Visão geral das películas de proteção contra o vento

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Critérios de escolha
  4. Dicas de instalação

Durante a construção de edifícios e estruturas, é dada especial atenção ao seu isolamento e impermeabilização. Nos últimos anos, o arranjo de fachadas ventiladas, consistindo em várias camadas de membrana, tornou-se muito popular. Um filme à prova de vento permeável ao vapor para tais estruturas é um dos principais elementos do sistema. Em nossa revisão, falaremos com mais detalhes sobre todas as vantagens e desvantagens do material.

Peculiaridades

A proteção da parede contra o vento desempenha um papel importante em qualquer construção. A necessidade da sua disposição explica-se pelo facto de o calor tende a sair do edifício, várias razões para tal.

  • Infiltração - vazamento de correntes de ar aquecido por fissuras, assim como fissuras e poros nas paredes e no chão.
  • Respirabilidade - mesmo os materiais de isolamento térmico mais duráveis ​​têm microporos, de modo que as massas de ar se espalham por todo o volume interno do isolamento. Isso reduz sua funcionalidade, esse número pode chegar a 90%.

É por isso é extremamente importante usar um pára-brisas, graças ao qual pode ajustar a temperatura da divisão. Além disso, a película protetora contra o vento e a umidade evita o aparecimento de fungos e mofo, perigosos para a vida e a saúde, que invariavelmente aparecem quando ocorre condensação. Há uma opinião de que a proteção contra o vento e a barreira de vapor são a mesma coisa, mas não é assim. Os materiais têm um efeito semelhante, no entanto, as diferenças entre eles são muito significativas.

A barreira de vapor é necessária para proteger a camada de isolamento da condensação úmida proveniente da sala. É usado na construção como um complemento aos revestimentos de isolamento térmico. A proteção contra o vento é indispensável em situações em que é necessário proteger a estrutura dos efeitos adversos do vento, da precipitação e de outros fenômenos climáticos. As fachadas ventiladas têm a propriedade de permitir a passagem do vapor, de forma que o líquido na forma de condensado não se acumule no interior do isolamento e mantenha as suas características funcionais.

O uso de isolamento contra o vento permite não só proteger as vedações da destruição, mas também isolar adicionalmente toda a estrutura - tudo isso cria um microclima saudável no espaço de vida.

Variedades

Existem vários tipos principais de membranas para proteção contra o vento.

  • Glassine... Uma das opções mais orçamentárias, tem uma vida útil curta e baixa bioestabilidade. Hoje em dia encontrou aplicação exclusivamente como abrigo temporário.
  • Filme de polietileno. Ele retém bem a água, mas ao mesmo tempo não permite que o vapor passe, então a fumaça se condensa - com o tempo isso leva à destruição do isolamento.
  • Lajes à prova de vento... São feitos de madeira finamente moída, a parte superior do material é impregnada com compostos especiais, devido aos quais o revestimento cria uma proteção eficaz contra rajadas de vento.
  • Membranas não tecidas... Forma uma barreira eficaz à penetração de precipitações e correntes de ar frio. A superfície do material é rugosa, evitando o acúmulo de condensação.
  • Membranas de difusão... Esses materiais agem seletivamente, eles não retêm o vapor de água em ambientes fechados, mas ao mesmo tempo criam uma proteção eficaz contra a umidade e o vento.

Critérios de escolha

A fim de selecionar o filme à prova de vento hidro ideal, é necessário decifrar corretamente todas as suas características técnicas declaradas pelo fabricante.

  • Regime de temperatura de trabalho - indica a temperatura de operação mais alta e mais baixa.
  • Resistência à água - determina os parâmetros de resistência ao fluido, geralmente calculados em milímetros de coluna d'água. Quanto mais alto o valor do parâmetro, mais confiável será a proteção contra o vento.
  • Resistência ao intemperismo externo - este número indica o tempo durante o qual o filme pode ficar sem um acabamento externo.

Uma vez que a capacidade de proteção contra vento e água na maioria dos tipos de filmes é aproximadamente a mesma, então, ao comprar, você precisa prestar atenção especial a algumas características adicionais.

  • É desejável que o lado externo do filme seja ligeiramente áspero - isso permitirá que a condensação desapareça naturalmente e não se acumule na área sob o telhado.
  • Um papel importante é desempenhado pela resistência à ruptura mecânica - quanto maior for o parâmetro, mais tempo o filme servirá.
  • Se você quiser fazer um pequeno intervalo temporário entre a instalação da camada de isolamento e a instalação do revestimento de acabamento, então é melhor dar preferência a uma membrana à prova de vento com fator de UV.
  • Ao calcular o consumo de material você precisa se concentrar na praça da cobertura, uma vez que muitos fabricantes sem escrúpulos são astutos e reduzem ligeiramente as dimensões típicas do rolo. Será útil perguntar ao vendedor se o comprimento real do material corresponde ao declarado.
  • E, finalmente, ao escolher um filme ou membrana à prova de vento deve ser baseado nas características do escopo de sua aplicação - podem ser paredes ou um telhado.

Você também precisa levar em consideração as características estruturais da estrutura - uma cascata, moldura ou fachada ventilada, um telhado isolado ou não isolado.

Dicas de instalação

Antes de iniciar a instalação, você precisa ler o manual do usuário - ele está impresso na embalagem. É importante considerar os seguintes pontos.

  • Se o pára-brisa não tiver textura ou impressão, em seguida, ele pode ser colocado com qualquer um dos lados das placas de isolamento térmico.
  • Revestimento Super Difusão fixado com o logotipo para fora, a parte não impressa deve estar em contato com as placas de isolamento térmico.
  • Ao instalar seções entre a vedação e a membrana é necessário fornecer um espaço de ar para ventilação com uma camada de 4-5 cm.
  • Ao fixar o filme com fixação vertical, o material de cobertura deve se ajustar o mais firmemente possível ao material isolante. Neste caso, a folga de ventilação é deixada do lado de fora.

O trabalho de colocação de um filme hidro-windproof inclui várias etapas.

  • Primeiro você precisa preparar as ferramentas de trabalho necessárias... No trabalho, você vai precisar de um grampeador para a construção, uma chave de fenda e também um prendedor para montar o torneamento. Se não houver superfície adesiva na membrana, você também precisará comprar fita de montagem para proteger as juntas.
  • Em seguida, corte o rolo em vários pedaços do tamanho ideal., você pode usar barras de sabão ou um lápis simples para marcar as marcações.
  • As telas cortadas são dispostas de baixo para cima. levando em consideração o lado de adesão da membrana à camada de isolamento.
  • É necessário fixar as camadas com sobreposição para que a intersecção seja de 10-20 cm, todos os locais de inconsistência são adicionalmente colados com fita de montagem.

Ao fixar o pára-brisa, mesmo os menores vãos não devem permanecer.

No próximo vídeo, você encontrará uma instalação detalhada de uma membrana hidro-vento na fachada.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário