Como fazer concreto de poliestireno com as próprias mãos?
O concreto é uma das melhores invenções da humanidade no campo da construção em toda a história da civilização, mas sua versão clássica tem uma desvantagem fundamental: os blocos de concreto pesam muito. Sem surpresa, os engenheiros trabalharam duro para tornar o material menos denso, mas muito durável. Como resultado, várias variantes de concreto modificadas foram criadas, e uma das mais populares entre elas é o concreto de poliestireno. Ao contrário da crença popular, ele, como o concreto comum, pode ser misturado com as próprias mãos em casa.
Materiais necessarios
Como convém a qualquer outra mistura de concreto, o concreto de poliestireno assume o uso em primeiro lugar cimento, areia peneirada e plastificantes. Água também é necessário, e sua quantidade é importante para calcular com precisão perfeita. Basicamente, se houver muita umidade, você notará imediatamente: uma massa muito líquida fará com que toda a suspensão flutue. Se a composição for muito espessa, as consequências serão reveladas mais tarde - o concreto de poliestireno com espessamento inadequado tem uma tendência aumentada para rachaduras. Além disso, você precisa adicionar e poliestireno.
Essa combinação de ingredientes já é suficiente para tornar a massa versátil e pode ser usada em diversas condições. A adição de quaisquer componentes adicionais não é necessária - o conjunto padrão de componentes é suficiente para o concreto de poliestireno ser usado para todas as áreas principais, a saber: construção civil, instalação de lintéis e aplicação de piso.
Ao mesmo tempo, o material não contém componentes tóxicos ou outros perigosos para os seres humanos, é ecologicamente correto e inofensivo para o meio ambiente.
Ferramentas e equipamentos
Uma característica do concreto de poliestireno é que seus componentes têm densidades diferentes e, portanto, precisam ser misturados com muito cuidado, caso contrário, não pode haver homogeneidade de massa. Não é necessário equipamento pesado para misturar concreto de poliestireno, embora possa ser usado na produção de materiais de construção em escala industrial. Ao mesmo tempo, mesmo os construtores amadores não amassam a composição manualmente - é aconselhável adquirir pelo menos o mais simples misturador de concreto.
Em condições de grande construção privada, se o concreto de poliestireno precisar de pelo menos 20 metros cúbicos, é relevante usar um gerador elétrico. Permitirá que a massa produzida seja fornecida ao local de assentamento sem interrupção e, de facto, nas zonas rurais, onde habitualmente se dedicam à construção amadora, as interrupções de tensão são bastante prováveis.
Além disso, de acordo com GOST 33929-2016, o enchimento de alta qualidade do material só é possível com o uso total do gerador.
O enchimento é possível a uma certa distância, mas para a conveniência de realizar trabalhos em larga escala, é muito mais conveniente adquirir instalação móvel para mistura de concreto de poliestireno. Outra coisa é que sua compra é muito cara para o dono, e no processo de construção de um objeto, mesmo um bastante grande, não terá tempo de pagar. Assim, tais equipamentos são relevantes para equipes de construção profissionais, mas dificilmente devem ser considerados como uma solução para construção individual.
Pode-se também esclarecer que em grandes empresas, é claro, a automação do processo é organizada em uma ordem de magnitude maior. Os melhores exemplos de tecnologia moderna - linhas transportadoras totalmente automatizadas - permitem dispensar mais de 100 m3 de material acabado diariamente, além disso, já formado em blocos do tamanho e forma exigidos. Mesmo as empresas de médio porte não podem pagar esses equipamentos, que, em vez disso, dependem de linhas fixas relativamente compactas e baratas.
Receita
Na Internet, você pode encontrar várias recomendações sobre as proporções de todos os componentes incluídos na receita, mas em cada caso a composição correta será diferente. Você não deve se surpreender com isso: como o concreto normal, a versão de poliestireno vem em diferentes graus, cada um dos quais é adequado para tarefas específicas. Isso é o que deve ser tratado em primeiro lugar.
As classes de concreto de poliestireno por densidade são designadas pela letra D e um número de três dígitos, que indica quantos quilogramas de peso são cerca de 1 m3 de massa solidificada. Soluções menos densas cujo grau é inferior a D300 não são adequados para betonilha de piso ou construção de parede: eles são muito porosos e, portanto, frágeis, incapazes de suportar tensões significativas. Esses blocos são geralmente usados como isolamento térmico.
O concreto de poliestireno dentro do D300-D400 é chamado de isolante térmico e estrutural: também fornece isolamento térmico e pode ser usado para construções baixas, mas apenas na condição de não se tornar um suporte de carga para estruturas pesadas. Finalmente, composições com densidade de 400 a 550 kg por 1 m3 são chamadas de isolamento estrutural e térmico. Eles não são mais adequados para isolamento térmico completo, mas podem suportar uma carga maior.
No entanto, mesmo eles não podem ser usados para construção de vários andares.
Agora você pode ir diretamente para as proporções. Em cada caso, tomaremos 1 metro cúbico de poliestireno granular como base invariável. Se tomarmos cimento M-400 para a mistura, então 160 kg de cimento devem ser tomados por cubo de poliestireno para a produção de concreto D200, para D300 - 240 kg, D400 - 330 kg, D500 - 410 kg.
A quantidade de água à medida que aumenta a densidade potencial também aumenta: é necessário levar, respectivamente, 100, 120, 150 e 170 litros. E também resina de madeira saponificada (SDO) é frequentemente adicionada, mas muito pouco dela é necessária e, quanto menos, maior a densidade: 0,8, 0,65, 0,6 e 0,45 litros, respectivamente.
O uso de cimento de grau inferior ao M-400 é altamente indesejável. Se o grau for mais alto, você pode economizar um pouco de cimento fazendo a massa parcialmente na areia.
Os profissionais destacam que o uso de tipos de cimento de alta qualidade permite a substituição de um terço de sua massa por areia.
O uso do LMS, considerado opcional, merece atenção especial. Essa substância é adicionada porque cria pequenas bolhas de ar no concreto, que aumentam as propriedades de isolamento térmico. Ao mesmo tempo, uma pequena parcela do LMS na massa total não afeta radicalmente a densidade, mas se você não precisa absolutamente de isolamento térmico, pode economizar na produção de concreto de poliestireno sem adicionar este componente a ele.
Os componentes necessários são plastificantes, mas não foram considerados nas proporções acima. Isso aconteceu porque cada fabricante oferece produtos com propriedades completamente diferentes, por isso é razoável ler as instruções da embalagem, e não se guiar por alguma lógica geral. Ao mesmo tempo, muitas vezes não são usados plastificantes especiais em casa, usando sabão líquido ou detergente para louça.
Embora também sejam diferentes, há uma recomendação geral: esse "plastificante" é adicionado à água em uma quantidade de cerca de 20 ml por balde.
Como fazer isso?
Fazer concreto de poliestireno com suas próprias mãos não é uma tarefa particularmente difícil, mas é importante resistir ao procedimento de preparação, caso contrário, o material não será confiável, não será capaz de atender às melhores expectativas ou simplesmente será cozido em quantidades insuficientes ou excessivas.Vamos descobrir como obter um bom concreto de poliestireno expandido sem erros óbvios.
Cálculo de volume
Embora as proporções acima sejam dadas corretamente, elas raramente são usadas em casa: elas levam em consideração volumes muito grandes, que não só não são usados na construção privada, mas também são difíceis de medir. Para maior comodidade, artesãos amadores usam a conversão em baldes - uma espécie de denominador comum para quilogramas de cimento, litros de água e metros cúbicos de poliestireno. Mesmo que precisemos de uma solução baseada em um metro cúbico de grânulos, mesmo assim, esse volume não caberá em uma betoneira doméstica, o que significa que é melhor medir com baldes.
Primeiro você precisa entender quantos baldes de cimento são necessários para misturar a massa. Normalmente, um balde padrão de 10 litros de cimento pesa aproximadamente 12 kg. De acordo com as proporções acima, 240 kg de cimento ou 20 baldes são necessários para preparar o concreto de poliestireno grau D300. Como a massa total pode ser dividida em 20 "porções", determinamos quantos outros materiais são necessários para uma dessas "porções", dividindo a quantidade recomendada em proporções por 20.
Um metro cúbico de poliestireno é um volume igual a 1000 litros. Divida por 20 - verifica-se que para cada balde de cimento são necessários 50 litros de grânulos ou 5 baldes de 10 litros. Usando a mesma lógica, calculamos a quantidade de água: no total foram necessários 120 litros, quando divididos em 20 partes, resultam 6 litros por porção, você pode até medi-los com garrafas comuns de várias bebidas.
O mais difícil é com o LMS: no total, foram necessários apenas 650 ml, ou seja, para cada porção - apenas 32,5 ml. Claro, pequenos desvios são permitidos, mas lembre-se que uma diminuição na dosagem afeta negativamente as propriedades de isolamento térmico, e um excesso torna o material menos durável.
A mesma fórmula é usada para calcular as proporções dos componentes para a fabricação de concreto de poliestireno de quaisquer outras marcas: determine quantos baldes de cimento são necessários por 1 m3 de grânulos e, em seguida, divida o volume correspondente de outros componentes pelo número de baldes.
Amassar
É necessário amassar o concreto de poliestireno, observando um determinado procedimento, caso contrário a massa resultante não será homogênea, o que significa que os blocos a partir dela não serão fortes e duráveis. A sequência de etapas deve ser a seguinte:
- todos os flocos de poliestireno são despejados no misturador de concreto e o tambor é ligado imediatamente;
- o plastificante ou detergente que o substitui é dissolvido em água, mas nem todo o líquido é despejado no tambor, mas apenas um terço dele;
- em uma quantidade relativamente pequena de umidade e plastificante, os grânulos de poliestireno devem ficar de molho por algum tempo - vamos para a próxima etapa somente depois que cada grânulo provavelmente estiver encharcado;
- depois disso, pode-se colocar todo o volume de cimento na betoneira e, imediatamente a seguir, despejar toda a água restante;
- se o LMS fizer parte da sua receita, ele é colocado por último, mas primeiro deve ser dissolvido em um pequeno volume de água;
- após adicionar SDO, resta amassar toda a massa por 2 ou 3 minutos.
Na realidade o processo de diluição caseira do concreto de poliestireno pode ser mais fácil se você comprá-lo a seco e apenas adicionar água. A embalagem dirá qual marca de material de construção deve ser obtida na saída e também deverá indicar exatamente quanto fluido é necessário para obter o resultado esperado.
A composição dessa massa seca já contém tudo que você precisa, incluindo LMS e plastificantes, portanto, você não precisa adicionar nada além de água.
Para obter instruções sobre como fazer concreto de poliestireno com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.