Tudo sobre folha de poliestireno
O poliestireno encontrou ampla aplicação em muitas áreas do nosso tempo. É bastante amigo do ambiente, tem termoplasticidade, é barato, apresenta diversas cores e formas. No momento, este material não tem análogos que possam substituí-lo em muitos aspectos.
Características e propósito
O poliestireno é um material em folha obtido pela polimerização do vinilbenzeno (estireno), que é o principal carbono a partir do qual a maioria dos polímeros é criada. A folha de poliestireno tem estrutura linear, é de fácil processamento, mas sua principal característica é a alta termoplasticidade. Isso nos permite fabricar produtos com diversos formatos, todos os tipos e marcas. A tecnologia de produção de plástico é bastante simples, e em termos de suas propriedades é um material durável e prático, caracterizado por características de resistência ao choque aumentadas. Substitui com sucesso o vidro devido à sua transparência.
A paleta de cores do produto é multifacetada, o que possibilita sua utilização na decoração de interiores. Além disso, diferentes tipos de plásticos são usados para obter utensílios domésticos, remédios e construção. É usado nas indústrias militar e alimentar. Muitas coisas ao nosso redor são feitas de poliestireno, incluindo todos os tipos de dispositivos técnicos, sem os quais é difícil imaginar a vida moderna.
Tipos e características
De acordo com suas características e método de fabricação, o polímero pode ser de diferentes tipos.
- Folha de poliestireno GPPS (uso geral).
- Material VIPS de médio impacto.
- Folha de plástico espumada, marcada com EPS e EPS.
- Produtos liberados por meio de extrusora (EPS, XPS).
- Poliestireno resistente a alto impacto (HIPS).
O mais popular é um material transparente de uso geral que apresenta alto nível de resistência à deformação e boa margem de segurança, devido ao teor de borracha em sua composição.
Suas propriedades técnicas:
- incolor;
- baixa absorção de umidade;
- alta constante dielétrica;
- resistência à radiação;
- dureza e tenacidade;
- fragilidade;
- exposição à radiação ultravioleta.
Esse poliestireno é resistente a produtos químicos agressivos (álcalis, ácidos) e água, mas é suscetível à luz solar e solventes.
O plástico de alto impacto é mais durável, mas tem quase a mesma dureza e condutividade térmica. Os produtos obtidos por polimerização por extrusão são considerados os melhores materiais para isolamento térmico, e seu desempenho é único.
- As folhas de polímero têm boa resistência à umidade.
- Eles suportam calmamente temperaturas abaixo de zero.
- Eles aumentaram a durabilidade.
- Eles são ecologicamente corretos em sua composição.
- Não é afetado por meios agressivos.
- Eles têm baixa condutividade térmica e longa vida útil.
- Não apodreça, enferruje ou bolor.
As folhas de plástico deste tipo podem ser utilizadas em vários métodos de processamento - polimento e envernizamento, fresagem, serração, moldagem por vácuo e ação térmica, impressão a cores, metalização e perfuração. O único tratamento que não pode ser aplicado ao material é a soldagem elétrica, pois o plástico possui características de alto isolamento elétrico.
Mas o poliestireno extrudado tem uma desvantagem significativa - um baixo nível de resistência ao fogo.Porém, o produto não queima, pois o material é autoextinguível. Para vários fins, é usado plástico de polímero transparente ou branco. Mas também pode ser colorido, o que é obtido pela adição dos pigmentos necessários durante a fabricação ou pela aplicação de um corante em superfícies já acabadas. Os seguintes tipos de produtos são frequentemente usados na construção:
- poliestireno brilhante;
- plástico com superfície espelhada;
- produtos foscos.
As dimensões do material em folha são diferentes: o comprimento varia de 1000 a 3500 mm, a largura é de 1000 a 2000 mm. A espessura dos produtos varia de 1 a 3 mm. Deve-se acrescentar que o polímero laminado é fácil de processar, tem um preço acessível, e isso também afeta a competitividade do material.
Tecnologia de produção
O poliestireno é fabricado com diversas tecnologias.
- Método de suspensão. Proporciona a polimerização do feniletileno sob pressão com aumento gradativo da temperatura. Nesse processo, é gerada uma suspensão, que é colocada em uma centrífuga para a obtenção do produto final. Depois disso, o plástico acabado é lavado e seco. Já é um método considerado desatualizado, por isso é utilizado principalmente para a fabricação de copolímeros e poliestireno expandido.
- Tecnologia de blocos moderna para a criação de poliestireno. O método mais atual usado hoje na maioria das fábricas de produtos químicos. Suas vantagens residem no fato de que os produtos são de qualidade superior e a produção do polímero em si é praticamente livre de resíduos. O processo de fabricação do material consiste em várias etapas, mas aqui também é previsto um aumento gradual nos indicadores de temperatura de acordo com dois esquemas comuns - conversão incompleta e conversão completa.
- Menos comumente, o produto é obtido pelo método de emulsão. Para fazer uma folha de poliestireno, o estireno é polimerizado em uma solução alcalina sob a influência de uma temperatura elevada (86-95 graus). Os produtos são obtidos com grande volume molecular, pois não só o carbono original (vinil benzeno), mas também um emulsificante, a água, os peróxidos orgânicos, que são ativadores (iniciadores) da polimerização, são tidos como matérias-primas.
Simplificando, o processo de criação de um material consiste em etapas: aquecimento de grânulos de estireno em uma extrusora, formação de espuma e posterior transformação de matérias-primas em rolos ou folhas.
Aplicativo
Devido às suas muitas características de desempenho positivas e alta qualidade, o material é usado ativamente nas seguintes áreas.
- Como acabamento decorativo interior e exterior. Painéis sanduíche, adesivos, produtos à prova de som e isolantes de calor são feitos de poliestireno. As fachadas externas das casas e outras estruturas são isoladas com um tipo de material de espuma.
- Na área médica. O material é utilizado na confecção de instrumentos, conta-gotas, seringas, placas de Petri e outros equipamentos médicos.
- A elevada compatibilidade ambiental e a inocuidade do poliestireno para a saúde tornam possível fazer utensílios domésticos a partir dele - pratos, materiais de embalagem, utensílios de escrita, brinquedos infantis, vários recipientes para a casa. Também é ideal para a criação de banheiras e chuveiros.
- As bases para serigrafia são feitas de polímero.
- O poliestireno espalha bem a luz, portanto, para a agricultura, são produzidas molduras para estufas e estufas, nas quais o vidro é substituído por plástico transparente.
- O polímero é usado para fins industriais e militares - é usado para construir edifícios técnicos, turbinas, equipamentos e explosivos.
- Os recipientes de plástico para a indústria alimentícia também são feitos de poliestireno, por exemplo, bandejas de embalagem projetadas para embalar laticínios ou produtos cárneos.
- Na engenharia elétrica, o material é utilizado como filmes para condensação em fios e cabos, bem como para a produção de carcaças para eletrodomésticos - máquinas de lavar, geladeiras, etc.
- Além disso, o plástico encontrou aplicação no campo da publicidade - placas, placas, placas nas portas de lojas, hotéis, cafés, instituições governamentais são feitas a partir dele.
O poliestireno é um material econômico, durável e leve, com muitas propriedades positivas. Mas também é o plástico mais barato, o que explica sua popularidade e demanda particulares.
Confira o próximo vídeo para mais informações sobre os prós e contras da folha de poliestireno.
O comentário foi enviado com sucesso.