O que são molduras de poliuretano e onde são utilizadas?
A percepção estética de uma sala ou edifício é influenciada por muitas pequenas coisas, cada uma das quais deve ocupar harmoniosamente o seu lugar especial, enfatizando favoravelmente um ou outro fragmento do interior.
O uso de molduras de poliuretano é uma excelente forma de decorar ambientes, criando harmonia e atratividade no estilo. Além disso, a opção é economicamente justificada, uma vez que tais produtos são orçamentários, de instalação elementar e oferecem amplo espaço para criatividade independente.
O que é isso?
Molduras - overlays especialmente processados, várias tiras usadas para decoração, trazendo interiores para um visual harmonioso e para corrigir pequenas falhas de acabamento. São estreitos e largos (2-20 cm), rígidos e flexíveis. Muitas vezes são feitos com figuras em relevo e vários ornamentos.
As molduras de poliuretano são feitas de espuma de poliuretano (espuma de plástico). Devido ao método de enchimento do molde com uma massa de polímero sob condições de alta pressão, os produtos são obtidos com uma estrutura densa mas flexível. Eles podem ser pregados, cortados e colados em várias superfícies.
Seus benefícios incluem:
- baixo peso, que determina a facilidade de trabalho com o material e a capacidade de não sobrecarregar a estrutura;
- propriedades de alta resistência;
- elasticidade e maleabilidade, que permitem criar elementos decorativos ricos em formas e forros ondulados para móveis;
- com a ajuda desses produtos, é fácil imitar materiais artificiais ou naturais, por exemplo, madeira;
- a instalação dos produtos é muito simples;
- bio-independência e resistência à água;
- a capacidade de decorar o produto para douramento, bronze ou prata usando folha;
- rica variedade.
- bastante custo orçamentário;
- durabilidade em comparação com outros tipos de molduras.
Desvantagens das molduras de poliuretano
- Quando expostos ao fogo direto, eles se inflamam, emitindo produtos de combustão tóxicos. Mas aqui você pode jogar pelo seguro, cobrindo a superfície do produto com tinta refratária.
- Possuem tons acinzentados naturais, trazendo assim uma espécie de dissonância com tetos brancos. Revestimentos acrílicos com tons amarelados são uma boa solução aqui.
- Conforme a temperatura aumenta, as molduras de poliuretano mudam suas dimensões. Portanto, antes da instalação, eles devem ser mantidos por algum tempo na sala para serem finalizados.
Áreas de uso
De acordo com a finalidade pretendida, as molduras de poliuretano são utilizadas como elementos decorativos:
- a fim de harmonizar interiores;
- em trabalhos de acabamento na separação de cores e textura de parede;
- para ocultar a fiação, etc.;
- ao processar junção de fragmentos de placas, papel de parede, transformando transições desarmoniosas perceptíveis em atraentes elementos de acabamento;
- ao zonear áreas;
- ao decorar aberturas, pinturas, móveis, etc.
A estética das espécies e a expressiva conformação das molduras tornaram-nas extremamente populares não só para o acabamento de interiores em versões de parede e teto, como para o acabamento de arcos, decoração de rodapés, rosetas, pilastras, coroas.
Devido às suas qualidades físicas e químicas, também são utilizados para trabalhos externos, uma vez que não têm medo de geadas, calor ou fortes precipitações.
Vejamos alguns exemplos.
- Ao decorar superfícies adjacentes (parede-piso) com rodapés, as molduras de poliuretano de diferentes cores e formas ajudam a esconder a costura e, em alguns casos, até a transformam em uma decoração elegante.
- Uma moldura de teto feita com este material será bastante apropriada ao criar uma roseta padronizada no ponto onde o lustre é fixado.
- Com os tetos aumentados em altura, uma baguete de poliuretano feita na forma de uma pintura ornamental padronizada vai se tornar um excelente destaque na parede.
- Para paredes, aberturas em arco, janelas e portas, as opções flexíveis são extremamente convenientes, através das quais é fácil transformar uma abertura banal em um fragmento atraente do interior. As aberturas interiores são facilmente decoradas com elegantes pilastras e outros elementos.
- A decoração dos móveis é uma área separada do uso de elementos de poliuretano. É bastante fácil formar em quartos, por exemplo, um estilo barroco, decorando guarda-roupas, lareiras, espelhos e outros móveis com molduras de cores diversas.
- Molduras de fachada são usadas para fornecer aberturas de janelas, fachadas ou perímetros sob o telhado.
Observe que as molduras de poliuretano são um material universal no sentido pleno da palavra. No entanto, aplicando-o, uma série de dicas práticas devem ser levadas em consideração para facilitar sua correta aplicação no projeto de fachadas e interiores:
- quanto maior for a área acabada da fachada ou sala, mais maciços e complexos serão os produtos a utilizar no acabamento;
- para áreas pequenas, é mais vantajoso usar molduras leves e estreitas, colocando-as na vertical;
- em salas altas, recomendamos o uso de almofadas horizontais e elementos que contribuam para a ocultação espacial;
- a colocação de molduras de cores contrastantes é bem-vinda em grandes salões e em grandes áreas;
- não se esqueça que quase todas as molduras devem estar em harmonia com o conceito artístico de todo o interior;
- a decoração de locais complicados, arredondamento de cantos e preenchimento de pontos de encaixe deve ser feito com produtos de poliuretano com várias seções de perfil.
Visão geral da espécie
A classificação mais geral de tipos de molduras permite a divisão por finalidade: teto, parede, canto. Entre estes três tipos principais, são utilizados produtos lisos, planos, gofrados, flexíveis, largos, estreitos, coloridos e outros.
Uma série de molduras são diferenciadas de acordo com os materiais de fabricação.
- Espuma (barato) com uma superfície solta (para massa e pintura). Método de fixação - adesivo.
- Poliuretano.
- Plástico (mal combinado com outras espécies).
- Gesso (pesado, feito por fundição). Eles têm sido usados desde os tempos antigos. Os mais volumosos são fixados com parafusos auto-roscantes e os mais finos colados.
- Woody - são fixados com pregos de acabamento ou regulares (as tampas são removidas), e muitas vezes é usada cola para carpintaria. Popular em interiores clássicos e nacionais.
- Metálico - resistente ao desgaste e durável, mas adequado para uma série de estilos específicos (alta tecnologia, loft, etc.).
- Polímero (opções flexíveis) são usados para decorar colunas e outros elementos arredondados.
A escolha das molduras é tão diversa que podem ser combinadas com qualquer elemento. Por exemplo, existem produtos com revestimentos decorativos que imitam superfícies de mármore, madeira, metal. Nas fachadas dos edifícios, muitas vezes você pode encontrar cornijas ou platibandas imitando concreto, pedras naturais, madeira.
Para opções em arco, são produzidos forros elásticos especiais flexíveis que são instalados nos móveis e nas portas. Ao mesmo tempo, os cachos e outras decorações envelhecem artificialmente ou são dourados.
Para simplificar a tarefa ao terminar perímetros complexos (com fragmentos salientes, colunas, nichos cacheados e outros elementos), são criadas opções de canto para molduras, que muitas vezes são realizadas com ornamentos padronizados.De uma variedade de produtos fundidos, é perfeitamente possível escolher a opção mais adequada.
Essas molduras podem ser facilmente pintadas em qualquer cor que se adapte ao seu gosto. Recomenda-se usar apenas tintas à base de água.
Montagem
A instalação de produtos de poliuretano é absolutamente simples. As diferenças estão apenas na ordem de execução das operações. Primeiro, você pode pintar as molduras e, em seguida, anexar ao local selecionado. A segunda opção é o oposto da primeira. Na primeira versão, o fragmento a ser fixado é colocado diretamente no papel de parede ou em uma parede já acabada. No segundo, você terá que se preocupar em usar fita adesiva para pintar completamente.
Uma série de nuances surgem com a seleção de métodos de fixação de produtos, que dependem de seu peso e tamanho. Um adesivo acrílico especial é usado para fixadores. Os fechos também são executados com pregos líquidos (para elementos grandes e maciços). As tiras finas são fixadas com um selante ou massa, e as peças grandes (frontais) são recomendadas para serem colocadas em parafusos auto-roscantes.
Ferramentas e materiais
A fase preparatória da instalação começa a partir do momento da aquisição das ferramentas necessárias. Para o trabalho, eles adquirem:
- roleta;
- lápis;
- nível;
- faca ou arquivo;
- caixa de esquadria;
- composição do primer;
- adesivo;
- molduras.
