Variedades e usos de filmes técnicos
O mundo moderno não pode ser imaginado sem o plástico que inundou todas as áreas de nossa vida. Uma grande parte desse "mar de plástico" é composta por vários materiais de filme, incluindo filmes técnicos, que são procurados em muitas indústrias.
Recursos e propriedades
Filme técnico de polietileno é o resultado da refusão de polietileno de alta qualidade, usado ou rejeitado de resíduos de sua produção. Não é usado para embalar medicamentos e alimentos. A diferença mais pronunciada entre a variedade técnica e os produtos do primeiro e do grau mais alto é a aparência. O filme não parece perfeitamente transparente, possui inclusões de partículas não derretidas, sua quantidade depende do grau de purificação. Com polietileno reciclado, uma espessura não uniforme é aceitável. Mas em termos de propriedades mecânicas, este material econômico não é inferior ao polietileno primário.
O produto acabado não é um produto tóxico, mas a liberação de vapores prejudiciais é possível durante a reciclagem na produção. Nenhuma precaução é necessária para seu uso interno ou externo, exceto para uma cerca contra fogo aberto. O filme é um produto altamente inflamável. Quando inflamado, o polietileno queima e derrete, liberando aldeídos perigosos.
Para filmes utilizados em acabamentos, trabalhos de isolamento em instalações, é necessário um certificado de conformidade de incêndio, que regula a segurança do produto.
As principais características dos filmes industriais:
- odor adocicado específico (não indicativo de toxicidade);
- superfície áspera;
- baixo (em comparação com o grau 1) nível de transmissão de luz;
- uma tonalidade de ligeiramente cinza ou amarelado a colorido e preto (com adição de corantes ou fuligem);
- Resistência à umidade;
- aperto;
- um peso leve;
- resistência a temperaturas de -60 a + 60 °;
- boa resistência à tração e resistência à tração nas direções longitudinal e transversal;
- a resistência a danos também aumenta dependendo da espessura;
- baixo custo;
- uma enorme variedade de;
- período de garantia de operação - de 3 anos ou mais.
O envelhecimento do polietileno ocorre devido à exposição à luz solar: o material torna-se opaco e quebradiço. Adicionar estabilizadores de luz ajuda a resolver o problema.
Produção
A principal propriedade negativa dos polímeros plásticos é o longo prazo de sua decomposição natural. Ao incluir na composição de aditivos biodegradáveis especiais, esse processo pode ser acelerado, mas ainda assim o planeta está literalmente sufocando com esses resíduos. Mais recentemente, o plástico foi descartado em apenas 2, na verdade, métodos bárbaros: incineração e sepultamento.
A reciclagem do material para obtenção de um filme técnico é uma excelente solução econômica e ecologicamente correta. Materiais recicláveis para reciclagem de polietileno:
- produtos não utilizados reconhecidos como defeitos de fabricação;
- resíduos industriais do mesmo tipo;
- resíduos separados.
Os rejeitos na produção representam uma parte muito pequena da massa total das matérias-primas: cerca de 10%. Portanto, durante o processamento, a classificação e a purificação dos polímeros que já foram utilizados ficam em primeiro plano. O processo de reciclagem de polietileno na produção é assim:
- os recicláveis coletados são separados, lavados e limpos;
- o material é triturado em uma trituradora;
- remova o excesso de impurezas e umidade usando uma centrífuga;
- completamente seco;
- em um granulador ou aglomerador, grânulos ou aglomerados (migalhas de polietileno) são formados a partir de matérias-primas fundidas.
O aglomerador é um dispositivo especial que pode ter um design simples com carregamento manual de matéria-prima e água, ou ser um complexo computadorizado complexo. A matéria-prima do polímero fundido no aglomerador é resfriada pelo fornecimento de choque de água fria, enquanto a sinterização forma uma espécie de flocos (aglomerado). Os produtos obtidos no granulador e aglomerador são diferentes. Por exemplo, a clareza dos grânulos secundários será maior do que a do aglomerado.
E também os grânulos têm uma estrutura e densidade aparente mais uniformes. O filme produzido a partir deles será um pouco inferior ao material primário em qualidade e transparência. O produto final é obtido carregando o miolo em uma extrusora e passando-o por uma rosca em altas temperaturas. Em seguida, a bobina de filme passa pelas cabeças de formação de diferentes perfis, resfria, desenrola em rolos e se prepara para distribuição em rolos a cadeias de varejo.
Visão geral da espécie
A classificação dos filmes técnicos depende de sua composição. Quando reciclado, as propriedades do material resultante dependerão da matéria-prima: é impossível converter o polietileno LDPE (alta pressão) após a reciclagem em HDPE (baixa pressão) e vice-versa.
A largura máxima da folha de polietileno é de 6000 mm. A largura para as classes B e B1 é de 3000 mm e mais, para a categoria SIK - 1500 mm e mais, para SM - mais de 800 mm. O comprimento do filme em um rolo varia de 50 a 200 m. Uma característica importante é a espessura, que é medida em mícrons (mícrons). Os indicadores mais populares: 80 mícrons, 100 mícrons, 150 mícrons, 200 mícrons. O filme é produzido de acordo com as especificações técnicas ou os seguintes padrões:
- filme técnico de polietileno GOST 10354-82;
- filme retrátil GOST 25951-83;
- HDPE GOST16338-85;
- LDPE GOST 116337-77.
Formas de produção técnica de filmes:
- a tela é um material contínuo sem dobras;
- manga - tubo de polietileno, produzido com dobras dobradas - dobras ou sem elas;
- meia manga (este é um corte de manga em um lado ao longo da dobra), ela pode ser expandida em uma tela sólida.
Outra classificação divide o produto em marcas que são usadas para diferentes fins:
- M - a marca é utilizada na produção de sacolas;
- T - comum na construção;
- ST e SIK - são procurados para arranjar estufas, estufas;
- SK - para preservação de rações na pecuária, avicultura;
- SM - para cobertura do solo de forma a preservar a umidade (cobertura morta);
- B, B1 - em recuperação de terras e gestão de água;
- H - para uso doméstico como material de embalagem.
Áreas de uso
O filme técnico serve como uma solução universal para muitos problemas do setor agrícola e é utilizado:
- ao aplicar cobertura morta no solo;
- para abrigar estufas e silos;
- ao arranjar silo e fossas de esgoto, valas de drenagem;
- para armazenamento e transporte de produtos agrícolas.
Este produto tem grande procura na construção. Todo mundo já viu andaimes revestidos de polietileno. Com essa proteção, você pode continuar a trabalhar mesmo com mau tempo. O filme negro técnico desempenha o papel de um excelente material isolante em tais manipulações:
- obras de telhados e fachadas;
- lançando as bases (para proteção das águas subterrâneas);
- colocação de tubos.
O polietileno para impermeabilização é vantajoso por ser fino, mas denso, não apodrecer e não ser suscetível à ação de bactérias. Os materiais de construção descarregados no local são protegidos da chuva e do sol com uma folha de polietileno. Nem uma única reforma interna ou externa das instalações fica completa sem filme técnico, que é usado para pendurar janelas e paredes, revestir pisos e móveis para que não recebam poeira, gesso e tinta. Vasta gama de aplicações - embalagem de todos os tipos de produtos não alimentares, tais como:
- blocos de janelas e portas;
- materiais de acabamento (papel de parede, adesivos, misturas);
- rolos de tecido;
- papel, livros e artigos de papelaria;
- mobiliário;
- Eletrodomésticos;
- produtos químicos domésticos;
- vários dispositivos e ferramentas.
O filme desempenha o papel de proteção adicional para embalagens de papelão, garantindo a estanqueidade e segurança do conteúdo. Em qualquer casa você pode encontrar sacos de lixo feitos de polietileno técnico de várias capacidades.
Preço acessível, ampla variedade e facilidade de uso tornam este material atraente em muitas indústrias e em nossa vida cotidiana.
No próximo vídeo você encontrará uma visão geral rápida do filme técnico.
O comentário foi enviado com sucesso.