Visão geral dos produtos de poliuretano
As propriedades desse polímero são tão multifacetadas que ele simplesmente tem possibilidades ilimitadas. Muitas pessoas dizem que este é o material do futuro. Esse material fantástico, incrível, que será discutido no artigo, é chamado de poliuretano.
Peculiaridades
Na década de 40 do século passado, na Europa, após longos experimentos, um tecnólogo químico alemão chamado Bayer sintetizou um material com propriedades incríveis. O polímero encontrou amplo uso depois de até 20 anos. Ele começou a ser usado em muitos ramos da atividade humana.
A matéria-prima do poliuretano é o petróleo bruto, à base de isocianato e poliol.
O produto também contém outros componentes: reagentes, emulsificantes, poliésteres. E aditivos de catalisadores e agentes de expansão mudam completamente a estrutura do produto final. Em termos de número de variações, o poliuretano supera polímeros como PVC, poliestireno e polietileno.
O poliuretano pode ser apresentado em vários estados possíveis: em um líquido com alto grau de viscosidade, como uma borracha macia, pode ser macia (espuma de borracha) e dura (espuma de plástico). Ela também pode ter alta e baixa elasticidade e pode ser espumada como uma espuma de poliuretano.
A cor inicial do poliuretano é amarelo-marrom. É quimicamente inerte, resistente a óleos, luz ultravioleta, bem como a influências ambientais agressivas, fungos e bactérias. O material possui baixa toxicidade.
O polímero é bastante duro, resistente ao desgaste, mas ao mesmo tempo leve.
O poliuretano em nenhuma de suas manifestações não perde suas características mesmo com oscilações de temperatura (na faixa de -60 a +80 graus), portanto, esses produtos atendem pessoas no Extremo Norte e no deserto. Aliás, em comparação com a mesma borracha, o poliuretano não é destruído pelo ozônio.
O polímero não é condutor.
Seus incríveis parâmetros de elasticidade são impressionantes - a elasticidade do poliuretano chega a 650% sem danos significativos. Também pesa um pouco.
E embora borracha, plástico e metal sejam considerados seus principais concorrentes, em algumas características são inferiores ao poliuretano.
- O poliuretano é caracterizado por altos coeficientes de elasticidade, resistência ao desgaste e envelhece mais lentamente do que a borracha. Tolera melhor as tensões mecânicas, além disso, após qualquer deformação, retorna rapidamente à sua forma original.
- Em comparação com diferentes metais, o poliuretano é leve, resistente a abrasivos. E o mais importante, a produção de polímeros é muito mais barata. As peças da máquina feitas de poliuretano criam muito menos ruído.
- O poliuretano é superior ao plástico quando usado em climas quentes ou frios, não racha com o impacto.
Para ser justo, é necessário dizer algumas palavras sobre os pontos fracos do poliuretano. O polímero é hermético e as partes de espuma encolhem. E também há um aumento da fragilidade e dureza com a exposição prolongada a produtos frios. Mas a maior desvantagem é a dificuldade de reciclar produtos poliméricos.
Tecnologia de fabricação de peças
A produção de peças de poliuretano é realizada de várias maneiras. Existem diferentes tecnologias: fundição, extrusão, prensagem e fundição.
O casting é de longe o mais comum. Os fabricantes usam essa tecnologia para criar uma variedade de peças. O método de vazamento é popular devido ao baixo custo dos moldes. Como resultado, o produto resultante é notável por seu baixo preço.
São utilizadas 3 opções de tecnologia: fundição rotativa, fundição livre e moldagem por injeção.
Com a ajuda da fundição rotativa, grandes áreas ou partes cilíndricas são revestidas com matéria-prima de poliuretano. Com a ajuda de equipamento computadorizado, esse polímero é aplicado a um eixo que gira. O processo ocorre sem aquecimento, praticamente sem resíduos.
Com a fundição livre, é possível criar formas mais complexas. Ele também usa controle computadorizado. As matérias-primas são trazidas para o molde sujeitas a um controle cuidadoso de dosagem, temperatura e pressão. Os produtos são de alta qualidade. Utiliza moldes de silicone, com o auxílio dessa tecnologia, são criadas principalmente séries limitadas de peças. Entre as vantagens estão a velocidade de produção e consequentemente o baixo custo do produto.
O uso da moldagem por injeção acelera significativamente a própria produção - essa tecnologia é necessária na fabricação de grandes lotes de produtos.
Todas as tecnologias de produção permitem obter um relevo claro da superfície, dimensões corretas do produto e alta qualidade do produto.
Formulários
Os produtos de poliuretano são ainda mais comuns do que você pode imaginar. São muitas as áreas de utilização: da metalurgia e construção de hidroelétricas à decoração de interiores de apartamentos e casas. Eles também são encontrados na indústria espacial, medicina, construção, engenharia e no setor de petróleo.
Para a indústria metalúrgica, rolos, rolos e molas são feitos de poliuretano. Em termos de resistência à abrasão, eles deixam a borracha para trás.
Tintas e vernizes de poliuretano são procurados na impressão, papel, esferas químicas e couro. Essa matéria-prima sintética é utilizada na fabricação de selantes e adesivos.
Eles também são pneus de automóveis, tubos, correias transportadoras, amortecedores em ferrovias, rolamentos. E claro, as matérias-primas de poliuretano são ativamente utilizadas na produção de materiais de acabamento e decoração.
A gama de opções para produtos de decoração de interiores é verdadeiramente ilimitada.
E esta é apenas uma lista simples de toda a riqueza feita de poliuretano:
- tomadas de teto, caixões, cornijas, cantos, bordas;
- semicolunas, pilastras, molduras, pedestais, colunas;
- lareiras decorativas, pedestais, vigas falsas;
- frisos, colchetes, capitéis e muito mais.
O polímero imita perfeitamente a madeira, por exemplo, a cor e a estrutura de espécies como bétula, carvalho, bordo, nogueira, etc. As peças decorativas de poliuretano não têm medo da umidade, não a absorvem, não apodrecem, não retêm odores, são mais leves que os análogos e, às vezes, mais baratos.
Quanto à indústria da construção, não se trata apenas de isolamento de espuma - o polímero é freqüentemente usado para produzir vários formatos, painéis sanduíche, em folhas de compensado que mantém as aparas de madeira juntas. Mas isso não é tudo. O material é usado com sucesso na eletrônica de rádio - é usado para preencher o isolamento.
O poliuretano está em demanda na indústria leve, ou seja, – nos setores têxtil e de calçados. Solas de sapatos, palmilhas, assim como zíperes, vários rebites e até tapetes são feitos desse material. O polímero é usado para criar roupas da moda. Portanto, o poliuretano-100 é uma excelente imitação de couro - é ainda melhor do que sua contraparte natural, é mais leve, mais macio, mais amigo do ambiente e muito mais durável.
O poliuretano é usado em fábricas têxteis, como rolos, correias de máquinas de tecelagem, revestimentos de tecido, adesivos, rolos de fios. Uma proporção significativa de poliuretano é usada na fabricação de colchões. Aqui ele atua na forma de espuma - esse material é obtido após o processamento de materiais sintéticos recicláveis.
E também o poliuretano é usado por petroleiros para excelentes válvulas resistentes a óleo e médicos - para próteses, cateteres e tubos médicos.Barragens e diques resistirão a tempestades e condições climáticas se reforçados com soluções de poliuretano.
O esporte também não ficou de lado. Aqui, o poliuretano é frequentemente usado na produção de equipamentos esportivos, revestimentos especiais para estádios e pistas de corrida. Surpreendentemente, mais de 80% das pranchas de surfe são de poliuretano.
Exemplos de produtos acabados
A decoração arquitetônica de poliuretano é uma alternativa às molduras de gesso tradicionais. Os designers há muito tempo apreciam as possibilidades infinitas dos materiais poliméricos modernos.
Os produtos de poliuretano para interiores não são apenas populares hoje - eles estão se tornando clássicos.
Elementos separados adornam o teto, cornijas, molduras, rodapés ficam ótimos nas paredes, com elegância e delicadeza nas aberturas das portas e janelas. As peças de poliuretano podem ser utilizadas separadamente, ou podem ser ligadas entre si (como construtoras), participam na criação de uma imagem completa, cabem perfeitamente em qualquer conceito de interior.
A moldura do espelho é apenas uma das opções de aplicação de poliuretano no interior. Existem tantas opções para enquadrar espelhos quanto modificações nas próprias superfícies dos espelhos.
Este espelho de piso retangular adiciona luxo ao interior. E à primeira vista parece que a moldura é de metal. Um pequeno espelho redondo, decorado com ricas molduras de estuque de poliuretano, coberto com tinta dourada, tornará qualquer ambiente ensolarado, aconchegante e luxuoso ao mesmo tempo.
O poliuretano leve é a melhor escolha para a fabricação de rosetas de teto. Eles podem ser muito complexos e ornamentados e simples, mas ao mesmo tempo elegantes.
E aqui está um exemplo de como pode ser sofisticada uma decoração de interiores feita inteiramente de poliuretano. Aqui está de tudo: colunas, molduras, cornijas, rodapés e, claro, uma tomada para um lustre chique.
Um arco requintado apoiado por pilastras. Tudo bem contido, mas muito chique, e você nem pensaria que isso também é poliuretano, e não estuque de gesso.
Veja o vídeo abaixo para as propriedades do poliuretano.
O comentário foi enviado com sucesso.