Variedades e áreas de uso da folha de poliuretano

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Requisitos
  3. Visualizações
  4. Dimensões (editar)
  5. Formulários

O poliuretano é um material polimérico moderno para fins estruturais. Em termos de propriedades técnicas, este polímero resistente ao calor está à frente da borracha e dos materiais de borracha. A composição do poliuretano contém componentes químicos como isocianato e poliol, que são produtos refinados do petróleo. Além disso, o polímero elástico contém grupos amida e ureia de elastômeros.

Hoje, o poliuretano é um dos materiais mais utilizados em diversas indústrias e setores econômicos.

Peculiaridades

O material de polímero é produzido em folhas e hastes, mas na maioria das vezes há demanda por folha de poliuretano, que tem certas propriedades:

  • o material é resistente à ação de certos componentes ácidos e solventes orgânicos, por isso é utilizado em gráficas para fabricação de rolos de impressão, bem como na indústria química, no armazenamento de certos tipos de produtos químicos agressivos;
  • a alta dureza do material permite que seja usado como substituto de chapas em áreas onde há aumento prolongado de cargas mecânicas;
  • o polímero é altamente resistente à vibração;
  • os produtos de poliuretano resistem a altos níveis de pressão;
  • o material possui baixa capacidade de condutividade térmica, retendo sua elasticidade mesmo em temperaturas negativas, além disso, pode suportar indicadores de até + 110 ° C;
  • o elastômero é resistente a óleos e gasolina, bem como a derivados de petróleo;
  • a folha de poliuretano fornece isolamento elétrico confiável e também protege contra umidade;
  • a superfície do polímero é resistente a fungos e mofo, portanto o material é utilizado na área alimentar e médica;
  • quaisquer produtos feitos deste polímero podem ser submetidos a múltiplos ciclos de deformação, após os quais eles voltam a sua forma original sem perder suas propriedades;
  • o poliuretano tem um alto grau de resistência ao desgaste e é resistente à abrasão.

Os produtos de poliuretano possuem altas características químicas e técnicas e em suas propriedades são significativamente superiores ao metal, plástico e borracha.

É especialmente necessário destacar a condutividade térmica de um material de poliuretano, se o considerarmos como um produto isolante de calor. A capacidade de conduzir energia térmica neste elastômero depende de sua porosidade, expressa na densidade do material. A faixa de densidade possível para vários graus de poliuretano varia de 30 kg / m3 a 290 kg / m3.

O grau de condutividade térmica de um material depende de sua celularidade.

Quanto menos cavidades na forma de células ocas, maior será a densidade do poliuretano, o que significa que o material denso tem maior grau de isolamento térmico.

O nível de condutividade térmica começa em 0,020 W / mxK e termina em 0,035 W / mxK.

Quanto à inflamabilidade do elastômero, ele pertence à classe G2 - isso significa um grau médio de inflamabilidade. As marcas de poliuretano mais orçamentárias são classificadas como G4, que já é considerado um material combustível. A capacidade de queimar se deve à presença de moléculas de ar em amostras de elastômero de baixa densidade. Se os fabricantes de poliuretano designam a classe de inflamabilidade G2, significa que o material contém componentes retardantes de chama, uma vez que não existem outros métodos para reduzir a inflamabilidade desse polímero.

A adição de retardantes de fogo deve ser indicada no certificado do produto, pois tais componentes podem alterar as propriedades físico-químicas do material.

De acordo com o grau de inflamabilidade, o poliuretano pertence à classe B2, ou seja, a produtos dificilmente inflamáveis.

Além de suas características positivas, o material de poliuretano também tem uma série de desvantagens:

  • o material está sujeito à destruição sob a influência dos ácidos fosfórico e nítrico, sendo também instável à ação do ácido fórmico;
  • o poliuretano é instável em um ambiente onde há uma alta concentração de cloro ou compostos de acetona;
  • o material é capaz de colapsar sob a influência da terebintina;
  • sob a influência de condições de alta temperatura em um meio alcalino, o elastômero começa a se decompor após um certo período de tempo;
  • se o poliuretano for usado fora de suas faixas de temperatura de operação, as propriedades químicas e físicas do material mudam para pior.

Elastômeros de produção nacional e estrangeira são apresentados no mercado russo de materiais de construção de polímero. O poliuretano é fornecido à Rússia por fabricantes estrangeiros da Alemanha, Itália, América e China. Quanto aos produtos domésticos, na maioria das vezes à venda há folhas de poliuretano das marcas SKU-PFL-100, TSKU-FE-4, SKU-7L, PTGF-1000, LUR-ST e assim por diante.

Requisitos

O poliuretano de alta qualidade é produzido de acordo com os requisitos da GOST 14896. As propriedades do material devem ser as seguintes:

  • resistência à tração - 26 MPa;
  • alongamento do material durante a ruptura - 390%;
  • dureza do polímero na escala Shore - 80 unidades;
  • resistência à quebra - 80 kgf / cm;
  • densidade relativa - 1,13 g / cm³;
  • densidade de tração - 40 MPa;
  • faixa de temperatura de operação - de -40 a + 110 ° C;
  • cor do material - amarelo claro transparente;
  • vida útil - 1 ano.

O material polimérico é resistente à radiação, ozônio e radiação ultravioleta. O poliuretano pode reter suas propriedades quando usado sob pressão de até 1200 bar.

Devido às suas características, este elastômero pode ser usado para resolver uma ampla gama de tarefas onde a borracha comum, borracha ou metal se deterioram rapidamente.

Visualizações

As características de alto grau de resistência do material aparecem se o produto for feito de acordo com as normas das normas estaduais. No mercado de produtos técnicos, o poliuretano como material estrutural pode ser encontrado na maioria das vezes na forma de barras ou placas. A folha deste elastômero é produzida com espessura de 2 a 80 mm, as hastes têm de 20 a 200 mm de diâmetro.

O poliuretano pode ser produzido em forma líquida, espumada e folha.

  • Forma líquida o elastômero é usado para processar estruturas de edifícios, partes do corpo e também para outros tipos de produtos de metal ou concreto que são fracamente resistentes aos efeitos de um ambiente úmido.
  • Tipo espuma de poliuretano usado para a fabricação de isolamento de folha. O material é utilizado na construção civil para isolamento térmico externo e interno.
  • Folha de poliuretano é produzido na forma de pratos ou produtos de uma determinada configuração.

O poliuretano de fabricação russa tem uma cor amarelo claro transparente. Se você vir poliuretano vermelho, então você tem um análogo de origem chinesa, que é fabricado de acordo com a TU e não está em conformidade com os padrões GOST.

Dimensões (editar)

Os fabricantes nacionais de poliuretano produzem seus produtos em vários tamanhos.... Na maioria das vezes, as placas com um tamanho de 400x400 mm ou 500x500 mm são apresentadas no mercado russo, os tamanhos de 1000x1000 mm e 800x1000 mm ou 1200x1200 mm são ligeiramente menos comuns. Dimensões superdimensionadas de placas de poliuretano podem ser produzidas com dimensões de 2500x800 mm ou 2000x3000 mm. Em alguns casos, as empresas fazem um pedido em massa e produzem um lote de placas de poliuretano de acordo com os parâmetros especificados de espessura e tamanho.

Formulários

As propriedades únicas do poliuretano tornam possível sua utilização em diversos setores e ramos de atividade:

  • para revestimento de linhas de britagem e moagem, linhas de transporte, em bunkers e tremonhas;
  • para revestir recipientes de produtos químicos em contato com produtos químicos agressivos;
  • para a fabricação de matrizes de prensa para equipamentos de forja e estamparia;
  • para vedar elementos rotativos de rodas, eixos, rolos;
  • para criar revestimentos de piso resistentes à vibração;
  • como selos antivibração para aberturas de janelas e portas;
  • para arranjar superfícies antiderrapantes junto à piscina, na casa de banho, na sauna;
  • na fabricação de tapetes de proteção para o interior e porta-malas de automóveis;
  • ao organizar a fundação para a instalação de equipamentos com altas cargas dinâmicas e vibrações;
  • para almofadas de absorção de choque para máquinas e equipamentos industriais.

O material de poliuretano é um produto relativamente novo no mercado de produtos industriais modernos, mas devido à sua versatilidade, tornou-se amplamente conhecido. Este elastômero é usado para O-rings e colares, rolos e buchas, vedações hidráulicas, correias transportadoras, rolos, suportes, molas pneumáticas e assim por diante.

        No uso doméstico, o poliuretano é utilizado na forma de solas de calçados, imitações de molduras de gesso, brinquedos infantis, revestimentos antiderrapantes para pisos de escadas de mármore e banheiros de elastômero.

        Você pode aprender mais sobre as áreas de uso do poliuretano no vídeo a seguir.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário