em sua forma pura - suculento e doce, de baixa caloria, e na verdade ele também é salgado e até mesmo frito em uma camada de caramelo. Mas antes da festa, a melancia ainda precisa ser cultivada de acordo com todas as regras da tecnologia agrícola. Mas você pode cometer erros tão fáceis quanto molhar melancias.

Regras gerais

Uma boa produção de melões depende muito de uma rega adequada, levando em consideração as fases da estação de crescimento da planta. Se não houver água suficiente para as melancias, as frutas perderão notavelmente o peso e o sabor. É especialmente importante para os melões obterem a quantidade certa de água após o surgimento dos brotos.

Aqui estão as regras básicas para regar.

  1. Anteriormente, as melancias eram cultivadas apenas nas latitudes meridionais, mas depois o trabalho dos criadores ajudou a desenvolver variedades que crescem bem na faixa do meio com um clima mais úmido. A frequência de rega também depende de onde a melancia é cultivada. Em regiões onde a quantidade de precipitação anual é grande, a rega é necessária apenas nas fases iniciais da estação de cultivo, após a qual é simplesmente cancelada.
  2. Você também deve se concentrar nas águas subterrâneas. As melancias localizadas a 1 m da água precisam de menos irrigação do que as que estão a 2 m dela.
  3. Métodos de cuidado, princípios da tecnologia agrícola também afetam a frequência de rega. É principalmente sobre soltar o solo e cobertura morta. Se isso for feito, a umidade permanecerá no solo por mais tempo, o que significa menos irrigação.
  4. A necessidade de rega depende do diagnóstico do estado do solo. O solo não deve secar mais de 5 cm, bastando um bastão de madeira para verificar o teor de umidade. Se afundar mais de 5 cm no solo e a sujeira aderir a ele, não é necessário regar. Você pode usar um lápis em vez de uma vara.
  5. Todas as variedades de melancia (e híbridos também) são culturas tolerantes à seca. Isso significa que o sistema radicular das plantas é capaz de absorver a umidade do solo e o faz muito bem. As raízes da melancia podem lidar com isso mesmo se a umidade do solo for de apenas 6%. Mas, ao mesmo tempo, o nível de consumo de água em uma melancia é grande: para obter uma fruta de 5 quilos, a planta "beberá" 160 litros de água.
  6. A melancia precisa de mais umidade na fase de floração e na formação do ovário.

O alagamento é um perigo para os melões. Isso leva a um atraso no crescimento da cultura e uma diminuição em seu sabor. É importante manter o nível de umidade dentro dos limites ideais, pois se não estiver estável, os frutos ficarão fibrosos e é possível que a podridão apical ataque as melancias.

Que tipo de água é certa?

Você definitivamente não pode usar água fria. Ideal se a irrigação for fornecida por um sistema de irrigação por gotejamento... É ela quem possibilita o uso correto e racional dos recursos hídricos. O abastecimento de água dosada também é uma garantia de que as melancias não ficarão "inundadas", ou seja, molhadas demais. Finalmente, com a irrigação por gotejamento, as folhas não entram em contato com o líquido.

A temperatura ótima coincide com a temperatura do ar... As melancias adoram não poder ser "chocadas", como acontece se a rega for feita com água fria. A água fria é perigosa pela decomposição da planta, o que levará à posterior morte de suas partes. E se você usar, ao contrário, água quente, o melão também não vai gostar: a água quente vai danificar os brotos e vai evaporar muito rápido.

Volume e frequência de rega

Recomenda-se regar as melancias ao entardecer, ao pôr-do-sol. E não é tão importante se eles crescem em uma estufa ou em um campo aberto.

Na estufa

A grande baga do verão gosta muito de calor, e se as condições climáticas da região não podem fornecer tanto calor quanto a cultura exige, as melancias são plantadas em uma estufa. Mas fazem isso levando em consideração que essas plantas adoram espaço e não querem ficar lotadas. Seus caules costumam atingir vários metros de comprimento, o que deve ser considerado ainda na fase de plantio. Se o teto da estufa for inferior a 2 metros, essa estrutura não é adequada para o cultivo silencioso de melancias, e a distância entre os furos deve ser de pelo menos um metro.

Sim, essa cultura não tem muito medo da seca, mas ainda precisa de água, pois a consome em abundância. Um buraco de melancia leva 7 litros de água morna. Quanto maior a fruta, mais água ela pede.

Ao regar, lembre-se de que o líquido não deve entrar no miolo da planta e em suas folhas.

Outros pontos importantes da rega de melancias sob o filme:

  • se for decidido (ou obtido) melancias uma vez por semana, 7 litros de água vão para cada buraco (com um tamanho médio da fruta), se sair para regar 3-4 vezes, então 3 litros;
  • na fase de floração, as melancias são regadas com frequência, a cada 3 dias com certeza, mas não deve haver rega abundante;
  • durante o período dos ovários, as melancias são regadas na estufa apenas uma vez por semana, mas deve haver mais líquido;
  • a rega é interrompida uma semana antes da colheita.

Os parâmetros ideais de umidade do ar em uma estufa são 50% e a umidade do solo é cerca de 65% ou mais.

Em campo aberto

Antes mesmo do plantio das melancias, o solo deve ser umedecido, e depois deixá-lo sozinho por 2 dias. A partir do terceiro dia, as regas são feitas em dias alternados até o momento em que a cor aparece. Cada arbusto vai levar 2 litros de água (não mais de 3). Assim que a cor aparecer, você precisará reduzir o número de regas para 2 vezes por semana. Mas pelo menos 7 litros de água (ou mesmo todos os 10 litros) já serão enviados para o fundo do mato. O solo deve ser umedecido em profundidade e, para isso, a água deve ser despejada gradativamente. A rega vai sob a raiz, outras partes da planta não são afetadas.

Regar também é melhor após o pôr-do-sol, mas também pode ser feito de manhã cedo. Se chover, você pode parar por 4-5 dias. Quando os frutos se formam, a rega não para. Eles são feitos uma ou duas vezes por semana com o afrouxamento obrigatório da terra e cobertura morta ao redor do caule da melancia. Aliás, é bom colocar um pouco de palha embaixo das frutas - essa é uma boa "inoculação" contra o apodrecimento.

A profundidade da irrigação é de 30-45 cm, mas se for uma muda pequena - 5-7 cm. Durante a floração, a profundidade pode chegar a 50-60 cm, e durante o período de formação dos frutos, todos os 70 cm. 12 dias antes colheita, todas as paradas de irrigação.

Métodos de irrigação

A irrigação gota a gota, como já foi referido, é um sistema muito fresco, cuja lógica está na rega regular, medida e segura para melancias. Você pode comprar um sistema pronto: trata-se de uma mangueira, uma torneira principal, várias ramificações, torneiras e plugues adicionais. Antes de comprar, você terá que calcular o comprimento da estrutura e traçar um plano de acordo com a qual ela será posicionada nos canteiros. Depois de adquirido, ele é colocado no solo e conectado a uma fonte de água. As mangueiras são colocadas em locais marcados, tampões são instalados em suas extremidades, orifícios podem ser feitos nas mangueiras e a irrigação pode ser ligada.

Se uma pessoa não consegue, por exemplo, regular manualmente a rega, pode comprar um sistema equipado com um temporizador. Ou seja, de acordo com a programação, o próprio sistema fará a rega das melancias. Alguém prefere a fabricação independente de tal projeto, ou melhor, seu análogo primitivo. Isso é feito com garrafas de plástico. O fundo é cortado, a tampa é desrosqueada, as garrafas são inseridas de cabeça para baixo no solo e cavadas até o gargalo. O jardineiro os enche de água. Mas há um problema: são necessárias garrafas muito grandes, de 10 litros cada.

Também é construído um sistema de gotejamento a partir das mangueiras: elas são convenientemente dispostas, são feitos furos nelas, conectado à mangueira principal e já está conectado à fonte de água.

Outros 2 tipos de irrigação - balde e chuva... A chuva só é possível fora da estufa, e atinge as folhas e os frutos, o que é indesejável e o balde é muito trabalhoso. Portanto, é mais conveniente construir ou instalar um sistema de irrigação por gotejamento pronto para uso de todos os lados. O principal é que, com esse método, a água chega apenas às raízes, o que significa que a melancia aproveita ao máximo.

E mais uma forma: as melancias também se despejam com água de uma mangueira, mas não pela raiz, mas com o direcionamento da água em sulcos especiais. Eles são escavados entre as linhas. Acontece que a água não chega às folhas e frutos (o que é de fundamental importância) e se distribui harmoniosamente pelo jardim.

Dicas úteis

Cultivar melancias, principalmente em uma região que não é tradicional para este negócio, não é tão difícil quanto assustador. O residente de verão tem medo de erros, medo de surpresas do tempo e ações erradas que vão apagar todo o trabalho. Mas a maioria dos problemas potenciais podem ser previstos.

Dicas úteis para um iniciante no cultivo de melancias não serão supérfluas.

  1. Se esta for uma faixa intermediária, você deve selecionar variedades de melancia no início e no meio da temporada. Se for decidido cultivar melões na região norte, a única esperança é por variedades precoces e híbridos especialmente criados para esse clima.
  2. As melancias devem ser plantadas em local bem iluminado, caso contrário, independentemente da qualidade da rega, não terá tempo de amadurecer totalmente.
  3. Depois de regar, o solo deve ser solto e coberto com grama fresca. Sim, leva tempo, mas aumenta a retenção de umidade no solo, e as melancias ficam mais protegidas de pragas.
  4. Colocar um balde sob a raiz é uma técnica de filigrana que poucas pessoas conseguem lidar. Portanto, a água deve primeiro ser despejada em um regador com um bico comprido. Isso evitará que o líquido respingue em outras partes da melancia.
  5. Se você irrigar demais os melões durante a formação do rebento, a planta se tornará vulnerável aos fungos.
  6. Com a irrigação por gotejamento, a alimentação da cultura torna-se muito mais fácil, e torna-se mais uniforme e acessível para a planta.
  7. Outra forma de verificar a umidade do solo (além de um pedaço de madeira ou lápis) é pegar um pedaço de terra na palma da mão, retirando-o cuidadosamente de uma profundidade de cerca de 10 cm.

Deixe que essas dicas o ajudem a fazer uma colheita invejável!

Para mais informações sobre como regar melancias, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário