Tudo sobre concreto de poliestireno
Saber tudo sobre o concreto de poliestireno é muito importante para qualquer desenvolvedor. É necessário estudar as características do concreto de poliestireno expandido e outros tipos, suas características técnicas e composição química. Além disso, vale a pena se familiarizar com os requisitos da GOST sobre condutividade térmica e outros parâmetros tecnológicos, com as especificações dos equipamentos para a produção de concreto de poliestireno.
Composição
O concreto de poliestireno industrial típico consiste em:
- cimento (é possível usar tanto cimento Portland comum quanto cimento Portland de escória);
- grânulos de polímero;
- areia de quartzo;
- água técnica;
- componentes de plastificação;
- aditivos que forçam o processo de presa.
Propriedades e características
As principais propriedades práticas do concreto poliestireno estão associadas ao filler utilizado. A baixa densidade em massa permite que você adapte o produto a um caso de uso específico. A faixa de gravidade específica é muito flexível. Os principais parâmetros técnicos são definidos em GOST R 51263-12. A compatibilidade ambiental do concreto de poliestireno atende aos requisitos mais rigorosos.
A vida útil deste material de construção é muito longa (pode ser superior a 100 anos). A permeabilidade ao vapor de uma mistura de polímero e concreto é quase igual à da madeira maciça, mas, ao contrário dela, a probabilidade de encolhimento é praticamente zero. O concreto de poliestireno é facilmente perfurado, serrado, fresado. Você pode anexar elementos de acabamento a ela da mesma forma que a uma simples árvore - com a ajuda de pregos.
Em termos de resistência à umidade, este material é muito bom e está muito à frente da madeira usual.
A inflamabilidade do concreto de poliestireno é baixa. Portanto, ele pode ser usado mesmo em locais com maior risco de incêndio. Do ponto de vista da classificação geralmente aceita, essa substância pertence a uma categoria de pouco inflamável. Quando exposto a uma chama, não se acende nem arde. A evaporação só tocará os grânulos diretamente na superfície. Mas é preciso entender que esse impacto afetará negativamente as propriedades mecânicas das estruturas. Outros parâmetros-chave também podem ser prejudicados. Durante a combustão, o estireno, o fenol e outros componentes tóxicos não serão liberados. Ao queimar um lado do outro, o material ficará ligeiramente quente, totalmente seguro ao toque.
O coeficiente de condutividade térmica do concreto com aditivos de polímero varia muito dependendo da marca específica. Pode estar entre 0,055 e 0,145 W / m ° C. O índice de resistência ao gelo pode ser classificado como F25-F100. Os especialistas descobriram há muito tempo que a densidade de um material e sua condutividade térmica são estritamente proporcionais. A gravidade específica de 1 m3 em casos diferentes é igual a:
- 150;
- 200;
- 300;
- 400;
- 500;
- 600 kg.
A resistência deste material pode ser de 0,5 a 1,5 unidades convencionais ou mais. A resistência à compressão e as forças de tração, bem como a resistência ao frio, estão intimamente relacionadas, principalmente, à densidade de um bloco específico. Ou seja, com quanto pesa um cubo de concreto de poliestireno de determinada marca e lote. Em qualquer caso, é garantido um excelente nível de isolamento acústico. Esta circunstância torna possível o uso com sucesso de blocos PSB tanto para paredes externas quanto para divisórias internas.
Dimensões típicas de estruturas fabricadas:
- 60x30x (9-20) cm - para placas isolantes de calor;
- 60x30x (20-25) cm - no bloco de parede;
- 60x30x (8-12) cm - para partições interiores padronizadas.
Independentemente do tamanho, este material é diferente excelentes propriedades térmicas. Blocos com espessura de 30 cm aproximadamente coincidem em condutividade térmica com um tijolo de 150 cm. O nível de força só aumenta com o tempo.
A faixa de temperatura permitida é de –60 a +70 graus Celsius. Por 70 ciclos de congelamento e aquecimento, as características não são perdidas.
Vantagens e desvantagens
Os blocos PSB são os materiais de isolamento mais acessíveis entre soluções semelhantes... O PSB também é suportado pela possibilidade de utilizá-lo como material estrutural sem isolamento adicional. A única exceção é, talvez, apenas as regiões mais frias com invernos rigorosos. O isolamento térmico e acústico é melhorado graças às menores dimensões da junta. Se a parede tiver 10 cm de espessura, nenhum som mais alto passará por ela do que 37 dB.
Portanto, o consumo de mistura seca em sacos não é muito alto. Para a instalação, a mesma cola é usada com mais frequência para concreto de espuma e ladrilhos de cerâmica. Você sempre pode solicitar concreto de poliestireno líquido feito de acordo com a receita exata em condições industriais. Aditivos especiais garantem um enchimento eficiente, mesmo em temperaturas de ar de até –5 graus Celsius. E é um material totalmente incombustível; camada não muito espessa com 60-70 mm de espessura seca completamente em 72-120 horas.
Conseguir a mistura certa com suas próprias mãos não é muito difícil. Ao mesmo tempo, o consumo de material também é baixo. O processo de instalação é simples, pois um bloco idêntico a 17 tijolos pesa 22 kg. O transporte, a descarga e posterior armazenamento, a mudança para o local de trabalho são bastante simples. Esses produtos são muito resistentes a influências agressivas. Toleram perfeitamente o contato com a umidade, não são suscetíveis à hipotermia, ao aparecimento de colônias de fungos. As altas temperaturas também são praticamente seguras. Segurança sanitária e higiênica em PSB em altura decente.
Mas, ainda assim, este material também tem certas desvantagens:
- aparafusar os fixadores não permite alcançar alta resistência em condições normais;
- devido à baixa densidade, é difícil instalar janelas e portas;
- teor de poliestireno criticamente baixo ou má adesão aos componentes de concreto;
- a necessidade de aplicação de gesso dentro e fora de casa (com pré-tratamento);
- aumento do encolhimento;
- instabilidade ao contato com solventes orgânicos;
- permeabilidade de vapor insuficiente (ou seja, requisitos de ventilação aumentados).
Tecnologia de manufatura
Equipamentos para a produção de concreto de poliestireno devem necessariamente estar de acordo com as especificações técnicas adotadas na Rússia. Para grandes produções, é típico equipar-se com linhas de transporte com alto nível de automação. O custo desse equipamento é bastante tangível, mesmo no setor comercial. Mas esta desvantagem é totalmente compensada pela alta eficiência e capacidade de produzir muitos produtos acabados.
O bloco liberado em um transportador automatizado tem uma geometria verificada e indicadores estritamente especificados. A razão é simples - a automação monitora cuidadosamente a dosagem dos componentes. As fábricas de nível inferior podem ser equipadas com linhas fixas. São um pouco mais baratos, mas não permitem a produção de um grande volume de mercadorias, além de exigirem grande quantidade de mão de obra. O conjunto completo é escolhido a seu critério.
Em pequenas oficinas e para uso pessoal, são utilizadas plantas de produção móveis. Em 24 horas, essa técnica produz até 30 m3 do produto acabado. No entanto, as qualificações e integridade da equipe são críticas. Devido à alta proporção de trabalho manual, existe um alto risco de desperdício excessivo de componentes. Para liberar 25 m3 ou mais por dia, você precisará usar um gerador de espuma.
A tecnologia existente às vezes implica o uso de resina de madeira como aditivo. Ainda não existe uma receita final, existem apenas algumas recomendações. É altamente recomendável envolver tecnólogos treinados no trabalho. A fabricação é praticada usando a técnica de moldagem por injeção ou no modo de prensagem semi-seca.
O processo de trabalho começa com o fornecimento de componentes nas proporções necessárias ao misturador.
Quando a mistura estiver completa, a solução é derramada em moldes. Eles são lubrificados com antecedência (geralmente com uma mistura especial, mas em alguns casos é usado óleo de motor diluído). Após vários dias, os produtos são retirados da cofragem. Nos meses de inverno, você tem que esperar um pouco mais. Importante: a resistência total é fornecida apenas no 28º dia, e antes desse momento os blocos não são adequados para construção. Os exemplos feitos à mão raramente são perfeitos. Sim, em termos de composição química, são muito semelhantes aos fabricados em linha automática. No entanto, a geometria pode ser difícil de manter.
Além do mais, blocos de alta densidade em casa são quase impossíveis de fazer. Uma vez que a produção artesanal não é controlada por ninguém, você não pode confiar em características precisas e verificadas. A pressão por vibração é muito mais eficaz. Neste caso, uma solução bastante densa e espessa é preparada. Eles tentam aumentar a concentração de cimento e, ao contrário, reduzir a quantidade de água. A prensa vibratória traz gradativamente a composição para uma aparência semi-seca. Mas, é claro, uma secagem adicional será necessária em um gabinete especial.
Variedades
O isolamento térmico PSB tem uma densidade de D150 a D225. A resistência deste material é normalmente B2. Pode ser usado para isolar esquadrias, telhados, sótãos. Os blocos de isolamento térmico e estruturais diferem em densidade de D250 a D350, incluindo D300. Nesse caso, a resistência é de pelo menos B0.5.
Tal material é adequado para a formação de lintéis em vãos de janelas e portas. Também é necessário como enchimento para paredes externas (com função de suporte de carga). A opção de isolamento estrutural e térmico é adequada para a criação de vergas alongadas. Eles estão substituindo os materiais básicos para as paredes de sustentação de edifícios baixos. Densidade padrão de D400, nível de resistência não deve ser pior do que B1.5.
Os principais requisitos técnicos para concreto de poliestireno são fixados em GOST 33929-2016... Esta norma prescreve a determinação dos graus de resistência ao gelo do material da mesma forma que é feito para o concreto aerado endurecido em autoclave. O procedimento é descrito mais precisamente em GOST 33159. Os seguintes graus são estabelecidos por densidade média (em ordem decrescente):
- D600;
- D550;
- D500;
- D450;
- D400;
- D350;
- D300;
- D250;
- D200;
- D175;
- D150 (classes semelhantes foram introduzidas para concreto de poliestireno expandido).
Fabricantes
O lançamento desse material na Rússia é realizado por diversas fábricas e fábricas. Uma empresa especializada na região de Sverdlovsk, por exemplo, opera desde 2001. Outra unidade de produção está instalada na cidade de Rechitsa (distrito de Ramensky, região de Moscou). A empresa promete conformidade estrita com os requisitos GOST, uma ampla gama de tamanhos e qualidade sem precedentes. Você pode solicitar blocos e placas individuais e lintéis.
Também vale a pena observar os produtos das empresas:
- "BlockPlastBeton";
- a empresa "Warm House";
- LLC NPK Construction Technologies;
- Portlant;
- LLC Pobedit-Stroy;
- Ochakovsky planta de bens de concreto;
- LLC "Ermak";
- LLC "Bastião".
Produtos e métodos de aplicação
O concreto de poliestireno expandido tornou-se comum ao receber estruturas de suporte de carga em construções baixas. Também é procurado como material isolante de calor. Esses projetos podem ser usados para:
- chalés;
- pequenas casas particulares;
- banhos;
- dependências;
- garagens.
Para um edifício residencial comum, paredes de 25 cm de espessura são suficientes (se partirmos apenas de considerações de proteção térmica máxima). No entanto, a resistência insuficiente na maioria dos casos força o uso de reforço.
Um requisito adicional importante será a formação de cintas de reforço monolíticas ao longo do perímetro superior da parede.Este trabalho é executado antes do assentamento do piso e das coberturas.
O concreto de poliestireno como isolante térmico é usado como:
- contrapisos;
- fundo de alvenaria;
- enchimento de cavidades em tetos entre pisos.
O PSB também é procurado ao criar estruturas de construção atípicas. Um exemplo notável é o derramamento de uma tigela de piscina aquecida; neste caso, a temperatura da água permanecerá por mais tempo e mais estável. As placas PSB são procuradas para a fabricação de estruturas monolíticas. Eles são criados principalmente nos próprios sites. O despejo é feito no interior da mesa ou na cofragem da parede. Esta solução é muitas vezes mais simples e mais lucrativa do que o uso de misturas de concreto leve. Claro, os fixadores para blocos de concreto de poliestireno têm suas próprias características.
