Máquinas de polir: tipos e dicas de uso
Não basta fabricar ou consertar muitos produtos ou superfícies. É imperativo que você também dê a eles um aspecto brilhante característico, esmalte. Para este propósito, dispositivos especiais são freqüentemente usados.
Peculiaridades
A polidora pode ser usada em uma ampla variedade de campos. Em particular, este dispositivo é usado para dar acabamento e melhorar a aparência de superfícies. A ampla funcionalidade da ferramenta é fornecida pela troca de bicos e pastas. Tarefas como:
- fazer um espelho ou vidro de janela brilhar;
- melhorando a aparência do carro;
- polimento de produtos de madeira.
Independentemente do tipo de tarefa que está sendo resolvida, a máquina de polir tem uma estrutura bastante típica:
- quadro;
- mecanismo de acionamento;
- um par de alças;
- roda de polimento removível.
A aparência de tal dispositivo é semelhante à da rebarbadora. No entanto, o grande diferencial é o uso de discos totalmente diferentes. É natural que com o aumento do tamanho da peça de trabalho, a área processada também aumente. Outras características importantes das polidoras são o tamanho do grão dos discos instalados e a potência total do dispositivo. À medida que as características técnicas aumentam, também aumenta o preço.
Sutilezas de escolha
Para escolher a polidora certa, você precisa prestar atenção, antes de tudo, ao poder. Este valor pode variar de 0,8 a 2,5 kW. Você também deve levar em consideração o ritmo com que o disco está girando. O valor máximo é de 10 mil revoluções por minuto.
Importante: você deve comprar apenas polidoras com regulador de velocidade. Graças a ele, a seleção do modo de operação é garantida de acordo com as características da superfície.
É aconselhável para usuários inexperientes e inexperientes dar preferência às máquinas com ajuste automático. Essa ferramenta permite polir qualquer coisa sem medo de danos. Mas ainda vale a pena praticar em peças e superfícies velhas, obviamente desnecessárias. Os sistemas alimentados por bateria são mais móveis do que os sistemas plug-in.
O vídeo a seguir ajudará você a escolher a máquina de polimento certa.
Visualizações
De acordo com o tipo de acionamento, é comum distinguir máquinas polidoras elétricas e pneumáticas. O bom do design pneumático é que o acionamento do compressor não requer consumo de energia. Além disso, esse dispositivo é o mais estável e não impõe requisitos especiais durante a operação. No entanto, os dispositivos elétricos têm uma vantagem importante - maior mobilidade (devido à falta de ligação às mangueiras de fornecimento de ar). As baterias recarregáveis removíveis permitem o uso do dispositivo mesmo quando não há uma fonte de alimentação estável.
Deve-se prestar atenção às máquinas de polimento excêntricas (orbitais) - os especialistas consideram esses dispositivos os mais produtivos. A capacidade de trabalhar com uma ampla variedade de superfícies também é muito importante. O sistema de lixamento e polimento orbital é equipado com uma plataforma de formato redondo. As peças de retificação são fixadas nesta "placa de suporte". As placas de trabalho são feitas de:
- lã;
- esponjas;
- sentiu;
- corindo;
- peles e outras matérias-primas.
Para fixar o bloco de lixar, podem ser usados velcro e um clipe. O primeiro método é apreciado por sua conveniência, e o outro - por sua economia. Vale lembrar que máquinas excêntricas geram uma quantidade significativa de poeira. Portanto, alguns fabricantes equipam seus produtos com canais pelos quais eles serão desviados. A principal função da sola é o lixamento fino (produzido por um movimento de rotação), e o tratamento auxiliar de vaivém ajuda a melhorar o resultado.
A lixadeira excêntrica está disponível em diferentes níveis de potência, variando de 150W a 1000W. Para as manipulações mais simples, você pode se limitar a dispositivos de baixa potência - não mais do que 400 watts. A operação do motor mais intensiva é necessária apenas para retificação grosseira de materiais duros. Alguns dispositivos são capazes de fornecer mais de 2.000 W de potência, no entanto, esses modelos só podem funcionar no modo "molhado".
Na maioria dos casos, os polidores excêntricos são equipados com discos de 125 mm. Esta solução se distingue pela amplitude de vibração mais racional durante o acabamento. No entanto, o trabalho mais sério é realizado com sucesso apenas com dispositivos que permitem o uso de círculos com um diâmetro de até 215 mm.
Os sistemas de polimento excêntrico são caracterizados por uma ampla gama de aplicações. Eles funcionam tão eficientemente quanto os complexos de vibração. Em termos de potência, a máquina de polimento orbital é comparável aos mecanismos de correia. É importante que também possa lixar as superfícies tratadas. Ao selecionar dispositivos excêntricos, não se deve esquecer a diferença entre os modelos doméstico e profissional.
As versões utilizadas em casa destinam-se principalmente ao polimento de madeira. Via de regra, são sistemas de energia relativamente baixa, capazes de operar apenas com interrupções frequentes. Se for sabido que terá que processar metal e pedra, deve-se dar preferência às versões profissionais. Esses polidores excêntricos são muito pesados. Mas eles podem agir por muito tempo, enquanto economizam os recursos de trabalho de forma estável.
A lixadeira e polidora de piso podem processar concreto e pedra natural com eficiência.
Dispositivos de alta qualidade neste formato são capazes de:
- alinhe a base;
- prepare-o para o acabamento;
- lixar a superfície até ficar em perfeitas condições;
- para compactar e endurecer a camada tratada.
Atenção: o polimento do piso só tem efeito quando o aparelho é complementado com um aspirador industrial. Caso contrário, tudo ao redor ficará muito coberto de poeira.
Ao se preparar para lixar o piso, considere o tamanho do grão e a resistência mecânica da ferramenta diamantada. Ao lixar, o aumento da pressão na superfície a ser tratada é de grande importância. Portanto, uma opção mais valiosa são os carros que podem ser carregados com cargas adicionais.
As máquinas de lixar e polir de alta qualidade (incluindo a marca Hodman) são equipadas com caixas de engrenagens planetárias e motores de alta potência. Bons mecanismos usam porta-ferramentas de aço cromado. Esses suportes devem ser fixados para que o movimento ocorra de maneira suave e rápida, mesmo em superfícies irregulares. Esta condição aumenta significativamente a controlabilidade da máquina.
Mecanismos rotativos manuais são usados para polir carros. Junto com eles, sistemas orbitais podem ser usados. A diferença entre eles é o número de eixos de rotação (1 e 2, respectivamente). As linhas das empresas líderes incluem modelos rotativos e circulares. Cada variedade é adequada para sua tarefa específica.
Aparelho rotativo é melhor do que um orbital:
- por nível de desempenho;
- por uma variedade de diâmetros de substrato;
- na capacidade de manobra da peça de trabalho;
- para salvar os esforços do construtor;
- por nível de ruído;
- segurança articular;
- pela duração da operação.
Deve-se ter em mente que os sistemas de rotor têm um desempenho bastante baixo.É por isso que geram menos calor. O risco de danos ao verniz também é reduzido. O aparecimento de defeitos "holográficos" é quase excluído. Essa ferramenta é ótima para polimento macio, no entanto, dificilmente ajuda para polir vernizes duros.
Com toda a importância de polir um carro, mais algumas palavras devem ser ditas sobre as máquinas para trabalhar madeira. Esses dispositivos têm vários campos de aplicação. Algumas opções ajudam a suavizar as irregularidades, enquanto outras são para acabamento.
Importante: Não tente usar rebarbadoras e máquinas de correia para lixar madeira. Então a superfície ficará muito áspera.
A madeira é processada com máquinas excêntricas. Apesar da leveza e da ausência de ruídos especiais, auxiliam perfeitamente no processamento de áreas curvas, bem como de superfícies perfiladas. Os cantos dos discos podem ser facilmente puxados para reentrâncias e entalhes. Porém, ao mesmo tempo, a ferramenta pode processar um grande bloco de madeira em um curto espaço de tempo.
Às vezes, a madeira é polida e lixada com sistemas de vibração. Eles são equipados com solas triangulares ou retangulares. Mecanismos de vibração auxiliam no acabamento. No entanto, o desempenho de tais dispositivos é excessivamente baixo. Além disso, uma máquina vibratória, mesmo triangular, não pode trabalhar perto de uma parede ou outro obstáculo.
A ferramenta de polimento e esmerilhamento de pedra invariavelmente possui peças de trabalho com partículas de diamante. Para o processamento completo, é necessário um conjunto completo de discos com grãos de várias frações. Ao selecionar ferramentas, preste atenção a:
- a cor da pedra processada;
- recurso da parte de trabalho;
- a quantidade de trabalho;
- eficiência, regularidade e intensidade das manipulações.
Para trabalhos em concreto, as ferramentas destinadas à manipulação de pedras naturais não são adequadas. Acessórios especializados podem dar à superfície de concreto uma suavidade perfeita e aumentar sua resistência. Ao mesmo tempo, a permeabilidade do material à água diminui. Apesar de todas as diferenças entre modelos específicos, os designs são bem parecidos. O conjunto rotativo é complementado por um elemento abrasivo capaz de remover a camada superior de pedra artificial.
Usando polidores e esmerilhadeiras, você pode:
- tornar a mesa de concreto fresco mais lisa;
- alise a massa para acabamento;
- remova a camada rachada e em rápida decomposição;
- livrar-se de pequenas deformações;
- aumentar a adesão para o revestimento subsequente com tintas e vernizes.
Avaliação das melhores modelos
Resumindo a análise das variedades de equipamentos de polimento e retificação, podemos dizer com segurança que eles são muito diversos. Ainda assim, existem vários modelos que merecem atenção especial. Entre as versões baratas que vale a pena mencionar Sturm AG1014P... Este dispositivo, embora marcado com o logotipo da marca alemã, é montado na China. Os designers conseguiram criar um excelente mecanismo capaz de remover sujeira e revestimentos desnecessários, bem como madeira envelhecida artificialmente.
Um motor elétrico com potência de 1400 W gira a uma velocidade de até 3.000 voltas por minuto. O peso total da ferramenta é de apenas 3,35 kg. Existem opções de início suave e travamento da tecla de disparo. A velocidade de rotação no modo carregado é mantida em um nível estável. Uma opção mais avançada (profissional) é Bosch GSI 14 CE.
Um modelo semelhante de máquina de polir é capaz de processamento de alto nível em bruto e decorativo de uma ampla variedade de materiais. O motor elétrico, como na versão anterior, tem potência de 1400 W e a velocidade de rotação do eixo é a mesma. As alças da máquina são emborrachadas. O peso total é de 3,5 kg. A julgar pelos comentários, essa ferramenta é bastante conveniente e segura de usar. Mas esse modelo não pode ser chamado de orçamento de forma alguma.
Uma quantia significativa de dinheiro terá de ser paga Makita BO6040... Com este aparelho, você pode remover a ferrugem e polir várias superfícies planas. O BO6040 é considerado a opção ideal para pintura de automóveis. A determinação do número de vibrações e da taxa de rotação do eixo é realizada por meio de um sistema eletrônico. Graças ao arranque suave, o processamento é executado de forma cuidadosa.
Acessórios e peças sobressalentes
Independentemente do modelo específico da polidora, seu equipamento auxiliar desempenha um papel importante. Entre os bicos, a bolsa se destaca pelo papel. Ele permite que você colete o máximo possível de detritos, poeira e resíduos. Como resultado, o trabalho é feito da forma mais limpa possível.
As almofadas de apoio adesivas permitem que os discos de lixa sejam fixados nos suportes. Eixos flexíveis especiais ajudam a trabalhar em locais de difícil acesso. Para a retificação propriamente dita, são utilizadas escovas ou rolos de náilon, metal e compósitos especiais. Os polidores são fornecidos com alças principais e auxiliares. Porém, ao escolher tais componentes, deve-se verificar cuidadosamente se eles facilitam o trabalho e não o complicam.
A sola de uma máquina vibratória, como já mencionado, pode ser feita em forma de triângulo ou retângulo. O primeiro tipo se manifesta melhor em um espaço confinado, o segundo - nos casos em que é necessário processar a área máxima. Se o cabo de alimentação inicial for curto, você terá que usar um cabo de extensão continuamente. Obviamente, todas as peças sobressalentes e componentes auxiliares devem ser adquiridos apenas de fabricantes oficiais.
Dicas de uso
Você pode usar uma máquina de polir para processar carrocerias de automóveis somente depois de aplicar um polidor especial na superfície. Em termos de composição química, esse medicamento é bastante complexo. Se preparando para o trabalho, você precisa preparar algumas rodas de polimento: uma para efeitos ásperos e outra para efeitos sutis. Uma pequena quantidade de pasta é aplicada aos discos. Portanto, é impossível processar grandes áreas em uma etapa.
A velocidade durante o processamento bruto deve ser mínima e, conforme o trabalho se aproxima do fim lógico, ela aumenta. Uma distribuição uniforme do polimento é alcançada se o trabalho for executado usando o método "cruzado" - inicialmente na horizontal e depois na vertical. A abordagem para o polimento da madeira deve ser diferente. Para obter um bom resultado, você deve estudar cuidadosamente as características de uma máquina específica e as recomendações do fabricante. Você também deve levar em consideração as características de um determinado tipo de madeira.
O comentário foi enviado com sucesso.