Características do poliuretano líquido e áreas de uso

Características do poliuretano líquido e áreas de uso
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Formulários
  4. Como usar?

O poliuretano é considerado o material do futuro. Suas características são tão variadas que podem ser consideradas ilimitadas. Ele funciona com a mesma eficácia em nosso ambiente familiar e sob condições de fronteira e de emergência. Este material teve grande procura devido às especificidades de produção, qualidades multifuncionais, bem como disponibilidade.

O que é isso?

O Poliuretano (abreviado como PU) é um polímero que se destaca pela elasticidade e durabilidade. Os produtos de poliuretano são amplamente utilizados no mercado industrial devido à sua ampla gama de propriedades de resistência. Esses materiais estão substituindo gradativamente os produtos de borracha, uma vez que podem ser usados ​​em um ambiente agressivo, sob cargas dinâmicas significativas e em uma faixa de temperatura de operação mais ampla, que varia de -60 ° C a + 110 ° C.

O poliuretano de dois componentes (plástico para moldagem por injeção de líquido) merece atenção especial. É um sistema de 2 componentes líquidos - uma resina líquida e um endurecedor. Você só precisa comprar 2 componentes e misturá-los para obter uma massa elástica pronta para a criação de matrizes, molduras de estuque e muito mais.

O material é muito procurado pelos fabricantes de decoração para salas, imãs, figuras e formas para lajes de pavimentação.

Visualizações

O poliuretano está disponível no mercado em várias formas:

  • líquido;
  • espumado (poliestireno, borracha de espuma);
  • sólido (como hastes, placas, folhas, etc.);
  • pulverizado (poliúria, poliureia, poliureia).

Formulários

Os poliuretanos para moldagem por injeção de dois componentes são praticados em uma ampla variedade de aplicações, desde engrenagens de fundição até a fabricação de joias.

As áreas de uso particularmente significativas para este material são as seguintes:

  1. equipamentos de refrigeração (isolamento frio e térmico de equipamentos de refrigeração comercial e refrigeradores domésticos, freezers, armazéns e instalações de armazenamento de alimentos);
  2. equipamento de refrigeração de transporte (isolamento frio e térmico de unidades de refrigeração de automóveis, vagões isotérmicos);
  3. construção de instalações civis e industriais de rápida implantação (propriedades de isolamento térmico e capacidade de suportar a carga de poliuretanos rígidos na estrutura de painéis sanduíche);
  4. construção e reforma de edifícios residenciais, casas particulares, mansões (isolamento de paredes externas, isolamento de elementos de estruturas de cobertura, aberturas de janelas, portas e assim por diante);
  5. construção civil industrial (isolamento externo e proteção da cobertura contra umidade por método de spray de poliuretano rígido);
  6. oleodutos (isolamento térmico de oleodutos, isolamento térmico de tubos de um ambiente de baixa temperatura em empresas químicas despejando sob um invólucro previamente instalado);
  7. redes de aquecimento de cidades, vilas e assim por diante (isolamento térmico por meio de tubos rígidos de poliuretano de água quente durante a nova instalação ou durante a revisão usando vários métodos tecnológicos: pulverização e vazamento);
  8. engenharia de rádio elétrica (conferindo resistência ao vento a vários dispositivos elétricos, contatos à prova de água com boas características dielétricas de poliuretanos estruturais rígidos);
  9. indústria automotiva (elementos de design de interiores moldados de um carro à base de poliuretanos termoplásticos, semirrígidos, elásticos e integrais);
  10. produção de móveis (realização de móveis estofados em espuma de borracha (espuma elástica de poliuretano), componentes decorativos e corporais em PU duro, vernizes, revestimentos, adesivos, etc.);
  11. indústria têxtil (produção de couro sintético, tecidos compostos de espuma de poliuretano, etc.);
  12. a indústria da aviação e a construção de vagões (produtos em espuma flexível de poliuretano com alta resistência ao fogo, feita por moldagem, isolamento acústico e térmico com base em tipos especializados de PU);
  13. indústria de construção de máquinas (produtos de termoplásticos e marcas especializadas de espumas de poliuretano).

As propriedades do PU bicomponente permitem sua utilização para a produção de vernizes, tintas, adesivos. Essas tintas, vernizes e adesivos são estáveis ​​às influências atmosféricas, mantêm-se firmes e duram muito tempo.

O poliuretano líquido elástico de 2 componentes também é necessário para a criação de moldes para peças fundidas, por exemplo, para fundição de concreto, resinas de poliéster, cera, gesso e assim por diante.

Os poliuretanos também são usados ​​na medicina - são usados ​​para fazer dentaduras removíveis. Além disso, você pode criar todos os tipos de joias de PU.

Mesmo um piso autonivelante pode ser feito deste material - tal piso é caracterizado por alta resistência ao desgaste e confiabilidade.

Em algumas áreas, os produtos feitos de PU são superiores em várias características, mesmo em relação ao aço.

Ao mesmo tempo, a simplicidade de criação desses produtos torna possível criar componentes em miniatura com peso não superior a um grama e peças fundidas volumosas de 500 kg ou mais.

No total, 4 direções de uso de misturas de PU de 2 componentes podem ser distinguidas:

  • produtos fortes e rígidos, onde o PU substitui o aço e outras ligas;
  • produtos elásticos - alta plasticidade dos polímeros e sua flexibilidade são necessárias aqui;
  • produtos resistentes à agressão - alta estabilidade do PU a substâncias agressivas ou influências abrasivas;
  • produtos que absorvem energia mecânica por meio de alta viscosidade.

Na verdade, uma combinação de direções é freqüentemente usada, uma vez que várias propriedades úteis são exigidas de muitos produtos ao mesmo tempo.

Como usar?

O elastômero de poliuretano pertence à categoria de materiais que podem ser processados ​​sem muito esforço. Os poliuretanos não têm as mesmas qualidades e são intensamente praticados em muitas áreas da economia nacional. Assim, alguma matéria pode ser elástica, a segunda - rígida e semirrígida. O processamento de poliuretanos é realizado usando tais métodos.

  1. Extrusão - um método para a produção de produtos poliméricos, no qual o material fundido que recebeu a preparação necessária é prensado por meio de um dispositivo especializado - uma extrusora.
  2. Casting - aqui a massa fundida é injetada na matriz de fundição por meio de pressão e resfriada. Desta forma, são feitas molduras de poliuretano.
  3. Pressionando - tecnologia para a produção de produtos de plásticos termoendurecíveis. Nesse caso, os materiais sólidos são convertidos em um estado líquido viscoso. Em seguida, a massa é despejada no molde e por meio de pressão eles a tornam mais densa. Este produto, ao resfriar, adquire gradativamente as características de um sólido de alta resistência, por exemplo, uma viga de poliuretano.
  4. Método de enchimento em equipamento padrão.

Além disso, os blanks de poliuretano são usinados em equipamentos de torneamento. A peça é criada atuando em uma peça giratória com várias fresas.

Por meio dessas soluções, é possível fabricar folhas reforçadas, laminados, produtos porosos. E isso é uma variedade de blocos, perfis de construção, filme plástico, placas, fibras e assim por diante. PU pode ser a base para produtos coloridos e transparentes.

Criação de matrizes de poliuretano por conta própria

O PU forte e elástico é um material popular entre os artesãos populares, a partir do qual matrizes são criadas para fundir uma variedade de produtos: pedras decorativas, ladrilhos de calçada, pedras de pavimentação, estatuetas de gesso e outros produtos. O PU para moldagem por injeção é o principal material devido às suas características únicas e disponibilidade.

Especificidade do material

A criação de matrizes de poliuretano em casa envolve o uso de composições de 2 componentes líquidos de diferentes tipos, e qual PU usar depende da finalidade da fundição:

  • para criar matrizes para produtos leves (por exemplo, brinquedos);
  • para criar acabamentos em pedra, azulejos;
  • para formulários para objetos grandes e pesados.

Preparação

Antes de começar a trabalhar, você precisa comprar poliuretano para preencher as matrizes. As formulações de dois componentes são vendidas em 2 baldes e devem ser fluidas e líquidas quando abertas.

Você também precisa comprar:

  • originais de produtos dos quais o elenco será lançado;
  • aparar MDF ou aglomerado laminado e parafusos auto-roscantes para cofragem;
  • misturas anti-adesivas lubrificantes especializadas;
  • um recipiente limpo para misturar ingredientes;
  • dispositivo de composição (acessório de furadeira elétrica, misturador);
  • selante à base de silicone.

Em seguida, a cofragem é montada - uma caixa em forma de retângulo com um tamanho suficiente para acomodar a quantidade necessária de modelos.

As fissuras devem ser seladas com selante.

Criação de formulários

Os modelos primários são colocados no fundo da fôrma a uma distância de pelo menos 1 cm entre si. Para evitar que as amostras escorreguem, fixe-as cuidadosamente com um selante. Imediatamente antes da fundição, a estrutura é ajustada ao nível do edifício.

No interior, as fôrmas e os modelos são revestidos com uma mistura anti-adesiva e, à medida que esta é absorvida, é feita uma composição de trabalho. Os componentes são colocados em um recipiente limpo na proporção necessária (com base no material preferido) e completamente misturados até que uma massa homogênea seja criada.

Para criar os moldes, o poliuretano é despejado com cuidado em um local, permitindo que o próprio material expulse o excesso de ar. Os modelos devem ser cobertos com uma massa de polimerização de 2 a 2,5 centímetros.

Após 24 horas, os produtos acabados são removidos e utilizados para os fins a que se destinam.

Você pode descobrir o que pode ser feito de poliuretano líquido no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário