Tudo sobre filme de transferência térmica
Mudar sua imagem para se destacar das outras é bastante simples - o filme de transferência térmica, também conhecido como filme flex, ajudará nessa difícil tarefa. É ela quem costuma aplicar diversos aplicativos, imagens, inscrições e adesivos sobre um tecido ou outra superfície. Com a ajuda deste material inusitado, que será discutido no artigo, você poderá decorar qualquer coisa (desde roupas até lindos artesanatos ou detalhes de interiores), obtendo uma imagem expressiva e viva.
O que é isso?
Filme de transferência térmica é um material feito de PVC ou poliuretano, sobre a qual é aplicado algum tipo de imagem, bem como uma camada adesiva. Como regra, para isso, os fabricantes utilizam uma composição resistente ao calor. Na maioria das vezes, o filme é usado para imprimir aplicações com ferro de passar em qualquer superfície de tecido. O adesivo, sendo sólido em condições normais, derrete a uma determinada temperatura, fixando firmemente o filme na base.
Esta tecnologia difere do processo de sublimação ao aplicar um padrão ao tecido. A impressão por sublimação tem uma série de restrições quanto à composição do tecido, seu tipo e cor. Na maioria das vezes, a matéria sintética branca é usada para sublimação.
Ao mesmo tempo, os filmes transfer podem ser impressos com tintas de sublimação, que serão aplicadas em papel de transferência térmica, bem como com tintas à base de solvente.
Existem também outras vantagens do material:
- adequado para absolutamente todos os tipos de tecidos, exceto aqueles tratados com impregnações de silicone hidrorrepelentes;
- versatilidade de uso - pode ser tanto roupas simples quanto uniformes especiais, bolsas, bandeiras e muito mais;
- é aplicado sem muito esforço, não leva muito tempo - bastam alguns segundos;
- facilmente cortado com um plotter, você pode fazer esse trabalho em uma oficina doméstica;
- o filme adere perfeitamente ao material, não perde brilho e clareza após a lavagem, não desbota ao sol;
- quando usada, essa imagem enruga da mesma forma que o próprio material, portanto, parece natural;
- uma grande seleção assume a personificação de qualquer ideia de design, até mesmo a mais ousada.
O filme é produzido em rolos, com espessura de cerca de 60 mícrons. Ao transferir imagens ou fotografias coloridas para o tecido, o filme de transferência térmica é adequado para impressoras a laser ou jato de tinta.
Nesse caso, a imagem vai ficar muito clara e clara, vai durar muito tempo sobre uma base de tecido, mesmo depois de muitas lavagens.
Variedades
Os filmes de transferência térmica para tecidos são classificados de acordo com vários critérios.
Por espessura
Este é um indicador bastante sério, e é importante prestar atenção a ele, porque o filme de transferência térmica é, antes de tudo, um adesivo. A qualidade da imagem dependerá de sua espessura. Quanto mais fino for o filme, melhor será a qualidade da imagem impressa. A casca fina se adapta a cada material e é mais fácil de cortar.
Por composição
A composição de tais materiais de filme pode ser de 2 tipos principais - é poliuretano ou com uma base de cloreto de polivinila.
- PVC - são os filmes mais baratos, são mais grossos e mais inelásticos, têm uma paleta de cores mais modesta, muitas vezes não vêm equipados com verso adesivo. São usados em tecidos densos, para cortar e colar peças maiores, muitas vezes esses elementos podem ser vistos em macacões. Entre as vantagens, além do baixo preço, nota-se uma temperatura de lavagem bastante elevada (80–90 ° C).
- Poliuretano (PU) É a melhor transferência térmica. O material possui uma tecnologia de produção complexa, portanto, também tem um preço bastante elevado. É mais fino e elástico. Distingue-se pela sua versatilidade: os detalhes, tanto os pequenos, médios e grandes, são perfeitamente recortados. A transferência de imagens é melhor. O poliuretano, devido à sua baixa espessura, não deixa marcas.
O material permite trabalhar com vários tipos de tecidos, tanto naturais como sintéticos, misturados.
Os filmes flex são bastante diversos, podendo ser classificados por cor e textura.
- Cor padrão (todas essas cores são absolutamente populares, no entanto, a paleta pode variar de empresa para empresa).
- Fluorescente (cores neon) - o laranja neon é o mais frequentemente encontrado, assim como o rosa, o amarelo, o azul e o verde.
- Metálico - os filmes podem ser pintados em ouro e prata.
- Cores espelhadas - são opções brilhantes para douramento e prata.
- Com glitter - filmes de todas as tonalidades possíveis, caracterizados pela presença de inclusões de cintilantes brilhantes.
- Flex reflexivo. O filme reflexivo (também conhecido como retrorrefletivo) contém elementos reflexivos, que na vida cotidiana são chamados de refletores - este conceito é usado na fala coloquial. São, antes de mais nada, faixas leves que distinguem roupas especiais, por exemplo, policiais de trânsito, trabalhadores rodoviários. Com a sua ajuda, qualquer equipamento é marcado, podendo também ser utilizado para fins publicitários e informativos.
- Filme térmico de acumulação de luz. Esse tipo único de filme fotoluminescente acumula energia durante o dia e pode brilhar no escuro por 6 a 8 horas. Muitas vezes é usado para a fabricação de marcas de identificação, usadas em produtos publicitários. Recentemente, camisetas com essas imagens se tornaram moda - elas são populares entre a geração mais jovem.
Mas isso não é tudo - existem outros tipos de filmes de transferência térmica.
- Filmes térmicos para os chamados tecidos difíceis, a saber: siliconizados, tratados com compostos hidrorrepelentes. Como já mencionado, filmes térmicos simples não podem ser colados a tal superfície. Mesmo assim, fabricantes individuais desenvolveram produtos únicos - seus filmes são adequados para a transferência de designs para substratos semelhantes.
- Filmes com alta elasticidade - tais desenvolvimentos são usados exclusivamente para tecidos elásticos delicados e elásticos. Ótima opção para transformar sua roupa esportiva. O filme não deforma mesmo quando é fortemente esticado durante a execução ou execução de outros exercícios.
- Películas térmicas a granel. Esses produtos são capazes de fazer uma transferência térmica volumétrica que se destaca acima da superfície do material.
- Floco de transferência térmica - um material interessante e tátil com uma superfície aveludada. Produtos com este acabamento parecem requintados. Letras ou padrões fofos irão decorar muitos produtos. Flock é produzido em uma rica paleta de cores. O material tem uma característica interessante - após a primeira lavagem, o produto fica ainda mais atraente, pois as vilosidades vão se endireitando e ficando mais fofas.
- Filmes com efeito 3D ocupar um nicho separado. Eles ajudam a criar uma imagem tridimensional que é particularmente autêntica.
Fabricantes
No mercado de filmes de transferência térmica, um grande número de empresas está empenhado em seu lançamento. Fabricantes italianos, como Siser, são considerados líderes na produção de produtos de qualidade. Vale destacar também a empresa coreana CE-301, além de marcas como a francesa Chemica, a alemã Poli-Tape, fabricantes dos EUA - CAD-CUT.
Os filmes de baixo custo são feitos principalmente no Reino do Meio. Acredita-se que os produtos chineses sejam um pouco piores do que os europeus e americanos. Mas, em geral, bons produtos são produzidos na China. Como exemplo, podemos citar a renomada empresa Econoflex no mercado nacional.
Como escolher?
Ao escolher os filmes flex, é importante considerar vários critérios.
Fabricante
Existe uma grande variedade de filmes de transferência térmica no mercado hoje. Filmes de fabricantes europeus (alemães, franceses e italianos) e americanos têm uma demanda especial. E isso não é surpreendente, pois fazem produtos de qualidade e os fornecem para todos os cantos do mundo.
Porém, para um trabalho mais simples, bem como para economizar dinheiro, muitos usam produtos chineses e coreanos, que também são de boa qualidade.
Espessura do filme
Os filmes flex vêm em várias espessuras (na faixa de 60-150 mícrons), portanto, você deve escolher aquele que se adapta à sua tarefa específica. O mais popular é considerado uma espessura de filme de 90-100 mícrons - tal produto é adequado para uma variedade de trabalhos.
Camada adesiva
É impossível julgar a qualidade de sua camada adesiva apenas pela aparência do filme térmico. Ao mesmo tempo, este parâmetro é um dos mais importantes. Só há uma saída: primeiro, você pode testar uma pequena amostra de uma ou outra versão do filme. - isso permitirá que você faça sua escolha e compre a quantidade necessária de material de qualidade decente. Uma camada adesiva de alta qualidade difere porque a cola não flui para fora dela no momento da aplicação na base, não a mancha, não derrete, enquanto o próprio filme será distribuído uniformemente por toda a superfície, e depois o resfriamento não sai.
O custo dos filmes térmicos também depende dos materiais usados. Portanto, se você se depara com um trabalho não muito complicado, além de um orçamento pequeno, sua escolha é o filme de PVC. Se a execução da joia de um desenho intrincado ou texto com letras minúsculas é importante, se você também precisa de elasticidade, resistência ao desgaste, uma cor não padronizada para um desenho incomum, este certamente é um filme de poliuretano.
Como usar?
A impressão por transferência térmica não é tão difícil de trabalhar como pode parecer para muitos. No entanto, no processo, vale a pena aderir a certas regras. A primeira coisa a fazer é cortar a imagem ou inscrição selecionada... Há uma nuance aqui - você precisa cortá-la em uma imagem espelhada. É importante que a imagem seja transferida para o tecido corretamente. Para esta operação, é utilizada uma plotter, após a qual é feita a chamada seleção: os elementos excedentes são retirados - deve ficar uma imagem limpa (inscrição ou desenho), apenas a que será impressa posteriormente. A seleção pode ser feita com agulha ou estilete, com muito cuidado.
Depois disso, o filme de transferência térmica preparado dessa forma é colocado no verso de uma camiseta, por exemplo. A imagem deve ser exibida horizontalmente da mesma forma que para a sublimação. Em seguida, o filme é exposto a alta temperatura. Para isso, é usada uma prensa de calor, que aquece até 150 graus e acima.
Exposição suficiente para 15 segundos. Isso acontece em oficinas profissionais equipadas com prensas especiais. Em casa, para um processo criativo como o scrapbooking, basta um ferro comum. A cola derrete e adere firmemente a imagem ao local desejado na roupa. Após concluir este procedimento, o forro deve ser removido com cuidado.
Alguns especialistas requeimam. Ele é necessário para fixar "firmemente" o filme de transferência térmica. É importante levar em consideração mais uma nuance - você pode remover o substrato quando estiver frio, mas será muito mais fácil trabalhar com um aquecido. Ao mesmo tempo, é bastante simples distinguir entre quente e quente: toque com a mão - se sua mão tolerar a temperatura, você pode atirar. Isso é tudo - você pode colocar o produto com orgulho, usá-lo e se destacar na multidão.
Ao mesmo tempo, nenhum impacto físico será terrível para um item de guarda-roupa exclusivo.
Para obter informações sobre como escrever na capa de um notebook usando filme de transferência térmica, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.