Tudo sobre vigas de poliuretano
As traves falsas são uma peça de decoração invulgar utilizada na concepção de interiores ao estilo provençal, loft, clássico, moderno e outros. Esses projetos têm ganhado cada vez mais popularidade nos últimos anos e suas vantagens têm sido totalmente apreciadas pelos proprietários de mansões de campo e apartamentos em grandes cidades. O mercado moderno oferece uma ampla seleção de vigas falsas de uma variedade de materiais, sendo um dos mais populares o poliuretano.
Peculiaridades
A principal vantagem de qualquer viga de teto falso é sua estrutura em forma de caixa com um vazio no interior. A instalação dessas estruturas não é difícil e, graças à presença de um vão no interior, os proprietários podem disfarçar fios, canos corrugados e outras utilidades. A funcionalidade dos elementos de feixe é limitada pela correção visual da percepção da sala e zoneamento do espaço - isso não é tão pouco.
As vigas se encaixam perfeitamente em qualquer estilo e às vezes até desempenham um papel importante na decoração. Os parâmetros de seção de tais vigas podem ser muito diversos - eles são produzidos na forma de um ângulo, um T, uma viga em I, os modelos em forma de U são os mais solicitados. À venda você pode encontrar vigas falsas que imitam a textura de madeira valiosa, pedra ou concreto. A demanda pelo poliuretano é explicada pelo seu aspecto decorativo e uma ampla gama de estruturas de poliuretano, aliadas ao baixo custo.
No entanto, as vantagens dos produtos não param por aí:
- o poliuretano é um material ecologicamente correto que não emite substâncias nocivas e tóxicas;
- os produtos são inertes a extremos de temperatura, umidade e água;
- o baixo peso garante a segurança de fixação e facilidade de instalação;
- a decoração da viga permite ocultar quaisquer defeitos na superfície dos tetos e na camada superior das paredes;
- se necessário, as vigas de espuma de poliuretano podem ser cortadas com uma serra doméstica, enquanto a formação de poeira é completamente excluída e a quantidade de resíduos é minimizada;
- até mesmo uma mulher ou um adolescente pode consertar as vigas.
Além disso, as vigas de espuma de PU mantêm todas as vantagens do poliuretano:
- baixa higroscopicidade com baixo peso;
- nenhuma deformação durante o uso doméstico típico;
- conformidade com todos os padrões sanitários e epidemiológicos aplicáveis;
- o poliuretano segura bem o hardware, o material pode suportar altas cargas, distingue-se pela resistência à tração e flexão;
- produtos feitos de poliuretano são caracterizados pela inércia a qualquer meio biológico prejudicial, o material exibe resistência fungicida e bactericida.
Dentre as desvantagens dos falsos feixes de poliuretano, apenas a baixa resistência aos raios ultravioleta pode ser indicada. Porém, os fabricantes neutralizam totalmente esse defeito com o auxílio de pinturas e vernizes decorativos, que protegem o material do desbotamento.
Formulários
As vigas de poliuretano na maioria das vezes decoram o interior da sala, mas também podem ser usadas para decorar a fachada. Excelente resistência às manifestações atmosféricas, maior adesão aos esmaltes acrílicos e resistência permitem que os designers projetem qualquer exterior. As imitações poliméricas de metais não ferrosos, mármore e madeira são tão realistas que é muito difícil distingui-los visualmente dos materiais naturais.
Normalmente, estão à venda vigas decoradas, mas, nos últimos anos, produtos semiacabados com alta adesão ao acrílico têm tido grande demanda. Essas soluções tornam possível dar vida a quaisquer ideias de design de interiores.
As vigas de poliuretano freqüentemente atuam como salva-vidas em uma situação em que é necessário ocultar rapidamente e com custos mínimos as falhas que surgiram no decorrer das obras.
E, por fim, as vigas de espuma de poliuretano permitem ocultar a iluminação, os sistemas acústicos e o encanamento embutidos.
O que eles são?
As vigas PPU de teto estão disponíveis em uma variedade de formas e diâmetros de seção transversal. Eles podem parecer enormes ou se assemelhar a remendos de teto finos. A densidade do produto acabado também pode diferir, pois o poliuretano é um material compósito, então sua composição é selecionada para cada tarefa específica de revestimento.
O esquema de cores também se distingue por uma grande variedade. Na esmagadora maioria dos casos, nas lojas encontra tectos falsos, decorados com valiosas madeiras (nogueira, carvalho ou cerejeira). As cores podem diferir na saturação das cores e seus meios-tons. A viga é texturizada para parecer aço, pedra ou madeira.
A maioria das vigas é produzida com seção transversal de diâmetro de 60x90 mm a 130x200 mm, embora a fabricação em outros tamanhos seja permitida.
A dureza da espuma de poliuretano pode ser bastante baixa, ou pode corresponder ao ferro, ou seja, tem uma faixa de 40 a 98 unidades na escala Shore.
Em outras palavras, as vigas de teto de espuma de poliuretano podem assumir todos os tipos de formas, elas são limitadas apenas pela imaginação de seus fabricantes.
Cálculo e instalação
Podem ser utilizadas vigas falsas para decorar tectos de todos os tipos - pintados standard, bem como esticados e gesso cartonado. Eles permitem zonear efetivamente o espaço ou uma janela falsa no teto. As vigas PPU imitam com sucesso as aberturas das janelas; no decorrer do trabalho, vidros coloridos ou painéis de espelho são fixados entre eles. Na Europa, a técnica é popular quando as vigas da zona do teto vão para a área da parede.
Se a sala requer uma expansão visual do espaço, então, ao colocar as vigas, é importante levar em consideração os seguintes fatores:
- se você quiser que a sala pareça mais ampla, é melhor colocar as vigas do lado mais curto;
- se você precisar aumentar visualmente o comprimento, é melhor colocar vigas PPU ao longo do comprimento do teto;
- a fixação em forma de cruz adicionará volume ao espaço geral;
- o uso de um ou dois feixes permite separar uma área de trabalho, por exemplo, um balcão de bar;
- um papel importante é desempenhado pela frequência de colocação: por exemplo, se os tectos são muito altos, então a fixação estreita das vigas umas às outras permite reduzir ligeiramente a altura;
- no teto de altura média e alta, as vigas são tradicionalmente fixadas a uma distância considerável entre si, além disso, é permitida a instalação com espinha de peixe;
- mansardas sem forro ficam especialmente impressionantes quando as vigas passam pelas colunas e são fixadas com suas extremidades nas paredes, criando assim o efeito de um chalé ou cabana.
A proteção de vigas inclui várias etapas de trabalho.
- Em primeiro lugar, para a instalação de vigas PPU, é necessário preparar vigas de fixação de madeira de forma que as suas dimensões e forma correspondam exatamente às dimensões da cavidade intraviga.
- A seguir, deve-se marcar o teto, ou seja, traçar as linhas ao longo das quais serão fixados.
- Na etapa seguinte, as vigas em cunha são fixadas em parafusos autoatarraxantes.
- Ao instalar vigas falsas no teto, passe um pouco de solução de cola para produtos PPU. Tenha em atenção que não é necessário para a fixação das vigas falsas, mas para a sua aderência mais firme ao forro, de forma que mesmo pequenos vãos praticamente não permaneçam.
- A viga é empurrada nas barras e aparafusada firmemente com ferragens nas laterais.Os parafusos que fixam a viga falsa à madeira, bem como as zonas de junção das vigas, são fechados com capas de couro que imitam rebites.
- Para a fixação das vigas no tecto falso é necessária a montagem de peças embutidas especiais, semelhantes às utilizadas para pendurar candeeiros. O embutimento é uma barra simples de espessura ideal. Ele é fixado ao teto da base e, em seguida, o tecido elástico é esticado de forma que fique ligeiramente em contato com o plano inferior da viga. A viga falsa é presa a uma viga de madeira através do teto.
O tecto em gesso cartonado pertence a outros suspensos, pelo que não será possível fixar vigas falsas. Você terá que tocar nas áreas onde os troncos da estrutura passam e fixar as vigas diretamente nelas. Isso pode ser feito com uma âncora alongada ou em uma barra fixada com parafusos auto-roscantes a um perfil de gesso cartonado.
Se você aparafusar o parafuso auto-roscante apenas na parede de gesso, esse design terá uma vida útil extremamente curta.
Exemplos no interior
Qualquer solução estilística para o interior requer seu próprio tipo de vigas falsas decorativas.
- Por exemplo, para clássicos aconselha-se a utilização de traves falsas decoradas com talha em prata e ouro. Você pode decorá-los com pintura com padrões ou vinhetas - tais vigas podem ser encontradas no pronto-a-venda, ou você mesmo pode arranjá-las, usando os serviços de artistas profissionais.
- Em quartos modernos produtos lacônicos das cores preto, branco e cinza serão relevantes. Para art déco, produtos de concreto são adequados.
- Alta tecnologia são necessárias vigas falsas para aço.
- Para decorar o estilo provençal, shabby chic ou country a textura ideal será uma madeira envelhecida.
- As vigas são insubstituíveis na disposição dos quartos no estilo industrial. Neste caso, devem ser feitos debaixo de uma árvore ou imitar metal.
O vídeo a seguir descreve a instalação de vigas de poliuretano.
O comentário foi enviado com sucesso.