Antes de iniciar o produto, ele deve ser colocado na sala de instalação para adaptação à temperatura. A seguir marcamos a linha de fixação dos produtos. Limpamos o local de fixação das molduras e as tratamos com água ou primer.
Recursos do processo
Vários truques tecnológicos podem ser atribuídos às características do processo. A cola é aplicada aos produtos pontualmente e uniformemente. As peças de canto são coladas inicialmente. Se não houver nenhuma, as bordas das lâminas são cortadas com uma caixa de esquadria a 45 graus, o que garante a junção correta dos fragmentos individuais. Depois disso, o resto das peças são coladas entre os cantos e os cortes de encaixe são ajustados. No final da instalação, as juntas e imperfeições individuais dos fragmentos instalados são tratadas com massa, lixadas e lixadas após a secagem.
Quadro
A necessidade de pintar peças de poliuretano é determinada por vários motivos.
- O poliuretano não pintado coleta fortemente as partículas de poeira, que são difíceis de remover das molduras de estuque. Cuidar de produtos pintados é simplificado.
- Por mais cuidadosa que seja a instalação das molduras, sempre há juntas entre elas, principalmente nos fragmentos de canto. As juntas são alisadas com massa, que depois é pintada.
- Obviamente, as qualidades decorativas dos elementos de guarnição pintados são maiores do que os não pintados. A moldura em estuque revestida a tinta fica melhor e mais harmoniosa no espectro de cores do interior selecionado, sem falar nas possibilidades de dar produtos de qualquer tonalidade.
A escolha da tinta para poliuretano é um momento crucial, pois se dissolve com aguarrás e outros solventes semelhantes. Em outras palavras, as formulações utilizadas devem conter à base de água... Esses incluem:
- acrílico;
- látex;
- silicone;
- mosaico.
O alto grau de aplicabilidade das tintas acrílicas se deve a uma série de vantagens da composição, incluindo resinas acrílicas.
- Não tem odores pronunciados e não é tóxico, pois é produzido na consistência de dispersão aquosa.
- O revestimento tem uma aparência fosca, que lembra a moldagem de estuque de gesso.
- Mantém perfeitamente a limpeza úmida e é resistente a variações repentinas de temperatura.
- Resistente a cargas de choque, durável.
- Baixo custo.
O poliuretano é inflamável e, portanto, muitas vezes é pintado com compostos acrílicos retardadores de fogo. Ao mesmo tempo, para garantir um alto grau de confiabilidade da segurança contra incêndio da habitação como um todo, outros elementos de acabamento também são revestidos com tais composições, juntamente com comunicações feitas de metal.
As composições de látex também têm excelentes indicadores, eles diferem:
- Resistência à umidade;
- um nível decente de durabilidade;
- parece ótimo, pode ter superfícies brilhantes.
Os revestimentos de silicone são mais convenientes para a moldagem de estuque, pois sua principal vantagem é que eles têm excelentes qualidades de repelência de sujeira. A composição de silicone também tem uma série de outras vantagens úteis. Sua única desvantagem é o alto custo.
Tecnologicamente, o processo de pintura é realizado de duas formas:
- antes da instalação - mais fácil do que o acabamento pós-instalação, mas não permite cobrir os slots de encaixe com alta qualidade;
- depois da instalação - uma opção mais demorada, que permite o enchimento preliminar e a obtenção de uma superfície de alta qualidade.
As medidas preparatórias incluem a preparação da fundação:
- a poeira é cuidadosamente removida da superfície do produto;
- em seguida, as rachaduras e rachaduras são seladas (especialmente entre as paredes e molduras) com massa de vidraceiro;
- além disso, todas as paredes adjacentes às molduras protegem contra a contaminação durante a pintura, para a qual utilizam fita adesiva especial, e cobrem os móveis e pisos com uma tela;
- a etapa final é o revestimento do produto com um primer para melhorar a aderência.
Ao pintar, é melhor usar um pincel comum. O processo de pintura é assim:
- primeiro, preparamos a composição mexendo e, se necessário, ajustando a cor;
- em seguida, cubra uniformemente com uma camada fina;
- após a secagem, repita a operação.
Lindos exemplos no interior
- Molduras na sala.
- Moldura em estuque no interior.
- Decoração em estuque poliuretano no interior.
- Molduras de parede.
- Molduras no interior da sala.
O vídeo a seguir descreve a instalação de molduras de poliuretano.
O comentário foi enviado com sucesso.