A estrutura específica deste material não permite o uso de uma broca de percussão... É necessário o uso de furadeira elétrica, a seção da furadeira deve ser menor que a seção do passador utilizado. O comprimento das buchas e parafusos deve ser de pelo menos 6 cm. Somente objetos relativamente pequenos, não mais do que 20 kg, devem ser montados em buchas leves. O concreto de poliestireno também pode ser usado como o plano inferior de um piso quente. Com uma espessura de cerca de 20 cm, nenhum isolamento adicional é necessário. No entanto, o material impermeabilizante ainda terá que ser usado.
Importante: deitar diretamente no chão é impraticável - neste caso, os ratos podem causar muitos danos. Inicialmente, é utilizada uma camada de sapata de 5 a 6 cm. A resistência da mesa é proporcionada pela adição de areia; portanto, uma camada de aperto de alta resistência aparecerá apenas se você não a dispensar.
Um piso feito desse material é muitas vezes mais quente do que uma mesa de concreto limpa. Em cima disso, você pode colocar parquete, laminado, várias marcas de linóleo. Isso tornará possível fazer sem colocar troncos e formar pisos de tábuas.
Idealmente, o próprio PSB deve pertencer à categoria de isolamento térmico. No entanto, você também pode usar classes mais densas - até 350 kg por 1 m3, inclusive. Em instalações residenciais, é permitida a montagem de ladrilhos ou outra superfície de acabamento diretamente sobre o material de construção. Mas em garagens, oficinas, hangares e similares, uma base mais poderosa é necessária. No topo da camada derramada de 400 - 600 kg por 1 m3, placas orientadas ou compensados mais tradicionais são primeiro colocados. O uso de lintéis reforçados autoportantes é típico para edifícios confiáveis e de longa duração.
As próprias casas podem ser construídas com tijolos, concreto aerado, concreto de madeira. Uma solução semelhante é aplicável, no entanto, em edifícios residenciais de vários andares construídos com tecnologia de estrutura. Os tamanhos dos jumpers podem variar muito, dependendo da aplicação específica. Em alguns casos, a cofragem é feita de PSB. Na versão não removível, sua densidade deve ser de 200-250 kg por 1 m3. Essa solução remove automaticamente quase todas as restrições sobre a altura dos edifícios em construção. O único requisito é o uso de material de qualidade e o cumprimento escrupuloso dos padrões de processamento de vibração.
Em uma série de situações, o concreto de poliestireno é usado para criar uma área cega. Esta solução é perfeitamente isolada e muito confiável. A largura da área cega quente deve ser maior do que a profundidade da camada de congelamento. Ao usar uma fundação rasa, eles são guiados pela profundidade de congelamento neste local específico. Às vezes você ainda precisa usar os serviços de exploração geofísica.
Porém, com muito mais frequência, o concreto de poliestireno ainda é usado para estruturas de parede. E, neste caso, a máxima atenção deve ser dada à escolha da cola. Idealmente, você deve se concentrar em formulações especializadas. Se você tentar colocar os blocos sobre uma argamassa típica, grande parte de suas propriedades positivas será perdida ou desvalorizada. Poliestireno expandido deve ser incluído na cola. Este componente é amplamente responsável por melhorar as propriedades hidrofóbicas das misturas.Dilua os pós secos em água e mexa bem para dissolver sem deixar resíduos.
Ao produzir PSB em alguns volumes perceptíveis, é imperativo usar uma bomba especial e o mesmo misturador. O dispositivo de mistura é feito de acordo com um esquema de pá cíclica. Para sua informação: no mesmo equipamento, muitas vezes são produzidos concreto comum e espumado, bem como massas. A câmara de mistura deverá ser limpa todos os dias. Os rolamentos precisarão ser lubrificados pelo menos uma vez a cada 7 dias.
Uma bomba gerotor (também conhecida como parafuso) é usada com mais frequência. De acordo com a tecnologia, o tamanho das partículas na solução deve ser de no máximo 5 mm. O rotor deve ser montado em um único eixo com o sem-fim de alimentação.
Normalmente, o equipamento fornecido já está totalmente pronto para funcionar e só precisa ser conectado à rede elétrica. Nenhum outro equipamento é necessário ou usado muito raramente.
Para informações sobre quanto custa construir uma casa de concreto de poliestireno, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.