Tudo sobre filme de retroprojeção
No início do século XXI, ocorreu um grande avanço técnico no mercado de equipamentos de projeção - a empresa americana 3M inventou um filme de retroprojeção. A ideia foi retomada pela Holanda, Japão e Coréia do Sul e, desde então, este produto continua sua marcha triunfante pelo mundo. No artigo, vamos descobrir o que é um filme de retroprojeção, considerando suas variedades e aplicações.
O que é isso?
Para entender como a projeção traseira funciona, você só precisa se lembrar como o vídeo é reproduzido em uma sala de cinema ou como um projetor de filme convencional funciona. Nessas versões, a fonte de transmissão da imagem (o próprio projetor) fica na parte frontal da tela, ou seja, fica do mesmo lado do público. No caso de retroprojeção, o equipamento fica atrás da tela, devido ao qual se obtém uma qualidade superior da imagem transmitida, a imagem fica mais nítida e detalhada. O filme de retroprojeção é um polímero fino com microestrutura multicamadas.
O material pode ser utilizado tanto na interação com telas especiais, quanto como elemento independente para a criação de um display. Neste último caso, o filme é colado sobre uma superfície de vidro ou acrílico e, por meio de um projetor, é obtida uma tela que pode exibir qualquer tipo de imagem. O fato de o projetor estar localizado diretamente atrás do vidro é uma vantagem importante: o filme é amplamente utilizado em publicidade externa, para veiculação de vídeo em vitrines.
Além disso, é fácil de aplicar na superfície. Algumas regras simples e qualquer fachada de vidro se transformará em uma transmissão de imagens.
Tipos de produtos e visão geral
Em primeiro lugar, o filme de projeção pode diferir na tecnologia de fabricação.
- A criação de um revestimento que espalha, "empurra" o excesso de luz da superfície, para que qualquer distorção da imagem desapareça.
- O uso de absorventes e microlentes. Como o projetor fornece a imagem para a superfície em um ângulo de 90 °, o feixe é imediatamente refratado nas lentes. E a luz externa de fora cai na tela não em um ângulo reto, é atrasada e dispersa.
Visualmente, o filme também é classificado de acordo com os critérios de cores.
- Transparente. A opção mais comum e tradicional para decoração de vitrines. O material é capaz de transmitir imagens 3D, holografia e criar o efeito de flutuar em gravidade zero. No entanto, este filme tem sua peculiaridade: ao sol e em salas bem iluminadas, o contraste da imagem é extremamente baixo. O filme transparente é usado com sucesso em locais onde a imagem é transmitida apenas no escuro. Por exemplo, uma vitrine com filme aplicado deste tipo ficará transparente durante o dia e exibirá uma sequência de vídeo à noite.
- Cinza escuro. Ideal para uso interno, bem como para transmissões ao ar livre com luz solar intensa. Fornece o mais alto contraste e brilho de imagem.
- Branco (ou cinza claro). Ao contrário de outras opções, é caracterizado pelo baixo contraste. É usado com mais frequência em design de interiores, bem como na criação de publicidade na forma de letras e logotipos rotativos volumétricos. Como regra, a projeção de espelho de dois lados é usada em tais objetos.
- Preto com estrutura lenticular. A qualidade da imagem transmitida é superior à versão anterior.É um material de duas camadas com microlentes entre as camadas.
Outro tipo de filme de retroprojeção, interativo, se destaca. Neste caso, uma camada sensorial adicional é aplicada ao material, graças à qual qualquer superfície transparente, seja uma vitrine ou uma divisória de escritório, se torna um painel multitoque capacitivo.
O filme do sensor pode ser de diferentes espessuras.
- O fino é usado para telas de apresentação, pode ser usado com um marcador especial, o que é conveniente para apresentações em interiores. A superfície também responde ao toque do dedo.
- A espessura do substrato do sensor pode chegar a 1,5-2 cm, tornando possível o uso do filme interativo até mesmo para o design de vitrines volumosas.
Onde é usado?
No mundo moderno, tecnologias de ponta são encontradas em quase todos os lugares. É difícil imaginar grandes cidades sem anúncios, anúncios em vídeo e escritórios - sem apresentações com demonstração de fotos. O filme de retroprojeção é amplamente utilizado na criação de sequências de vídeo em vitrines de butiques e shopping centers, em cinemas e museus, em aeroportos e estações de trem. Cada vez mais, ele também é usado para a transmissão interna de imagens em instituições de ensino, instituições de vários tipos.
Além disso, atualmente, os designers estão cada vez mais recorrendo a este material na decoração de escritórios e até mesmo residências.
Principais fabricantes
Entre a variedade de marcas de filmes de retroprojeção modernos, existem várias empresas de renome internacional com excelente reputação.
- Empresa americana "3M" - o ancestral dos produtos, produz os produtos mais caros e de alta qualidade. O preço de um metro quadrado de filme chega a mil dólares e meio. O material é caracterizado por alta nitidez de imagem e boa reprodução de cores brilhantes em qualquer luz. O filme é preto, possui microlentes em sua estrutura. A superfície é protegida por uma camada antivandálica.
- Fabricante japonês Dilad Screen oferece filme de retroprojeção nos tipos padrão: transparente, cinza escuro e branco. O material de alta qualidade elimina a distorção da imagem. A variedade cinza escuro difunde bem a luz solar. Assim como na versão anterior, os produtos possuem revestimento antivandálico. Custo por 1 sq. medidor varia entre 600-700 dólares.
- Empresa taiwanesa NTech fornece ao mercado o filme em três versões tradicionais (transparente, cinza escuro e branco). A qualidade do produto não é muito adequada para a utilização do filme em ambientes externos (muitas vezes permanecem riscos no material, não há revestimento antivandalismo), mas esta variedade é utilizada com sucesso em auditórios fechados. O plus é o preço - $ 200-500 por 1 sq. metro.
Como furar?
Não é difícil aplicar um filme de retroprojeção, mas é importante levar em consideração algumas nuances no processo. Primeiro você precisa preparar cuidadosamente a superfície. Para isso, você precisará de:
- toalhetes para limpeza de vidros (sem fiapos, para que as partículas mais pequenas não fiquem no painel, o que pode posteriormente distorcer a imagem);
- solução de sabão ou detergente de lavar louça (para desengordurar completamente a superfície);
- spray;
- água pura;
- rolo macio.
A tecnologia do aplicativo inclui várias etapas.
- Uma superfície limpa de vidro ou acrílico deve ser umedecida com água limpa de um borrifador.
- Separe cuidadosamente a camada protetora do filme. Anexe o material de base ao painel preparado. Deve-se ter em mente que a aplicação de filmes de alta qualidade em superfícies volumétricas não pode ser feita sozinha.
- Após a aplicação do filme, ele deve ser processado com rolo macio, alisando sobre a superfície. Isso é feito para remover as menores bolhas de ar e água (por analogia, com um adesivo de papel de parede).
Conselho: é ideal utilizar um painel de vidro para a aplicação do filme, pois podem surgir bolhas de ar na superfície devido à elevada plasticidade das chapas acrílicas.
No próximo vídeo, você pode dar uma olhada no filme de projeção traseira de alto contraste da ProDisplay no estande da Hitachi.
O comentário foi enviado com sucesso.