Como o filme é processado?

Contente
  1. Para onde posso levar o filme?
  2. Recursos de processamento
  3. Tipos de resíduos
  4. O que é feito de lixo?
  5. Disposição

O envoltório plástico é usado em muitas indústrias. O material surgiu no início do século 20 - a partir dele foi feito um cabo telefônico na década de 30, embalagem na década de 50. Hoje, o polietileno não perdeu a demanda. Neste artigo, veremos como ocorre a coleta, a reciclagem e o descarte de filmes.

Para onde posso levar o filme?

A grande popularidade do filme plástico levou ao fato de que uma grande quantidade de objetos feitos desse material são coletados em latas de lixo todos os dias.

A espuma de polietileno é coletada em todos os lugares. Não se trata apenas de produtos de filme, mas também de embalagens domésticas e industriais.

Latas, garrafas, frascos - tudo isso é amplamente utilizado pelos humanos na vida cotidiana. Produtos de LDPE, PVC e HDPE são jogados em recipientes de lixo todos os dias. Do volume total de lixo produzido pelo homem, a participação desse lixo é de 10%.

Mas não é apenas na vida cotidiana que uma pessoa usa o filme. É também amplamente utilizado na produção. Como exemplo, podemos citar contêineres para produtos químicos, revestimento de cabos, canos e muito mais.

Entre os resíduos também está um defeito de fabricação, sendo cerca de 10% de produtos manufaturados.

Por que o polietileno se tornou tão popular? Em primeiro lugar, é barato. Além disso, essa embalagem é muito conveniente, fácil de usar e adequada para armazenar substâncias de vários tipos.

Mas, o filme de polietileno tem uma desvantagem significativa - um longo período de desintegração. De acordo com os cientistas, esse produto se decompõe completamente no ambiente natural apenas em 100 ou mesmo 200 anos. Isso sugere que, se você não reciclar esse lixo, a humanidade logo poderá se afogar nas montanhas de plástico.

A maior parte do filme acaba em nossas latas de lixo e depois nos recipientes de coleta. Como resultado, não termina em unidades de processamento especialmente preparadas. Como resultado, poluição ambiental. É muito importante separar o plástico dessa pilha de detritos e depois limpá-lo.

A melhor opção é considerada a separação preliminar, mesmo no momento em que o tanque de resíduos está apenas enchendo. Ou seja, oferece-se à pessoa que jogue imediatamente papel, vidro e plástico em recipientes separados. Esta solução simplifica muito o processo de eliminação de resíduos subsequente.

Seria bom instalar acumuladores especiais para coleta de lixo nas cidades. Infelizmente, essa abordagem é amplamente utilizada até agora apenas na Europa - em nosso país apenas em algumas grandes cidades.

Se o sistema de penalidades funcionasse para a separação incorreta do lixo, os residentes não seriam preguiçosos - e separariam o lixo como deveria ser. E assim, em recipientes, onde deveria haver um filme de polietileno, e outro plástico. Mais frequentemente, outros resíduos inadequados são encontrados.

Você pode entregar o PET a empresas que estão especificamente envolvidas no processamento desses resíduos.

E também no território do país existem pontos de coleta de materiais recicláveis. Eles aceitam não apenas plástico, mas também metal e papel. Claro, você não pode ganhar muito dinheiro com isso, mas você pode dar sua própria contribuição para a proteção do meio ambiente, salvando assim não só a natureza, mas também pássaros e animais, que também sofrem com os dejetos humanos.

Recursos de processamento

A reciclagem do polietileno, que dá uma segunda vida ao lixo, é um ciclo completo.

A classificação é feita primeiro. O lixo é classificado não apenas por tamanho, mas também por cor e tipo. Existem polietileno de baixa e alta pressão - são dois grupos diferentes.

A triagem é realizada em equipamentos especiais e manualmente. Hoje, foram criados complexos especiais que permitem automatizar totalmente este processo.

O lixo deve ser bem limpo antes da reciclagem. Limpeza significa lavagem e posterior secagem.

Esta etapa está ausente apenas quando o resíduo de polietileno é reciclado limpo. Em outro caso, o seguinte é usado:

  • centrífugas;
  • dissipadores de fricção;
  • Pressione.

Às vezes, a fiação não é suficiente, então a secagem térmica é usada.

Os aglomeradores usados ​​permitem que você triture os resíduos até uma consistência homogênea. Neste caso, estamos falando de um triturador ou triturador.

A segunda unidade lida facilmente com polietileno, que o britador não pode controlar. Areia, pedras e outras frações estrangeiras, incluindo PET, são separadas. Neste último, as propriedades diferem do LDPE e HDPE. Este material é processado separadamente.

O processo de separação de constituintes estranhos ocorre com o uso de hidrociclones e banhos de flotação.

Depois de triado, purificado e triturado, o material é encaminhado para o aglomerador, depois para o granulador e depois para o compactador de plástico.

Como resultado desse tratamento, obtêm-se grânulos ou as chamadas matérias-primas de segundo grau, perfeitas para a criação de novos produtos.

Muitos hoje gostariam de aprender como reciclar filme de polietileno em casa. Os pesquisadores apresentaram algumas opções de como você pode queimar o material. Outra coisa é que não será possível fazer isso com segurança para si mesmo e para o meio ambiente, pois no processo um grande número de componentes nocivos é liberado na atmosfera.

É por isso é melhor deixar o processamento para empresas especialmente criadas. Eles instalam equipamentos caros em seu território e têm a licença adequada.

Tipos de resíduos

O que é polietileno? É um produto obtido a partir da polimerização do etileno.

Vale a pena dizer que esta substância não existe na natureza, ela é criada artificialmente pelo homem.

Pode ser obtido pelo método de craqueamento de alguns constituintes do óleo ou desidrogenação de álcool etílico e etano.

Para a polimerização, é necessário quebrar uma das ligações da molécula e conectar o monômero em uma cadeia não cíclica. A substância é influenciada pela pressão, temperatura e catalisador. Estou sintetizando vários tipos de polietileno.

LDPE

Estamos falando de polietileno de alta pressão. É um material totalmente transparente com boa elasticidade, mas baixa resistência à tração.

Se você olhar para uma molécula, verá que ela tem muitos ramos. Por isso, é impossível criar uma estrutura cristalina, e a substância passa ao estado líquido à temperatura de 103 ° C.

Estes são os chamados materiais de embalagem na forma de filmes, sacos.

HDPE

Este é o polietileno de baixa pressão. Se compararmos com a versão anterior, então é mais forte, visivelmente mais resistente. Os fios têm uma estrutura e não há muitos ramos.

Mesmo em temperatura ambiente, o material está em um estado cristalino. Derrete a 125 ° C.

Uma das vantagens é a resistência a muitos produtos químicos.

Este polietileno é usado para fazer sacos de lixo, recipientes para solventes e óleos e tubos.

PSD

A substância de média pressão tem os mesmos benefícios que o HDPE. Sacos, recipientes com paredes grossas e até mesmo um filme são feitos a partir dele.

LPVD

Significa "polietileno linear de alta pressão".

Material bastante macio com boa elasticidade. Uma das vantagens é a resistência ao rasgo. Pode ser pintado.

Eles fazem um laminado, filme extensível a partir dele.

PEX

O material apareceu recentemente no mercado.É um produto do processamento adicional de HDPE. Significa polietileno reticulado.

Para obter, são utilizados reagentes e radiação ionizante. Como resultado, os átomos de hidrogênio são separados da cadeia do polímero.

É assim que se forma uma rede tridimensional, que possui uma estrutura bem definida.

O material em questão tem um alto ponto de fusão e pode memorizar a forma.

Isolamento para cabos, tubos são feitos de polietileno PEX.

O que é feito de lixo?

Embora o filme de polietileno seja reciclado, é um material barato e de alta qualidade. Ele pode ser usado para fazer novos produtos úteis para os humanos.

Garrafas e outros recipientes são usados ​​para fazer material de embalagem ou um produto similar.

Os grânulos resultantes podem ser usados ​​como aditivo ao polietileno. Ela, por sua vez, serve como matéria-prima para a produção de contêineres ou tubos de grande volume, que podem ser utilizados em comunicações onde não há pressão.

Tubos de drenagem, parquete de jardim e pranchas de terraço são produzidos a partir de garrafas e latas usadas.

Para a fabricação de produtos moldados, o filme agrícola e o que é obtido a partir do lixo doméstico são ideais.

Mas o enrolamento de cabo, filme multicamadas só pode ser processado como um aditivo para a produção de produtos plásticos.

O método e o equipamento pelo qual o filme de polietileno é reciclado depende do tipo de material.

Disposição

Reciclar não significa destruí-lo completamente. Recentemente, essa palavra foi associada à reciclagem, quando o lixo tem a oportunidade de ganhar uma segunda vida.

A queima de plástico é estritamente proibida. Para o descarte, outros métodos mais ecológicos são usados.

A pirólise é um método que salva o meio ambiente. Envolve a degradação do plástico por exposição a altas temperaturas, mas usando um ambiente livre de oxigênio.

Apesar de existirem métodos de qualidade para a reciclagem do plástico, toneladas de lixo ainda vão parar em aterros sanitários.

Esta é uma área bastante promissora que irá melhorar significativamente a situação ambiental do país e do mundo como um todo. À medida que novas tecnologias surgem, a reciclagem se torna mais fácil e barata. O polietileno, que leva muito tempo para se decompor no ambiente natural, pode ser descartado rapidamente usando métodos desenvolvidos por cientistas.

Como fica a linha de reciclagem de filmes e plásticos, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário